Categoria: Acontece




Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024



Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

O Instituto de Embalagens vai realizar palestras no auditório da CNI em que os participantes poderão ver na prática soluções discutidas durante sessões sobre análise do ciclo de vida de embalagens e atualização de tecnologias para a reciclagem, entre outros temas.

12/03/2024



Estudo aponta: aumentou o investimento em digitalização no setor de plásticos

A ABDI, junto com a FGV, divulgou dados referentes ao crescimento nos investimentos em digitalização no ramo do plástico, com um índice de 135,5 pontos em 2023. O presidente executivo da Abiplast relacionou o aumento dos investimentos em digitalização a esforços direcionados à circularidade.

12/03/2024



Kraiburg lança TPE com 73% de conteúdo reciclado

Voltado para o setor automotivo, o elastômero termoplástico desenvolvido pela empresa alemã é uma combinação de várias matérias-primas recicladas.

12/03/2024



Aluguel de máquinas. ROMI comemora o sucesso da sua divisão de locação.

Fabricante de injetoras conquistou mais mercado ao oferecer planos de locação de equipamentos de última geração a partir de R$ 30 a hora/máquina. Sopradoras também estão no catálogo.

18/03/2024



Additiva passa a distribuir pigmentos da Heubach

Empresa de Porto Alegre (RS) fechou um acordo para comercializar no mercado brasileiro os pigmentos e materiais especiais da austríaca Heubach.

05/03/2024



Aimplas cria empresa desenvolvedora de compostos reforçados

Parceria entre o instituto espanhol e a empresa Redit Ventures levou à criação da Lofty Composites, que vai desenvolver compostos termoplásticos reforçados com fibras longas.

05/03/2024



Petroquímica gerando valor. Curso on-line.

Estão abertas as inscrições para curso que abordará temas do dia a dia do setor petroquímico, recomendado para profissionais do setor de plásticos.

05/03/2024



Calculadora avalia a pegada de carbono dos materiais da Avient

Desenvolvedora de compostos, aditivos e corantes para materiais plásticos criou uma calculadora que define a pegada de carbono de produtos plásticos.

05/03/2024



Manufatura estratégica será tema de fórum em SP

Evento abordará a manufatura estratégica e pessoas à frente da digitalização de processos produtivos, entre outros temas.

05/03/2024



Anfavea aponta oportunidades e riscos para o setor de máquinas autopropulsadas

Estudo aborda o desempenho de segmentos consumidores de peças plásticas, como o de máquinas e implementos agrícolas, em 2022 e 2023, e traz projeções para 2024.

05/03/2024



Nova norma EUROMAP tem foco na segurança de máquinas conectadas

A instituição europeia que regulamenta a construção de maquinário para plásticos e borracha criou um capítulo específico para tratar da segurança operacional de máquinas conectadas, a exemplo de injetoras e robôs.

05/03/2024



Entidades do setor de plásticos anunciam parceria

Acordo entre a Adirplast, Abiplast e Abief visa organizar frentes de trabalho tendo em vista os desafios da indústria de transformação de plásticos.

27/02/2024



Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

Entenda a proposta da BioPowder, do arquipélago de Malta, que desenvolve e comercializa pós de alto desempenho obtidos a partir de caroços de azeitona. Adicionados à formulação de masterbatches, eles podem conferir resistência mecânica, propriedades hidrofóbicas, redução de peso e diferentes apelos estéticos aos produtos plásticos.

27/02/2024



Do frasco ao solado. Garrafas PET transformadas em laminados para calçados.

Um volume de 17,3 milhões de garrafas PET recicladas foi convertido em matéria-prima para a fabricação de laminados para calçados, desenvolvidos no Brasil.

27/02/2024



Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024



Fabricante de injetoras quer se aproximar de instituições de pesquisa e ensino

A Chen Hsong South America está desenvolvendo um centro de treinamento sobre processos de injeção em sua fábrica em SP, e pretende promover a capacitação dos profissionais do setor por meio de parcerias com universidades e colégios técnicos. O gerente comercial da fabricante de injetoras comentou sobre este assunto e sobre a venda de 300 máquinas para a fabricante de veículos elétricos BYD.

27/02/2024



Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

O projeto europeu BARBARA foi desenvolvido para valorizar resíduos da indústria agroalimentar. O primeiro passo foi transformá-los em filamentos para manufatura aditiva.

27/02/2024



Curso gratuito sobre plásticos no Colégio Técnico de Campinas

Instituição vinculada à Unicamp oferece treinamento presencial com duração de dois anos, ministrado nos períodos matutino e noturno. Professores do colégio comentaram sobre o conteúdo do curso e o tipo de público para o qual ele é recomendado.

20/02/2024



Covestro inaugura unidade para produzir anilina de base biológica

Insumo utilizado na produção do MDI, precursor do poliuretano, a anilina de base biológica vai contribuir para reduzir a pegada de carbono da cadeia de produção desse material.

20/02/2024



Compostos e Arkema firmam parceria no fornecimento de polímeros especiais

Materiais especiais da desenvolvedora francesa passaram a ser comercializados pela distribuidora paulista, que tem unidade também em Caxias do Sul (RS).

20/02/2024



Limitadores de compressão para componentes plásticos

Itens para fixação e montagem de peças plásticas mantêm a tensão de aperto de elementos roscados, e evitam a deformação plástica por fluência.

20/02/2024



Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024



Biesterfeld e Celanese incrementam cooperação em 2024

A distribuidora internacional Biesterfeld e a fabricante de plásticos técnicos Celanese estão expandindo a sua colaboração com o aumento do seu portfólio conjunto e a cooperação para o desenvolvimento de novos mercados, inclusive no Brasil.

14/02/2024



Reciclagem avançada de PET, da universidade para o mercado

Empresa criada na Universidade de Eindhoven lança mundialmente os seus equipamentos para reciclagem avançada de PET, transformando resíduos pós-consumo em um pré-polímero que dá origem a novo material com as mesmas propriedades da resina virgem.

15/02/2024



Cursos do setor dos plásticos têm inscrições abertas

A Afinko e a ABRE estão oferecendo treinamento sobre análise de falhas em peças plásticas e desenvolvimento de embalagens, respectivamente. O IAP possui curso sobre a resolução de problemas no processamento de preformas de PET.

14/02/2024



Moldagem por injeção: instituto inicia projeto de IA

O novo projeto do Instituto de Plásticos para Médias Empresas de Lüdenscheid (Alemanha) vai se dedicar ao uso de inteligência artificial (IA) na moldagem por injeção, juntamente com a empresa desenvolvedora de software Symate.

14/02/2024



PiovanGroup fortalece sua divisão de resfriamento de processos industriais

Com a união dos negócios da Thermal Care e Aquatech, o PiovanGroup lançou uma nova divisão estratégica com foco em sistemas de resfriamento de processos industriais.

06/02/2024



Garrafas PET convertidas em novas matérias-primas. Volume chega a 5,5 bilhões

A Trisoft divulgou a quantidade total de garrafas PET que passaram por suas linhas de reciclagem. O material obtido tem sido usado no desenvolvimento de soluções acústicas.

06/02/2024



Mercado de estirênicos deve crescer 6,5% ao ano até 2032

Economias da região Ásia-Pacífico deverão liderar nos próximos anos o consumo de estirênicos, família de polímeros que tem a versatilidade como principal característica.

06/02/2024



Embalagens para impermeabilizantes agora em versões feitas com PCR

Linha de baldes fabricados com plásticos pós-consumo passou a ser usada para acondicionar produtos da marca Quartzolit.

08/02/2024



Desenvolvedora de compostos de PVC do Amazonas projeta crescimento para 2024

A Vida Polímeros, que atua na Zona Franca de Manaus, prevê atingir faturamento de R$ 288 milhões este ano.

06/02/2024



Sidel lança sistema inteligente de controle para garrafas PET

A Sidel lançou um sistema de controle da qualidade de garrafas PET que permite obter frascos com espessura consistente, mesmo contendo frações de resina reciclada (rPET).

30/01/2024



Laboratório de equipamentos industriais vai operar no Sul

Futura unidade da Soma Solution servirá como laboratório-showroom de equipamentos para marcação e inspeção.

02/02/2024



Maior planta de reciclagem de eletroeletrônicos na Suíça tem construção modular

A Stadler, com unidade comercial em São Paulo (SP), instalou recentemente a maior planta de reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos da Suíça, com capacidade para desmontar e triar desde gabinetes até materiais das placas de circuito impresso.

30/01/2024



Adirplast registra aumento de 13% das vendas de resinas plásticas

A entidade constatou crescimento das vendas, tanto para as resinas commodities quanto para os plásticos de engenharia.

02/02/2024



Blocos de plástico reciclado da Fuplastic foram usados na construção de aviário

A construção de um “ecoaviário” em propriedade rural no interior de São Paulo consumiu 32 mil blocos feitos de polietileno e polipropileno reciclado. A fabricante de blocos plásticos estuda novas aplicações em outras áreas.

02/02/2024



Krones adquire a Netstal e passa a ter portfólio completo para o mercado de bebidas

​​​​​​​A fabricante alemã de máquinas para produção e envase de bebidas anunciou a aquisição da suíça Netstal, integrante do grupo Krauss Maffei.

23/02/2024



Reciclagem de tampas plásticas em prol dos animais

O Projeto TamPets, voltado para o recolhimento e comercialização de tampas plásticas, agora tem novo ponto de descarte no interior de SP.

30/01/2024



Curso on-line grátis. Gestão de produção industrial

A FM2S está oferecendo treinamento sobre gestão de operações no chão de fábrica e gerenciamento de equipes.

23/01/2024



Inovação tecnológica em pequenas indústrias

Acordo entre o SIMPI e o IPEM/SP vai promover o desenvolvimento tecnológico em micro e pequenas indústrias a partir de um consórcio.

26/01/2024



Novo termoplástico reforçado terá origem 100% biológica

A alemã Krauss Maffei, em parceria com a Synergy Horizon, desenvolveu um processo que permite a produção de termoplásticos reforçados com base 100% biológica: uma matriz de PLA reforçado com até 30% de lignina.

23/01/2024



Segurança. Tecnologia emite alerta e dados em tempo real

Empresa da Bahia desenvolveu um dispositivo que monitora a movimentação de colaboradores no chão de fábrica e dispara alertas para evitar acidentes.

23/01/2024



Rótulos de PP melhoram a rastreabilidade dos galões de água da Bioleve

Com maior durabilidade e capacidade de suportar mudanças de umidade e temperatura, rótulos plásticos que substituíram os de papel ajudam a preservar as informações presentes nas embalagens de água da marca.

16/01/2024



Robô industrial desenvolvido no Brasil está disponível para comercialização

A Human Robotics criou um robô que pode transportar cargas com peso de até 50 kg, o qual é programável para atuar de forma autônoma no chão de fábrica. O modelo apresenta interface amigável e também responde por comando de voz.

16/01/2024



Mercado de dispositivos médicos poderá ter melhor desempenho em 2024

Mudanças legislativas do final de 2023 criam a expectativa de aumento das vendas de dispositivos médicos a partir deste ano.

16/01/2024



Mantova aumenta a produção de tubos no México

Empresa gaúcha investe na modernização da sua filial na cidade de Santiago de Querétaro, onde são produzidos tubos flexíveis para o setor automotivo.

16/01/2024



Go4 robotics promove o uso de robôs na indústria

Plataforma da Federação Internacional de Robótica fornece orientação para a adoção de robôs nos processos produtivos.

16/01/2024



Plásticos e borracha. Curso de especialização

O IMA e a UFRJ estão oferecendo um curso on-line sobre processamento de plásticos e borracha que acontece em 2024.

16/01/2024



Circularidade dos plásticos. O que esperar depois dos desafios de 2023.

Após um ano difícil, a reciclagem de materiais plásticos poderá ter crescimento em 2024, com base na pressão contínua dos consumidores, nos compromissos voluntários e na revisão de legislação em todo o mundo.

10/01/2024



Embalagens de lubrificantes da Iconic agora têm 40% de resina PCR

Passou de 20% para 40% o volume de plástico reciclado usado na fabricação de bombonas de 20 litros que têm tripla camada. Embalagens de 1 litro fabricadas com 28% de plástico reciclado estão sendo testadas.

10/01/2024



Microscopia e microanálise serão temas de cursos

São oferecidos pela UFSCar cursos introdutórios em MEV e MET que acontecem no primeiro e no segundo semestre de 2024.

10/01/2024



Lecar vai lançar seu primeiro automóvel elétrico no final deste ano

Empresa brasileira fabricará modelos usando inicialmente 35% de componentes vindos da China, mas investirá no desenvolvimento de fornecedores locais, o que abre novas oportunidades para as empresas do setor de plásticos.

09/01/2024



Moldes e injeção de plásticos são temas de cursos on-line

A resolução de problemas de injeção e as características técnicas de injetoras também são temas de treinamentos EAD.

15/12/2023



Nova edição da NPE Plastics Show será em 2024

Feira e congresso do setor do plástico terão as soluções para a indústria de transformação de resinas como tema central.

15/12/2023



EUBP divulga dados de mercado para os bioplásticos

A European Bioplastics anunciou os resultados da sua pesquisa de mercado para os materiais bioplásticos, tendo como principal conclusão a tendência de aumento da produção desse tipo de material, após um período de estagnação.

15/12/2023



Soluções matemáticas para problemas industriais

São Carlos sediará evento da USP que vai realizar workshops sobre soluções matemáticas para ajudar a indústria.

15/12/2023



Colortrade representa o Brasil em feira chinesa

Empresa especializada em pigmentos e aditivos foi a única brasileira a participar da Chinacoat, feira de revestimentos realizada na China.

14/12/2023



Soldagem por ultrassom integrada aos processos produtivos

Adaptáveis a braços robóticos, os sistemas de soldagem por ultrassom da Herrmann passarão por mais atualizações a serem anunciadas no próximo ano.

15/12/2023



Chilli Beans terá ponto de venda na Alemanha feito com blocos de plástico reciclado

A Fuplastic e a Chilli Beans formaram uma parceria cuja premissa é usar blocos de PE e PP reciclados na construção de um ponto de venda da marca brasileira de óculos escuros na Alemanha.

12/12/2023



Gühring lança ferramentas especiais para fabricação de moldes

Materiais mais duros, geometria otimizada e novo revestimento são algumas das características técnicas das novas ferramentas que prometem atender à demanda das ferramentarias.

12/12/2023



3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023



E-bikes com quadro de termoplástico serão testadas em expedição

Da Alemanha à África, os componentes de três bicicletas elétricas serão submetidos às intempéries de regiões montanhosas, desérticas e com neve.

12/12/2023



Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023



Pequenas indústrias têm foco nos desafios imediatos

Estudo encomendado pelo Simpi ao Datafolha mostra que 45% das micro e pequenas empresas priorizam manter sua estabilidade financeira com estratégias de curto prazo.

05/12/2023



Estudo prevê crescimento da indústria de tubos plásticos até 2032

O instituto Ceresana publicou um levantamento que prevê crescimento da demanda por tubos plásticos de 3% ao ano em âmbito global.

05/12/2023



Robôs industriais. Dicas de manutenção preventiva

Especialista em robótica industrial fala sobre cuidados com autômatos e sistemas mecânicos e eletrônicos usados em processos que envolvem injetoras. As precauções também podem ser estendidas para componentes eletrônicos presentes no maquinário.

05/12/2023



Rótulos de PET-G entram na cadeia de reciclagem

Os filmes termorretráteis fabricados com o PET-G da Selenis podem ser usados em rótulos de frascos de PET, sendo incorporados na sua cadeia de reciclagem sem que haja necessidade de triagem prévia.

05/12/2023



PET reciclado no tratamento acústico de ambientes

A Trisoft divulgou projetos focados no uso de lã de PET obtida por reciclagem para tratamento acústico de ambientes de parques fabris e laboratórios, entre outros.

27/11/2023



Mantova registra crescimento e aposta em novos mercados

Fabricante gaúcha de tubos flexíveis para aplicações técnicas, a Mantova está investindo no mercado de mobilidade elétrica e quer ampliar a atuação no setor médico-hospitalar.

27/11/2023



Pesquisa aponta: Sul e Sudeste reciclaram mais plásticos pós-consumo em 2022

Um levantamento solicitado à MaxiQuim pelo PICPlast mostrou que o índice de reciclagem de plásticos pós-consumo foi de 46,1% no Sul do Brasil, e de 28% no Sudeste.

27/11/2023



Fábrica de PVC vai operar com energia proveniente de biomassa

A Braskem e a Veolia iniciaram as atividades de uma usina de energia renovável situada na região Nordeste, com objetivo de reduzir a emissão de CO2 em mais de 100 mil toneladas.

27/11/2023



Polímero de tamarindo. Pesquisador indiano é premiado por inovação em química sustentável.

O Centro Colaborativo Internacional de Química Sustentável premiou o pesquisador indiano Raj Tanna pelo desenvolvimento de um polímero de base biológica que modifica fibras têxteis.

27/11/2023



Brasileira assume presidência da Organização Mundial de Embalagem

Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE, assumiu a presidência da instituição mundial que reúne institutos, associações e federações de embalagem de 61 países visando promover o desenvolvimento do setor.

27/11/2023



Menos material nas embalagens para queijos fatiados

Plataforma de empresas produtores de queijos reduziu em 20% o consumo de polietileno em sua linha de embalagem.

21/11/2023



Cursos do instituto espanhol Aimplas serão ministrados em inglês

Treinamentos on-line sobre plásticos compõem um programa educacional que visa à integração entre profissionais do setor em âmbito global.

21/11/2023



Novos grades de EVA oriundos de reciclados chegam ao mercado

A Braskem lançou duas soluções em EVA produzidas com matéria-prima reciclada, recomendadas para o setor de calçados e artigos esportivos.

21/11/2023



Eficiência energética para a indústria. Programa segue com inscrições

Já participam do PotencializEE mais de 1.100 pequenas e médias indústrias situadas no Estado de São Paulo.

21/11/2023



Termoformagem será tema de conferência internacional

Evento reunirá especialistas em termoformagem de plásticos na Europa no próximo ano.

21/11/2023



Escâner 3D portátil para medição de peças plásticas grandes

Equipamento lançado recentemente pela Creaform conta com algoritmo de superfície combinado à inteligência artificial.

21/11/2023



Filmes plásticos. Mais proteção com menos material.

A Promaflex desenvolveu uma linha de filmes plásticos que emprega 50% menos material, sem comprometer a resistência mecânica.

21/11/2023



Tampas plásticas italianas serão exibidas em Chicago

A Giflor, desenvolvedora de tampas plásticas, será uma das expositoras da feira World of Private Label.

07/11/2023



Pesquisa sugere rever a adequação dos bioplásticos para acondicionar resíduos orgânicos

O Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química realizou testes com bioplásticos e sugeriu uma revisão das normas relacionadas à sua compostabilidade e adequação para o descarte de resíduos orgânicos.

07/11/2023



Bioplastics Brazil convida autores de trabalhos técnicos/científicos

A submissão dos trabalhos poderá ser feita até o dia 15 de fevereiro.

30/01/2024



Microtubos de polipropileno para coleta de sangue

A FirstLab desenvolveu uma linha de microtubos indicados para trabalhos em hospitais e clínicas.

07/11/2023



Dobradora de silo-bolsa vertical, uma exclusividade brasileira

A catarinense Silo Bag Solution (SBS) desenvolveu e patenteou uma dobradora para silo-bolsa que simplifica essa tarefa e aumenta a produtividade dos fabricantes.

07/11/2023



Startup quer tornar a robótica colaborativa mais acessível

A Niryo, empresa sediada em Lille, na França, recebeu um financiamento que permitirá expandir sua proposta de democratizar o acesso de estudantes e profissionais aos robôs colaborativos em nível global, com perspectiva de atuação no Brasil.

31/10/2023



Curso superior de tecnologia em polímeros 2024

O Senai segue com inscrições para o curso superior de tecnologia em polímeros que será realizado no próximo ano.

31/10/2023



Pesquisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022

A GSI Brasil fez um levantamento que apontou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

31/10/2023



Robótica e IA no caminho da indústria

Presidente da Federação Internacional de Robótica comenta as atuais tendências da robótica industrial e destaca o uso cada vez mais intensivo da inteligência artificial.

31/10/2023



Empresa gaúcha desenvolve dispersões de grafeno para plásticos

A Degrad, sediada na cidade de Portão (RS), está popularizando o uso do grafeno em formulações plásticas com produtos contendo o nanomaterial já solubilizado e pronto para uso.

28/10/2023



Associações alertam para possível “tsunami de desemprego” no setor de plásticos em decorrência de projeto de lei

Três instituições ligadas ao setor de plásticos manifestaram preocupação com a visão pouco abrangente do Projeto de Lei 2524/2022, aprovado no dia 18 de outubro, que visa reduzir a geração de resíduos plásticos de uso único.

24/10/2023



Abelore, a nova associação do setor de logística reversa

Foi fundada a Associação Brasileira de Logística Reversa, representante de empresas da área de reciclagem e reinserção de matéria-prima no ciclo produtivo.

24/10/2023



Mapa estratégico da indústria. As diretrizes para o período de 2023 a 2032

A CNI lançou a quarta edição do documento Mapa Estratégico da Indústria, que visa ao alinhamento de processos produtivos com a sustentabilidade.

24/10/2023



Grafeno torna filamentos de PLA mais resistentes e condutivos

Projetos de pesquisa implementados na Voolt 3D levaram ao desenvolvimento de filamentos de PLA para impressão 3D com melhores propriedades mecânicas e condutividade.

27/10/2023



Acordo para converter CO2 oriundo da indústria

A Braskem e a Universidade de Northwestern firmaram parceria para desenvolver tecnologia capaz de converter CO2 em produtos químicos.

24/10/2023



Universidade estuda biodegradação de filmes compostáveis no solo durante 180 dias

Baseados em PBAT e PBS, os filmes plásticos produzidos com material fornecido pela Eco Brasil Biopolímeros foram objeto de estudo da Universidade Federal do Paraná que atestou sua capacidade de biodegradação total no solo em até quatro meses.

18/10/2023



Concurso premiará trabalhos sobre a indústria química

Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia terá nova edição. As inscrições vão até o fim de outubro.

17/10/2023



Packseven adquiriu nova extrusora de filmes de PEAD

A empresa está investindo na fabricação de sacolas e filmes com alta densidade, e também aposta no reaproveitamento de resíduos.

17/10/2023



Acabamento interno de veículos. Parece madeira, mas é plástico

Grupo italiano desenvolveu compostos provenientes de plásticos pós-consumo para o acabamento do interior de automóveis. São resinas com efeito de madeira, mármore e pedra, entre outros.

17/10/2023



Seca no Amazonas afeta o mercado de plásticos

Grande consumidora de resinas, a Zona Franca de Manaus conta com 140 empresas de transformação e sofre os impactos da pior seca da história do Rio Negro, com prejuízos à navegação e a todo o sistema logístico local.

17/10/2023



Embraer adota Sistema Toyota de Produção

Avança a parceria entre a Embraer e a Toyota, cujo objetivo é tornar mais eficientes os processos produtivos da Unidade Ozires Silva.

17/10/2023



O mercado de resinas em setembro

Novo relatório mensal de preços avalia a evolução do mercado de resinas commodities e comenta aspectos do atual ambiente de negócios.

10/10/2023



Colorimetria e fundamentos da cor em curso

Treinamento sobre colorimetria terá conteúdo sobre espectrofotômetros e colorímetros, além de temperatura da cor.

10/10/2023



Embalagens e sustentabilidade serão tema de fórum híbrido

O Instituto de Embalagens está promovendo um encontro entre grandes marcas para debater soluções para embalagens alinhadas aos conceitos de sustentabilidade.

10/10/2023



Certificado de qualidade para fabricantes de chapas acrílicas

O Instituto do Acrílico vai retomar o seu programa de qualidade para chapas de poli(metacrilato de metila) (PMMA).

10/10/2023



Instituto Mauá inaugura espaço para projetos multidisciplinares

Fab Lab Móvel é o nome da unidade recém-inaugurada, que faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023



Aumentar a produção de embalagens sopradas está nos planos da GTEX

A aquisição de novos equipamentos de sopro está entre as metas da empresa, a qual tem planos de instalar uma planta fabril na cidade de Guarulhos (SP). A CEO da companhia comentou sobre projetos de expansão do parque fabril como um todo.

03/10/2023



Encontro vai discutir uso do grafeno em materiais plásticos

​​​​​​​Grafenoplast acontece em 22 de novembro, em São Paulo (SP), reunindo especialistas para apresentações sobre como o grafeno pode melhorar o desempenho de diferentes produtos plásticos.

17/10/2023



Maximu’s investe em frota e novos equipamentos

Fabricante de embalagens para proteção, a Maximu’s comemora bom desempenho nos últimos meses e planeja crescimento.

03/10/2023



Dassault Systèmes promove webinars sobre modelagem e simulação

Sustentabilidade no desenvolvimento de embalagens, modelagem e simulação, são alguns temas de webinars que acontecem em outubro.

06/10/2023



Óleo de pirólise terá índice global de preços

Produto oriundo da reciclagem química de materiais plásticos, o óleo de pirólise passou a ser objeto de um índice exclusivo de preços lançado pela consultoria britânica ICIS.

03/10/2023



Unipac adere ao Programa Pellet Zero

Empresa de transformação do Grupo Jacto se engajou no programa que visa reduzir o desperdício de matéria-prima e promover a preservação ambiental.

03/10/2023



Adirplast registra aumento das vendas de resinas plásticas

O volume de PE, PP e PS comercializado passou de 94.996 toneladas para mais de 114 toneladas entre o primeiro semestre de 2022 e os primeiros seis meses de 2023.

26/09/2023



IA e machine learning para o chão de fábrica

Ferramenta desenvolvida pela Dimensional está disponível para empresas do setor do plástico que pretendem monitorar processos produtivos e analisar dados. Executivos da companhia pretendem estabelecer parcerias.

26/09/2023



Nova edição do Perfil Abiplast traz dados atualizados sobre a indústria do plástico

Anuário traz dados sobre estrutura, desempenho da produção, reciclagem pós-consumo e faturamento do setor em 2022.

26/09/2023



Livro aborda a otimização de processos produtivos usando métodos científicos

Uso de criatividade lógica e do pensamento crítico para resolver problemas no dia a dia do chão de fábrica são temas tratados na obra.

26/09/2023



Pesquisa aponta crescimento do mercado de flexíveis

Levantamento da Maxiquim apontou alta na produção e no consumo aparente de flexíveis, com destaque para a predominância de embalagens multicamadas.

26/09/2023



UBQ amplia a oferta de materiais obtidos a partir de resíduos sólidos mistos

Empresa israelense fornecedora de materiais termoplásticos sustentáveis que reduzem a pegada de carbono dos produtos finais vai inaugurar uma nova fábrica e já tem projetos no mercado brasileiro.

25/09/2023



Manufatura aditiva de polímeros será tema de curso

ABPol promove o curso “Princípios de manufatura aditiva de polímeros”, que será ministrado por professores da UFSCar e do IFSP.

19/09/2023



PPSU com conteúdo reciclado será usado em mamadeiras

Material da Solvay, com conteúdo reciclado, será usado na fabricação de linha de mamadeiras premium.

19/09/2023



Novas injetoras da Chen Hsong chegam ao mercado

Máquinas serão oferecidas em versões com força de fechamento de 88 a 568 toneladas, além de capacidade de injeção de 136 até 3.206 centímetros cúbicos.

20/09/2023



Injetora automática de bancada, uma solução econômica para produção em série

A Sethi 3D está lançando uma injetora vertical de bancada com capacidade para dezenas de milhares de peças/mês.

21/09/2023



Fábrica da Livoltek em Manaus atenderá setor fotovoltaico e de mobilidade elétrica

O parque fabril vai operar no Estado do Amazonas e a empresa tem interesse em estabelecer parcerias com fornecedores de resinas recicladas. O head de vendas da companhia disse que o foco é atender à demanda por inversores fotovoltaicos e carregadores de veículos elétricos.

19/09/2023



Senai abriu vagas para mentoria sobre eficiência energética na indústria

Curso gratuito para empresas que pretendem reduzir custos com energia em seus processos produtivos está com inscrições abertas.

19/09/2023



Uso de IA no chão de fábrica será o foco de consultoria

Implementação de inteligência artificial para monitorar máquinas industriais e processos produtivos é um dos serviços a serem oferecidos pela KPMG e pela MAP Intelligence.

19/09/2023



Eletroeletrônicos e eletrodomésticos com destinação correta

ABREE promoverá em Atibaia (SP) uma ação de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos destinados à reciclagem. Entidade possui postos de recebimento em 1,3 mil municípios brasileiros.

12/09/2023



Fábrica de tubos e conexões vai operar na Região Centro-Oeste

Unidade do Grupo Krona contou com investimento de cerca de R$ 20 milhões. O início das atividades está previsto para outubro de 2023.

12/09/2023



Rosqueamento de alta resistência garante a montagem segura de produtos plásticos industriais

Insertos metálicos são desenvolvidos levando em conta o projeto dos moldes e das próprias peças plásticas técnicas, especialmente para o setor automobilístico.

25/09/2023



Novos equipamentos para reciclagem chegam ao mercado

O Grupo MAAG integrou ao seu portfólio equipamentos para a reciclagem de plásticos. Eles serão exibidos na Fakuma 2023.

12/09/2023



Braskem e USP serão parceiras em projeto de reaproveitamento de CO2

Pesquisas sobre tecnologias capazes de reaproveitar CO2 proveniente do setor petroquímico serão o carro-chefe do projeto, do qual também participarão o RCGI e a UFSCar.

12/09/2023



Livro trata da identificação de plásticos na indústria

Obra traz explicações sobre as diferentes características dos polímeros e como eles podem ser distinguidos de forma prática.

05/09/2023



Barreira ao oxigênio em PET reciclado

Aditivos promovem a formação de barreira ao oxigênio em frascos de PET reciclado.

05/09/2023



Fuplastic desenvolve blocos feitos de plástico reciclado para a construção civil

Feitos com polietileno e polipropileno reciclado, os blocos podem ser usados na construção de casas de controle para parques fotovoltaicos, por exemplo. Caixas de passagem de fios e cabos fabricadas com PE e PP reciclado também são oferecidas pela empresa.

05/09/2023



Senai oferece avaliação gratuita de cibersegurança para a indústria

Laboratório de serviços cibernéticos do Senai destaca a importância de um ambiente digital seguro para a indústria e oferece avaliação gratuita de vulnerabilidade.

05/09/2023



Mudança nos negócios pode favorecer a economia circular dos plásticos

O CEO da Plastic Bank foi conhecer de perto o trabalho realizado em um ponto de coleta de resíduos credenciado pela empresa, no Rio de Janeiro.

05/09/2023



Conserto de equipamentos eletrônicos industriais

Companhia do interior de São Paulo faz a manutenção de sistemas eletrônicos presentes em máquinas do setor de transformação de plásticos.

05/09/2023



Plastisol da Liton recebe certificação do USDA

O selo Ecolabel, conferido por órgão norte-americano, habilita a empresa paulista a fornecer plastisol de base biológica para compras governamentais.

29/08/2023



Aimplas transforma plásticos não biodegradáveis em biomateriais

Consórcio que reúne diversas instituições está promovendo trabalhos colaborativos centrados na conversão de resinas sintéticas em bioplásticos.

29/08/2023



Centro de pesquisas sobre veículos elétricos será implantado na Bahia

Futura unidade da BYD terá foco no desenvolvimento de automóveis, caminhões e ônibus elétricos.

29/08/2023



Máquina portátil para soldagem de plásticos

Equipamento com ponteira com formato de “caneta” pode soldar peças feitas de PE, PP, ABS, POM e PSAI.

29/08/2023



Embalagens biodegradáveis para produtos em barra

Sachês biodegradáveis desenvolvidos pela Camargo Embalagens vão acondicionar produtos sólidos para cuidados pessoais.

29/08/2023



Retomada do REIQ melhora os ânimos do setor petroquímico

O setor petroquímico comemora a retomada do regime especial de tributação para a indústria química, que deverá trazer mais competitividade para as empresas brasileiras.

29/08/2023



Movimento Circular busca parceiros

Empresas e instituições de pesquisa e ensino ligadas ao setor dos plásticos já podem se inscrever em programa que promove a economia circular.

22/08/2023



Reciclagem química para o policarbonato

Um processo de reciclagem química do policarbonato (PC) e a construção de uma planta-piloto para realizá-la em escala industrial estão em desenvolvimento na Covestro (Alemanha).

22/08/2023



Central de Custódia registra recorde de retorno de embalagens ao ciclo produtivo

Plataforma de dados registra mais de 1,5 milhão de toneladas de embalagens verificadas e que tiveram destinação correta. Plásticos estão em segundo lugar como material mais recorrente.

24/08/2023



Sistemas de visão asiáticos serão distribuídos no mercado brasileiro

A Soma Solution vai comercializar sistemas de visão desenvolvidos pela Hikrobot. Considerados “os olhos da indústria”, esses equipamentos auxiliam no controle da qualidade de peças e componentes fabricados.

22/08/2023



Empresas e universidades vão participar de competição em Joinville

Disputa entre profissionais da indústria e da academia será realizada em evento sobre temas relacionados à indústria 4.0.

22/08/2023



Reciclagem química e mecânica não competem entre si

O diretor da seção alemã da Plastics Europe, uma rede de associações europeias do segmento de plásticos, avalia que a reciclagem química compete com a incineração de resíduos, e não com a reciclagem mecânica.

22/08/2023



Fabricante de calços para máquinas investe em novo equipamento e IA

A Laser Master Cut vai aumentar a sua produção de calços calibrados de precisão que podem ser usados no nivelamento de máquinas no setor de transformação de plásticos. O uso de IA no desenvolvimento de produtos faz parte da estratégia da companhia.

22/08/2023



Coleta de resíduos plásticos avança no Sul do Brasil

A Plastiweber desenvolveu uma rede de coleta de resíduos plásticos que está presente em mais de 90 municípios gaúchos. O material pós-consumo, coletado por cooperativas, escolas e empresas, é recolhido e convertido em novas embalagens.

15/08/2023



José Ricardo Roriz segue na presidência da Abiplast

O executivo reeleito seguirá à frente do Conselho da Abiplast e do Sindiplast até 2027.

15/08/2023



Injetoras com IA, um novo passo da Chen Hsong e da MAP Intelligence

Inteligência artificial vai monitorar injetoras operantes em unidades fabris brasileiras. Isso faz parte de um programa que visa otimizar os processos produtivos de empresas do setor de plásticos, fruto de uma parceria entre especialistas em máquinas industriais e sistemas digitais.

15/08/2023



Segundo trimestre é marcado por quedas no desempenho das petroquímicas

Balanços do segundo trimestre ainda apontam resultados ruins, mas há perspectiva de melhora no segundo semestre.

15/08/2023



Fábrica de motocicletas será construída em Manaus

Companhia indiana vai instalar unidade fabril que terá capacidade produtiva anual de 20 mil motocicletas. Compra de novos equipamentos industriais estão nos planos.

14/08/2023



Resinas: relatório mensal sinaliza melhora para os próximos meses

Com base no mês de julho, o novo relatório da evolução dos preços das resinas elaborado pela consultoria Ohxide constata um ambiente favorável ao aumento de consumo que deve se refletir na cadeia de plásticos.

14/08/2023



Projeto vai aproximar indústria e desenvolvedores de tecnologia

Estão abertas as inscrições para o Projeto Metalndústria, da ABDI, que vai conectar indústria, centros de pesquisa e desenvolvedores de tecnologia para promover o uso de recursos digitais no meio produtivo.

14/08/2023



Minicurso sobre interface homem-máquina terá formato EAD

Curso abordará os conceitos de IHM e vai tratar de tipos de aplicação no chão de fábrica.

14/08/2023



Manutenção de moldes para plásticos

Empresa do interior de São Paulo fornece serviços de manutenção e tratamento superficial de moldes.

08/08/2023



Nova embalagem feita com plástico reciclado vai acondicionar fertilizante

Parceria entre a Braskem, Antilhas e Solví levou ao desenvolvimento de uma embalagem stand-up pouch feita de polietileno virgem e 57% de resina reciclada. Suas ilustrações foram feitas com tecnologia que reduz em 95% a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC’s).

08/08/2023



Cheers! Vinho em PET 100% reciclado para o mercado norte-americano

A Amcor anunciou uma parceria com uma vinícola californiana para o lançamento de vinhos embalados em garrafas de PET 100% reciclado nos Estados Unidos.

08/08/2023



Indorama aumenta a capacidade de reciclagem em Minas Gerais

O Grupo Indorama investiu US$ 20 milhões para aumentar a capacidade produtiva de sua unidade de reciclagem situada em Juiz de Fora.

08/08/2023



Garrafas PET poderão ter conteúdo de fonte renovável

A Husky, em parceria com a Origin Materials, desenvolveu com sucesso preformas com um material híbrido que combina o poliéster convencional com um polímero obtido a partir de biomassa.

08/08/2023



Reduzir a pegada de carbono no setor do acrílico é meta do ILAC

O Instituto do Acrílico vai incentivar empresas do setor a tornarem seus processos produtivos mais amigáveis ao meio ambiente.

08/08/2023



Produção de biopolímeros pela Braskem aumentou em 30%

Programa para o aumento da capacidade produtiva de unidade fabril situada no Sul do País contou com investimento de US$ 87 milhões.

01/08/2023



Cursos de análise de custos para a indústria acontecem em agosto

Serão realizados cursos com formato presencial no interior de São Paulo e em Minas Gerais.

01/08/2023



Ital vai ampliar estudos sobre gestão de embalagens pós-consumo

Agregar projetos sobre gestão e reciclagem de resíduos de embalagens está nos planos do CCD Circula, centro de desenvolvimento gerenciado pelo Ital.

01/08/2023



Trevo Reciclagem adere ao Pacto Global da ONU

Recicladora de Embu das Artes (SP) alinha sua atuação aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.

01/08/2023



Unidades modulares de reciclagem química serão destaque no Recy-Plastech

O conceito de negócio envolvendo toda a cadeia de plásticos na recuperação dos materiais será debatido no evento que acontece entre 16 e 17 de agosto, no auditório da Abimaq, em São Paulo (SP)

01/08/2023



Preço da resina em queda no mercado norte-americano

A Associação da Indústria de Plásticos dos Estados Unidos alerta para a queda dos preços no mercado internacional e orienta transformadores a se mantenham informados para traçar suas estratégias de aquisição de matéria-prima.

25/07/2023



Livro trata das relações humanas como meio para a otimização na indústria

Valorização e motivação de equipes são alguns dos temas abordados em livro que tem versão impressa e digital.

25/07/2023



Impressão 3D para fabricar ferramental rápido é tema de projeto

Estudo realizado na Alemanha prevê reduzir o prazo para construção de ferramental de 56 para cinco dias usando manufatura aditiva.

25/07/2023



Monitoramento de máquinas em ferramentarias

A CPOP Sistemas fornece soluções que processam dados provenientes do chão de fábrica em tempo real como, por exemplo, na fabricação de moldes.

25/07/2023



Indústria 4.0 será tema de treinamento para certificação de empresas

Treinamento para certificação em indústria 4.0 promovido pela VDI Brasil e por Centro de pesquisa alemão será realizado no Instituto Mauá de Tecnologia.

25/07/2023



Fabricante de filtros investe na transformação de plásticos

Novas injetoras e extrusoras farão parte do parque fabril da catarinense Hidrofiltros, que está duplicando a sua capacidade de produção.

25/07/2023



Índice de confiança da indústria aumenta em julho

Pesquisa da CNI registrou a opinião de mais de mil representantes da indústria e apontou aumento da confiança nos rumos da economia, ainda que em um patamar inferior ao do ano passado.

24/07/2023



Mercado europeu difícil para os materiais reciclados

Aumento da oferta de resina virgem e mercado consumidor em baixa estão preocupando os fornecedores de resinas recicladas na Europa.

18/07/2023



Plástico reciclado na formulação de asfalto

Polímeros obtidos pela reciclagem de embalagens foram inseridos na composição de asfalto que pavimenta trecho de rodovia em SP.

18/07/2023



Curso de planner industrial tem inscrições abertas

Treinamento com formato híbrido abrange o uso de métodos para detecção de gargalos na produção e o desenvolvimento de novos negócios.

18/07/2023



Livro sobre polímeros está disponível para download gratuito

A estrutura e as propriedades de polímeros são temas centrais de um e-book cujo autor propõe atividades práticas.

18/07/2023



Módulo converte sinais de máquinas injetoras em dados

Conversor desenvolvido pela Techmation transforma sinais de máquina em dados para conexão entre equipamentos.

18/07/2023



Nova edição do Enqualab será no Senai Mario Amato

Evento sobre metrologia terá palestras sobre certificação de produtos, digitalização e educação para o setor.

18/07/2023



Mercado de resinas: relatório mensal aponta estabilidade nos preços

O relatório da evolução dos preços das resinas elaborado pela consultoria Ohxide com base no mês de junho aponta a maior participação de produtos asiáticos no mercado brasileiro, o que ajuda a conter os preços.

12/07/2023



WasteBank e Sygecom oferecem soluções para gerir e monetizar resíduos plásticos

Plataforma para gerenciamento da comercialização de resíduos plásticos e sistemas para o rastreamento desses materiais são algumas das soluções oferecidas por empresas que visam à valorização da logística reversa e da reciclagem no Brasil.

12/07/2023



Microplásticos serão tema de curso on-line em julho

ABPol promove o curso “Microplásticos: o que são e onde estão?”, que será ministrado por professor da UFSCar.

11/07/2023



Greenback vai difundir a reciclagem química no Brasil

Entenda os planos da companhia britânica que planeja instalar unidades de reciclagem química em diversos pontos do território brasileiro, com um modelo de negócios que integra toda a cadeia na recuperação de materiais plásticos difíceis como os laminados multicamadas.

12/07/2023



Senai Mario Amato abre inscrições para curso de fabricação de moldes

Acontece em julho o processo seletivo para o curso Mecânico de usinagem de moldes para plásticos.

11/07/2023



Aumenta o uso de tecnologias digitais nas empresas de injeção

Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção revela aumento do uso de sistemas robotizados e da manufatura aditiva (impressão 3D), além da previsão de investimentos nas tecnologias digitais habilitadoras da indústria 4.0.

11/07/2023



Google Maps vai ajudar a localizar pontos de coleta de resíduos plásticos

O Grupo Boticário e a Google formaram parceria que visa informar a localização de pontos de coleta de plásticos.

07/07/2023



Aumenta o volume de embalagens recicladas no ramo de produtos de limpeza

A eureciclo apontou aumento de mais de 300% do volume de embalagens pós-consumo recicladas no setor de produtos de limpeza, sendo os plásticos representantes de 67% do total.

04/07/2023



Direitos dos resíduos, a regulamentação da logística reversa nos estados

Livro organizado por Fabricio Soler reúne as leis estaduais derivadas da instituição da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), com ênfase na logística reversa de embalagens.

04/07/2023



IAP abre inscrições para cursos on-line e in company

Manutenção preditiva de injetoras, colorimetria e processamento de PET são alguns dos temas centrais dos treinamentos.

04/07/2023



Nova edição do Recy-Plastech acontece em agosto

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Recy-Plastech, evento destinado à capacitação técnica do segmento de reciclagem de plásticos.

04/07/2023



Programa promove a liderança feminina na indústria

O Industry4Her, uma parceria entre a VDI e a Accenture, promove a participação de mulheres nos quadros profissionais de diferentes setores industriais, com foco na capacitação nas tecnologias associadas à indústria 4.0.

03/07/2023



Programa visa aumentar competitividade de empresas do ramo do plástico e ferramentarias

A Abinfer e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que tem como premissa promover a qualificação da cadeia produtiva de moldes. Isso inclui o incentivo de negócios e parcerias entre empresas do ramo do plástico e ferramentarias.

27/06/2023



Acontece em agosto o World Plastic Connection Summit 2023

Evento terá formato híbrido e programação composta por seminário internacional e premiação de trabalhos.

27/06/2023



Poliuretano será obtido a partir de biomassa

Universidade de Osaka, Nippon Steel e UBE se uniram em um projeto que traça uma rota alternativa e mais sustentável para a obtenção de poliuretano.

27/06/2023



Filme biodegradável pode preservar alimentos por mais tempo

O Ital e a Unicamp desenvolveram um filme composto por biopolímero proveniente de crustáceos e por substância oriunda da casca da laranja, que apresenta alta capacidade de preservação das características de alimentos.

27/06/2023



Mais cor para os plásticos de alto desempenho

Cooperação entre a BASF e a Avient vai aumentar a possibilidade de coloração das poliariletersulfonas (PAES) da linha Ultrason.

27/06/2023



Cursos sobre análise de polímeros estão com inscrições abertas

Treinamentos da Afinko terão formato presencial e vão abranger análises térmicas, análise de falha e caracterização mecânica de polímeros.

20/06/2023



Plataforma vai gerir e mapear a reciclagem de plásticos no Brasil

Plataforma Recircula Brasil permitirá o controle e o mapeamento de ações voltadas para a reciclagem na cadeia de plásticos.

20/06/2023



Compostos de PVC reciclado passaram a integrar o portfólio da Braskem

Os materiais são obtidos pela reciclagem de big bags e podem ser usados na fabricação de novos capuzes para elas.

20/06/2023



Inovação na indústria é tema de evento internacional

Estão abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que acontece em setembro, em São Paulo (SP), promovido pela CNI, Sebrae e MEI.

20/06/2023



ABNT lança norma sobre gestão de resíduos no Brasil

Nova norma estabelece requisitos para o gerenciamento de resíduos abrangendo a classificação de materiais, rastreabilidade e pontos de descarte.

20/06/2023



Nova norma da ABNT aborda o uso de painéis de PVC-concreto na construção civil

Sistemas de PVC-concreto em paredes estruturais poderão se tornar mais populares com a criação de uma norma técnica específica.

20/06/2023



Sistema imprime peças metálicas mais resistentes

UP 3D lançou no Brasil uma impressora 3D para produção de peças metálicas altamente resistentes.

15/06/2023



Nilson Maestro é o novo presidente-executivo da ABREE

O executivo vai promover ações estratégicas para a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

13/06/2023



PETG feito de biomassa é foco de projeto conduzido pela UPM Biochemicals e Selenis

Parceria visa ao desenvolvimento de resinas sustentáveis de poli(tereftalato de etileno glicol) feitas de biomassa florestal, para uso na fabricação de embalagens.

13/06/2023



Mercado de resinas sinaliza recuperação

Cenário macroeconômico cria expectativa de melhora no segundo semestre, de acordo com a análise do mês de maio da Ohxide para o mercado de resinas plásticas e petroquímicos.

14/06/2023



Delaminação de peças impressas em 3D é investigada por estudantes da Fatec

Estudantes da Fatec Mauá pesquisaram o patamar de temperatura que favorece a adesão entre camadas na manufatura aditiva do PLA.

06/06/2023



Estudo visa obter bioplásticos com melhores propriedades de barreira

O Aimplas está desenvolvendo filmes à base de PHA com barreira ao vapor de água, tendo como foco a indústria de embalagens para alimentos.

06/06/2023



Componel passa a usar inteligência artificial no seu chão de fábrica

Assistente virtual inteligente desenvolvido pela MAP Intelligence passou a coletar dados provenientes da fabricação de componentes plásticos.

06/06/2023



Adirplast retoma campanha pela ética nos negócios

Sonegação e práticas ilícitas para obter vantagem competitiva são alvo de campanha em prol da ética na comercialização de resinas plásticas.

05/06/2023



Materiais de construção em compasso de espera

Levantamento da Abramat aponta desempenho regular para os fabricantes de materiais para construção.

05/06/2023



Treinamento sobre custos e preços para a indústria do plástico

Think Plastic Brazil promove treinamento on-line gratuito sobre custos e preços para o setor de plásticos, com especialista do setor financeiro.

05/06/2023



Colorfix abre as portas para que crianças conheçam a produção de masterbatches

Desenvolvedora de masterbatches promove o compartilhamento de conhecimento sobre os plásticos com estudantes.

30/05/2023



Reciclagem de plásticos mistos é o foco da Braskem na Holanda

Companhia brasileira anunciou a entrada em operação da sua nova joint venture na Holanda, que vai reciclar 23 mil toneladas de resíduos de plásticos mistos por ano.

21/06/2023



Politone promove curso sobre polimento de moldes

O treinamento terá formato presencial e será realizado no interior de São Paulo.

30/05/2023



Filmes BOPP multicamadas, metalizados e impressos agora são também recicláveis

A Deink Brasil anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que combina etapas para promover a recuperação de filmes plásticos de BOPP multicamadas, multimateriais e com impressão externa.

30/05/2023



Hexagon lança braço portátil para medição 3D

Equipamento que pode ser usado para a medição de peças plásticas tem alcance de 1,2 metro e corpo fabricado com fibra de carbono.

29/05/2023



Ampliado o prazo para submissão de trabalhos ao CBPol

Nova chamada de trabalhos para o congresso da ABPol ampliou o prazo para o dia 12 de junho.

29/05/2023



Consultoria lança relatório mensal de preços de resinas

Evolução dos preços e cenário macroeconômico farão parte das análises mensais da Ohxide para o setor de resinas plásticas e petroquímicos.

01/06/2023



Embalagens em bioplásticos associadas à vida saudável

A ERT, fornecedora de bioplásticos, vai participar da feira Naturaltech, promovendo a estreita relação entre os produtos voltados para uma vida mais saudável e as embalagens usadas para acondicioná-los.

29/05/2023



Aumenta o consumo de bens industriais

Dados do relatório sobre consumo aparente de bens industriais do Ipea apontam melhora de cenário para os fornecedores da indústria.

23/05/2023



Curso presencial sobre limpeza e polimento de moldes

Treinamento oferecido pelo IAP abordará o lixamento e espelhamento de cavidades de moldes.

23/05/2023



Capô de plástico termoformado vai equipar tratores

Projeto desenvolvido pela Plasolution em parceria com fabricante indiana visa ao uso de plásticos na fabricação de mais peças e componentes para tratores.

23/05/2023



Senai vai sediar encontro de ferramentarias

Enafer terá nova edição no Grande ABC e contará com palestras, e workshops, sobre usinagem e automação industrial.

19/05/2023



Indústria vai investir em produtividade

Levantamento da CNI apontou que 68% das grandes indústrias pretendem investir na melhoria de seus processos produtivos.

18/05/2023



Yamaha adota PP reciclado na fabricação de motocicletas

Modelos de motocicletas para o mercado asiático terão peças externas moldadas em polipropileno 100% reciclado.

18/05/2023



Cadeia do plástico se une em prol da reciclagem

Dia Internacional da Reciclagem evidenciou ações promovidas por empresas e instituições ligadas ao setor dos plásticos, que vão além do ambiente industrial e das salas de pesquisa.

17/05/2023



Moldes texturizados a laser avançam nos setores automotivo, calçadista e de moda

​​​​​​​Reprodução precisa de padrões e a dispensa do uso de produtos químicos atraem cada vez mais empresas para o processo de texturização de moldes a laser.

17/05/2023



ABPol promove cursos sobre cristalização de polímeros e biomateriais

Cursos serão realizados em ambiente virtual e terão três módulos diários. Serão ministrados por professores da UFCG e FCMS.

16/05/2023



Empilhadeiras elétricas

Equipamentos contam com sistema automático de desaceleração e frenagem.

16/05/2023



Impressoras 3D industriais foram lançadas na Expomafe

Equipamentos contam com novos recursos como sistema de controle passivo ou ativo de temperatura, além de conexão com redes digitais industriais.

16/05/2023



Regulagem e manutenção de injetoras em cursos on-line

O IAP passou a fornecer treinamento focado em injeção de plásticos e na resolução de problemas típicos deste processo.

16/05/2023



Conteúdo reciclado premiado

A Plastiweber foi novamente reconhecida no WorldStar Awards 2023 pelo desenvolvimento de um envelope de e-commerce produzido com 75% de material reciclado.

11/05/2023



Fabricado no Brasil: desumidificador usa ar comprimido residual na secagem de resina

Sistema para resinas higroscópicas recupera o ar comprimido do processo de sopro, aplicando-o na secagem e pré-aquecimento da resina.

10/05/2023



Bioplásticos de algas marinhas já são realidade no Brasil

Startup está desenvolvendo bioplásticos obtidos a partir de algas marinhas, e busca parcerias com empresas e instituições de pesquisa e ensino ligadas ao setor de plásticos. O objetivo é levar a produção de bioplásticos à escala industrial e incentivar o seu uso.

08/05/2023



Kuka premiará aplicação robótica na indústria

Concurso promovido pela empresa vai selecionar projetos que envolvam o uso de robôs e sistemas automatizados em processos produtivos, com premiação de até 20 mil euros.

08/05/2023



Conexão catarinense

A Krona, fabricante de tubos e conexões, adquiriu 100% do capital da Viqua. Com o acordo, a empresa passa a contar com uma linha de produtos mais diversificada para o segmento de construção civil, incluindo torneiras em ABS.

08/05/2023



Um balanço das feiras Interpack e MetPack

Painel Interpack e Metpack 23 vai reunir profissionais que participaram das duas feiras internacionais que são referência para o setor de embalagens.

08/05/2023



Reciclagem e valorização de resíduos em discussão

16ª edição do evento Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos vai reunir empresas, instituições e pesquisadores para discutir soluções para a questão dos resíduos sólidos e também oportunidades para a indústria de reciclagem.

03/05/2023



Colorfix lança masterbatches de efeito formulados sob medida

Companhia passou a comercializar masterbatches de efeito fluorescente e fosforescente adaptáveis às necessidades dos clientes.

03/05/2023



Estado de Goiás define regras para sua logística reversa de resíduos sólidos

Resolução estadual criou o Recicla Goiás e estabelece em 22% a taxa de reciclagem obrigatória de resíduos sólidos gerados pela indústria, incluindo a de embalagens plásticas.

03/05/2023



Extrusora compacta processa filmes de PP de alta transparência

Máquina desenvolvida pela Ferreti leva em conta as necessidades de pequenas empresas que processam filmes de polipropileno.

03/05/2023



Os desafios da transição industrial são temas de novo livro

Educador da FGV Ebape é o autor de um livro que aborda os desafios para a transição industrial e econômica no Brasil.

03/05/2023



Reciclagem química de poliamida por micro-ondas

Empresas japonesas desenvolveram um processo de reciclagem química de poliamida 66 a partir do uso de tecnologia baseada em micro-ondas.

03/05/2023



Sistema de venda reversa estimula a coleta de resíduos sólidos

Equipamento desenvolvido pela Ecoloop simplifica e recompensa a destinação correta de resíduos sólidos como garrafas e demais embalagens plásticas.

03/05/2023



Firjan destaca vocação do Rio de Janeiro para a petroquímica

Estudo da Firjan constatou janela de oportunidades para o setor petroquímico no Estado do Rio de Janeiro, a partir da exploração do gás natural.

28/04/2023



Fabricante de itens para laboratórios amplia produção

A First Lab, fabricante de produtos para laboratórios de análises clínicas, está expandindo a sua capacidade e passou a produzir mais de 1 milhão de itens plásticos por dia. No último ano, a empresa aumentou em 22% a produção.

25/04/2023



Flambador de plásticos

Empresa brasileira passou a comercializar um novo modelo de flambador de plásticos que tem potência de até 100 kW.

25/04/2023



Programa levará empresas do setor de embalagens para a Europa

A ABIMAQ e a ApexBrasil estão promovendo a participação de empresas brasileiras do área de embalagens na feira Interpack 2023.

25/04/2023



Economia circular na cadeia do plástico

Com a série “A circularidade que transforma”, a Plastiweber quer educar as marcas sobre as possibilidades de redução de impactos a partir da reintrodução dos resíduos plásticos como insumos em seus processos.

25/04/2023



Aumenta a produção de embalagens flexíveis

Estudo encomendado pela ABIEF à Maxiquim indicou aumento de 1,3% da produção de embalagens flexíveis entre 2022 e 2021.

25/04/2023



Linha de agentes deslizantes e anti-bloqueio tem nova marca

Optslip é o novo nome da linha de aditivos promotores de deslizamento e anti-bloqueio da Cargill.

24/04/2023



Grupo Multi investe em injetoras e sistemas digitais industriais

A aquisição de 13 injetoras e o aprimoramento de sistemas digitais fazem parte de um investimento de mais de R$ 40 milhões em unidade fabril na Região Sudeste.

18/04/2023



IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário

Gigante do setor de cosméticos, O Boticário implementou uma solução de internet das coisas na produção de suas embalagens, visando maior controle e aumento da produtividade.

18/04/2023



Embalagens contendo cobre prolongam o tempo de prateleira de alimentos

A Copperprotek desenvolveu masterbatches contendo micropartículas de cobre. Adicionados na formulação de materiais plásticos para embalagens, eles inibem o crescimento de microrganismos e prolongam o tempo de prateleira de alimentos perecíveis.

18/04/2023



Evento reunirá empresários e pesquisadores ligados à indústria

Encontro que acontece em maio é parte de um programa que visa aproximar a indústria e a academia. A participação é gratuita.

18/04/2023



Guia de manutenção preditiva disponível para download grátis

Caderno digital aborda desde os princípios da manutenção preditiva, passando pela previsão de falhas, até estudos de caso.

18/04/2023



Mais bioplásticos serão produzidos no Brasil

Fabricante alemã vai iniciar a produção de bioplásticos certificados no mercado brasileiro, visando segmentos que vão desde embalagens até o automobilístico.

11/04/2023



IMCD passa a comercializar biopolímero PLA

Grupo com sede na capital paulista inclui bioplásticos da ERT em sua linha de materiais avançados

11/04/2023



Pesquisa aponta crescimento das vendas de PLA

O instituto Ceresana publicou um estudo que prevê mais de US$ 3 bilhões em vendas de poli(ácido láctico) (PLA) no mercado global até 2032.

11/04/2023



Plásticos Karina lança linha de biopolímeros compostáveis

Especialista na produção de compostos plásticos, a empresa aposta em uma nova linha de biomateriais.

11/04/2023



Krisoll aumenta capacidade de produção de compostos

Poliamida de origem pós-industrial e pós-consumo está entre os destaques da linha de produtos da empresa paulista, que vai ter sua capacidade produtiva quase dobrada a partir de junho.

11/04/2023



World Plastic Connection Summit segue com inscrições abertas

Seminário com especialistas do setor do plástico e premiação de cases estão na programação do evento, cujas inscrições se encerram este mês.

11/04/2023



Apta inclui biopolímeros em seu portfólio

Distribuidora gaúcha anunciou na Plástico Brasil novos materiais que passaram a integrar seu catálogo, incluindo grades de PLA.

11/04/2023



Hidrogênio verde e as perspectivas para o setor de plásticos

Hydrogen Expo South America acontecerá em junho e reunirá a cadeia de fornecimento da indústria de hidrogênio verde, apresentando oportunidades para indústrias de todo tipo, incluindo a de plásticos.

10/04/2023



Desafios e oportunidades para a indústria em 2023, este é o cenário para a Expomafe

Expectativas para o setor industrial são positivas e definem a expectativa das mais de 900 marcas expositoras que participam da 3ª edição da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontece em maio no São Paulo Expo.

05/04/2023



Inscrições abertas para encontro sobre bioplásticos que acontece no final deste mês

Processamento e aplicações para os bioplásticos são os principais temas do Bioplastics Brazil, que vai reunir pesquisadores, instituições e empresas em uma série de palestras e debates. As inscrições estão abertas.

06/04/2023



Estratégia da Piramidal tem foco em novos negócios

Gerente comercial do setor de vinílicos, Miguel Bahiense comentou sobre ações centradas em novos negócios e em parcerias para o desenvolvimento de resinas.

05/04/2023



Grafeno aumenta a resistência de filmes plásticos

A Gerdau Graphene apresentou durante a Plástico Brasil os primeiros filmes plásticos contendo grafeno em sua formulação. Seu uso em embalagens para pregos foi um teste de resistência.

04/04/2023



Injetoras da Romi chegam ao mercado em novas versões

Maior velocidade de injeção e menor consumo de energia elétrica estão entre as melhorias apresentadas por injetoras que agora integram a linha EN.

04/04/2023



Senai à frente de nova linha de financiamento para a indústria

Instituto Senai de Inovação apresenta modalidade de financiamento para projetos na indústria do plástico.

28/03/2023



Centro de pesquisa vai difundir o uso de grafeno na indústria

O UCSGraphene pretende estabelecer parcerias com empresas e instituições interessadas no mercado de nanomateriais como, por exemplo, fabricantes de filmes e embalagens.

28/03/2023



Fabricante de redutores para extrusoras desenvolve pacotes de serviços customizados

Além de sistemas de acionamento especialmente pensados para equipamentos do setor de plásticos, a SEW Brasil passa a oferecer aos seus clientes pacotes de serviços de monitoramento de equipamentos, assistência técnica, entre outros.

24/03/2023



Estirênicos de fonte renovável

Lanxess e Total Energies anunciam o desenvolvimento de uma linha de resinas estirênicos baseadas no tall oil, obtido da madeira.

24/03/2023



Mais de 200 mil toneladas de plásticos retornaram ao ciclo produtivo

Startup brasileira contabilizou que 287 mil toneladas de embalagens plásticas pós-consumo descartadas foram reinseridas em processos produtivos, o que ocorreu graças a ações de cooperativas de reciclagem e entidades ligadas ao setor de logística reversa.

21/03/2023



Fabricante de chillers anuncia reestruturação

A Transcalor vai divulgar durante a Plástico Brasil a evolução da sua linha de produtos, da comunicação com o mercado e do relacionamento com clientes.

21/03/2023



Robôs e periféricos japoneses no mercado brasileiro

Representante paulista traz para o Brasil a linha de equipamentos da japonesa Harmo, que inclui robôs, periféricos e um sistema central de controle.

21/03/2023



ESG em novo programa de certificação da ABNT

ABNT vai lançar um programa de certificação ESG para empresas. A instituição formou parceria com a FIEB para incluir companhias de diversas áreas.

21/03/2023



Centro de pesquisa vai ter foco na engenharia aeronáutica

O ITA inaugurou um centro de pesquisa voltado para o projeto e construção de aeronaves que atendam aos novos desafios do mercado mundial. Manufatura aditiva e robótica colaborativa estão entre os objetos de estudo.

21/03/2023



Mini robô de seis eixos para o chão de fábrica

Autômato que pesa 7 kg e pode movimentar cargas com peso de até 0,5 kg será comercializado por empresa japonesa.

21/03/2023



PE com grafeno, sob medida para a indústria do hidrogênio

Recipientes moldados por sopro a partir do polietileno contendo grafeno em sua composição serão usados como núcleo de vasos de pressão pela indústria do hidrogênio.

21/03/2023



Centro de capacitação em cibersegurança industrial agora em SP

A Kaspersky e o FIAP inauguraram um laboratório para a formação de profissionais em proteção de sistemas digitais industriais, na capital paulista.

14/03/2023



Sistema fornece dados sobre materiais em tempo real

Método de monitoramento desenvolvido pela sensXpert leva em conta informações sobre a caracterização dos materiais e seu comportamento em processo.

14/03/2023



Elastômero termoplástico é baseado em materiais renováveis

Fabricante brasileira de materiais lançou o TR Green 99, um elastômero termoplástico composto por matérias-primas obtidas da “bio-nafta”.

14/03/2023



Como estabelecer uma logística de suprimentos bem-sucedida

Livro traz orientações sobre o gerenciamento de cadeias de suprimentos, um assunto de interesse do setor de plásticos, que enfrenta os atuais desafios do mercado global.

10/03/2023



Baterias de veículos elétricos de última geração terão gabinete em compósito

Projeto BEMA, da Solvay, que vai desenvolver gabinetes em compósito para as baterias de carros elétricos, recebeu financiamento da agência nacional britânica de inovação.

07/03/2023



NR-12 no metaverso, treinamento em realidade virtual

Empresa brasileira lançou treinamento sobre segurança do trabalho que é realizado em ambiente digital a partir do uso de óculos de realidade virtual.

07/03/2023



Husky propõe ambiente de produção com foco nos desafios da atualidade

Desenvolvedora canadense de máquinas, sistemas conectados e ferramental vai levar para a Plástico Brasil um pacote de soluções tecnológicas para que os fabricantes de produtos plásticos enfrentem da melhor forma as instabilidades de mercado.

07/03/2023



Evento do setor de PET acontece presencialmente em SP

Conferência internacional PETtalk vai reunir especialistas do ramo do poli(tereftalato de etileno) (PET) e será realizada este mês.

07/03/2023



Fabricante de portas rápidas de PVC comemora crescimento de 20% ao ano

CEO da Rayflex, Giordania Tavares, comenta o crescimento do faturamento da empresa e a conquista de 35% do mercado de portas industriais no Brasil.

07/03/2023



Impressão 3D, um universo de processos e tecnologias

Livro aborda os processos utilizados para a fabricação de peças e componentes por manufatura aditiva e traz informações sobre o projeto de uma impressora 3D.

03/03/2023



De vilão a herói: plástico rotomoldado reduz furto de grelhas de bueiros em São Paulo

Polietileno rotomoldado é usado como alternativa ao ferro fundido na fabricação de grelhas para bueiros na Cidade de São Paulo. A iniciativa reduziu o número de furtos desses itens.

03/03/2023



Stand-up pouch biodegradável para alimentos orgânicos

Fabricante brasileira de embalagens desenvolve linha de stand-up pouches compostas por polímeros biodegradáveis.

03/03/2023



Dispositivos médicos: as diferentes faces de um forte mercado

Ao mesmo tempo em que abastece o mercado interno e tem sucesso nas exportações, o setor também enfrenta a falta de apoio à sua evolução tecnológica.

28/02/2023



Portas e barreiras de segurança para o chão de fábrica

Linha de portas e barreiras de proteção conta com modelos que têm abertura de 1.500 mm para a direita e esquerda.

28/02/2023



Robôs industriais serão tema de curso EAD

Treinamento ministrado por especialistas em robótica e automação industrial abordará exemplos de aplicação de autômatos em linhas de produção.

28/02/2023



Revestimento para moldes aumenta a resistência à abrasão e à corrosão

Novo revestimento desenvolvido pela Oerlikon Balzers, com espessura de 7 mícrons, pode proteger cavidades e superfícies de moldes usados para processar resinas virgens e recicladas.

28/02/2023



Curso sobre tendências circulares em polímeros acontece em março

Treinamento on-line promovido pela ABPol vai abordar o ciclo de vida de plásticos e a destinação correta de embalagens pós-consumo. O curso será ministrado por professor da UFSCar.

28/02/2023



Ambiente virtual conta com ferramentas para impressão 3D

A plataforma digital Nexus, lançada pela Hexagon, conta com recursos para trabalhos de manufatura aditiva e para processamento de dados em tempo real na indústria de plásticos.

28/02/2023



Ferramentarias atentas à evolução tecnológica

Instalação de sensores nos moldes e atenção ao padrão mundial de qualidade estão nos planos das fabricantes de moldes para o setor de plásticos.

17/02/2023



Capacitação gratuita para ferramentarias voltadas para o setor automobilístico

Na plataforma digital Rota in Curso, os profissionais de ferramentarias e de diversas áreas ligadas ao setor de plásticos encontram uma série de cursos gratuitos sobre manufatura, indústria 4.0, entre outros.

17/02/2023



Mercado em alta para os plastificantes

Instituto de pesquisa europeu estima aumento da demanda por aditivos plastificantes, inclusive os livres de ftalatos. O insumo é fundamental para o processamento do PVC.

17/02/2023



Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno

ABNT publica a primeira norma brasileira sobre caracterização de grafeno, material que pode ser usado na formulação de compostos plásticos funcionais.

16/02/2023



Curso EAD aborda tryout em tempo recorde

Treinamento ministrado pelo IAP tem a otimização de tryout de moldes como tema central.

16/02/2023



Trabalhos sobre materiais poliméricos podem ser inscritos na ABM Week

Estão abertas as inscrições para a apreseção de trabalhos na ABM Week, que acontece em agosto.

16/02/2023



Novos cursos on-line serão promovidos por instituto espanhol

Reciclagem mecânica e reciclagem química são os temas centrais de dois treinamentos promovidos pelo Aimplas. As inscrições estão abertas.

14/02/2023



Acordo entre empresas de automação industrial vai beneficiar o setor de plásticos

THK e Yaskawa Elétrico firmam parceria no Brasil visando atender a demanda por sistemas automatizados na indústria dos plásticos.

15/02/2023



Parceria no setor de resinas unifica a oferta de compostos e especialidades

Dakhia e Produmaster selam acordo que vai unir os portfólios de polímeros de engenharia e compostos de polipropileno (PP).

14/02/2023



Campanha de reciclagem de espumas de PU será estendida

Programa Reuse seguirá promovendo a reciclagem de materiais provenientes de geladeiras e freezers, como o poliuretano, até o final do primeiro semestre de 2023. Maior interesse do público é um dos motivos.

14/02/2023



Novo aditivo combina efeitos para melhorar o desempenho de reciclados

Produto da Kraton comercializado pela Brenntag combina modificador de impacto e compatibilizante em um só aditivo melhorador de materiais reciclados.

14/02/2023



Impressora 3D para fabricação de peças em poliamida

Empresa brasileira comercializa impressora 3D indicada para a produção de componentes em poliamida 11 ou 12.

14/02/2023



Como resolver problemas do processo de injeção de plásticos

Livro digital que traz sugestões para a resolução de problemas recorrentes no processo de injeção de plásticos está disponível para download gratuito.

10/02/2023



Chamada de trabalhos sobre bioplásticos

Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável acontece em abril e tem inscrições abertas para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

07/02/2023



Compósitos e polímeros serão tema de curso on-line com duração de 24 meses

Almaco e IPT promovem curso on-line sobre materiais compósitos e polímeros que será ministrado por um corpo docente especializado em diversas áreas ligadas ao setor de plásticos. O conteúdo será dividido em 19 módulos.

07/02/2023



Indústria do PET segue em crescimento

Boa relação custo-benefício, estabilidade no fornecimento e até mesmo o fenômeno El Niño devem favorecer o aumento do consumo de embalagens PET, que deverá ser de 4%, de acordo com a Abipet.

07/02/2023



Silo-bolsas de PA têm alta resistência à perfuração e ao rasgamento, mesmo com paredes finas

Empresa japonesa desenvolveu uma linha de poliamida recomendada para a fabricação de silo-bolsas, um insumo de alta demanda no agronegócio.

07/02/2023



Curso vai tratar da cristalização de polímeros

ABPol tem inscrições abertas para curso on-line que vai abordar os fenômenos relacionados à cristalização de polímeros. Treinamento será ministrado por engenheiro de materiais da UFCG.

07/02/2023



Resíduos plásticos dão origem a solventes de alta pureza

Projeto de pesquisa das europeias Clariter e TotalEnergies Fluids resultou na obtenção de solventes ultrapuros destinados à indústria farmacêutica, obtidos a partir da reciclagem química de resíduos plásticos.

01/02/2023



Novo aditivo promove uma reciclagem mecânica mais limpa e com redução de odor

BASF lança uma solução biodegradável para a limpeza e redução de odor dos materiais plásticos destinados à reciclagem mecânica.

03/02/2023



Inteligência artificial vai auxiliar na formulação de compostos

Ferramenta Lucidiris, da DSM Materials, emprega recursos digitais avançados no desenvolvimento de formulações com propriedades mecânicas e cores sob medida.

01/02/2023



Vendas de plásticos tiveram alta de 5,5% entre 2021 e 2022

Adirplast divulgou pesquisa realizada junto às empresas associadas que mostrou aumento de vendas de plásticos em diferentes setores.

31/01/2023



Acordo coloca a reciclagem química na rota do polipropileno

Braskem estabelece acordo de fornecimento de matéria-prima para a produção de polipropileno circular certificado.

31/01/2023



Fabricante de facas para equipamentos de reciclagem investe em nova filial em SP

Empresa brasileira prevê a instalação de uma unidade especializada em serviços de afiação no primeiro semestre de 2023. Investir na fabricação e afiação de facas também está nos planos.

01/02/2023



Compostos com fibra de carbono poderão ser reciclados

Companhia japonesa habilitou um sistema de reciclagem que permite recuperar a fibra de carbono sem quebrá-la, preservando suas propriedades iniciais.

31/01/2023



Concurso para pequenas empresas que investem em inovação tem inscrições abertas

A CNI e o Sebrae vão premiar empresas e pesquisadores com bolsa de estudos em curso de educação executiva do Senai, além de participação em programas de inovação na indústria.

31/01/2023



Formação de técnicos, um assunto urgente para a indústria

Análise do Observatório Nacional da Indústria aponta abertura de vagas em 2023 e déficit de mão de obra técnica para a indústria.

27/01/2023



Plásticos são atração em museu da ciência

O Museu Catavento, tradicional espaço de divulgação científica na Cidade de São Paulo, recebe uma exposição que leva ao público ideias sobre a economia circular dos plásticos.

27/01/2023



Lei torna obrigatório o uso de PET reciclado no Estado de São Paulo

Diretriz paulista estabelece que a proporção de material reciclado na composição de novas embalagens passe de 20% para 30% no prazo de dez anos.

24/01/2023



Peças tubulares impressas em 3D serão usadas pelo setor de óleo e gás

Professor e alunos da UFES desenvolvem peças-protótipo tubulares fabricadas por manufatura aditiva para operações de extração de petróleo. As peças são feitas em uma impressora 3D comercializada pela LWT Sistemas no Brasil.

24/01/2023



Termoplástico obtido a partir de resíduos mistos é usado em produtos para pets na Colômbia

Sinergia entre fornecedora israelense e fabricante colombiana de itens para animais domésticos resulta no lançamento de casinhas para cães feitas com termoplástico contendo resíduos mistos. O material também está no mercado brasileiro.

24/01/2023



Fios e cabos de PE reticulado poderão ser reciclados

Processo de reciclagem química desenvolvido pela Borealis vai reinserir na cadeia produtiva o polietileno reticulado usado em fios e cabos e no setor de infraestrutura.

24/01/2023



Programa de inovação vai levar empresários para os Estados Unidos

CNI e Embrapii promovem programa de especialização que acontece em fevereiro em Washington, Nova Iorque e Boston. As inscrições seguem abertas.

24/01/2023



Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem

Regulamentação de sistemas de logística reversa de embalagens avançou em alguns estados brasileiros no final de 2022, ampliando também os horizontes dos recicladores de materiais plásticos.

23/01/2023



Reciclagem de PMMA: um caminho de oportunidades

Setor de acrílico aposta na reciclagem de chapas coloridas e cristal para fabricação de novos produtos para a área de comunicação visual e sinalização. Especialista comentou sobre as possíveis aplicações e o potencial deste segmento.

17/01/2023



Cursos on-line e presenciais acontecem nos próximos meses

Agenda de cursos de nível superior e treinamentos técnicos sobre processamento de plásticos, operação de máquinas e gestão da produção começa em fevereiro.

17/01/2023



Um novo destino para os resíduos de poliuretano

Alunas da Fatec de Mauá (SP) pesquisaram o reaproveitamento de resíduos de poliuretano como carga em novas formulações.

17/01/2023



Eficiência energética nas pequenas indústrias paulistas

Programa de financiamento de agência paulista vai auxiliar pequenas e médias indústrias na implementação de projetos que visem à redução ou racionalização do consumo de energia.

12/01/2023



Projeto propõe a produção de plásticos a partir de resíduos de café

Produção de embalagens é um dos possíveis destinos dos filmes plásticos obtidos a partir da borra de café.

12/01/2023



Construção híbrida torna mais seguros gabinetes para instalações elétricas

Estrutura de travamento em termoplástico e núcleo em aço inoxidável garantem o bom desempenho de gabinetes para ambientes agressivos.

11/01/2023



Plásticos e tecnologia em curso on-line

Treinamento da UFSCar terá módulos sobre propriedades de polímeros e avaliação do ciclo de vida de materiais.

13/12/2022



Tecnologia e confiança no mercado brasileiro

Fabricante de itens para construção civil reorganiza instalações, investe em equipamentos e desenvolve em casa seus recursos de indústria 4.0.

13/12/2022



Equipe de gestão definida

A Adirplast divulgou quem serão os membros de sua alta gestão para o biênio 2022-2024.

13/12/2022



Um Natal com menos resíduos plásticos

Empresa do setor de soldagem de plásticos dá apoio a programa de despoluição dos oceanos.

13/12/2022



Como incorporar práticas de ESG às rotinas industriais

ABNT vai lançar documento sobre diretrizes para a implementação de práticas de ESG na rotina de empresas e instituições.

13/12/2022



As cores de 2023, na visão de quem fornece

Empresas que desenvolvem e comercializam insumos para coloração de resinas termoplásticas apontam as tendências de cores para o próximo ano.

13/12/2022



Mais eficiência energética na indústria

Catálogo virtual traz informações sobre equipamentos e tecnologia para empresas que buscam eficiência energética.

07/12/2022



Reciclagem avança por todo o Brasil

Relatório da Maxiquim, encomendado pelo PICPlast, apontou crescimento de 14,7% na produção de plásticos reciclados pós-consumo. O estudo detalha também a origem dos resíduos e o desempenho por região.

07/12/2022



Digitalização dá apoio à produtividade

Braskem investe em sistema avançado de controle de processo para monitoramento simultâneo de mais de sete mil equipamentos.

07/12/2022



Desmoldantes para peças plásticas e de elastômero

Produtos comercializados em versões com e sem silicone compõem linha de lubrificantes.

06/12/2022



Moldes e sistemas de câmara quente para plásticos

Empresa brasileira desenvolve ferramental e equipamentos para linhas de produção de itens plásticos.

06/12/2022



Tecnologia e sustentabilidade na agenda dos transformadores por sopro

Pesquisa para atualização do guia de transformadores por sopro aponta que as empresas do setor direcionam suas ações à demanda por materiais que atendem metas de sustentabilidade, além de apostarem na impressão 3D como auxiliar no desenvolvimento de produtos.

07/12/2022



Impressão 3D de materiais que absorvem muita umidade

Sistema de secagem que trabalha em linha com impressoras 3D evita problemas na obtenção de peças em materiais higroscópicos (que absorvem muita umidade), tais como náilon (PA) e PET.

07/12/2022



Chillers para o setor de transformação de plásticos

Linha de equipamentos é composta por diferentes versões de sistemas de refrigeração e acessórios complementares.

01/12/2022



Reciclagem de PET em alta

Dados do 12° Censo da Reciclagem, da Abipet, posicionam o Brasil na liderança mundial da reciclagem de PET.

29/11/2022



O que aconteceu nas feiras internacionais de 2022

Conferência terá apresentações sobre tecnologias e tendências que foram destaques nas feiras K 2022, drinktec e Sial Paris.

29/11/2022



Bioplásticos e sustentabilidade serão tema de evento

Congresso científico sobre bioplásticos vai reunir pesquisadores, especialistas e representantes de empresas que atuam no setor em 2023.

29/11/2022



Consórcio visa acelerar a indústria 4.0 no Brasil

Empresas firmaram acordo para promover a formação de profissionais e a transformação digital.

29/11/2022



Aço para moldes e matrizes em versão para manufatura aditiva

Recomendado para a confecção de matrizes de extrusão e moldes de injeção, o aço H13 ganhou uma versão em pó, a ser utilizada na impressão 3D de ferramental para processos de transformação de plásticos.

28/11/2022



Manufatura aditiva na universidade

Empresa e Centro universitário vão promover o uso de manufatura aditiva em projetos de alunos.

25/11/2022



Estacas pranchas de PVC para construção limpa

Empresa brasileira passou a fornecer barreiras de PVC para contenção e escoramento na construção civil.

23/11/2022



Moldes de zamac podem ajudar a reduzir custos na transformação

Parceria entre Senai e empresa do setor de ligas metálicas resulta na aplicação do zamac na produção de moldes para injeção, proporcionando ciclos mais rápidos e redução de custos.

23/11/2022



Filme shrink feito de PCR

Filmes termoencolhíveis compostos por plástico reciclado agora em fardos de cerveja.

22/11/2022



Parceria pela expansão da economia circular

Empresas com destacada atuação em seus setores trabalham juntas para promover um ecossistema circular para os plásticos, com ênfase nas embalagens.

22/11/2022



Expansão no rastro da recessão chinesa

Desaceleração da produção industrial na China abriu oportunidade de crescimento para a Astra, que reformula suas operações e investe em equipamentos para atender ao mercado de construção civil.

22/11/2022



Reciclagem de resíduos eletrônicos em programa socioambiental

Empresas vão promover programas de reciclagem de plásticos provenientes de eletroeletrônicos.

22/11/2022



Robotização e transformação digital integradas

Empresas se unem para promover a automação robótica de processos.

23/11/2022



Máquinas brasileiras na K: uma história de sucesso

Comércio de equipamentos industriais fornecidos por empresas brasileiras movimentou US$ 15,4 milhões durante a feira alemã.

16/11/2022



Ferramentarias brasileiras mais competitivas

IPT lidera projeto que visa promover a capacitação e a competitividade das ferramentarias nacionais ligadas ao setor automotivo.

16/11/2022



Reciclagem em ciclo fechado

Novos equipamentos foram projetados para atender à demanda de ciclos fechados de reciclagem de PET, PS e poliolefinas.

16/11/2022



Para entender a indústria petroquímica

Treinamento vai destrinchar os esquemas produtivos e a dinâmica da indústria petroquímica.

16/11/2022



Nanomateriais à base de grafeno em curso on-line

Características e aplicações de nanocompósitos poliméricos estão entre os temas que serão abordados.

16/11/2022



Acordo em prol do setor do PVC

A ABNT e o IBPVC vão conduzir trabalhos para o desenvolvimento de normas técnicas e certificação.

11/11/2022



Como empreender no setor de plásticos

Treinamento para a criação de empreendimentos no setor de plásticos segue com inscrições.

10/11/2022



Poliamida reciclada na impressão 3D

Empresas se unem para desenvolver versão sustentável de poliamida para manufatura aditiva.

10/11/2022



Internet das coisas para a indústria

Encontro nacional da ABII acontece no ABC Paulista e inclui este ano uma feira para demonstração de soluções em IIoT e indústria 4.0.

09/11/2022



Sob nova direção

A Abipet divulgou quem são os novos membros de sua diretoria.

08/11/2022



Consórcio vai promover a reciclagem de baldes

Empresas brasileiras se engajaram em programa de reciclagem de recipientes e outros itens plásticos.

08/11/2022



Instrumentos cirúrgicos poderão ser reciclados

Polímero de alto desempenho usado na fabricação de instrumentos cirúrgicos poderá ser reciclado e voltar à cadeia de valor em aplicações técnicas.

08/11/2022



Indústria de capacetes em bom momento

ABS é a base da fabricação de capacetes, cuja demanda disparou com o aumento da frota de motocicletas.

07/11/2022



Desenvolvimento de produtos plásticos em curso gratuito

A Fatec segue com inscrições abertas para graduação na área de plásticos até dezembro.

07/11/2022



Peças injetadas com a resistência do aço

Injeção de pós metálicos ganha espaço como processo que permite obter componentes em metal de forma seriada.

04/11/2022



Conheça meios para economizar energia na indústria

Além do uso de fontes alternativas de energia, há opções mais acessíveis e fáceis de implementar que promovem a eficiência energética nas operações industriais.

04/11/2022



Parceria no setor de compostos

Aliança entre empresas aumenta a gama de compostos de PP oferecidos ao mercado brasileiro.

03/11/2022



Investimento em reciclagem e energia limpa

Empresa passou a reaproveitar suas sobras de plástico bolha e pretende ter uma central de reciclagem movida a energia limpa.

01/11/2022



Gerenciamento de cores a serviço da produtividade

Ferramentas de gerenciamento de cor permitem obter formulações precisas, evitar a execução de testes físicos e corrigir possíveis desvios antes da entrada em produção.

01/11/2022



Evento sobre polímeros e processo seletivo

O Senai vai realizar ainda este ano uma série de palestras sobre polímeros e sustentabilidade, entre outros temas. Também abriu inscrições para curso superior que começa em 2023.

01/11/2022



Cresce a exportação de componentes para calçados

Cabedais e solados em materiais plásticos estão entre os itens cuja exportação aumentou em 22% em relação ao ano passado, tendo como principais destinos países da América Latina e Estados Unidos.

04/11/2022



Tampas elásticas para proteção de moldes e peças metálicas

Companhia brasileira desenvolve e fabrica tampas protetivas flexíveis, similares a bexigas, que são resistentes ao rasgamento e à ação de agentes químicos.

01/11/2022



Desenvolvimento de peças plásticas em evento gratuito

Workshop tratará de aspectos relacionados a projeto e processamento de peças plásticas.

01/11/2022



Esforço conjunto pela inovação

Instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul se unem em aliança pela inovação.

31/10/2022



Segurança cibernética na pauta da indústria

Encarte explicativo sobre cibersegurança foi publicado por instituições ligadas à indústria do plástico. O material pode ser baixado gratuitamente.

28/10/2022



Peças técnicas de alta qualidade a partir de ABS reciclado

Tecnologia baseada em recursos digitais apresentada na feira K permitiu a fabricação de componentes de ABS reciclado com superfície premium.

26/10/2022



Aluguel de equipamentos industriais de pesagem

Balanças eletrônicas e portáteis indicadas para a pesagem de materiais plásticos estão disponíveis para locação.

25/10/2022



Bioplásticos e embalagens antimicrobianas em projeto

Consórcio vai promover o desenvolvimento de biopolímeros para a fabricação de embalagens com ativação contra microrganismos.

25/10/2022



Reciclagem de flexíveis: um desafio que vale a pena

Empresa investe na reciclagem de flexíveis e amplia sua capacidade produtiva tendo em vista o mercado baseado na circularidade dos plásticos.

28/10/2022



PCR brasileiro certificado no mercado europeu

A Plastiweber divulgou na feira K a sua capacidade de produzir PCR 100% reciclado e certificado para aplicação em embalagens.

25/10/2022



Grade de PP para fabricação de embalagens de alimentos

Linha de resinas com alta fluidez, que foi apresentada na K, é indicada para a fabricação de embalagens com alto grau de transparência e com parede fina.

25/10/2022



Injetoras, digitalização e robótica na K

Equipamentos para fabricação de produtos plásticos, sistemas robotizados e manufatura aditiva estão entre as novidades que a Arburg está apresentando no evento.

19/10/2022



Cálculo de emissões para diferentes tipos de resina

Ferramenta digital contém um banco com mais de 500 tipos de poliolefinas e será capaz de calcular a emissão de CO2e relativa a cada uma delas.

19/10/2022



Resinas e ações institucionais

Série de encontros programados pela Braskem durante a feira K vai divulgar ações institucionais e portfólio de produtos da empresa.

18/10/2022



Competências que podem acelerar a digitalização da indústria

Pesquisa sobre profissões e disciplinas relacionadas à cadeia de manufatura do futuro traz informações pertinentes à indústria do plástico. Estudo abrangeu trabalhos que já estão sendo realizados por empresas e instituições.

18/10/2022



Fazendas verticais e os materiais plásticos

Estruturas verticais baseadas em prateleiras e iluminação LED estão transformando o modo de abastecimento de verduras e hortaliças nos grandes centros urbanos. E os materiais plásticos dão suporte a essa revolução.

18/10/2022



Descarte correto de resíduos em festival de música

Coleta de resíduos plásticos em evento musical promove o engajamento da Braskem em políticas de sustentabilidade.

13/10/2022



Rede 5G privativa para a indústria

Sistema de rede de comunicação pensado para o chão de fábrica foi lançado no Brasil, trazendo recursos para proteção de dados.

11/10/2022



Programa de reciclagem de geladeiras e freezers

Parceria promove campanha para destinação correta de espumas de PU provenientes de eletrodomésticos.

11/10/2022



Setor automotivo em alta

Dados da Anfavea sobre o desempenho do terceiro trimestre deste ano indicam aumento de 11,6% na produção e 14,3% nas vendas sobre o período anterior.

11/10/2022



Pigmentos de verão para os plásticos

Fabricante britânica de pigmentos aposta no desenvolvimento de variedades que refletem a luz solar, após verão escaldante no continente europeu.

10/10/2022



Madeira plástica ganha mercado

Apesar do preço ainda alto, o material avança em aplicações como mobiliário urbano, decks e itens para construção civil.

10/10/2022



Custeio de projetos de inovação na indústria

Empresas que buscam financiamento para projetos de inovação na indústria poderão participar de encontros que acontecem este mês.

07/10/2022



Aditivo para biopolímeros chega ao mercado

Agente contribuiu para o aumento da resistência ao impacto e do alongamento de resinas de poli(ácido láctico) (PLA).

04/10/2022



Recorde de diâmetro para tubos de PVC

Empresa espanhola vai exibir na feira K máquinas para a produção de tubos de PVC com 1.200 mm de diâmetro, para uso em sistemas de saneamento, abastecimento de água e irrigação.

04/10/2022



Proteção cibernética para a indústria

Companhia desenvolvedora de sistemas de proteção cibernética para equipamentos industriais que operam conectados a plataformas digitais fez parceria com grupo alemão, o que levou à criação de uma ferramenta que protege dados e impede a ação de hackers.

04/10/2022



Em discussão, um futuro sustentável para os plásticos

Plastics Summit, evento internacional que acontece em Portugal este mês, discutirá a fundo a relação entre a cadeia de valor dos plásticos e as atuais questões ambientais.

04/10/2022



IA e realidade aumentada para o chão de fábrica

Recursos de realidade aumentada, inteligência artificial e gêmeos virtuais farão parte de uma plataforma digital que já tem ferramentas para a modelagem de peças que serão fabricadas por impressão 3D.

04/10/2022



Brinquedos, a indústria de resistência

Fabricante de brinquedos mantém liderança com base em atualização tecnológica do parque industrial e atenção às tendências de mercado.

04/10/2022



Biopolímeros e sustentabilidade serão tema de evento internacional

Seminário internacional que reunirá especialistas em bioplásticos e biocompósitos sustentáveis já tem data e local definidos.

27/09/2022



Encontros sobre bioplásticos na K

Visitantes da feira poderão participar de encontros sobre oportunidades de negócios envolvendo o uso de bioplásticos.

27/09/2022



Flexíveis se transformam em tampas, fechando o ciclo de uso dos plásticos

Parceria leva à produção de tampas de polipropileno biaxialmente orientado proveniente de embalagens do tipo sachê.

27/09/2022



Reciclados chegam aos envelopes de e-commerce

Ecossistema de reciclagem da Região Metropolitana de Curitiba dá condições para o sucesso na aplicação de plástico reciclado em envelopes destinados ao comércio eletrônico em todo o País.

27/09/2022



Sistema voltado para as necessidades das ferramentarias

Aquisição no setor de software poderá resultar em atendimento especial às necessidades dos fabricantes de moldes, matrizes e estampos.

27/09/2022



Fábrica de tubos e conexões plásticas em construção

Nova unidade será implantada no interior de SP e a previsão é que inicie suas operações em 2023.

27/09/2022



Impressão 3D de metais em escala industrial

Equipamento para manufatura aditiva em larga escala a partir de pós metálicos chega ao mercado.

21/09/2022



Aumenta o consumo de resinas e filmes

Levantamento indicou um aumento da distribuição de resinas commodities e plásticos de engenharia, e de filmes BOPP e BOPET.

20/09/2022



PA para produção de embalagens com parede fina

Poliamida indicada para a fabricação de filmes e recipientes para o acondicionamento de alimentos chegou ao Brasil.

20/09/2022



Manual para uso de energia renovável na indústria

Publicação aborda a adoção de fontes de energia renovável como parte das estratégias de eficiência energética e redução de impacto ambiental, e pode ser baixada gratuitamente.

28/09/2022



Produção em alta na indústria

Estudo apontou um aumento da intenção de investimento no setor, bem como da utilização da capacidade instalada.

20/09/2022



Plásticos reciclados e bioplásticos podem ser soldados?

A possibilidade de unir peças plásticas fabricadas a partir de reciclados por meio da soldagem por ultrassom foi discutida em entrevista com executivo de uma fabricante de máquinas que vai expor na K 2022.

20/09/2022



O sucesso associado ao investimento em tecnologia

Fabricante cearense de pré-formas e frascos investe em equipamento para aumentar a produção e suprir o vigoroso mercado das regiões Norte e Nordeste.

15/09/2022



ABPol abre programa para avaliação da qualidade de ensaios

Empresas e instituições têm até 11 de outubro para se inscrever em programa da Associação Brasileira de Polímeros que avalia a qualidade de equipamentos laboratoriais, assegurando a precisão das análises realizadas por eles.

14/09/2022



Prevenção de riscos em operações com injetoras

Curso terá como tema central a adoção de procedimentos para evitar acidentes em plantas industriais que processam plásticos.

13/09/2022



Filme se torna autoesterilizante ao ser exposto à luz

Pesquisadores de universidade irlandesa desenvolveram um filme plástico fino e flexível cuja capacidade de autoesterilização é ativada pela luz.

13/09/2022



Polímeros e sustentabilidade serão temas de MBA

Formação terá disciplinas sobre manufatura aditiva e soluções para a reciclagem de materiais plásticos.

13/09/2022



Ambiente virtual pode ser testado gratuitamente

Plataforma digital está disponível para empresas que desejam testar ferramentas para modelagem de peças plásticas. Os usuários poderão acessá-la por meio de smartphones e tablets.

13/09/2022



Novas impressoras 3D industriais

Equipamentos de classe industrial têm modelos com capacidade para 18 e 64 litros.

13/09/2022



Política industrial para os produtos médicos

Representantes da indústria de produtos médicos se unem em proposta de política industrial que poderá favorecer os fabricantes de plásticos que fornecem para este segmento.

12/09/2022



Novo perfil do setor de plásticos

Publicação da Abiplast traz os dados completos sobre desempenho das empresas de transformação e reciclagem no Brasil, além de informações sobre a análise do ciclo de vida de produtos plásticos.

12/09/2022



Automação modular para termoformadoras e projeto de apoio à reciclagem

Flexibilidade nos processos de automação e um projeto de codificação de embalagens que simplifica a sua reciclagem serão mostradas por empresa alemã na feira K.

12/09/2022



Aditivos para os plásticos nos carros elétricos

A fabricação de conectores de alta voltagem, barramentos e outros itens necessários aos veículos elétricos demanda aditivos com requisitos especiais de retardamento da propagação de chama, além de propriedades dielétricas.

06/09/2022



Centro em prol da economia circular

Espaço de cooperação em projetos de embalagens e reciclagem está disponível para empresas do ramo de plásticos.

06/09/2022



Compostos de PP em novos grades

Duas linhas de polímeros à base de polipropileno reforçado com fibras de vidro curtas podem ser usadas na fabricação de peças com parede fina.

06/09/2022



Possível baixa no preço da energia elétrica

Análises do Operador Nacional do Sistema Elétrico a respeito das condições dos reservatórios e projeções sobre a geração de energia apontam a redução dos custos de operação do sistema, com possível redução das tarifas ao consumidor.

05/09/2022



Milhões em negócios na indústria

Organização da feira Intermach, que acontece este mês em Joinville (SC), estima volume de negócios recorde para as empresas participantes.

02/09/2022



Nanocompósitos poliméricos, ciência e manufatura

Livro versa sobre as propriedades de nanomateriais poliméricos e aborda a sua aplicação na cadeia de transformação de plásticos.

28/09/2022



Consumo de masterbatches segue rota de expansão

Concentrados de cor branca e as aplicações em embalagens puxam o consumo de masterbatches, de acordo com estudo.

31/08/2022



Pré-polímeros para formulação de PU

Linha de materiais à base de policarbonato e isocianato chega ao Brasil.

30/08/2022



Fábrica virtual de poliuretano adota a tecnologia do metaverso

Treinamentos e imersão à distância nos processos produtivos são alguns dos recursos do ambiente virtual proporcionado pelo metaverso industrial, que será usado por empresa do ramo de poliuretanos.

30/08/2022



Bioplásticos em embalagens de refrigerantes

Em parceria com a holandesa Avantium, Ambev vai adquirir o bioplástico PEF para utilizar em garrafas de refrigerantes da marca.

30/08/2022



Certificado europeu de qualidade para empresa brasileira

Empresa gaúcha recebeu a certificação RecyClass, que atesta a qualidade dos seus produtos reciclados.

30/08/2022



Financiamento à inovação digital na indústria

Programa vai selecionar trabalhos sobre tecnologias digitais na indústria, podendo custear até 90% do seu desenvolvimento.

30/08/2022



Tecnologia na coloração de plásticos reciclados

Serviço de análise da possibilidade de coloração de plásticos pode simplificar a rotina de recicladores e usuários de material reciclado.

30/08/2022



Engajamento na reciclagem de plásticos

Parceria entre empresas é parte de um programa que visa promover a reciclagem e economia circular.

23/08/2022



Reciclados em pauta para os fabricantes de injetoras

A consolidação do mercado de resinas recicladas leva fabricantes de injetoras a conceber equipamentos que assegurem o uso eficiente desses materiais.

23/08/2022



Plástico em prol das aves

Filme de PVB com insertos reflexivos concebido para evitar a colisão de pássaros com edifícios chega ao Brasil.

23/08/2022



Fabricação de canudos com materiais sustentáveis

Fabricante de máquinas vai compartilhar experiências com a fabricação de canudos para bebidas em materiais sustentáveis.

24/08/2022



Soldagem de peças plásticas com isolamento acústico

Modificações de projeto tornam máquina para soldagem por ultrassom mais silenciosa e ergonômica.

22/08/2022



Crescimento em grande escala no horizonte dos bioplásticos

Estudo traça previsões para os negócios com bioplásticos nos próximos 10 anos, levando em conta as oportunidades de mercado, o grau de maturidade tecnológica e os desafios a serem enfrentados.

18/08/2022



Curso online sobre blendas poliméricas

Propriedades e aplicações de blendas estão entre os temas que serão abordados por um especialista em polímeros.

16/08/2022



Bioplásticos na coleta de lixo orgânico

Curitiba vai testar o uso de sacos plásticos biodegradáveis na coleta de resíduos orgânicos.

16/08/2022



Aferição de cor e brilho ao vivo

Evento gratuito sobre colorimetria e teoria da cor terá sessões dedicadas à análise de peças plásticas apresentadas pelo público.

17/08/2022



Sucesso no reaproveitamento de embalagens de defensivos agrícolas

O Dia Nacional do Campo Limpo, que apresenta os resultados do programa de reaproveitamento de embalagens de defensivos agrícolas, celebra a destinação correta a 680 mil toneladas de itens desde o início do programa, em 2002.

16/08/2022



Espectrofotômetro de bancada

Equipamento faz aferição de cor e brilho simultaneamente e é indicado para analisar materiais plásticos granulados, micronizados ou em estado fundido.

16/08/2022



Agronegócio avança e traz perspectivas para a plasticultura

Balança comercial do setor agro reflete um bom momento e favorece investimentos no segmento de plasticultura.

16/08/2022



Tempos pra lá de interessantes

Fatores imponderáveis estão transformando a forma como se organizam as atividades humanas em diversas áreas, e não poderia ser diferente na indústria.

12/08/2022



Marketing digital para a indústria

Evento híbrido vai tratar de estratégias traçadas especialmente para o segmento industrial.

11/08/2022



Logística reversa é tema de manual

Publicação que aborda temas ligados à reciclagem de resíduos e sustentabilidade está disponível para download gratuito.

23/01/2023



Investimento no setor de filmes de PVC

Empresas do ramo de filmes plásticos e de laminados sintéticos se unem para produzir embalagens para o ramo farmacêutico.

09/08/2022



Relatório aponta colapso dos preços globais de petroquímicos

Índice mensal da ICIS aponta queda acentuada dos preços, em cenário de recessão mundial.

09/08/2022



Energia limpa para o processo de rotomoldagem

Em projeto pioneiro, a Fortlev vai usar unidades de armazenamento de energia térmica para alimentar suas linhas de rotomoldagem de caixas d’água. Parceria com a fornecedora israelense também vai permitir que a empresa comercialize as unidades no Brasil.

09/08/2022



Plásticos para a área médica: o futuro deste setor

Livro tem como tema central a importância do uso de plásticos na área médico-hospitalar e o potencial deste mercado. A obra também aborda as tendências do setor.

08/08/2022



Aumenta a demanda por resinas recicladas e empresas investem em novos equipamentos

Levantamento exclusivo da Plástico Industrial mostra que 77% dos recicladores registraram aumento de demanda após a pandemia e 58% deles têm intenção de comprar novas máquinas para atender a esse dinâmico mercado.

06/09/2022



Curso gratuito sobre NR 12

Treinamento que abordará o uso de equipamentos industriais será realizado este mês.

08/08/2022



Novo corte de impostos sobre insumos do setor de plásticos

PVC, PP e PET estão na lista de insumos que terão redução da alíquota de importação.

05/08/2022



Maquinário de Taiwan e manufatura inteligente em discussão

Máquinas e feiras comerciais de Taiwan serão apresentadas e discutidas em evento on-line que acontece em setembro e deverá contemplar também discussões sobre os desafios da manufatura de plásticos e borrachas.

04/08/2022



Embalagens circulares e investimento em reciclagem

Centro de desenvolvimento da Braskem vai promover a integração dos elos da cadeia de produção no projeto de embalagens que tenham o menor impacto ambiental possível. Empresa anunciou também a compra da Wise Plásticos, do setor de reciclagem, ampliando sua atuação em projetos de economia circular.

03/08/2022



Reciclagem de cápsulas de café em alta

Programa de reciclagem comemora a coleta de duas toneladas de cápsulas de café em pouco mais de um ano.

02/08/2022



Fabricante de utensílios plásticos investe em venda direta

Portal de e-commerce da Plasvale será destinado a consumidores do tipo pessoa jurídica, oferecendo descontos e garantia de segurança na compra e no envio dos itens.

02/08/2022



Embalagens de transporte serão tema de curso

Treinamento centrado em embalagens terá aulas sobre economia circular e tendências de consumo.

02/08/2022



Plastificantes para PVC em discussão

O Instituto do PVC vai realizar na próxima semana um evento online para discutir o mercado e as inovações em plastificantes.

01/08/2022



Investimento em inovação na indústria

Centro de estudos inaugurado no Grande ABC é resultado de uma parceria formada entre empresa e universidade.

01/08/2022



Evento promoverá negócios no setor de fixadores industriais

Seminário reunirá empresas brasileiras e taiwanesas do segmento de equipamentos de fixação.

01/08/2022



Limpeza de peças industriais em foco

A limpeza de peças industriais tem sido objeto de pesquisa e desenvolvimento, inspirando soluções que abrangem também os sistemas de lavagem usados na reciclagem. Elas serão mostradas em uma feira específica para este setor, a ser realizada na Alemanha, no mês de outubro.

01/08/2022



Menos é mais

Fabricante alemã de máquinas tem entre as suas principais atrações para a feira K séries de injetoras para a moldagem precisa de peças técnicas e equipamento para reciclagem direta. Os recursos tecnológicos, porém, dão o pano de fundo para o bom desempenho de todo o conjunto.

26/07/2022



Consórcio em prol da reciclagem de embalagens multicamadas

Quatro empresas se uniram para desenvolver embalagens multicamadas à base de PET mais amigáveis à reciclagem.

26/07/2022



Curso superior terá disciplina sobre manufatura 4.0

Treinamento contará com três módulos sobre engenharia, manufatura e produção industrial.

26/07/2022



Fabricantes de tubos em compasso de espera

Dois anos após a promulgação da lei que atualizou o marco legal do saneamento, pouco mudou para as fabricantes de tubulações de PEAD, que estão na base da universalização do acesso às redes de água e esgoto. No entanto, há expectativa de que os investimentos passem a se concretizar em 2023.

26/07/2022



Treinamento para universitários no chão de fábrica

Programa de capacitação para a indústria em Minas Gerais segue com inscrições abertas.

25/07/2022



Pesquisa busca novos produtos à base de cobre com finalidade antimicrobial

Uso da nanotecnologia no desenvolvimento de subprodutos de cobre poderá resultar em novos revestimentos e aditivos com propriedades antimicrobiais.

25/07/2022



Centro de inovação em reciclagem de plásticos será construído na Europa

Laboratório será voltado para pesquisas e ensaios de processos e materiais plásticos reciclados.

19/07/2022



Reciclagem mecânica e química em alta na K

Na série de prévias sobre as atrações da próxima feira K, confira o que a Covestro pretende apresentar.

19/07/2022



Mercado demanda mais agentes plastificantes sem ftalatos

Estudo realizado por instituição europeia prevê alta anual de 3,9% do consumo de aditivos plastificantes isentos de ftalatos.

19/07/2022



Aplicativo faz triagem de plásticos para reciclagem

Programa conta com recursos para identificação de polímeros por meio de espectroscopia próxima do infravermelho (NIR).

19/07/2022



Redução da taxa de importação do PP favorece o transformador

Anúncio da redução da alíquota de importação do PP repercute no mercado de plásticos sob diferentes pontos de vista.

26/07/2022



Conscientização para o descarte correto dos plásticos em final de vida

Espaço da circularidade, mantido pela Adirplast, sensibiliza a população para o descarte correto dos materiais plásticos.

18/07/2022



Transformação digital será tema de curso no Insper

Programa Avançado em Transformação Digital foi concebido de modo a conciliar o uso de recursos tecnológicos com aspectos de gestão.

15/07/2022



Conceito de “máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

Pesquisa sobre o setor de máquinas e equipamentos industriais feita por agência norte-americana mostrou que empresas deste segmento estão focadas no desenvolvimento de pacotes de serviços que reúnam soluções integradas.

14/07/2022



Poliolefinas ganham espaço no mercado europeu de tubos

Expectativa é de crescimento do uso de tubos poliolefínicos nas tubulações com escoamento por gravidade no continente europeu nos próximos anos.

13/07/2022



Resíduos recolhidos em praias são convertidos em novos produtos

Misturar PVC com materiais reciclados para fabricar itens diversos é uma das ações de um programa iniciado no Sul do Brasil.

12/07/2022



Tecnologia e mercado da reciclagem em discussão

Recy-Plastech retorna à sua versão presencial na semana que vem, promovendo discussões sobre tecnologia relacionada à reciclagem de materiais plásticos.

16/08/2022



Seguem abertas as inscrições para projetos de embalagens

Concurso premiará trabalhos sobre inovação em tecnologia e processos para a fabricação de embalagens plásticas.

12/07/2022



Desmoldante interno torna a rotomoldagem mais produtiva

Empresa desenvolveu desmoldante que pode ser adicionado à resina na fase de extrusão ou no produto micronizado, por meio de misturador mecânico ou de forma manual, substituindo os produtos líquidos aplicados na superfície dos moldes.

11/07/2022



Programa para inovação na indústria na América Latina

Consórcio formado por empresas do Brasil e Colômbia promoverá o desenvolvimento da indústria de manufatura.

08/07/2022



Inteligência artificial nas injetoras

Sumitomo Demag prepara para a feira K uma demonstração das possibilidades que a inteligência artificial oferece para os processos de injeção.

08/07/2022



Reciclagem química sob demanda

​​​​​​​Empresa oferece pacote de serviços para o projeto e instalação de plantas de reciclagem química de materiais plásticos. Indústrias de médio porte podem ter no processo uma nova oportunidade de negócio.

08/07/2022



Instituto divulga seu novo endereço e telefone

Entidade especializada em poli(cloreto de vinila) (PVC) tem nova sede na capital paulista.

05/07/2022



Cobot para trabalhos na área de plásticos

Autômato com capacidade para movimentar cargas com peso superior a 15 kg passará a ser comercializado este ano.

05/07/2022



Digitalização a serviço da economia circular

Projeto colaborativo R-Cycle representa os esforços da indústria de máquinas no sentido de promover a economia circular na cadeia de valor das embalagens plásticas.

05/07/2022



Empresas do setor de injeção querem investir em tecnologia e parcerias

Pesquisa realizada por Plástico Industrial constatou que empresas que processam plásticos por injeção planejam modernizar fábricas e investir na implementação das tecnologias associadas ao conceito de indústria 4.0.

05/07/2022



Certificação para boas práticas na gestão de resíduos

Ambipar Certification foi acreditada pelo INMETRO para emitir certificados de gestão de resíduos, uma avaliação que pode interessar a empresas dos diferentes elos da cadeia do plástico.

05/07/2022



Gestão da eficiência energética na intralogística do chão de fábrica

Sistema digital calcula o consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para movimentar moldes e big bags.

30/06/2022



Inscrições abertas para graduação gratuita na área de plásticos

Curso de nível superior sobre desenvolvimento de produtos plásticos terá inscrições até julho.

30/06/2022



Alimentador para extrusoras tem nova versão

Equipamento pode aumentar o rendimento da reciclagem de grânulos plásticos com densidade inferior a 200 kg/m³.

28/06/2022



Biopolímero tem reciclabilidade comprovada

Pesquisa realizada por meio de uma parceria Brasil/Estados Unidos constatou que um biopolímero à base de amido de vegetais usado na fabricação de filmes pode ser reciclado e convertido em matéria-prima para novos produtos.

06/07/2022



Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

Mais de 500 toneladas de aparas industriais provenientes de embalagens serão usadas na produção de mais de 20 mil telhas.

27/06/2022



Desafios da atualidade estarão em pauta na K 2022

Escassez de semicondutores, quebra da cadeia de suprimentos, crise energética e reflexos da guerra na Ucrânia são os desafios que o setor de plásticos enfrenta em nível mundial. Eles foram debatidos em evento que antecede a realização da feira K.

26/06/2022



Indústria europeia de máquinas para plásticos e borracha tem crescimento tímido

China lidera as exportações mundiais de máquinas pela primeira vez, ao passo que diminui a participação dos fabricantes europeus.

20/06/2022



Controle da qualidade de peças plásticas em conteúdo online

Empresa alemã cria série de encontros virtuais gratuitos voltados à melhoria da qualidade de peças plásticas injetadas.

17/06/2022



Extrusão de plásticos – tecnologias e processamentos

Novo livro da Artliber com conteúdo especializado, atualizado e de aplicação tecnológica e prática voltada para profissionais e estudantes da área de polímeros.

16/06/2022



Nova unidade fabril de químicos na Bahia

Companhia anuncia a construção de nova planta no Estado da Bahia voltada para a produção de químicos à base de cloro para atender a demanda decorrente do novo marco legal do saneamento.

14/06/2022



Filmes de BOPP aprovados para contato com alimentos

Fabricante brasileira de embalagens de polipropileno biorientado recebeu certificação internacional.

13/06/2022



Elastômero de base biológica funciona como matéria-prima ou como aditivo

Material termoplástico baseado em borracha de seringueira pode ser moldado em injetoras ou adicionado a formulações de resinas para melhorar propriedades mecânicas.

13/06/2022



Programa para qualificação de fornecedores de embalagens

Inscrições para fabricantes de embalagens plásticas para o segmento de HPPC vão até este mês.

13/06/2022



Poli(hidroxialcanoato) (PHA)

Ficha técnica com as principais características, aplicações e propriedades do poli(hidroxialcanoato) (PHA).

10/06/2022



Inscrições gratuitas para programa de consultoria sobre eficiência energética

Vagas em programa para redução de gastos com energia no chão de fábrica estão disponíveis.

09/06/2022



Relatório aponta os rumos da manufatura inteligente nos próximos anos

Tecnologias habilitadoras e crescimento por regiões são temas do estudo de 320 páginas que projeta forte crescimento para o mercado de fabricação inteligente.

09/06/2022



Empresa de tecnologia para o setor de moldes inicia atividades na Região Sul

Software CAD, treinamentos e prestação de serviços de última geração para empresas de ferramentaria integram o portfólio da Fit, que está se estabelecendo em Caxias do Sul (RS).

07/06/2022



Abalos e perspectivas do mercado europeu de plásticos

Organização da feira K divulga relatório de tendências do setor de plásticos na Europa diante de questões como os desdobramentos da pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia.

07/06/2022



Inscrições abertas para cursos EAD sobre plásticos

Treinamentos ministrados em formato de videoaulas abrangem temas relacionados ao processamento de polímeros.

07/06/2022



Plataforma digital calcula índice de reciclabilidade de embalagens

Ferramenta gratuita faz avaliação com base na composição e tipo da embalagem.

07/06/2022



Investimento no ramo de tubos e conexões de plástico

Fabricante de tubulações vai investir na aquisição de equipamentos tendo em vista o Marco Regulatório do Saneamento.

07/06/2022



Linhas de sensores para a indústria de plásticos

Companhia do Sul do Brasil passa a representar fabricante alemã de sensores.

06/06/2022



Fabricante de injetoras inaugura centro de embalagens

Companhia de máquinas injetoras lançou um novo centro de desenvolvimento de embalagens, com equipamentos próprios, que pode receber moldes e matéria-prima dos clientes.

07/06/2022



Consórcio de pesquisa sobre bioplásticos relata resultados

O projeto europeu Nenu2PHAr, que promove o desenvolvimento e as aplicações do PHA, divulgou os resultados de seus 18 meses de atuação.

03/06/2022



Pesquisa avalia o varejo de resinas plásticas e insumos

Levantamento mostra como o mercado brasileiro de distribuição de resinas commodities, de plásticos de engenharia, de filmes de BOPP e BOPET, e de masterbatches se comportou em 2021.

02/06/2022



Projeto promove a reciclagem de autopeças plásticas

Instituto espanhol desenvolve metodologia para reciclagem de tanques e para-choques de automóveis em fim de vida útil e reaplica o material em peças do setor automotivo.

31/05/2022



Qualificação para profissionais da indústria de plásticos

Plataforma para ensino à distância promove acesso a treinamento sobre gestão de parques fabris e equipamentos industriais.

31/05/2022



Curso sobre stress cracking em plásticos acontece em junho

Mecanismos causadores de falha em materiais plásticos serão um dos assuntos do treinamento.

31/05/2022



Embalagens do tipo stand-up pouch feitas com resina pós-consumo

Projeto conjunto desenvolveu embalagens stand-up pouch para uso não alimentício a partir dos filmes PET feitos com até 30% de PCR.

31/05/2022



Poliamida com consultoria de mercado

Distribuidora de poliamida investe em análise de mercado como serviço adicional para seus clientes.

31/05/2022



Inscrições abertas para projetos sobre eficiência energética em parques fabris

Programa selecionará trabalhos com proposta de reduzir custos com energia em plantas industriais.

31/05/2022



Menos produtos descontinuados na indústria

Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) apurou uma menor taxa de “descontinuação” de linhas de produtos na indústria, um sinal de recuperação das atividades.

26/05/2022



Impressora 3D é divulgada em feira

Equipamento conta com câmara ativamente aquecida e pode processar materiais como PA e PC.

24/05/2022



Mais aproveitamento na reciclagem de fios e cabos 

Empresa do ABC paulista desenvolveu maquinário que separa o material polimérico dos metais presentes em fios e cabos, garantindo, em alguns casos, 99,9% de pureza para o cobre obtido.

26/05/2022



Plataforma digital para monitoramento do chão de fábrica feita no Brasil

Sistema abrange a interconectividade entre máquinas, além da coleta e transmissão de dados em tempo real, in loco e remotamente.

24/05/2022



Ferramentaria é tema de evento nacional

O 14º Encontro Nacional de Ferramentarias, o ENAFER 2022, ocorrerá nos dias 2 e 3 de junho, em Caxias do Sul (RS).

23/05/2022



Feira chinesa em formato virtual

De 25 de maio até 14 de junho, a feira Chinaplas será realizada de forma online, expondo as últimas tecnologias da indústria do plástico e da borracha pelas próximas duas semanas.

26/05/2022



Novo endereço de centro de distribuição no Sul

Empresa muda seu centro de distribuição de filial rio-grandense para a cidade de Caxias do Sul (RS) a fim de diminuir prazos de expedição.

20/05/2022



Novos robôs manipuladores para o setor de plásticos

Empresa passará a fornecer no Brasil robôs manipuladores para o ambiente fabril das empresas que trabalham com injeção de plásticos.

19/05/2022



Injetoras verticais híbridas têm projeto ergonômico

Série de fabricante japonesa é voltada para a moldagem de peças compostas nos setores automobilístico e de eletroeletrônicos.

17/05/2022



Linha de filme reciclado é premiada internacionalmente

Empresa gaúcha foi premiada por organização internacional pela sua linha de plástico filme 100% reciclado, voltada a aplicações de alto desempenho.

17/05/2022



Tratamento natural para a água em circuitos de resfriamento

Sistema dispensa o uso de produtos químicos no tratamento da água de torres de resfriamento e chillers.

19/05/2022



UPgrade: evento sobre plásticos e o meio ambiente

Senai vai sediar evento presencial com interação do público, no formato talkshow, sobre a sustentabilidade do plástico, em comemoração ao dia mundial do meio ambiente.

17/05/2022



Ingressos e planejamento da visita à feira K 2022

A organização da feira alemã já oferece ingressos on-line e também uma ferramenta para planejamento da visita ao evento.

17/05/2022



Avanços na reciclagem química dos plásticos

Braskem investe em novas unidades recicladoras e cria campanha para esclarecer sobre a reciclagem química.

17/05/2022



 VDI oferece diagnóstico do grau de maturidade para a Indústria 4.0

Programa de avaliação inclui realização de diagnóstico, encontros de benchmarking e aconselhamento internacional.

16/05/2022



Manufatura aditiva para reciclagem de plásticos

Livro fornece uma discussão abrangente sobre os avanços na manufatura aditiva tendo como matéria-prima o plástico reciclado.

12/05/2022



Definida nova data para a Inovaplastic

Um dos principais eventos da área de plásticos foi reagendado para o próximo ano.

12/05/2022



Empresas do setor de extrusão têm interesse em recursos digitais

Pesquisa realizada por Plástico Industrial mostrou que as empresas que processam plásticos por extrusão estão atentas à transformação digital e já incorporam algumas das tecnologias facilitadoras da indústria 4.0 em suas rotinas.

10/05/2022



Aumenta a demanda por aditivos retardantes de chama

Estudo feito por instituto alemão prevê alta do consumo de agentes retardantes de chama no ramo de fabricação de veículos elétricos.

10/05/2022



Evento internacional tratará de avanços tecnológicos no setor de plásticos

Simpósio Internacional sobre Tecnologia de Plásticos será realizado em junho, de forma presencial, tendo como grandes temas a economia circular e a digitalização no setor.

07/06/2022



Nova diretoria comercial

Fabricante de sistemas de triagem terá operação brasileira gerida por especialista em resíduos.

10/05/2022



Polisulfona (PSU)

Ficha técnica com as principais características, aplicações e propriedades da polisulfona (PSU).

13/06/2022



Garrafa de água sem rótulo feita a partir de PET reciclado

Amcor desenvolve embalagem para água, da marca argentina Villavicencio, sem rótulo e feita com PET reciclado, reduzindo em 21% a pegada de carbono do produto.

03/05/2022



Tecnologias digitais estão no radar da indústria

Pesquisa da CNI revelou que 69% das indústrias brasileiras fazem uso da tecnologias digitais tendo em vista o aumento de produtividade, a melhora da qualidade dos produtos e a diminuição dos custos de produção.

03/05/2022



Logística reversa de plásticos em eletroeletrônicos

Empresa gestora de resíduos eletroeletrônicos supera meta para 2021 e recicla mais de 800 toneladas de produtos eletroeletrônicos e pilhas no final da vida útil.

03/05/2022



Higienização do chão de fábrica, um fator importante para o ramo de plásticos

Limpeza no ambiente industrial proporciona benefícios à saúde dos colaboradores e contribui para a obtenção de produtos com melhor qualidade. Uma campanha voltada para esta área visa fornecer certificação para empresas.

02/05/2022



Indústria 4.0 será tema de evento no próximo mês

Programação contará com apresentações e debates sobre temas relacionados ao ramo de plásticos.

29/04/2022



Linha de injetoras chega ao mercado nacional

Máquinas apresentam versões com força de fechamento de mais de 1.000 toneladas.

28/04/2022



Injetoras verticais serão comercializadas no Brasil

Linha de máquinas com força de fechamento e capacidade de injeção variadas será fornecida sob encomenda.

12/05/2022



Software para gerenciamento de produção

Programa conta com recursos para coleta e análise de dados provenientes do chão de fábrica.

27/04/2022



Mobilidade elétrica baseada na combinação de materiais

Consórcio formado por empresas dos setores automotivo e de engenharia mecânica desenvolveu uma carcaça de bateria para automóveis elétricos que combina resina epóxi processada por SMC e alumínio, alcançando maior resistência e menor peso para o componente.

27/04/2022



Ciência e tecnologia de compósitos poliméricos

A ciência e o processamento dos materiais compósitos poliméricos são discutidos em novo livro disponível em português.

27/04/2022



Uso de resíduos para fabricar novos materiais

Curso sobre reaproveitamento de resíduos e desenvolvimento de materiais acontece em maio.

27/04/2022



Filamento de PHA para impressão 3D

Empresa holandesa adiciona ao seu portfólio uma linha de filamentos feitos de poli(hidroxialcanoato) (PHA), um biopolímero com boa resistência térmica e possibilidade de biodegradação.

27/04/2022



Aumenta a confiança na indústria de manufatura

Pesquisa feita pela CNI indica alta do índice de confiança empresarial em ramos consumidores de polímeros.

27/04/2022



Alta da demanda por aditivos e cargas para plásticos é tópico de estudo

Pesquisa realizada por instituto europeu prevê aumento da demanda por cargas minerais usadas para melhorar propriedades de resinas termoplásticas.

26/04/2022



Cartão bancário feito de plástico biodegradável

Banco digital lançou no Brasil o C6 Acqua, sua nova versão de cartão de crédito feito com PLA, plástico de origem renovável e biodegradável.

25/04/2022



Ampliação da capacidade produtiva de bioplásticos no Brasil

A ERT pretende expandir, em dez vezes, a capacidade de produção de bioplásticos de sua unidade fabril em Curitiba, para mais de 3 mil toneladas em 2022 e prevê faturamento de R$ 100 milhões.

19/04/2022



Sensores de aproximação para parques fabris

Linha de dispositivos que detectam a movimentação de equipamentos pode ser usada no chão de fábrica.

19/04/2022



Especialidades sob medida

Actplus passará a fornecer uma linha de compostos de plásticos de engenharia com coloração e aditivação sob medida.

22/04/2022



Em boa hora: relógio feito com peças de bioplástico

A japonesa Casio anunciou uma nova linha de relógios com componentes feitos de bioplástico proveniente de biomassa e quer usar materiais sustentáveis no projeto de outros modelos no futuro.

19/04/2022



Criação de gêmeos digitais  para indústria 4.0 se torna mais acessível

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer IOSB desenvolveram um sistema de código aberto que permite a criação e o gerenciamento de gêmeos digitais de produtos e instalações para a indústria 4.0.

18/04/2022



Fique ligado nos próximos cursos e eventos sobre plásticos

Cursos online em 2022 têm data divulgada pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) e tratarão temas como comportamento mecânico, reciclagem e aditivos. Confira e inscreva-se também nos próximos eventos do setor.

18/04/2022



Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem

Notas fiscais emitidas com a venda de materiais recicláveis poderão ser trocadas por certificados de crédito de reciclagem por empresas que geram resíduos. Plásticos e vidros terão prioridade.

14/04/2022



Carimbo digital permite a codificação individualizada de peças plásticas

Empresa suíça desenvolve sistema que imprime um código único peça a peça, em sistemas de injeção, termoformação ou sopro.

14/04/2022



Composição modular e facilidade de integração para novos robôs

Fabricante italiana prospectou dados da Federação Internacional de Robótica para propor um equipamento que tem como características a modularidade e a facilidade de integração.

12/04/2022



Tendências no setor de embalagens flexíveis

Curso vai abordar aspectos que tornam os produtos mais competitivos com menor impacto ambiental.

12/04/2022



Aumenta a demanda por pigmentos brancos para plásticos e revestimentos com resistência UV

Estudo realizado por instituto europeu apontou um aumento da demanda por dióxido de titânio, material indicado para a pigmentação de termoplásticos com a cor branca.

12/04/2022



Solvente "verde" é usado na produção de bioplástico

Novo processo aproveita solventes sustentáveis usados na extração de pigmentos de biomassa de leveduras para fabricar bioplásticos.

12/04/2022



17ª edição do Congresso Brasileiro de Polímeros acontecerá em Joinville

A próxima edição do CBPol, que acontecerá em 2023, tem local e data definidos pela ABPol.

12/04/2022



Ligas metálicas de alta resistência para manufatura aditiva chegam ao Brasil

Pós metálicos poderão dar origem a componentes em aço de alta resistência e em metal duro. No setor de plásticos, as ligas podem ser usadas na fabricação de postiços contendo canais conformais, para resfriamento de moldes.

12/04/2022



Filamento de PLA simula aparência e textura de grama ou musgo

Empresa fornece filamento de origem renovável para impressão 3D que imita a textura e aparência de grama ou musgo. O material é recomendado, por exemplo, para projetos arquitetônicos.

11/04/2022



Universidades e indústria terão acesso a microscópio eletrônico de varredura (MEV)

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) inaugura laboratório de microscopia eletrônica de varredura (MEV) com equipamento de última geração capaz de realizar análises com ampliação de até 1 milhão de vezes. A unidade prestará serviços para empresas e demais instituições de ensino.

08/04/2022



Na vertical: impressão empilhada de alta densidade para componentes industriais

Companhia oferece software e maquinário para impressão 3D empilhada verticalmente para fabricação de peças e componentes industriais.

05/04/2022



Poliamida de fonte renovável em teste

Grupo japonês está acelerando os testes para desenvolvimento de poliamida 66 obtida a partir de biomassa.

04/04/2022



ERP industrial gerencia tarefas na manufatura de produtos plásticos

Sistema aborda desde a aquisição de matéria-prima até o produto final, passando pelo controle de processo.

31/03/2022



A caminho do PET de origem renovável

Empresas do Brasil e do Japão se unem para trazer ao mercado a tecnologia de bioMEG, um dos precursores do PET, proveniente de biomassa. O projeto prevê a construção de três plantas industriais na primeira fase.

31/03/2022



Tubo monomaterial para creme dental “pede” para ser reciclado

Nova bisnaga monomaterial de creme dental, da Colgate, é feita por múltiplas camadas de um único tipo de plástico (PEAD) simplificando a reciclagem deste item. A companhia irá dividir a solução com seus concorrentes.

30/03/2022



Certificação para louças plásticas reutilizáveis

Instituto espanhol foi habilitado para certificar louças plásticas reutilizáveis, a fim de que se tornem uma alternativa viável a produtos de uso único.

29/03/2022



Bioplásticos em discussão

Bioplastics Brazil vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir conceitos, normas técnicas e as perspectivas de mercado para os bioplásticos. 

29/03/2022



Reciclagem de peças de PSU de equipamentos médico-hospitalares

Acordo entre empresas promoverá a conversão de peças de polissulfona em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

13/06/2022



Centro de experiências científicas e digitais

Companhia alemã celebra três anos de seu centro de experiências na cidade de São Paulo (SP), que já contribuiu com mais de 50 desafios de inovação aberta, envolvendo startups no desenvolvimento de protótipos de soluções para seus clientes.

29/03/2022



Desmoldantes à base de água para PU

Produtos são indicados para a desmoldagem de espumas de poliuretano usadas, por exemplo, em sistemas de isolamento.

29/03/2022



Biopolímero e aditivo chegam ao mercado brasileiro

Distribuidora de resinas passa a oferecer um grade de biopolímero e um aditivo promotor de biodegradação.

29/03/2022



Fabricante de periféricos aposta nas feiras presenciais

A evolução dos equipamentos da italiana Moretto será mostrada em quatro feiras setoriais durante o mês de abril.

28/03/2022



Plástico no motor? Engrenagem de PEEK é utilizada em sistema de transmissão

Empresa alemã desenvolve grade de PEEK para engrenagens de transmissão com compensador de massa, que pode substituir componentes de metal.

28/03/2022



Polímero autolubrificante é aplicado em sistema de movimentação industrial

Polímero de alto desempenho com propriedades tribológicas é aplicado em carrinho para sistemas de movimentação industrial pesando até 84% menos, se comparado a dispositivos similares disponíveis em material metálico.

24/03/2022



Técnica para superar as limitações da reciclagem de resíduos complexos

Instituto de pesquisa europeu estabelece mais um projeto voltado à reciclagem química de borrachas e plásticos de reaproveitamento complexo, que podem dar origem a substâncias reutilizáveis na indústria de plásticos.

23/03/2022



Grafeno presente em calçados esportivos

Placas de propulsão feitas com grafeno darão mais conforto a usuários de tênis esportivos.

23/03/2022



Mais conteúdo reciclado para as embalagens plásticas

Uso responsável de recursos e maior conteúdo de reciclados são compromissos do setor de embalagens com a economia de baixo carbono. O assunto estará em alta na próxima feira K.

23/03/2022



Pigmentos de efeito metalizado para acabamento fino de peças plásticas

Linha de pigmentos metálicos confere alto brilho e alta definição de detalhes a peças plásticas.

22/03/2022



Física dos polietilenos – Uma abordagem baseada na microestrutura e nas propriedades mecânicas

Saiba mais sobre o livro que reúne uma compreensão aprofundada sobre as características deste material, abordando aspectos da sua microestrutura, bem como suas propriedades físicas.

16/03/2022



Economia Circular – Debate global, aprendizado brasileiro

A sustentabilidade e economia circular no Brasil discutida em novo livro.

16/03/2022



Distribuição internacional de biocompostos

Compostos poliméricos de base biológica produzidos no Brasil pela ERT contarão com distribuição no Canadá e Estados Unidos.

15/03/2022



Tratamento de água inibe corrosão em sistema de resfriamento de moldes

Processo de tratamento de fluidos dificulta a deposição de resíduos nocivos em sistemas de arrefecimento de moldes.

15/03/2022



Aumenta o faturamento da indústria de embalagens flexíveis

Estudo mostrou alta de 55% no faturamento do setor de embalagens plásticas flexíveis em 2021, se comparado a 2020. A previsão é de recuperação da demanda do setor em 2022.

15/03/2022



Frasco para medicamento é fabricado com 20% menos plástico

Novo frasco passou a ser produzido com 20% menos material sem perda de suas propriedades de barreira. O segredo: um agente de nucleação.

15/03/2022



Cobot para trabalhos no ramo de plásticos

Robô colaborativo indicado para linhas de produção de peças plásticas passou a ser comercializado no Brasil.

15/03/2022



Desenvolvimento local assegura o fornecimento de compostos

Macroplast aposta na criação de compostos para o mercado brasileiro, usando insumos locais e de fontes menos sensíveis ao conflito em solo europeu.

09/03/2022



Essência de baunilha é obtida a partir de garrafas PET pós-consumo

Pesquisadores de universidade inglesa utilizam microrganismos modificados para desenvolver um método de sintetizar a principal substância da essência de baunilha a partir de garrafas PET pós-consumo recicladas.

16/03/2022



Desumidificador que recupera energia térmica

Modelo de desumidificador conta com sistema de recuperação de energia proveniente de aquecimento.

09/03/2022



Representantes da indústria discutem impactos da redução de IPI e do conflito entre Ucrânia e Rússia

Coalizão Indústria se reuniu para avaliar medida tributária que aumenta a competitividade da indústria e pode amenizar os efeitos do conflito em solo europeu que afetará as cadeias globais de suprimento.

08/03/2022



A guerra na Ucrânia e o cenário petroquímico

O conflito entre Rússia e Ucrânia tem potencial para estabelecer uma nova ordem nos mercados de energia e de commodities, com consequências diretas sobre os petroquímicos.

08/03/2022



Quer saber mais sobre plásticos? Associação abre inscrições para os novos cursos de 2022

Novos cursos online em 2022 têm data divulgada pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) e tratarão temas como bioplásticos, microplásticos, patentes, aditivos e mais.

08/03/2022



Injetoras para produção em diferentes escalas

Série de injetoras com força de fechamento de até 6.500 kN conta com modelos em diferentes configurações.

08/03/2022



Fabricante de injetoras compra empresa de automação

Aquisição de empresa do ramo de automação industrial foi anunciada por grupo europeu.

08/03/2022



Filme plástico como solução para o mofo?

A fabricante de filmes plásticos Promaflex lançou um filme plástico adesivo com nanopartículas de prata como solução antimofo, que pode ser aplicada sobre paredes e móveis.

08/03/2022



Serviço de seguro para proteção de máquinas e equipamentos

Seguro abrange cobertura contra furto e danos em máquinas e parques industriais.

04/03/2022



Poli(metacrilato de metila) (PMMA)

Ficha técnica com as principais características, aplicações e propriedades do poli(metacrilato de metila) (PMMA).

04/03/2022



Resolução histórica das Nações Unidas tem os plásticos como alvo

Acordo assinado entre 175 países vai estabelecer mecanismos de cooperação para difusão de tecnologias relacionadas a todas as fases do ciclo de vida dos materiais plásticos.

04/03/2022



Linha de produção baseada na indústria 4.0

Modelo de célula de produção integra conceitos da indústria 4.0, com injetora, robô e equipamentos auxiliares.

03/03/2022



Injetoras elétricas com sistema de algoritmos inteligentes

Linha de injetoras conta com recursos para conectividade com plataformas digitais e sistemas para aprendizagem de máquina.

03/03/2022



O que podemos esperar da “fábrica do futuro”?

Especialista do ramo de robôs que podem ser usados no chão de fábrica comenta sobre tendências da modernização de parques industriais, e menciona exemplos alinhados com os conceitos da indústria 4.0.

17/05/2022



Água em estado supercrítico: impulso para a reciclagem avançada de embalagens plásticas

Parceria entre empresa e a Universidade de Birmingham deverá resultar em uma nova abordagem para a reciclagem de resíduos plásticos mistos.

02/03/2022



Plataforma dá acesso a informações sobre questões regulatórias

Solução digital fornece acesso a informações e consultoria especializada para gerenciamento de questões regulatórias no setor de plásticos.

25/02/2022



Centro de pesquisa sobre grafeno inicia atividades

Entidades brasileiras inauguraram um instituto de nanomateriais que atuará no desenvolvimento de polímeros avançados.

25/02/2022



Extrudados mais precisos graças ao modelamento numérico

Pesquisadora holandesa propõe um modelo numérico capaz de prever o inchamento que ocorre nos polímeros após saírem da matriz de extrusão.

25/02/2022



Parceria vai expandir comércio de resinas plásticas

Fabricante de polímeros planeja aumentar rede de distribuição e serviços.

24/02/2022



Iniciativa dedicada ao aprimoramento de resinas recicladas pós-consumo

Ilha de Economia Circular da Braskem será voltada ao aprimoramento de resina PCR, com meta de processar cerca de um milhão de toneladas até 2030.

24/02/2022



Lixo plástico marinho é reciclado e transformado em móveis

Instituto espanhol promove projetos que retiram resíduos plásticos dos oceanos e os reciclam, transformando o lixo marinho em móveis e outros artigos.

23/02/2022



Peças plásticas impressas em 3D com acabamento de injetadas

Método de pós-processamento melhora substancialmente a qualidade superficial de peças plásticas impressas em 3D.

22/02/2022



Filmes de BOPP com concentrado antiviral chegam ao mercado

Linha de filmes de polipropileno biorientado com íons de prata em sua composição foi lançada no Brasil.

22/02/2022



Intenção de investimento na indústria cresce em fevereiro

Informações divulgadas por entidades do setor industrial e de máquinas indicam que empresas brasileiras pretendem investir em tecnologias voltadas à produção industrial.

22/02/2022



Epóxi à base de plantas permite a reciclagem de fibra de carbono

Pesquisadores de um laboratório norte-americano desenvolveram uma resina epóxi oriunda de biomassa que pode ser reciclada à temperatura ambiente e permite, por pelo menos três vezes, a reciclagem das fibras de carbono.

22/02/2022



Investimento milionário voltado para a economia circular de plásticos

Braskem anunciou aporte de R$ 130 milhões em iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável de polímeros, incluindo a criação de um centro de desenvolvimento em plantas de reciclagem mecânica e química de plásticos.

21/02/2022



Precisão na medição da espessura para laminados plásticos

Medidores trabalham em linha com equipamentos de transformação por processo contínuo.

21/02/2022



Plástico recuperado do oceano é utilizado para fabricar instrumento musical

Iniciativas de canais do YouTube utilizam o processo de reciclagem mecânica de plásticos recuperados para confecção de itens duráveis como uma guitarra elétrica.

18/02/2022



Reciclagem química de plásticos avança na Europa

Acordo estabelece o fornecimento de plástico pós-consumo pela Honeywell para as instalações de reciclagem química da Total Energies.

17/02/2022



Acordo promove cooperação para tornar os plásticos sustentáveis

A UBE e a Universidade Jaume I (Espanha) estabeleceram uma parceria que prevê a criação de uma cátedra voltada a projetos de sustentabilidade, que cuidará da disseminação de informações e conhecimento sobre a importância dos plásticos para a sociedade.

17/02/2022



Cápsulas de café: reciclagem aumenta com o auxílio de programas oficiais

Nestlé reciclou mais de 1 milhão de cápsulas de café e outras bebidas quentes da marca Dolce Gusto em 2021 e pretende manter programas de reciclagem este ano.

16/02/2022



Mercado de estabilizadores para plásticos deve crescer nos próximos anos

Os aditivos estabilizadores para plásticos prolongam a vida dos produtos moldados e devem ter demanda crescente, de acordo com estudo de consultoria europeia.

15/02/2022



Capacitação para cooperativas intensifica a reciclagem de plásticos

Programa de capacitação para cooperativas e seus colaboradores, que opera no Sul do País, estabelece nova meta para 2023 e prevê o envolvimento de 25 cooperativas, viabilizando a compra de 3 mil toneladas de material reciclado por ano.

15/02/2022



Equipamento de soldagem de plásticos por ultrassom reduz ciclo de trabalho

Empresa desenvolveu sonotrodo com lâmina especial que permitiu a união de peças plásticas com conectores de latão de forma cinco vezes mais rápida.

03/03/2022



Companhias japonesas planejam investir no mercado brasileiro

Organização de fomento ao comércio exterior do governo japonês apontou aumento do investimento das empresas japonesas em território brasileiro, com ênfase no setor de máquinas e equipamentos.

15/02/2022



Método de impressão 3D a partir da sobreposição de camadas 2D

Processo patenteado utiliza múltiplas impressões 2D de material plástico sobrepostas, que são unidas por calor, para formar peças tridimensionais. O novo processo pode ser uma alternativa à injeção na fabricação em pequena escala.

14/02/2022



Biotecnologia aplicada aos plásticos

Evento online organizado por instituto espanhol vai abordar temas como reciclagem enzimática, produção de biopolímeros e obtenção de biomonômeros.

14/02/2022



Smartphone é produzido com copolímero contendo 50% de base biológica

A realme, fabricante chinesa de eletrônicos, utilizou o novo grade de PC copolímero com 50% de conteúdo de base biológica, na manufatura de carcaças de celulares.

10/02/2022



Investimento em injetora viabiliza transferência de tecnologia

Fabricante concluiu novos investimentos em sua planta no Brasil, que incluem uma linha de injeção do revestimento interno de corpos de válvulas, feito com termoplásticos.

15/02/2022



Fornecedora de polímeros biodegradáveis planeja aumentar produção

Projeto encabeçado por empresa oriental inclui implantação de nova fábrica e fornecimento de produtos na América e Europa.

09/02/2022



Cintos e talabartes

3M lança nova geração de cintos e talabartes para trabalhos em altura.

09/02/2022



Robôs para produção em ambiente com altos requisitos de higiene

A Kuka lançou uma nova linha de robôs voltados especialmente para atividades que demandam altos índices de higiene, como na indústria alimentícia e farmacêutica.

08/02/2022



Reciclagem com bonificação avança no Brasil

Programa de coleta e reciclagem de plásticos em áreas litorâneas concederá bônus a colaboradores a partir de novos pontos situados na região Sudeste.

08/02/2022



Mercado de máquinas e equipamentos em plena recuperação

Pesquisa mostrou que o setor teve bom desempenho em 2021, puxado pela recuperação da indústria de transformação, o que inclui o setor de plásticos.

07/02/2022



Plásticos industriais - Teorias e aplicações

Livro sobre materiais plásticos aborda desde a história, processos de transformação, até as características e aplicações desses materiais na indústria.

07/02/2022



 A indústria em sua fase de compromisso com a sociedade e com o meio ambiente

Sustentabilidade, engajamento na economia de carbono neutro e compromisso social são pilares das práticas de ESG, que chegam com força e exigem atitude das empresas do setor de plásticos.

04/02/2022



Fabricante de pneus engajada na reciclagem de plásticos

A Continental, fabricante de pneus, passará a utilizar fios de garrafas PET recicladas em seus produtos na Europa e implementou, no Brasil, um projeto de reciclagem de polietileno usado indiretamente em seu processo. Até agora, 50 toneladas de material já foram recicladas.

04/02/2022



Masterbatches compostos por fibras de casca de arroz chegam ao mercado

Concentrados desenvolvidos por empresa brasileira são indicados para a fabricação de produtos com aspecto amadeirado.

03/03/2022



Os novos recursos para a extrusão na era digital

Terceira reportagem sobre indústria 4.0 no setor de plásticos trata da transformação digital no setor de extrusão.

01/02/2022



Acordo amplia a oferta de revestimentos no Brasil

Empresa brasileira assume distribuição de aditivos para proteção de superfícies plásticas produzidos na Europa.

01/02/2022



Poliamida com conteúdo reciclado é indicada para eletrodomésticos

Novo grade apresentou melhores características de absorção de água, fluidez e acabamento superficial do que poliamidas virgens de alto desempenho.

01/02/2022



Pequeno manual do náilon

Livro com conteúdo exclusivo traz informações sobre os diversos tipos de poliamidas (PAs), suas principais características, fontes, métodos de produção e aplicações.

01/02/2022



Fabricação de motos e bicicletas deve demandar mais peças plásticas em 2022

Alta da produção de veículos de duas rodas é prevista pela Abraciclo, um indicativo positivo para fornecedores e transformadores de peças plásticas.

31/01/2022



Reciclagem avançada gera polímeros certificados

Parceria entre Sabic e HHI promove a reciclagem química de plásticos retirados do oceano, transformando-os em matéria-prima para novos polímeros, que são certificados como produtos retirados do mar e recuperados.

28/01/2022



Poliestireno expandido (EPS)

Ficha técnica com as principais características, aplicações e propriedades do poliestireno expandido (EPS).

26/01/2022



Consultoria a empresas do ramo de plásticos

Programa iniciado pelo PICPlast e Senai abrangerá melhorias em processos no chão de fábrica e outros serviços.

26/01/2022



Bioplásticos serão tema de evento

Bioplastics Brazil vai discutir as perspectivas do mercado brasileiro para os bioplásticos.

26/01/2022



Plástico reciclado é usado para moldar peça técnica de eletrodoméstico

Pesquisadores testaram o uso de material plástico reciclado para moldar um componente estrutural de uma máquina lavadora de louças.

26/01/2022



Polímeros biodegradáveis e de base biológica em aplicações de uso único

A Milliken se uniu à GO!PHA para impulsionar a adoção de PHA, polímero biodegradável de base biológica, em embalagens de uso único.

21/01/2022



Lançamento para o ramo do plástico inclui plataforma digital e serviços

Empresa divulgou pacote de recursos digitais para conectividade no chão de fábrica a ser comercializado no Brasil.

21/01/2022



Uma rede de produção para a impressão 3D

A EOS passou a gerir sua própria rede de parceiros em manufatura aditiva, que conecta empresas de diversos portes para produzir peças impressas em 3D em larga escala.

20/01/2022



Compósitos termoplásticos podem substituir componentes metálicos de baterias

O instituto espanhol Aimplas está desenvolvendo novos processos de transformação de compósitos termoplásticos que visam substituir a carcaça metálica das baterias de veículos elétricos.

20/01/2022



Máquinas de autoatendimento incentivam a reciclagem de embalagens

Mais dez unidades da chamada Retorna Machine são instaladas em pontos da cidade de São Paulo, pela Ambev e Triciclo-Ambipar, que incentiva a troca de embalagens pós-consumo por serviços e créditos.

19/01/2022



Novos polímeros com grafeno, mais resistentes e sustentáveis

Parceria entre a Gerdau Graphene e a unidade Embrapii Senai Mario Amato terá foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação para aplicações industriais do grafeno em plásticos.

18/01/2022



Poluição marinha por plásticos em debate

A AMI promove gratuitamente o evento virtual “Ocean Plastic”, que falará sobre como encontrar maneiras de resolver o problema da poluição marinha por plásticos.

17/01/2022



Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022



Acordo ampliará oferta de poliuretano termoplástico no Brasil

Parceria firmada entre empresas fornecedoras de polímeros leva à comercialização local de nova linha de TPUs.

14/01/2022



Serviços de análise de fluidos para processos no ramo do plástico

Empresa oferece ensaios de lubrificantes e monitoramento de sistemas hidráulicos do chão de fábrica.

14/01/2022



Projeto de inteligência artificial integra injetoras de diferentes fabricantes

Programa colaborativo entre plus10, SKZ e Sumitomo mostra como as máquinas injetoras de diferentes fabricantes podem aprender umas com as outras.

13/01/2022



Fibra de carbono de base biológica

Companhia belga estabeleceu um acordo que permitirá o desenvolvimento de fibra de carbono sustentável.

12/01/2022



Empresa supera sua meta de uso de material reciclado

A SC Johnson superou sua meta de uso de 15% de plástico reciclado em suas embalagens quatro anos antes do previsto e, agora, quase dobra a aposta para usar 25% até 2025.

12/01/2022



Novos cursos online sobre plásticos têm inscrições abertas

ABPol divulgou uma programação de cursos da área de polímeros que serão realizados nos próximos meses.

12/01/2022



A indústria e a crise energética no Brasil

Uma visão de como os impactos causados pela crise energética podem promover a uma preparação para os próximos desafios.

08/12/2021



PET de origem vegetal na fabricação de garrafas para refrigerantes

Protótipo lançado este mês foi usado no envase do refrigerante da marca europeia Orangina. A comercialização deverá ter início em breve.

07/12/2021



Alta da produção de resinas recicladas nos últimos anos

Mais de um milhão de toneladas de resinas recicladas foram produzidas em 2020 no Brasil, de acordo com levantamento da MaxiQuim. Também foi percebido aumento do consumo de resíduos plásticos entre 2019 e 2020.

07/12/2021



Instituto expande área de atuação e muda de nome

O até então chamado Indac (Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico) passou a representar também empresas da América Latina e mudou seu nome para Ilac (Instituto Latino-Americano do Acrílico).

07/12/2021



Molduras de EPS para acabamento de muros e fachadas

Peças indicadas para obra limpa são produzidas com poliestireno expandido e recebem revestimento de elastômero.

07/12/2021



Tecnologia de separação potencializa a recuperação de resíduos sólidos

Soluções inovadoras de seleção baseadas em sensores estão presentes na central de tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) do Ecoparque Pernambuco.

06/12/2021



Três vezes mais bioplásticos

Dados divulgados durante a 16ª Conferência da European Bioplastics, no início deste mês, apontam que a produção de bioplásticos deverá mais do que triplicar nos próximos cinco anos.

06/12/2021



Manufatura aditiva e resina reciclada: as tendências no segmento de sopro

Pesquisa no ramo de transformação de plásticos por sopro apontou que mais de 70% das empresas usam manufatura aditiva (impressão 3D) para complementar seus processos produtivos, e mais de 60% utilizam resinas recicladas para fabricar seus produtos.

06/12/2021



Indústria 4.0: IoT reduz custo de manutenção em até 40%

De acordo com dados da consultoria Mckinsey, manutenção preditiva consegue reduzir o tempo de inatividade das máquinas em até 50% e aumentar a vida útil em 20 a 40%.

03/12/2021



Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021



Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos

Parceria que visa à fabricação de peças para refrigeradores usando embalagens de EPS pretende reaproveitar 200 toneladas de material pós-consumo até o próximo ano.

30/11/2021



ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021



Poli(butileno adipato-co-tereftalato) (PBAT)

Ficha técnica com as principais características, aplicações e propriedades do poli(butileno adipato-co-tereftalato) (PBAT).

26/11/2021



Nova paleta de cores para plásticos inspirada no Brasil

Catálogo de cores para o mercado brasileiro de plásticos foi elaborado a partir de estudo que contou com a colaboração de fornecedores de masterbatches e fabricantes de peças plásticas. As paletas são indicadas para utensílios domésticos, brinquedos e diversos itens.

26/11/2021



Fontes alternativas de energia para o setor de plásticos

Evento online vai discutir o uso de sistemas fotovoltaicos e de geradores na indústria do plástico, contando ainda com o depoimento de um empresário do setor de fabricação e reciclagem de produtos plásticos que contabiliza ganhos após a instalação de um sistema fotovoltaico em sua empresa.

23/11/2021



Investimento em projetos de indústria 4.0

Iniciativa de empresa investidora busca por novas soluções na área de inteligência artificial, robótica, IoT e computação em nuvem.

22/11/2021



Biopolímeros na indústria automobilística

Empresa desenvolveu graus de PLA que podem ser usados na fabricação de diversos componentes para veículos automotores.

22/11/2021



Conferência sobre inteligência artificial começa este mês

Evento virtual que abordará inteligência artificial, robótica, automação e inteligência computacional terá participação da FEI, USP e Fapesp.

22/11/2021



Instituto promove a reciclagem de compósitos usados em turbinas eólicas e no setor aeronáutico

O Projeto EROS, do Aimplas, trabalha no desenvolvimento de novos processos de reciclagem mecânica e química para a recuperação de materiais compósitos utilizados na aeronáutica e no setor de energia eólica.

19/11/2021



Uso de polímero leva à redução da espessura de placas flexíveis de circuito impresso

​​​​​​​Placas de circuito impresso flexíveis com uma espessura total de menos de 20 mícrons e várias camadas de metalização foram desenvolvidas graças ao uso de parileno.

22/11/2021



Resíduos de PU decompostos por via química dão origem a novos monômeros

Consórcio dinamarquês de pesquisa trabalha no desenvolvimento de uma técnica de reciclagem química que despolimeriza o poliuretano termofixo e dá origem a material semelhante ao original.

19/11/2021



Proteções personalizadas de PU expandido para mercadorias

Novo sistema de embalagens consiste em uma espuma moldável em torno do produto a ser embalado, oferecendo proteção personalizada para itens sensíveis como eletroeletrônicos.

17/11/2021



Certificação ESG no ramo do plástico

Fabricante de periféricos obteve classificação de “risco médio” referente a impacto ambiental e emissão de carbono.

17/11/2021



Banco de dados global e interativo terá informação sobre resina reciclada

Ferramenta rastreia o desenvolvimento de novas instalações de reciclagem química, que mudarão o cenário da oferta de petroquímicos nos próximos anos.

17/11/2021



Poliamidas para impressão 3D

Linha de filamentos atenderá o mercado de manufatura aditiva de peças técnicas.

17/11/2021



Stand-up pouch biodegradável

O novo modelo de embalagem se decompõe no solo, em média, em quatro anos em condições de aterro, transformando-se em fertilizante natural.

16/11/2021



Equipamento de soldagem a laser robotizada chega ao mercado

Nova máquina conta com robô de seis eixos e é indicada para soldagem de moldes e matrizes para plásticos.

16/11/2021



Boa jogada. Empresa fecha parceria para reciclagem de cartas de baralho

Em parceria com a Triciclo, a Copag promove reciclagem de cartas de baralhos antigos em troca de benefícios ou descontos para os clientes.

12/11/2021



Parceria amplia o uso da tecnologia de produção de eteno “verde”

Lummus e Braskem assinam memorando de entendimento para licenciamento em conjunto de tecnologia para produção de eteno verde a partir de etanol, com base no processo executado pela empresa no Brasil.

11/11/2021



Big bags reduzem custos logísticos

Alta no preço do frete de contêineres pode impulsionar o uso de big bags no transporte marinho de peças e resinas. Sua reciclagem e possibilidade de dobra os tornam uma opção viável.

10/11/2021



Fabricante de injetoras inaugura divisão de manufatura aditiva

Arburg anuncia a criação de uma nova divisão de negócios que reunirá todas as suas atividades relacionadas ao desenvolvimento de equipamentos e processos de manufatura aditiva (impressão 3D).

09/11/2021



Resistência à corrosão, um ativo para os materiais plásticos

Especialistas em tratamento de água comentaram sobre a importância do uso de plásticos anticorrosão na fabricação de componentes que terão contato com sanitizantes.

09/11/2021



Terceiro trimestre é favorável para o setor de embalagens flexíveis

De acordo com estudo divulgado pela Abief, setor de embalagens flexíveis tem um desempenho levemente superior ao mesmo período de 2020.

09/11/2021



Nova especificação técnica para interface entre injetoras e robôs

Instituições europeias estão trabalhando em uma nova série de especificações para a interface de operação entre injetoras e sistemas de manipulação.

09/11/2021



Termoplásticos com fibra de carbono impressos em 3D e em larga escala

Engenharia de materiais e técnica inovadora de produção tornará possível a fabricação em larga escala de itens estruturais e de alta resistência.

09/11/2021



Tendências da plasticultura no agronegócio para 2022

Especialistas da área do plástico comentaram sobre os reflexos da projeção de crescimento do agro sobre a demanda de produtos feitos com polímeros virgens e reciclados.

08/11/2021



Bioplásticos em discussão

Benefícios, aplicações, ciclo biológico e o avanço da compostagem dos biopolímeros serão apresentados e discutidos em uma manhã de debates.

08/11/2021



Bioplásticos ganham seção exclusiva de notícias

Nova seção da Revista Plástico Industrial dedicada a reportagens sobre bioplásticos já está no ar, trazendo muita informação sobre estes materiais.

05/11/2021



Novo polímero de alto desempenho com parte de fonte renovável

A Sabic lançou uma nova linha de polieterimida (PEI), polímero amorfo de alto desempenho, com cerca de 25% de sua composição proveniente de fontes renováveis, que mantém suas propriedades e é voltado às mesmas aplicações do material de fonte fóssil.

04/11/2021



Grupo francês apresenta soluções sustentáveis no Recy-Plastech

Empresa conduzirá apresentações sobre masterbatches de nanotubos e resina acrílica para produção de compósitos.

29/10/2021



Maratona sobre impressão 3D

A terceira edição da Mega Live de Impressão 3D acontecerá em 15 de novembro, tem previsão de 11 horas de duração e será transmitida pelo YouTube.

29/10/2021



Técnica de coloração permite reproduzir padrões de marmorização em série

Efeitos de superfície, tonalidades, riscas e padrões de cor podem ser reproduzidos em peças de PSU moldadas por injeção, voltada para componentes de eletrodomésticos, tigelas e recipientes que exigem acabamento mais atraente.

28/10/2021



Equipamentos para gravação a laser em moldes terão nova fornecedora

Empresas firmaram acordo para a comercialização de peças e prestação de serviços em Minas Gerais.

26/10/2021



Reciclagem de plásticos e sustentabilidade em destaque

Evento gratuito dedicado à sustentabilidade no setor de plásticos acontece na próxima semana reunindo expoentes de toda a cadeia. Inscrições estão abertas.

27/10/2021



Fabricante de embalagens tem novo plano de investimentos

Aposta no mercado de flexíveis e stand up pouches com bico está na base da estratégia de expansão.

26/10/2021



Iniciativa promove a reciclagem de EPS

Programa Isopor Amigo une empresas e instituições em prol da destinação correta do poliestireno expandido.

25/10/2021



Reciclagem química de PU integra projeto de economia circular

Projeto Circular Foam visa fechar ciclo de vida de espumas rígidas de PU, utilizadas em equipamentos refrigeradores e em construções, por meio da reciclagem química.

25/10/2021



Instituto promove a 15ª Semana de Polímeros

Em novembro, evento online terá palestras e minicursos sobre temas ligados aos materiais poliméricos.

22/10/2021



Empresa brasileira de aditivos antimicrobianos parte para internacionalização

Desenvolvedora de aditivos antimicrobianos baseados em nanotecnologia, a Nanox foi selecionada para integrar um programa que promoverá a sua inserção no mercado global.

22/10/2021



Pesquisa indica que investir em tecnologia é um caminho para enfrentar a crise

CNI divulgou estudo que mostrou que 88% das indústrias que adotaram o uso de tecnologia durante a pandemia obtiveram bons resultados.

22/10/2021



Ambiente industrial é lugar de impressão 3D

Após crescimento exponencial em setores como arquitetura, odontologia e área médica, a manufatura aditiva retorna às suas origens e se expande em aplicações de engenharia e no ambiente de produção.

21/10/2021



Programa de reciclagem vai converter colchões de PU em novas espumas

Entidades formaram parceria para reciclar espumas de poliuretano provenientes de colchões descartados.

20/10/2021



Novo modelo de negócios simplifica a adoção dos bioplásticos

Empresa chilena desenvolvedora de bioplásticos desembarca no Brasil propondo a parceria com transformadores para a fabricação de embalagens biodegradáveis.

19/10/2021



Plástico de engenharia substitui metal na estrutura de teto panorâmico

Material desenvolvido pela Basf proporciona alta estabilidade dimensional para peças grandes , sendo uma alternativa para componentes estruturais de tetos panorâmicos de veículos, reduzindo em até 60% do peso do conjunto.

19/10/2021



Nova fábrica de autopeças em SP

Plascar anunciou a construção de uma unidade fabril no interior do Estado de São Paulo.

19/10/2021



Inscrições prorrogadas para concurso de embalagens

A Dow estendeu, até o dia 28 de outubro, o prazo das inscrições para o Packaging Innovation Awards, evento que premia tecnologias e processos inovadores desenvolvidos por participantes de toda a cadeia de valor do mercado de embalagens.

19/10/2021



Reparo de moldes e ferramental para o ramo do plástico

Prestadora de serviços faz recuperação de moldes e ferramental usados no processamento de plásticos.

18/10/2021



PA reciclada a partir de aparas industriais

A japonesa UBE desenvolveu dois novos grades de PA reciclada proveniente de aparas industriais de filmes. O material é ideal para produção de monofilamentos.

15/10/2021



Cursos técnicos gratuitos com vagas abertas para 2022

Unidade de São Bernardo do Campo (SP) da Escola Senai oferece mais de 80 vagas, em diversos períodos, para curso técnico gratuito especializado em química e materiais plásticos.

18/10/2021



Gestão empresarial e sustentabilidade

Saiba mais sobre o livro que reúne diálogos sobre teoria, conceitos e metodologias relacionados à gestão empresarial para a sustentabilidade.

14/10/2021



Economia circular, sistemas locais de produção e ecoparques industriais: princípios, modelos e casos (aplicações)

Livro que contribui com reflexões e modelos próprios na busca de soluções para o paradigma da produção sustentável.

14/10/2021



Poli(hidroxibutirato) (PHB)

Ficha técnica com as principais características, aplicações e propriedades do poli(hidroxibutirato) (PHB).

26/11/2021



Poli(ácido láctico) (PLA)

Ficha técnica com as principais características, aplicações e propriedades do poli(ácido láctico) (PLA).

04/11/2021



Transição para a economia circular é destaque na Fakuma

A tradicional feira alemã de tecnologia para a indústria de plásticos está acontecendo esta semana, de forma presencial, e tem como destaques a transformação digital e a transição da economia linear para a circular.

11/10/2021



Dia das crianças: brinquedos plásticos quebrados para reciclagem em troca de novos

Ação beneficente recebeu brinquedos sem condições de uso para serem reciclados e premiou três instituições com kits de brinquedos novos. Campanha continua disponível; saiba como participar.

08/10/2021



Programa que recolhe tampinhas assopra velinhas

Programa social de incentivo à reciclagem de tampas plásticas completa mais um ano com muitas toneladas recolhidas.

08/10/2021



Equipamento usa microssondas para inspecionar tubos plásticos

Escâner 3D faz medição sem contato e pode detectar trincas ou porosidade em superfícies internas e externas de tubos.

08/10/2021



Aumenta a oferta de equipamentos para separação e detecção de metais

Piovan do Brasil anuncia a representação da Bunting Magnetics, fabricante norte-americana de equipamentos usados na transformação e reciclagem de plásticos.

08/10/2021



Polímeros de alto desempenho usados em sensores de veículos autônomos

Companhia desenvolve um novo conceito para sensores de radar em veículos autônomos, com gerenciamento térmico integrado, graças ao uso de material híbrido.

07/10/2021



Concurso de soluções sustentáveis para embalagens

Inscrições para desenvolvedores e designers de embalagens plásticas vão até este mês.

07/10/2021



Alta das importações de bens de capital

Instituição divulgou pesquisa que apontou índice de crescimento de 33,1% das importações de máquinas e equipamentos.

06/10/2021



Financiamento para projetos com uso de grafeno

Instituições financeiras darão apoio a projetos de pesquisa envolvendo a aplicação de grafeno com viabilidade aprovada pelo UCSGraphene, da Universidade de Caxias do Sul.

14/10/2021



Indústria tenta reagir em setembro

Dados levantados por associação mostram que a intenção de lançamento de produtos no período de janeiro a setembro de 2021 é mais alta do que a registrada no ano passado.

05/10/2021



Robôs para injetoras chegam ao Brasil

Empresa passou a comercializar autômatos auxiliares indicados para processos de injeção de plásticos.

05/10/2021



Embalagem flexível tipo bolsa 100% em polietileno para o setor alimentício

Composição monomaterial simplifica a reciclagem das embalagens, que também poderão ser dispostas para reaproveitamento dentro do programa de troca por créditos para compras.

05/10/2021



Evento sobre exportação de transformados plásticos tem data confirmada

O World Plastic Connection Summit 2021, evento global online promovido pelo Think Plastic Brazil, reunirá cinco atrações simultâneas, para o público nacional e internacional nas áreas de cores, agribusiness, brinquedos, construção civil, embalagens e utilidades domésticas.

05/10/2021



Cada caso, uma garra

Especialista do segmento de robótica fez recomendações quanto à especificação do tipo de garra mais adequada à manipulação de peças plásticas em sistemas automatizados.

05/10/2021



Projeto usa microondas e soldagem a laser para obter compósitos recicláveis voltados à indústria de transportes

Usando novos materiais e processos de fabricação, projeto liderado pelo instituto Aimplas ajuda a produzir veículos mais leves e menos poluentes sem aumentar os custos.

04/10/2021



Mais de 100 empresas brasileiras assinam compromisso de combate às mudanças climáticas

Companhias listam ações para reduzir as emissões de carbono, defendem medidas e destacam o papel fundamental do Brasil na próxima Conferência sobre o Clima, em novembro. Entre elas estão algumas do setor de plásticos.

30/09/2021



Resina epóxi para reparos em moldes e matrizes

Material bicomponente reforçado com titânio é indicado para a eliminação de danos ou trincas em moldes.

28/09/2021



Maioria dos brasileiros apoia plásticos de uso único

Pesquisa mostrou que cerca de 69% dos brasileiros acham importante o fornecimento de plásticos de uso único para consumo de refeições em domicílio e em locais públicos.

28/09/2021



Grafeno estará em discussão no início de novembro

Evento online vai tratar das aplicações do material em diferentes setores da indústria. Leitores da Plástico Industrial terão desconto em sua inscrição.

14/10/2021



Masterbatch com nanotubos de carbono disponível no mercado brasileiro

Teores variados do nanomaterial podem conferir características como dissipação eletrostática a peças moldadas com as formulações.

14/10/2021



Digitalização e sustentabilidade estão na pauta de 85% das empresas, aponta estudo

Pesquisa mundial revelou o quanto empresas do setor industrial planejam aumentar investimento em transformação digital e sustentabilidade. Apoiar a reciclagem também é um tópico importante para elas.

27/09/2021



Mais pontos de troca de embalagens por créditos em SP

Programa de troca de embalagens plásticas por crédito para compra de produtos tem novos postos credenciados na capital paulista.

27/09/2021



Compensação ambiental para embalagens de margarina

Por meio de certificação, a linha de margarina Qualy, do grupo BRF, fará a compensação ambiental de todas as embalagens e potes de PP utilizados para acondicionar seu produto.

24/09/2021



EPS e sustentabilidade: o que precisamos saber?

Fatores importantes sobre a reciclagem do poliestireno expandido (EPS) e as possíveis aplicações desse material, também conhecido como “isopor”, na construção civil e em outros segmentos.

24/09/2021



Programa de reciclagem de copos plásticos no Sul

Será lançada nesta quinta-feira uma campanha socioambiental que abrange descarte correto e reciclagem de copos plásticos.

23/09/2021



Bioplástico para aplicação sob alta temperatura em motores

Instituto pesquisa como aplicar bioplástico como substituto aos materiais de origem fóssil em peças para compartimento do motor que são submetidas a altas temperaturas.

04/11/2021



Termoplástico líquido atende requisitos das indústrias da mobilidade e de energia eólica

Compósito termoplástico à temperatura ambiente tem resistência suficiente para substituir metais e resina poliéster de compósitos. Pode também ser reciclado ao final da vida útil.

23/09/2021



Embalagens de rejunte feitas com biopolímeros

Recipientes compostos por polímeros de fonte renovável passaram a ser usados para acondicionamento de rejuntes.

04/11/2021



Material cerâmico dá origem a desmoldante semipermanente para peças injetadas

Revestimento em escala nanométrica suporta milhares de ciclos de injeção até que seja necessário reaplicá-lo.

21/09/2021



Gestão e reciclagem de resíduos plásticos em seminário híbrido

Evento internacional programado para o final deste ano acontecerá em ambiente físico e digital.

21/09/2021



Reciclagem química de PET é tema de fórum internacional

Associação europeia marca data para evento online específico sobre reciclagem química do PET.

20/09/2021



Plásticos em pauta em festival de sustentabilidade

Eventos gratuitos na capital paulista vão promover a conscientização sobre a sustentabilidade.

17/09/2021



Escadas em EPS, uma construção rápida e limpa

Sistema modular de construção de escadas oferece suporte estrutural e garantia de obras mais limpas, com componentes mais leves.

16/09/2021



Soluções digitais na logística reversa de eletrônicos

Circular Brain e Kangu anunciam parceria e estabelecem mais de 11 mil pontos de entrega para logística reversa de produtos eletrônicos.

16/09/2021



Concurso de projetos para a área de embalagens

Empresa promove premiação de trabalhos sobre embalagens e abre inscrições gratuitas até o próximo mês.

14/09/2021



Feira de reciclagem europeia será presencial

Exposição e conferência sobre reciclagem retorna mais de dois anos após a última edição presencial e sinaliza o interesse pela recuperação dos materiais plásticos.

14/09/2021



Novas cores para os dispositivos conectados

Tendências de comportamento e anseios do consumidor no pós-pandemia ajudam a definir as novas paletas de cores para os compostos plásticos que darão origem a bens de consumo.

14/09/2021



Trocam-se embalagens por crédito para compra de produtos

Programa implantado no ABC Paulista estimula a logística reversa e a reciclagem ao oferecer créditos em troca do descarte correto de embalagens plásticas.

14/09/2021



Evento online sobre reciclagem acontece em novembro

Conferência vai tratar de diversos aspectos da reciclagem de materiais plásticos, assim como a inserção da atividade em políticas de sustentabilidade e economia circular. Confira aqui os novos temas.

30/09/2021



Moldes impressos em 3D podem representar economia de até 90%

Instituição voltada para a inovação em plásticos divulga estudo de viabilidade e relata obter até 900 ciclos de injeção com um ferramental impresso em 3D.

15/09/2021



Um segundo semestre melhor para a distribuição de resinas

Associados da Adirplast apostam que a retomada da demanda e sazonalidade reflitam em um segundo semestre um pouco melhor este ano.

10/09/2021



Uma viagem pela história do plástico

O Museu Alemão do Plástico possui em sua página na internet informações para um verdadeiro tour pela história dos materiais poliméricos, com exemplos das suas aplicações ao longo do tempo.

10/09/2021



Empresa lança grades para automóveis com até 29% de material reciclado

Grades de PP e PC/PET, todos com conteúdo reciclado, são voltados especificamente a aplicações na indústria automobilística.

08/09/2021



Indústria do plástico no compasso da construção civil

O aumento da demanda por novos imóveis e de reformas para a revitalização de residências e estabelecimentos comerciais traz oportunidades para o ramo de plásticos. As possibilidades também abrem espaço para o uso de matéria-prima reciclada.

08/09/2021



As vantagens do plástico no ramo automobilístico

Curso online que acontece este mês abordará a substituição de materiais tradicionais por plásticos na fabricação de veículos.

03/09/2021



Impressão 3D sobre eixo rotativo simplifica a criação de peças cilíndricas

Designer desenvolve projeto de impressora 3D para peças cilíndricas que combina a manufatura aditiva por FDM com a deposição de material sobre um eixo rotativo.

13/09/2021



Programa de modernização industrial tem inscrições abertas

Companhias participantes contarão com consultoria e assistência para digitalização de processos no chão de fábrica.

02/09/2021



Grupo amplia processo de destinação de embalagens

Parceria entre a Tigre e a eureciclo amplia instalações para destinação correta de embalagens pós-consumo.

02/09/2021



Associação aposta na recuperação do setor de embalagens no segundo semestre de 2021

Abief aposta que, com o avanço da vacinação e redução de grande parte das medidas de restrição nas maiores cidades do País, em breve o ritmo de produção e consumo fique mais equilibrado.

01/09/2021



Os novos caminhos da petroquímica brasileira

Notícias recentes prometem um novo capítulo para o mercado petroquímico brasileiro, envolvendo a decisão do grupo Novonor de deixar suas atividades no setor.

31/08/2021



Plásticos serão essenciais na transição para a mobilidade elétrica

Crescimento nas vendas do segmento de veículos elétricos acentua a tendência do uso de materiais plásticos nesse tipo de veículo.

31/08/2021



Novo centro de inovação para o desenvolvimento de plásticos

Com a inauguração do Latin America Inspiration Center, centro de inovação para a América Latina, a Dow concentra em uma estrutura robusta de pesquisa e desenvolvimento o seu núcleo tecnológico de inovação sustentável, com ênfase no atendimento ao setor de embalagens.

31/08/2021



Coletores de pó para a área do plástico

Linha de equipamentos é indicada para a eliminação de partículas e gases provenientes de processos industriais.

27/08/2021



EPS, um material auxiliar na construção civil

Peças técnicas feitas em poliestireno expandido foram desenvolvidas para a construção de conjuntos estruturais.

26/08/2021



Método de machine learning é capaz de revelar novos materiais úteis para a indústria

Estudo promovido pelo CNPEM mostra como a utilização de machine learning revelou 17 materiais promissores para desenvolvimento de nanodispositivos eletrônicos mais eficientes.

26/08/2021



Plásticos bons pra cachorro e outros pets

Poliamida é usada na fabricação de embalagens e outros produtos para animais de estimação.

25/08/2021



Aumenta a procura por geradores de energia para o chão de fábrica

Planejamento e reserva de recursos para implantação de geradores de energia elétrica em parques fabris estão entre as estratégias para enfrentar a crise hídrica e o aumento de tarifas.

24/08/2021



Bioplásticos, um mercado em formação no Brasil

Evento online vai discutir como a chegada de novos fornecedores de bioplásticos ao mercado brasileiro abre novas possibilidades para a indústria de transformação diversificar suas fontes de matéria-prima.

24/08/2021



Poliamida de origem renovável chega ao mercado brasileiro

Bioplástico com baixa pegada de carbono é solução sustentável para substituição de poliamidas convencionais.

04/11/2021



Corte de plásticos por jato de água ultrafino

Jato com elementos microabrasivos é aplicado por equipamento indicado para trabalhos de corte fino em polímeros.

24/08/2021



Bioplásticos: biodegradáveis & biobased – Definições, fontes e aplicações

Saiba mais sobre o livro com conteúdo sobre materiais plásticos de fontes sustentáveis.

04/11/2021



Série de cursos para a indústria acontece no próximo mês

Eventos serão divididos em encontros presenciais e em modo online, abrangendo automação, células robóticas e segurança.

18/08/2021



Comércio digital movimenta novos negócios no ramo de EPS

Embalagens feitas em poliestireno expandido passaram a ser muito consumidas por fornecedores de bebidas e de artigos frágeis, como louças e cristais, que vendem seus produtos por meio de e-commerce.

17/08/2021



Mercado em alta para filmes de PP

Consultoria britânica divulga estudo que constata o aumento do interesse por filmes de PP processados por coextrusão plana (cast). Entre os atrativos do material estão resistência e facilidade de reciclagem.

17/08/2021



Dividir para crescer mais

Krauss Maffei e Netstal voltam a ser unidades independentes de negócios, tendo em vista a dedicação aos mercados à prova de crise.

17/08/2021



Equipamento para secagem de resinas reaproveita ar comprimido residual

Baseado na expansão da massa de ar seco presente em máquinas do tipo injeção-sopro, o sistema permite menores tempos de ciclo na desumidificação de grânulos.

16/08/2021



Conferência sobre PVC é programada para o final de 2021

Evento contará com apresentações sobre produtos antimicrobianos feitos em PVC e tendências do setor.

13/08/2021



Plástico Brasil terá edição online este ano

Evento programado para acontecer no próximo mês contará com canais digitais para comercialização de produtos e serviços. Edição presencial só em 2023.

10/08/2021



Compostos bioplásticos para o mercado brasileiro

Planta industrial para produção de compostos de PLA será inaugurada em Curitiba (PR) e vai suprir o mercado brasileiro com bioplásticos de performance.

04/11/2021



Ciclo fechado para embalagens de defensivos agrícolas

Programa que é modelo de logística reversa de embalagens passa a dispor de pontos de coleta itinerante e promoverá ações sociais e educativas em dia simbólico.

10/08/2021



Um novo recurso para sistemas de câmara quente

Empresa desenvolveu um dispositivo de regulagem que permite determinar a abertura de válvulas de sistemas de câmara quente individualmente.

10/08/2021



Resistência química de tubulações plásticas é tema de relatório

Cerca de 600 compostos químicos que reagem com tubulações e conexões plásticas são listados em relatório disponível gratuitamente para download.

06/08/2021



Embalagem monomaterial aumenta o tempo de prateleira de frangos

Mercado de proteína avícola cresce e Dow lança embalagem monomaterial para o segmento.

06/08/2021



Equipamentos de gravação a laser em moldes têm nova fornecedora no Brasil

Linhas para gravação ou marcação e softwares também farão parte do mix de produtos.

12/08/2021



Pódio olímpico feito com plástico reciclado

Pela primeira vez, desde o início das olimpíadas em 1896 na Grécia, os pódios olímpicos são feitos de plástico reciclado. A etapa 2020 dos jogos busca maiores índices de sustentabilidade.

04/08/2021



Filme de PET e bandeja de APET compõem embalagem para saladas

Embalagem para pronto consumo consiste em película selável antiembaçamento e recipiente resistente ao empilhamento.

02/08/2021



Pneus descartados se transformam em negro de fumo para a indústria

Novo processo desenvolvido pelo Fraunhofer Institute for Building Physics (IBP) é capaz de isolar quase todas as cinzas presentes em pneus, permitindo que o negro de fumo e os minerais sejam reutilizados.

02/08/2021



Veículos elétricos, uma oportunidade para as resinas especiais

Novo grade de PEEK com fibra de carbono pode substituir o alumínio na fabricação de componentes do sistema de freio e estabilidade de veículos elétricos.

30/07/2021



Alta nos investimentos e adoção de novas tecnologias: o pós-pandemia no setor de injeção

Pesquisa apurou que 39% das empresas do setor de injeção investiram no aumento da sua capacidade produtiva em decorrência da crise sanitária. Além disso, 22,5% delas fizeram novas parcerias para fabricação terceirizada. Aumento expressivo do interesse por novas tecnologias também foi detectado.

30/07/2021



Linhas de medição contínua para tubos plásticos agora disponíveis no Brasil

Equipamentos para a inspeção por ondas milimétricas contam com sensores dispostos ao longo de toda a circunferência dos tubos, executando a medição durante a extrusão.

29/07/2021



Conhecimento técnico nas lives da revista Plástico Industrial no YouTube

Grafeno, transformação digital, marco do saneamento e sustentabilidade são alguns dos temas já discutidos nas lives disponíveis no Youtube.

28/07/2021



Fibra de carbono reciclada em filamento de PP

A Braskem desenvolveu um filamento de PP reforçado com fibra de carbono 100% reciclada, voltado à manufatura aditiva.

27/07/2021



Consórcio para reciclagem e economia circular usa plataforma digital e blockchain

Rede de compartilhamento de informações sobre programas de reciclagem e oferta de materiais plásticos pós-uso/pós-consumo tem como premissa promover o diálogo entre entidades por meio de canais digitais, visando à proteção e ao sigilo de dados.

27/07/2021



O desafio da manufatura aditiva no ambiente industrial

Confira aqui algumas dicas sobre a implementação da impressão 3D como processo complementar ou auxiliar nas tarefas de produção.

26/07/2021



Uma discussão sobre como enfrentar a escassez de resinas plásticas e de aços

Evento online acontece no dia 11 de agosto, às 18 horas, e tratará da situação do fornecimento de resinas termoplásticas e de aços no mercado brasileiro, com a discussão de caminhos alternativos para a indústria.

26/07/2021



PVC será tema de curso de especialização em materiais poliméricos

Treinamento sobre o PVC e suas aplicações será realizado a partir de uma parceria entre instituições de pesquisa e ensino.

20/07/2021



Segurança contra contaminação em utensílios de plástico  

Materiais plásticos contendo aditivos de proteção evitam a contaminação cruzada

20/07/2021



Projeto visa instaurar políticas de reciclagem e educação ambiental

Conjunto de propostas abrange descarte correto de resíduos e engajamento socioambiental junto a órgãos governamentais.

20/07/2021



PLA antibacteriano para impressão 3D é desenvolvido no Brasil

Filamento constituído de micropartículas de prata é indicado para fabricação de itens hospitalares e brinquedos.

04/11/2021



Leite envasado em garrafa transparente com material reciclado

Garrafa PET transparente, com 20% de material reciclado, desenvolvida para acondicionar laticínio fresco, foi introduzida no mercado argentino.

15/07/2021



O meio ambiente e o plástico

Substituir todo o material plástico aplicado em inúmeros produtos seria hoje uma atitude inviável e ambientalmente danosa.

15/07/2021



Interplast terá nova edição em 2022

Evento ocorrerá em formato presencial e em conformidade com medidas de segurança contra a pandemia.

14/07/2021



Empresa investe na produção de telhas fotovoltaicas feitas com plástico reciclado e grafeno

A Telite disponibilizará telhas para residências, comércio e indústria feitas de PEAD reciclado contendo pastilhas fotovoltaicas com grafeno. Projeto ainda prevê a utilização de grafeno diretamente no plástico, via masterbatches.

14/10/2021



Colaboração para empregar EPS na construção civil

Parceria entre universidade de engenharia e indústria de transformação dará continuidade a projetos existentes e fomentará novos estudos e aplicações do EPS na construção civil.

13/07/2021



Recuperação e reciclagem de plásticos aditivados ou contaminados

Consórcio europeu promove a descontaminação e recuperação de resíduos plásticos contendo contaminantes químicos e físicos, provenientes da indústria automotiva, de construção civil e de eletroeletrônicos.

08/07/2021



Parceria visa ampliar rede de plantas-piloto para a indústria 4.0

Iniciativa prevê implantação de espaços fabris dotados de sistemas digitais para testes de interconectividade entre equipamentos.

07/07/2021



Pesquisa na área de injetoras aponta aumento das vendas de máquinas em decorrência da pandemia

Levantamento mostrou que 75% das fabricantes de equipamentos notaram aumento da demanda pelos modelos elétricos, ao passo que cerca de 50% delas disseram que venderam mais nos últimos 12 meses devido ao aumento da procura por itens plásticos.

06/07/2021



Montagem mais simples de componentes plásticos e de borracha

Empresa lança lubrificante que facilita o encaixe de componentes e seca sem deixar resíduos após a montagem.

05/07/2021



Recicladora e fabricante de produtos de plásticos investe em energia renovável

Empresa de Natal (RN) instalou usina para geração energia solar e reduziu em 70% seus gastos com tarifa de eletricidade.

02/07/2021



Acordo para construção da maior planta de triagem mecânica de resíduos do Brasil

Companhias alemã e brasileira celebram acordo para o projeto de construção da maior planta de triagem mecânica de resíduos sólidos urbanos no País, localizada em Pernambuco.

02/07/2021



Alta do índice de confiança da indústria

Pesquisa apontou um avanço de 3,4 pontos percentuais do Índice de Confiança da Indústria entre maio e junho.

01/07/2021



Atletas do Brasil usarão máscaras feitas de PET reciclado nas olimpíadas

Comitê Olímpico do Brasil adota máscaras feitas com garrafas PET recicladas para os atletas durante as olimpíadas que serão realizadas este mês, em Tóquio (Japão).

01/07/2021



Atualização de sistemas de segurança para máquinas industriais antigas

Produtos e serviços visam adequar a normas de segurança operacional as máquinas antigas, normalmente destinadas a oficinas de manutenção e tarefas auxiliares.

30/06/2021



Pesquisa no ramo de PET aponta aumento da demanda por embalagens para produtos antivirais

Estudo mostrou que 45,46% das empresas que fornecem PET, insumos e maquinário para o seu processamento perceberam aumento da procura por esse tipo de resina para a produção de frascos para álcool em gel e produtos de higiene e limpeza.

29/06/2021



Robô colaborativo ganha nova versão

Equipamento indicado para trabalhos na área de plásticos passou a apresentar maior capacidade de carga.

29/06/2021



Instituto de pesquisa em grafeno anuncia parceria com aceleradora

Acordo entre MackGraphe e Bluefields visa impulsionar a nanotecnologia em grafeno no País.

14/10/2021



Concurso abre inscrições para projetos de modernização da indústria

Evento será dividido em duas etapas classificatórias e contará com premiação após a fase final.

24/06/2021



Chillers modulares dão flexibilidade ao projeto de linhas de produção

Linha de resfriadores foi desenvolvida para apresentar alto nível de eficiência energética.

24/06/2021



Reciclagem de PVB ganha força com aliança entre empresas do setor

Parceria tem foco no desenvolvimento de produtos para diversos segmentos, a partir de polivinil butiral (PVB) reciclado.

22/06/2021



Um novo estímulo à economia circular dos plásticos

A Abiplast lançou o portal Feito Para Circular, um site especializado em economia circular que funcionará como um fórum online de debate a respeito do tema.

22/06/2021



A indústria 4.0 no cotidiano da manufatura

Evento vai discutir como criar meios de produção em que a tomada de decisões se baseia em informações coletadas no ambiente fabril.

23/06/2021



Planta-piloto para reciclagem de filmes de PEBD inicia operações na Europa

Unidade servirá como base de estudos e testes de produtos plásticos para programas internacionais de reciclagem.

18/06/2021



Eventos da área de materiais e moldes são adiados para 2022

Semana técnico-científica organizada pela ABM, vai acontecer em junho de 2022, junto com o Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes.

18/06/2021



PEAD reciclado passa a ser usado na fabricação de contêineres multicamadas

Linha de produtos é indicada para o acondicionamento de substâncias nocivas e tem certificação internacional.

15/06/2021



Sistema móvel de reciclagem química converte resíduos em matéria-prima e aditivos

Projeto europeu deu origem a um novo método de reciclagem química que converte resíduos não recicláveis em aditivos de alto valor agregado.

15/06/2021



Economia circular ganha fôlego com fusão de empresas do setor

Boomera e Ambipar passam a formar um grande grupo voltado para a gestão ambiental e revalorização de resíduos.

15/06/2021



Mudanças em nível global no setor de pigmentos

Grupo alemão anuncia a compra da divisão de pigmentos da suíça Clariant.

14/06/2021



Seminário online sobre agentes biocidas no setor de plásticos

O Aimplas (Instituto Tecnológico del Plástico) realizará um evento totalmente online sobre o mercado, tendências e oportunidades para agentes biocidas no setor de plásticos.

08/06/2021



PPSU na fabricação de mamadeiras: design funcional e boa resistência mecânica

Polifenilsulfona proporciona também alto índice de transparência e pode ter contato com alimentos.

08/06/2021



Evento online gratuito para a indústria

Plataforma de negócios industriais promoverá, a partir de amanhã, um evento de três dias sobre diversos temas ligados à energia, materiais, produção e automação.

08/06/2021



Programa de comunicação sobre plásticos passou a apoiar iniciativa que coleta de tampas plásticas para reciclagem

O Movimento Plástico Transforma anunciou o patrocínio ao Tampinha Legal, programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico.

02/06/2021



Plataforma digital reúne dados sobre processos de reciclagem em tempo real

Sistema permite acesso a informações obtidas a partir de linhas de produção e armazenamento em nuvem.

01/06/2021



Economize repensando a forma como sua empresa compra energia

Opção pelo Mercado Livre de Energia oferece possibilidades reais de economia de até 30% dos gastos com energia em plantas industriais do setor de plásticos.

31/05/2021



Filamento de policarbonato (PC) reciclado para impressão 3D

Covestro e Polymaker se unem para criar um filamento de policarbonato reciclado, obtido a partir de galões de água, a fim de reduzir a pegada de CO2 do material.

31/05/2021



Equipamentos auxiliares para injetoras passam a integrar portfólio de produtos

Fornecedora de máquinas industriais passou a comercializar controladores de temperatura e moinhos.

28/05/2021



Associação de distribuidores de resina alerta sobre situação do abastecimento

Com a matéria-prima escassa no mercado, associados da Adirplast tiveram redução de vendas em 2021 e a entidade busca por medidas para manter estoques e garantir o suprimento.

27/05/2021



Aplicação de plasma substitui camada de barreira em embalagens para produtos químicos

Startup surgida no  Instituto de Processamento de Plásticos (IKV, Alemanha), transfere descobertas científicas sobre revestimento por plasma em embalagens.

27/05/2021



Setor de embalagens flexíveis apresenta resultado abaixo do esperado

Associação da indústria de embalagens flexíveis apresentou resultados de uma pesquisa que aponta queda na produção do primeiro trimestre de 2021, se comparado ao trimestre anterior.

26/05/2021



Fotopolímeros para aplicações em manufatura aditiva chegam ao mercado

Resinas indicadas para a fabricação de peças com alta resistência mecânica serão fornecidas em duas versões.

25/05/2021



Investimento em laboratório resultará em melhores formulações

A Cristal Master está ampliando seu laboratório de análises, o que tornará mais precisa a aditivação de resinas visando à produção de concentrados de cor e de aditivos.

25/05/2021



Equipamento produz objetos 3D de grande porte com plástico reciclado

A Cincinnati usou uma máquina de manufatura aditiva de grande área (BAAM) para produzir objetos impressos 3D monolíticos, multimaterial e com plástico reciclado.

25/05/2021



Projeto de apoio financeiro para pequenas indústrias é lançado em SC

Iniciativa visa conceder linhas de crédito e apoiar trabalhos de capacitação profissional para empresas locais.

21/05/2021



Instituto promove a reciclagem de EPS

Plastivida entrega duas prensas para a reciclagem de EPS (isopor) em Florianópolis (SC). A ação faz parte do projeto “Recicle+EPS”, que tem como objetivo engajar a população na coleta seletiva e reciclagem do isopor.

21/05/2021



Novo programa de incentivo à inteligência artificial na indústria

Embrapii lança programa que unirá empresas e institutos de pesquisa em projetos de inteligência artificial para aplicação na indústria nacional.

20/05/2021



Pesquisa sobre reforma e retrofitting no setor de plásticos aponta aumento da demanda por sistemas digitais

Pesquisa mostrou que 57,14% das companhias que executam reforma e retrofitting de máquinas e periféricos notaram aumento da procura por sistemas para coleta de dados e conexão com ambientes virtuais.

20/05/2021



Sustentabilidade e economia circular para os transformadores de plásticos

Especialistas vão debater como as empresas do segmento de plásticos, independentemente do porte, podem se engajar e lucrar com negócios voltados para a sustentabilidade e a economia circular.

19/05/2021



Tecnologia IoT faz monitoramento do consumo de energia elétrica de fábricas

Sensores e aplicativos formam um sistema de coleta de dados que inclui armazenamento em ambiente virtual.

19/05/2021



Sistema modular para manipulação de peças injetadas

Divisão da Star Seiki fornece itens para montagem de fixadores sob medida para peças plásticas a serem manipuladas por robôs.

11/05/2021



Expansão física de polímeros é testada em extrusoras de chapas e filmes

Processo que elimina a necessidade de agentes expansores químicos promove a economia de matéria-prima.

11/05/2021



Sistema de controle para plantas de reciclagem

Empresa passa a desenvolver sistemas de gerenciamento de instalações de reciclagem baseado em software de arquitetura aberta.

10/05/2021



Centros de competência em hardware darão apoio ao desenvolvimento industrial

Embrapii e MCTI pretendem investir na criação de dois CCHs para fomentar a pesquisa, desenvolvimento e inovação em plataformas de IoT.

10/05/2021



Brinquedos feitos de bioplásticos serão tema de evento internacional

A segunda edição da Biotoy, conferência sobre brinquedos feitos de plásticos de origem biológica, acontece em setembro, na Alemanha.

04/11/2021



Nova linha de distanciadores de cerca fabricados em PP

Produtos apresentam boa resistência a intempéries e são indicados para instalação em cercas e/ ou alambrados eletrificados.

12/05/2021



Resinas para fabricação de embalagens rígidas com espessura fina

Empresa desenvolve polímeros com propriedades de alta resistência ao impacto e boa estabilidade térmica.

06/05/2021



Masterbatches mais sustentáveis para a área de plásticos

Empresa brasileira lança linha de concentrados que têm materiais reciclados em sua composição.

14/10/2021



Novo instituto de pesquisa em IoT e indústria 4.0 em SP

Centro tecnológico realizará programas de desenvolvimento científico e de capacitação profissional.

03/05/2021



Stress cracking nos materiais plásticos é tema de curso

A ABPol lança curso on-line sobre um dos tipos mais comuns de falha nos materiais poliméricos.

03/05/2021



Nova plataforma digital de gestão para o setor de reciclagem

Ferramenta desenvolvida pela Circular Brain, e certificada pela ABNT, auxilia no controle de informações, gestão de clientes, controle de estoques e vendas de recicladores e operadores de resíduos.

30/04/2021



Novo centro de pesquisa em plasticultura para o agronegócio

Fapesp e Braskem apoiam a criação de um centro de pesquisa em plasticultura para o agronegócio, tendo em vista o potencial de aplicação dos materiais plásticos no setor.

29/04/2021



Aumentam as ameaças cibernéticas a sistemas industriais

Levantamento realizado pela Kaspersky apontou que petróleo & gás e engenharia foram os setores que mais sofreram com o aumento dos ataques cibernéticos no último ano.

27/04/2021



Tratamento superficial de moldes com laser e robôs

Instituições desenvolvem processos de tratamento de superfícies metálicas e projetam equipamentos para trabalho nessa área.

27/04/2021



Estudo comprova a atoxicidade de aditivo promotor de degradação em oceanos

Pesquisa multidisciplinar atestou que o aditivo promotor de biodegradação d2w é atóxico para animais marinhos.

26/04/2021



Robôs manipuladores para trabalhos na área de plásticos

Empresa brasileira passou a comercializar autômatos que podem ser integrados a máquinas industriais.

23/04/2021



Filmes biodegradáveis e compostáveis para embalagens

Empresa fornece filmes celulósicos para embalar máscaras, alimentos ou resíduos de pets, capazes de se decompor em gás carbônico, água e outros nutrientes para o solo.

04/11/2021



Mais de 60 km de tubos de PVC formarão sistema de saneamento em SP

A implantação de tubulações plásticas fornecidas pela Amanco Wavin faz parte das iniciativas atreladas ao programa de despoluição do Rio Pinheiros em parceria com a Sabesp.

20/04/2021



Estabilizantes para PVC com nova marca

Linha de estabilizantes sem metais pesados em sua formulação receberá o nome de Ecostab.

20/04/2021



Pesquisa no setor de extrusão de plásticos mostra consequências positivas da pandemia

Levantamento apurou que 64,86% das companhias tiveram como reflexos da crise sanitária o aumento da produção, contratação de pessoal e novas parcerias, além de mais interesse pela modernização de seus parques fabris.

20/04/2021



Digitalização e negócios na indústria

Evento digital contará com a participação de especialistas que atuam em diferentes ramos.

20/04/2021



Companhia especializada em PU abre filial em Minas Gerais

Grupo Flexível inaugurou uma filial em Extrema (MG) a fim de melhorar seu atendimento presencial em todo território nacional.

19/04/2021



Grupo Gerdau inicia negócio voltado para o grafeno

Gerdau Graphene é a nova divisão da empresa, que vai atuar nas Américas no desenvolvimento de aplicações em grafeno, a começar pela produção de masterbatches.

14/10/2021



Programa promove a reciclagem de dispositivos médicos de PVC

Instituição europeia lança projeto colaborativo para promover a reciclagem de dispositivos médicos de PVC de uso único.

16/04/2021



Fornecedores de aditivos ampliam comercialização na América Latina

Parceria entre empresas vai aumentar a oferta de agentes estabilizantes, absorvedores de radiação UV e antioxidantes.

15/04/2021



Fabricante de chillers vai aumentar produção em SP

Programa de expansão de unidade fabril está previsto para ser concluído no final de 2021.

13/04/2021



Plastics Handbook: the resource for plastics engineers

Saiba mais sobre a quinta edição de "Manual de plásticos: O recurso para engenheiros de plásticos", em tradução livre.

13/04/2021



Materiais em Design: 112 materiais para design de produtos

Livro aborda as vantagens e desvantagens de cerca de 112 materiais empregados em diversos produtos e como suas características estão associadas ao seu design.

13/04/2021



Polietileno de alta densidade (PEAD)

Ficha técnica com as principais características, aplicações e propriedades do polietileno de alta densidade (PEAD).

07/12/2021



Moldes com canais de resfriamento ilimitados

A impressão 3D de metais permite a confecção de moldes com canais de refrigeração incorporados.

08/04/2021



Workshop sobre embalagens e sustentabilidade

Evento online apresentará novas soluções e debates sobre melhores práticas para reduzir o impacto ambiental negativo de resíduos.

08/04/2021



Segurança em processos industriais será tema de pós-graduação

Treinamento EAD do Senai vai abordar medidas protetivas em trabalhos no chão de fábrica.

07/04/2021



Workshop sobre Internet das Coisas e automação industrial acontece este mês

PqTec vai realizar este mês um evento online que abordará o uso de plataformas digitais na indústria.

05/04/2021



Conferência online sobre embalagens plásticas para alimentos acontece este mês

Pela primeira vez em formato digital, evento organizado pelo Ital abordará o desenvolvimento de novas resinas, embalagens com barreiras e sustentabilidade.

01/04/2021



Tarifa zero para importação de PP

Medida governamental terá três meses de vigência, podendo ser renovada.

31/03/2021



Setor de embalagens flexíveis investe em desenvolvimento de novos modelos

Empresas brasileiras lançam embalagens plásticas para o acondicionamento de alimentos e produtos para pets.

31/03/2021



Tubos de CPVC compõem linha de produtos com alta resistência térmica

Série constituída de policloreto de vinila clorado é indicada para sistemas de fornecimento de água quente.

30/03/2021



Robô industrial compacto é recomendado para células de manufatura

A recente linha de robôs industriais da Mitsubishi Electric, voltada para aplicações como pick and place, possui grande capacidade de carga e raio de alcance.

29/03/2021



Novidades na área de aditivos para plásticos reciclados

Empresa lança linha de aditivos para a formulação de polímeros reciclados que passou a ser comercializada em plataforma digital.

29/03/2021



Certificação internacional para produção de resinas a partir de matérias-primas circulares

Braskem fará testes de novas rotas sustentáveis para produção de resinas a partir de matéria-prima renovável e circular como alternativa à nafta, principal insumo petroquímico.

29/03/2021



Companhia investe na reciclagem química de espumas de PU

Covestro desenvolve processo para recuperação e reciclagem dos dois componentes utilizados na fabricação de espumas de colchões.

14/04/2021



Aplicativo simplifica a triagem de resíduos plásticos

Empresa do setor de espectroscopia desenvolveu série de aplicativos que distinguem tipos e famílias de plásticos em meio a resíduos mistos.

26/03/2021



Mais desmoldantes e agentes de purga para o ramo de plásticos

Novas especialidades químicas para o processamento de polímeros passaram a ser comercializados no Brasil.

26/03/2021



Rede de aceleração de projetos para a indústria 4.0

Entidades brasileiras lançam programa que vai subsidiar projetos de modernização do ramo industrial.

26/03/2021



Campanha vai levar cilindros de oxigênio para a área da saúde

Operação coordenada pelo Senai tem como objetivo angariar junto à indústria cilindros de oxigênio para hospitais.

25/03/2021



Montadora utiliza componentes impressos em 3D como ferramentas de produção

General Motors utiliza impressão 3D de poliamida reforçada com fibra de carbono para confeccionar ferramentas para linha de produção de carro elétrico.

24/03/2021



Fabricante investe na produção nacional de air fryers de 5 L

A Mondial passou a fabricar no Brasil suas fritadeiras sem óleo, construídas com resina plástica fornecida pela Braskem, em resposta ao aumento recorde de demanda em 2020.

24/03/2021



Mais de dois milhões de esponjas são coletadas em programa de reciclagem

Projeto tem como premissa a conversão de buchas de limpeza em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

23/03/2021



Impressão à base de água em plásticos

Empresa brasileira desenvolve processo de impressão de tinta à base de água em plásticos.

23/03/2021



Célula de fabricação é usada no desenvolvimento de polímeros de alto desempenho

Equipamento para produção de corpos de prova é referência em integração e digitalização de processos.

23/03/2021



Programa de reciclagem de EPS acontece em Santa Catarina

Iniciativa vai contar com a ampliação de locais voltados para a coleta de material e programas para o engajamento da população.

23/03/2021



Novos filmes de PET possuem propriedades antivirais

Produtos são indicados para a fabricação de embalagens para contato direto com alimentos.

22/03/2021



Fabricantes de máquinas se unem em prol da economia circular para os plásticos

Criação de cotas e diminuição de restrições ao uso de resina reciclada são alguns dos pontos defendidos por associação europeia de fabricantes de máquinas.

22/03/2021



Novo robô colaborativo para o chão de fábrica

Autômato é indicado para trabalhos em linhas de produção e para acabamento e montagem de peças.

19/03/2021



Fórum online de manufatura acontece na próxima semana

Evento terá programação voltada para a digitalização da indústria e a gestão de pessoas.

18/03/2021



Programa vai promover a reciclagem e revalorização de resíduos plásticos

Sistema de geração de créditos visa captar recursos para financiar ações voltadas para a revalorização de resíduos plásticos

18/03/2021



Perfis em fibra de carbono permitem a fabricação rápida de estruturas leves

Estruturas de máquinas e braços robóticos são aplicações para as estruturas tubulares fabricadas por uma empresa holandesa que procura parceiros para distribuição no mercado brasileiro.

16/03/2021



Setor de embalagens flexíveis encerra 2020 em alta

Levantamento feito pela Maxiquim para a Abief apontou aumento do volume produzido em comparação com o ano anterior.

16/03/2021



Acordo de integração visa aumentar a eficiência da manufatura aditiva industrial

EOS integrará o software de manufatura aditiva da Siemens em suas máquinas de impressão 3D, visando melhores índices de produtividade a nível industrial.

12/03/2021



Certificação em segurança de máquinas acontece em SP

Treinamento será dividido em módulos e o certificado terá validade internacional.

11/03/2021



Plataforma de IA industrial chega ao Brasil

Parceria entre empresas abrirá espaço para a comercialização de sistemas virtuais e prestação de serviços na América Latina.

11/03/2021



Equipamento para corte de tubos plásticos evita a geração de pó e cavacos

Empresa italiana desenvolveu máquina para serrar e chanfrar tubos de PVC e PEAD que trabalha a quente e evita a geração de resíduos.

10/03/2021



Nanopartículas que podem ser dispersas em plástico eliminam vírus por contato

Empresa brasileira desenvolveu e publicou artigo sobre material contendo nanopartículas de prata, que pode ser adicionado em plásticos e é capaz de eliminar fungos, bactérias e vírus em dois minutos.

17/03/2021



Novo software otimiza formulação e simula reações de resinas termofixas

Startup brasileira passou a prestar serviços voltados para o desenvolvimento de composições poliméricas.

10/03/2021



Empresa brasileira vai fabricar frascos plásticos para envase de vacinas

Linha de recipientes resistentes à quebra e a baixas temperaturas será produzida a partir de um polímero desenvolvido no Japão.

09/03/2021



A transformação digital no setor de máquinas e equipamentos

Abimaq convida a indústria de máquinas a participar de mapeamento que vai identificar os avanços tecnológicos e as novas oportunidades de negócio que surgem com a transformação digital.

09/03/2021



Nova PA para fabricação de peças com alta resistência térmica

Poliamida apresenta alta estabilidade térmica em longos períodos de uso e é indicada para a produção de peças para veículos.

08/03/2021



Braços robóticos para automação de injetoras ganham nova configuração

Equipamentos passaram a apresentar maior alcance e podem ser integrados a injetoras de 20 a 700 toneladas.

05/03/2021



Bola oficial de futebol revestida com plástico reciclado

Oito campeonatos estaduais de futebol usam a bola oficial da Penalty, revestida por plástico ecológico obtido a partir da reciclagem de garrafas PET.

05/03/2021



Filtro para polímeros altamente contaminados

Sistema autolimpante é recomendado para o processamento de materiais reciclados.

04/03/2021



Dificuldades no suprimento de matéria-prima devem perdurar pelos próximos meses

Entidades da área de plásticos preveem panorama incerto no fornecimento de resina para os próximos meses.

04/03/2021



Novo projeto vai testar redes 5G no chão de fábrica

Acordo firmado entre entidades de diferentes setores levou ao início de um projeto-piloto que envolverá ensaios de redes 5G em ambientes fabris.

03/03/2021



Materiais antimicrobianos poderão ser produzidos em escala industrial

Nova técnica permite obter compostos químicos capazes de eliminar bactérias, fungos e vírus, os quais poderão ser usados em formulações poliméricas.

03/03/2021



Workshop sobre gêmeos digitais na indústria

Faculdade fará evento online no fim de março que abordará temas ligados à Indústria 4.0.

02/03/2021



Instituto europeu oferece cursos em português

Instituição espanhola especializada em plásticos passa a oferecer cursos online sobre reciclagem e caracterização em português.

01/03/2021



Evento gratuito sobre caracterização de poliolefinas

Inscrições abertas para webinar gratuito sobre recentes desenvolvimentos na caracterização de polímeros, que será realizado na próxima semana.

26/02/2021



Acordo trará mais plásticos biodegradáveis ao Brasil

A ERT fez parceria com a Activas para ampliar o fornecimento de plásticos biodegradáveis e compostáveis no País.

04/11/2021



Congresso brasileiro de polímeros será online

Evento da ABPol terá palestras técnicas e seminários em salas virtuais que reunirão especialistas do Brasil e do mundo.

01/04/2021



Empresa expande linha de pinos para fixação de componentes plásticos

Fixados por pressão, os pinos podem substituir a soldagem e adesivação de componentes plásticos.

24/02/2021



Consórcio desenvolve equipamento para medição em nível nanométrico

Equipamento com alta resolução permitirá a análise de estruturas moleculares de nanomateriais.

14/10/2021



Atualização de software para programação de robôs

Empresa norte-americana adicionou novas ferramentas ao programa computacional Robotmaster.

23/02/2021



Expansão da produção de bioplásticos no Brasil

Braskem anuncia investimento em planta brasileira para aumentar a produção, em 60 mil toneladas, de eteno de origem renovável usado para fabricação de bioplásticos como PE e EVA.

23/02/2021



Negócio por assinatura simplifica a adoção das tecnologias de manufatura aditiva

Impressão 3D como serviço evita o investimento em ativos e promove a adoção da tecnologia em rotinas como a assistência à manufatura.

23/02/2021



Nova fábrica de drones usará plásticos e compósitos

Empresa brasileira vai implantar uma unidade fabril de peças para drones que serão confeccionadas a partir de polímeros e fibras.

22/02/2021



Produtos de limpeza em alta estimulam a demanda por embalagens

A produção das indústrias de produtos de higiene e limpeza deve crescer cerca de 3% este ano, movimentando também o setor de embalagens.

19/02/2021



Novo centro de inspeção robótica de peças plásticas em SP

Espaço situado no Parque Tecnológico São José dos Campos conta com sistemas ópticos e robôs voltados para a realização de simulações de operações do ramo automobilístico.

19/02/2021



Protetor solar com embalagem de PET recuperado de praias

Parceria entre marca de cosméticos, recicladora de plásticos e cooperativas do litoral paulista é responsável pelo recolhimento de 265 toneladas de resíduos plásticos que serão reinseridos na cadeia produtiva.

19/02/2021



Novo grade de PEAD para moldagem por sopro

Empresa norte-americana desenvolve PEAD, que apresenta aumento considerável da resistência ao stress cracking sem comprometer demais propriedades, além de possibilitar o aumento do uso de reciclados.

17/02/2021



Cresce a oferta de trabalho na indústria

Dados de empresa de recrutamento convergem com os da CNI, indicando forte aumento da oferta de postos de trabalho entre o final de 2020 e o início de 2021.

16/02/2021



Novo material polimérico para fabricação de peças leves

Composto formulado com fibras naturais e sintéticas é indicado para a produção de revestimentos em interiores de veículos.

19/02/2021



Embalagem reciclável de PET com propriedades de barreira

Empresa desenvolve embalagem multicamada de PET, com propriedades de barreira ao oxigênio, e que pode ser reciclada mecanicamente.

16/02/2021



Adaptação de máquinas a sistemas IoT será tema de evento online

Webinar gratuito abordará a digitalização de processos e conexão entre o chão de fábrica e redes digitais.

15/02/2021



PHU flexível evita infecções por fungos e bactérias

Tecnologia desenvolvida na USP poderá ser utilizada na produção de curativos de feridas crônicas e revestimento de implantes ortopédicos e odontológicos.

12/02/2021



Produção industrial inteligente será tema de pós-graduação

Instituição abriu inscrições para curso EAD centrado na aplicação de processos inteligentes de manufatura.

12/02/2021



Empresa se prepara para internacionalização

Transformadora de plásticos desenvolve projetos customizados nas unidades de seus clientes, com o gerenciamento das fases de produção de embalagens.

07/04/2021



Empresa suíça adquire fabricante brasileira de tubos de PEAD

Aquisição tem em vista o mercado que se abre com a perspectiva do novo marco do saneamento

11/02/2021



Projeto de garrafa de rPET inspirado nos fiordes da Groenlândia

Designers da Sidel criam o conceito de garrafa Nuuk, feita totalmente de poli(tereftalato de etileno) reciclado, com design baseado na pureza do gelo e suas formações.

11/02/2021



Nova película virucida protege áreas de alto contato

Empresas brasileiras desenvolveram um filme adesivo transparente com propriedades antivirais que pode ser usado para revestir superfícies de equipamentos industriais.

09/02/2021



Inscrições abertas para pós-graduação em indústria 4.0

Curso terá enfoque na digitalização da manufatura e modernização de parques fabris.

09/02/2021



Acordo para aumentar a eficiência da produção de olefinas

Empresas do Brasil e EUA firmam acordo para implementação de nova tecnologia que proporciona mais eficiência na produção de plásticos, com menos emissões de carbono e uso de energia.

08/02/2021



Novo medidor de espessura de plásticos por ultrassom

Empresa brasileira desenvolveu um equipamento capaz de medir espessuras muito finas em películas poliméricas.

08/02/2021



Barreiras de proteção movimentam o setor de acrílicos

Consumo de acrílicos aumentou 11,4% em 2020, em consequência da adoção do material na fabricação de barreiras de proteção instaladas para atendimento ao público.

05/02/2021



Nova metodologia para criação de embalagens sustentáveis

Companhia desenvolve ferramenta exclusiva para criar projetos que analisem todo o ciclo da embalagem plástica, desde função, formato, composição e circularidade, até o engajamento do consumidor e solução de fim de vida.

05/02/2021



Organizadora da feira K terá participação na Colombiaplast

A Messe Düsseldorf anunciou ter adquirido participação na feira de plásticos da Colombia, a Colombiaplast, atuando pela primeira vez em um evento na América do Sul.

05/02/2021



Novo acordo para fomento à bioinovação no Brasil

Aliança estratégica conta com a participação de empresas do setor petroquímico e pretende promover uma agenda de desenvolvimento sustentável na indústria brasileira.

04/02/2021



Distribuidores de resina prevêem 2021 incerto

De acordo com a Adirplast, o volume total de resina distribuído por seus associados, incluindo todos os produtos, atingiu 438.392 toneladas em 2020, uma redução de 8,5% das vendas em relação a 2019.

03/02/2021



Rastreamento do mercado de resinas recicladas

Base global de dados sobre recicladores conta com 133 empresas brasileiras.

03/02/2021



Indústria de máquinas em forte recuperação

Agronegócio e indústria de bens de consumo puxaram a demanda por equipamentos, de acordo com os dados divulgados pela Abimaq.

01/02/2021



Selante de PVC convertido em novas matérias-primas

Montadora de automóveis no Brasil iniciou um programa de reciclagem voltado para o uso de resíduos de PVC na fabricação de novos produtos.

29/01/2021



Benzeno sustentável na produção de PU

Companhia utiliza benzeno certificado na produção de precursores de poliuretano (PU) como uma alternativa mais sustentável para fabricação de componentes de isolamento residencial, de eletroeletrônicos e de automóveis.

29/01/2021



Precisão na soldagem a laser de peças plásticas

Dispositivo calibrado e certificado mede o grau de transmissão de luz dos materiais plásticos.

28/01/2021



Evento on-line sobre biopolímeros

Novas oportunidades para produção de biopolímeros é o tema de webinar oferecido gratuitamente.

28/01/2021



Curso on-line de embalagens plásticas tem inscrições abertas

Evento terá programação composta por palestras e apresentações de projetos.

27/01/2021



Webinars gratuitos sobre Indústria 4.0

Empresa abre inscrições para webinars gratuitos que abordarão temas como Indústria 4.0 e robotização.

26/01/2021



Impressora 3D de peças metálicas será instalada em centro de pesquisa na USP

Equipamento importado dos Estados Unidos poderá ser usado para prestar serviços a empresas.

26/01/2021



O fechamento de unidades da Ford e o setor de plásticos

José Ricardo Roriz Coelho (Abiplast) analisa como a reestruturação da Ford no Brasil impacta a realidade dos transformadores dedicados à indústria automobilística.

22/01/2021



União de empresas pretende promover produção em massa de peças impressas em 3D

Stratasys adquire a Origin e incorpora tecnologia P3, baseada em resina, pensando na produção em massa de peças impressas tridimensionalmente.

22/01/2021



Crescem encomendas de máquinas industriais

Setor de equipamentos para processar plásticos e de máquinas-ferramenta demonstra sinais de recuperação.

27/01/2021



5 principais tendências de transformação digital para 2021

Este ano será de grandes avanços tecnológicos para o meio industrial. Confira as tendências destacadas pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e prepare-se para os novos tempos.

20/01/2021



Filme plástico antiviral contra Covid-19

Tecnologia para proteção de alimentos é desenvolvida pela Braskem em parceria com AlpFilm e chega ao mercado como mais uma opção de combate à Covid-19.

20/01/2021



Nova realidade do ramo de manufatura é tema de estudo

Pesquisa identificou que os desdobramentos da crise estão afetando fortemente a manufatura e desafiando os líderes do setor, exigindo o reequilíbrio da cadeia de suprimentos.

19/01/2021



Estudo mapeia o mercado de elastômeros termoplásticos

A agência alemã Ceresana traçou as perspectivas para o mercado mundial de elastômeros termoplásticos

19/01/2021



Novas películas plásticas antivirais made in Brasil

Versão adesiva do filme plástico pode ser utilizada no revestimento de displays e interfaces homem-máquina de equipamentos de produção, protegendo operadores da contaminação por contato.

02/02/2021



MES integrado a sistema de inteligência artificial na moldagem de tetos em PC

A injeção de componentes em policarbonato foi racionalizada com a integração das duas tecnologias.

19/01/2021



Fabricante de polímeros adquire especialista em biocidas

A alemã Lanxess adquiriu a Intace a fim de aumentar sua atuação na área de proteção ao consumidor final

18/01/2021



Atlas do plástico é oferecido para download grátis

Publicação desenvolvida por instituição alemã traz estudos atualizados sobre o consumo e a reciclagem de plásticos no Brasil.

15/01/2021



Separação de resíduos combinada com reciclagem mecânica avançada

Proprietários de marcas e empresas transformadoras poderão ter acesso a material reciclado com certificação já este ano.

14/01/2021



Novas embalagens antimicrobianas feitas no Brasil

Empresa brasileira lançou uma linha de embalagens plásticas capazes de inibir a atividade de microrganismos.

14/01/2021



Feiplastic agora é Inovaplastic e será realizada em 2022

Tradicional feira do ramo de plásticos enfatizará inovação na cadeia produtiva e economia circular.

14/01/2021



Fabricante de itens plásticos desenvolve e lança serviço de gestão de ativos

A Unipac, fabricante de uma diversificada linha de produtos plásticos, lançou um serviço de gestão de ativos com ênfase nas necessidades de empresas deste segmento.

12/01/2021



Aumento da demanda por bens de capital

Setor de plástico e borracha está entre os que registraram maior aumento de demanda por equipamentos industriais no final de 2020.

12/01/2021



Embalagens de plástico reciclado obtêm certificação internacional

Fornecedora de filmes plásticos feitos com material pós-consumo recebeu aprovação de agência global.

12/01/2021



Impressora multimateriais é desenvolvida entre parceiros europeus

Prototipagem e confecção de pequenas séries são os usos recomendados do novo método de impressão 3D combinando diferentes materiais.

11/01/2021



Vagas abertas para cursos de qualificação profissional

Cursos de graduação e pós-graduação voltados à indústria do plástico estão com inscrições abertas para candidatos na reta final do ano.

09/12/2020



Parceria no ramo de manufatura aditiva

Empresas firmaram acordo para fornecer serviços voltados à área de manufatura aditiva industrial.

08/12/2020



Plastificante livre de ftalatos será produzido no Brasil

Planta em Mauá será a primeira a produzir o material na América Latina

04/12/2020



Crescimento do mercado global de bioplásticos

Especialistas europeus concluem em conferência que o mercado global de bioplásticos deve crescer 36% nos próximos cinco anos.

04/12/2020



Robôs autônomos para o chão de fábrica

Linha de autômatos móveis indicados para logística interna de espaços fabris conta com sistema de programação de rotas e de segurança contra colisão.

03/12/2020



Novo programa de reciclagem de copos plásticos

Empresa europeia iniciou um projeto de incentivo ao uso de copos plásticos reutilizáveis que também inclui a reciclagem desses itens.

02/12/2020



Plataformas digitais industriais serão fornecidas no Brasil

Empresas firmaram parceria para comercializar sistemas digitais de análise de dados que permitem a comunicação entre máquinas e ambientes virtuais.

01/12/2020



Reciclagem química de plásticos usados em autopeças

KIT e Audi pesquisam como transformar resíduos de plásticos de engenharia em óleo de pirólise, que poderá ser usado para fabricar novos componentes.

30/11/2020



Parceria para desenvolvimento de soluções em eletromobilidade

Focada em componentes de transmissão automotiva, parceria entre companhias de segmentos distintos visa o uso e aplicação de tecnologias de impressão 3D em veículos elétricos.

30/11/2020



Documento trata do destino dos bioplásticos pós-consumo

Fabricante holandesa de bioplásticos lançou um manual tratando da destinação final do PLA e do seu papel em estratégias  de economia circular.

30/11/2020



Consórcio global com foco na reciclagem de rótulos autoadesivos

Empresa desenvolve iniciativa que reforça compromisso com a economia circular na cadeia de rotulagem. No Brasil, busca novos parceiros para seu programa.

26/11/2020



7 motivos para renovar o sistema de ar comprimido

Especialista da Atlas Copco explica como fazer um diagnóstico para obter maior eficiência.

25/11/2020



Parceria vai desenvolver e comercializar grafeno no Brasil

Entidade brasileira firma acordo com centro de pesquisa internacional para o desenvolvimento de grafeno e de aplicações comerciais desse e de outros nanomateriais.

14/10/2021



Empresas movidas a dados podem ter melhores resultados

Estudo disponível online mostrou que as empresas cujas estratégias e ações são baseadas em dados têm melhor desempenho financeiro.

24/11/2020



Novo escâner 3D portátil para medição de peças plásticas

Equipamento de digitalização com alta resolução conta com inteligência artificial e é indicado para a produção de cópias digitais de peças.

24/11/2020



Chapa transparente com ação antiviral

Material acrílico nanoparticulado rompe barreira de vírus e pode ser empregado em aplicações no combate a Covid-19.

24/11/2020



Compostos para injeção ultrarresistentes

Empresa atualiza portfólio de polímeros, incluindo grades mais resistentes que o aço

23/11/2020



Evento mostrará projetos para digitalização de fábricas

Instituição brasileira apresentará trabalhos sobre IIoT e indústria 4.0 que são finalistas de um concurso.

23/11/2020



Marca d’ água digital: um novo recurso para simplificar a reciclagem

Projeto europeu envolvendo 85 empresas usa tecnologias digitais para criar um sistema de identificação de embalagens ao final de sua vida útil.

20/11/2020



Filme plástico livre de inseticida para controle de pragas

Material resultante de parceria entre empresas e universidade é uma alternativa ao uso de agroquímicos e teve eficácia comprovada no combate ao inseto Tripes em plantações de banana.

18/11/2020



Reator para processar grafeno feito no Brasil

Entidades do Rio Grande do Sul se uniram para desenvolver um equipamento capaz de dispersar grafeno em formulações poliméricas.

14/10/2021



Acordo amplia a oferta de agentes antimicrobianos para polímeros no Brasil

Empresas fecham acordo para distribuição de agente antimicrobiano destinado à aditivação de formulações de materiais plásticos.

17/11/2020



Novos equipamentos para seleção de grânulos

Fabricante de máquinas para reciclagem de plásticos lançou equipamentos que contam com tecnologia óptica de seleção de grânulos de poliolefinas.

16/11/2020



Congresso industrial na próxima semana

Evento on-line gratuito contará com webinars sobre novas tecnologias para a indústria de plásticos e tendências dessa área, além de exposição virtual.

13/11/2020



Copolímeros para aplicações na área médica

Novas linhas de copolímeros à base de policarbonato com alta resistência à ação de agentes químicos são indicadas à fabricação de dispositivos e equipamentos para o setor da saúde.

13/11/2020



Materiais do interior dos veículos passam a ser mais relevantes

O acabamento do interior dos automóveis está prestes a se tornar um elemento-chave na decisão de compra dos consumidores. Superfícies de alta qualidade, higiênicas e com propriedades de absorção de som são apenas alguns dos novos desafios para os desenvolvedores de materiais.

12/11/2020



Método de reciclagem de materiais compósitos em projeto

Projeto incentivado por programa de pesquisa da UE aborda a recuperação e reciclagem de materiais compósitos termoplásticos que podem retornar à indústria com custo até 20% menor.

09/11/2020



Novo robô para o ramo de plásticos

Fabricante de robôs passou a comercializar no Brasil um modelo de seis eixos indicado para trabalhos complementares à confecção de produtos feitos em plásticos.

09/11/2020



Recuperação do setor de embalagens flexíveis

Pesquisa apontou que o segmento obteve melhor desempenho em relação a outras áreas.

06/11/2020



Novo programa de inteligência artificial para a indústria

Programa brasileiro de desenvolvimento em inteligência artificial com foco na indústria disponibilizará recursos a empresas e instituições ligadas a essa área.

05/11/2020



Grafeno e as suas aplicações na indústria do plástico

Evento on-line vai tratar de como a indústria de plásticos pode trazer para seus processos o grafeno, material revolucionário e que é assunto de muita pesquisa no Brasil.

14/10/2021



Filmes PET para selagem de embalagens

Linha de películas feitas em PET desenvolvidas para a selagem de embalagens do tipo bandeja é indicada ao acondicionamento de alimentos fornecidos por e-commerce.

04/11/2020



POM com baixa emissão de formaldeído

Tecnologia que permite reduzir em cerca de 50% a liberação de gases intrínseca ao processamento e moldagem do poliacetal foi desenvolvida no Japão.

03/11/2020



Parceria evitará o descarte de resíduos plásticos em aterro sanitário

Acordo entre companhias prevê a triagem de resíduos plásticos domiciliares antes de seu descarte em aterro, reinserindo-os na indústria com o objetivo de estimular a economia circular.

30/10/2020



Estirênicos plenamente recicláveis

Trabalho conjunto entre a SCS e o Instituto Fraunhofer atestou a adequação do poliestireno reciclado para aplicações envolvendo o contato com alimentos.

29/10/2020



Aditivo à base de zinco protege superfícies plásticas

Empresa lança aditivo que impede a disseminação de vírus, bactérias e fungos em superfícies plásticas

27/10/2020



Plataforma gratuita de IoT industrial

Para incentivar a transformação digital na indústria, a Siemens passou a oferecer uma versão gratuita do sistema operacional MindSphere.

27/10/2020



A transição entre a injeção e a impressão 3D

Recursos da máquina para impressão 3D de fabricante de injetoras serão mostrados na versão digital da feira Formnext.

26/10/2020



Certificação de “circularidade” para filmes plásticos

Produtora de filmes para alimentos recebeu avaliação A pela Circulytics, da Fundação de Ellen MacArthur, uma ferramenta de medição do desempenho de empresas com relação à atuação em conformidade com princípios de economia circular.

23/10/2020



Estudo analisa o impacto da Covid-19 sobre o balanço das empresas

Levantamento realizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) junto a 240 empresas de capital aberto mostra as consequências da pandemia de Covid-19 sobre o seu desempenho e recuperação da rentabilidade.

20/10/2020



Sensores sem bateria, a transição sustentável para a fábrica do futuro

Prevendo o aumento exponencial de dispositivos industriais de internet das coisas (IoT), empresa desenvolve sensores que funcionam ininterruptamente e sem baterias.

20/10/2020



Acordo para distribuição de resinas fotocuráveis

Empresa brasileira adquire direito exclusivo de distribuição das resinas fotocuráveis da marca Ultracur3D.

20/10/2020



Eficiência energética na indústria de plásticos

O peso e a possibilidade de redução dos gastos com energia elétrica na indústria de plásticos serão discutidos em webinar que integra a Semana da Eficiência Energética.

20/10/2020



Acordo traça estratégia para indústria de grafeno no Brasil

Promover o uso do “material do futuro” em diferentes segmentos industriais, incluindo os plásticos, é o objetivo de uma nova rede de inovação.

14/10/2021



Processos de impressão tridimensional: uma atualização

A manufatura aditiva, ou impressão 3D, é um método de fabricação que abarca diferentes processos, mas tendo sempre por princípio a adição de material passo a passo até a obtenção de uma peça final ou ferramental.

14/10/2020



Nova linha de PP para manufatura aditiva

Petroquímica lança linha de polipropileno para impressão 3D, disponíveis na forma de filamentos, grânulos ou pó.

13/10/2020



Manufatura aditiva em sua era dourada

Processos consolidados e disponibilidade de informações tornaram a impressão 3D mais acessível.

13/10/2020



Concurso promove a venda de produtos feitos com material reciclado

Participantes poderão enviar projetos feitos a partir de chapas de plástico reciclado.

09/10/2020



Investimentos em plásticos para a área médica

Grupo alemão amplia instalações e volta suas atenções para a fabricação de embalagens e demais produtos voltados para as áreas médica, farmacêutica e hospitalar.

09/10/2020



Nova linha de produtos sustentáveis

Companhia lança linha de poliestirenos com até 30% de material reciclado pós-consumo, tendo como principal objetivo garantir a circularidade do material e reduzir os impactos do descarte inadequado.

08/10/2020



Fábrica modelo 4.0 passa a contar com rede 5G

Parceria entre Senai e Nokia levou à implantação de rede de comunicação LTE/4.9G privada em uma unidade modelo baseada na indústria 4.0, situada no Grande ABC.

07/10/2020



Demanda em alta e recorde de vendas de resina

Retomada das atividades no pós-pandemia aqueceu o mercado de resinas plásticas e a Braskem bateu recorde de vendas pela segunda vez consecutiva.

07/10/2020



Aquisição no setor de equipamentos periféricos

O grupo italiano Piovan adquiriu 100% da Doteco SpA, fabricante de equipamentos para o setor de filmes.

07/10/2020



A impressão 3D voltada para a indústria de plásticos

Evento on-line vai reunir especialistas para discutir como a manufatura aditiva pode ser integrada aos sistemas de produção da indústria de plásticos.

07/10/2020



Nova plataforma IoT para gestão do chão de fábrica

Instituição brasileira desenvolveu uma plataforma virtual voltada para o gerenciamento de dados provenientes de parques fabris.

06/10/2020



Novos mercados na mira de fornecedora alemã de resinas

Covestro adquire divisão de resinas e materiais funcionais da DSM, apostando em mercados emergentes como manufatura aditiva, materiais sustentáveis e revestimentos especiais.

05/10/2020



Webinar sobre cromatografia de polímeros esta semana

Programação do evento abordará a cromatografia avançada e o uso de equipamentos específicos, além de procedimentos e parâmetros para análise.

05/10/2020



Garantia de qualidade para dispositivos médicos impressos em 3D

Certificadora independente elaborou uma série de listas de verificação para assegurar que dispositivos fabricados por manufatura aditiva (impressão 3D) atendam a requisitos de qualidade.

02/10/2020



Curso on-line sobre PVC na próxima semana

Treinamento abordará as características do PVC e sua aplicação na fabricação de tubos, revestimentos, telhas e sistemas de impermeabilização, entre outros assuntos.

01/10/2020



Novo filme antiviral para proteção de superfícies

Empresas brasileiras desenvolveram um filme plástico composto por polipropileno, micropartículas de prata e sílica. A formulação é capaz de inibir a ação de microrganismos.

01/10/2020



Evento on-line sobre embalagens plásticas em outubro

Programação será composta por webinars a respeito de embalagens plásticas para acondicionamento de alimentos e bebidas, entre outros assuntos relacionados a esta área.

29/09/2020



Máquinas de triagem de grânulos são fabricadas no Brasil

Fabricante de máquinas para separação de grânulos plásticos desenvolveu uma linha que conta com tecnologia óptica de detecção de cores oriunda do Japão.

29/09/2020



Instituto vai pesquisar superfícies plásticas otimizadas para desinfecção por raios UV

Desenvolver materiais que não sofram degradação em decorrência da esterilização constante por raios UV é o objetivo de uma pesquisa iniciada por um dos Institutos Fraunhofer.

29/09/2020



Engenharia reversa reduz tempo de desenvolvimento de moldes

Sistema leva em conta dados de contração do material plástico para a correção do projeto de ferramental de injeção.

28/09/2020



Parceria interestadual pelo desenvolvimento da indústria

Acordo entre entidades de Minas Gerais e da Bahia tem como premissa facilitar a abertura de linhas de crédito para empresas que atuam na área industrial.

28/09/2020



Digitalização na área de reciclagem é tema de ebook

Empresa do ramo de reciclagem lançou um livro digital que aborda como o uso de sistemas que conectam sensores, máquinas e ambientes virtuais pode contribuir para a otimização de processos.

28/09/2020



PLA em escala mundial

Joint-venture europeia anuncia para 2024 a entrada em operação de uma unidade de produção de bioplásticos em larga escala.

25/09/2020



Financiamento para máquinas e equipamentos

Empresa alemã recebe aval do Banco Central para atuar como banco no Brasil e oferecer opções de crédito para aquisição de equipamentos, inclusive no setor de plásticos.

23/09/2020



Como evitar problemas com compressores no processo de sopro

Especialista em compressores faz recomendações de como evitar a ocorrência de alguns problemas em equipamentos desse tipo, muito utilizados na transformação de plásticos por sopro.

22/09/2020



Nanocomposto antiviral para embalagens de EPS

Empresa brasileira desenvolveu um material nanocomposto que confere propriedades virucidas e antibacterianas às embalagens de poliestireno expandido de sua linha.

22/09/2020



Empresa brasileira passa a produzir plásticos biodegradáveis e compostáveis

A Earth Renewable Technologies (ERT) anunciou sua entrada em operação no Brasil, produzindo biopolímeros baseados em PLA

21/09/2020



Aprovação remota de projetos industriais

Empresa passou a realizar tryout virtual, durante surto de Covid-19, para garantir continuidade de projetos e segurança de colaboradores e clientes. O modelo deu certo e ficará disponível no portfólio da companhia mesmo após a pandemia.

21/09/2020



Evento on-line sobre NR-12 e máquinas na próxima semana

Fórum virtual abordará procedimentos de segurança em equipamentos do chão de fábrica conforme a norma NR-12, e contará com a presença de especialistas.

18/09/2020



Curso on-line sobre grafeno e polímeros acontece este mês

Evento abordará recentes desenvolvimentos em termoplásticos e termofixos formulados com grafeno, além de estudos sobre polímeros e materiais complementares.

14/10/2021



Escassez de matéria-prima será tema de webinar

Evento gratuito acontece no dia 23 de setembro, às 17 horas e tratará da situação do fornecimento de resinas nos mercados externo e interno, assim como seus reflexos sobre o setor de transformados plásticos.

16/09/2020



Nova fábrica de PP inicia atividades

Braskem anunciou o início das operações comerciais de sua nova planta para a produção de polipropileno, situada nos Estados Unidos.

14/09/2020



Economia circular e embalagens serão tema de fórum

Evento on-line abordará recentes desenvolvimentos nos ramos de embalagens plásticas e economia circular, e contará com apresentações ministradas por profissionais de áreas relacionadas.

11/09/2020



OCDE atualiza regras sobre negociação internacional de resíduos plásticos

Após uma série de reuniões que ocorreram entre julho de 2019 e julho de 2020, organização divulgou comunicado determinando o consentimento prévio do país de destino antes que do envio de resíduos plásticos perigosos.

11/09/2020



Consórcio desenvolverá carcaça de bateria multimateriais para veículos elétricos

Plásticos e compósitos são as apostas de um consórcio internacional que pretende desenvolver novos projetos para fabricação de carcaças de bateria para veículos elétricos.

10/09/2020



Novo aditivo antiviral na formulação polimérica de solados

Linha de calçados passou a ter na composição de seus solados um agente capaz de dificultar a ação de vírus e bactérias. O aditivo recebeu certificação internacional e pode ser usado na fabricação de outros produtos.

09/09/2020



Compostos de PP, auxiliares na transição para os veículos elétricos

Estudo recente aponta como o mercado de compostos de PP está passando por mudanças para fazer frente a demandas como a fabricação de veículos elétricos, em que desempenho e leveza dos componentes são aspectos fundamentais.

09/09/2020



Locação de máquinas para plásticos, uma forma de driblar a crise

Em resposta às incertezas do cenário econômico, fabricante brasileira de injetoras e sopradoras passou a locar máquinas.

08/09/2020



Avanços em pesquisa sobre reciclagem química

Acordo de cooperação firmado entre companhias e instituições de ensino envolve investimentos de R$ 2,7 milhões voltados ao desenvolvimento de soluções para reciclagem química de plásticos pós-consumo.

04/09/2020



Uma liga em prol da segurança em embalagens plásticas para cosméticos

Grupo de empresas e instituições francesas propõe protocolo de gestão de riscos toxicológicos específico para cosméticos, destinado a avaliar e modelar as interações entre embalagens e fórmulas.

04/09/2020



PP para manufatura aditiva tem aprovação para contato com alimentos

Versões do material atendem aos requisitos da impressão 3D por diferentes métodos.

03/09/2020



Chiller para refrigeração no processo de sopro

Empresa brasileira passou a produzir um novo modelo de equipamento para refrigeração de máquinas para processamento de plásticos desenvolvido na Europa.

02/09/2020



Análise. O atual cenário do mercado de resinas

Turbulência no mercado internacional e incertezas no abastecimento interno preocupam o setor de transformação.

01/09/2020



Recuperação das vendas de resinas

Volume total de vendas dos associados da Adirplast no mês de julho foi 23% maior que o mês anterior. De janeiro a julho deste ano foram vendidas 259.041 toneladas, incluindo todas as resinas e os filmes de BOPP e BOPET.

01/09/2020



Setor de máquinas em recuperação

Informações divulgadas pela Abimaq e por associações da Alemanha e dos Estados Unidos mostram que o impacto da Covid-19 sobre o setor já está sendo amenizado, à medida que a produção industrial e a retomada de projetos avançam.

02/09/2020



Empresa desenvolve termoformadora para fibras de celulose

Princípio construtivo das máquinas para processar materiais plásticos deu origem a modelos que fabricam embalagens de fibra de celulose, uma opção para quem quer complementar linhas de produto.

01/09/2020



Fabricante de injetoras tem bom desempenho durante a crise

Embalagens e produtos médicos aquecem a demanda por injetoras elétricas de fabricante europeu.

31/08/2020



Webinars sobre plásticos em setembro

Rodada de eventos on-line começa esta semana e abordará processos de transformação de plásticos, além de tendências do segmento, embalagens e tubos.

31/08/2020



Linha de aditivos melhora a qualidade dos reciclados

Tradicional fornecedora de aditivos para PVC desenvolveu um pacote de produtos estabilizantes para o processamento de resinas termoplásticas recicladas.

28/08/2020



Novo robô para espaços fabris

Companhia japonesa desenvolveu um robô de seis eixos indicado ao uso em linhas de processamento de plásticos.

27/08/2020



Concurso premiará projeto de produto plástico que auxilie no combate à Covid-19

Inscrições abertas para projetos que utilizem filmes plásticos voltados à segurança das pessoas e ao combate à pandemia. O vencedor receberá prêmio de R$ 10 mil e poderá ser fabricado pela empresa idealizadora.

26/08/2020



Como a pandemia está estimulando a criação de novos produtos plásticos

Circunstâncias criam hábitos que, por sua vez, criam necessidades. E nesses tempos peculiares de pandemia, nos deparamos com demandas nunca antes imaginadas. Algumas delas, de ordem material e prática, podem ser atendidas com novos produtos plásticos.

25/08/2020



Sacos plásticos com ação antiviral

Fabricante de sacos para lixo passará a inserir em suas formulações poliméricas um aditivo virucida, capaz de reduzir a presença do novo coronavírus na superfície de seus produtos.

24/08/2020



Programa de aceleração para gerar novos negócios industriais

Período de inscrições para o programa de incentivo a start-ups e spin-offs com soluções para questões industriais terá início em breve.

21/08/2020



Escâner robótico 3D para inspeção de peças

Companhia suíça desenvolveu uma célula robótica equipada com escâner óptico 3D, indicada para digitalização e inspeção de componentes plásticos.

20/08/2020



Marco do saneamento e as oportunidades para o setor de plásticos serão temas de webinar

Evento acontece na próxima quarta-feira, dia 26/08/20, às 17h30

19/08/2020



Customização de computadores industriais

Especialistas em sistemas digitais para fábricas fazem recomendações sobre como computadores industriais podem ser customizados para o ramo de plásticos.

18/08/2020



Gestão energética no processamento de materiais termoplásticos

A eficiência energética passou a fazer parte da agenda dos transformadores de plásticos que buscam processos mais produtivos e rentáveis.

23/11/2021



Novo marco do saneamento trará crescimento para o setor de plásticos

Grande volume de investimentos previstos poderá movimentar toda a cadeia do polietileno

17/08/2020



Cuidados com sistemas pneumáticos após longo período de inatividade

Especialista em compressores faz recomendações sobre a reativação de sistemas pneumáticos que permaneceram inoperantes por longos períodos durante a pandemia.

17/08/2020



Próximos cursos e eventos do setor de plásticos

Em virtude da pandemia de Covid-19, com o cancelamento ou reagendamento de muitos eventos e cursos presenciais, priorizamos aqui os que serão realizados à distância, nos próximos meses.

14/08/2020



Pós-graduação em engenharia de polímeros terá início de forma remota

Faculdade oferece curso de pós-graduação em engenharia de polímeros para estudantes que tenham interesse em se desenvolver para atuar no segmento industrial. Início previsto para este mês com aulas remotas.

13/08/2020



Reciclagem do PU usado para fabricar colchões

Empresa alemã desenvolveu um processo de reciclagem química do poliuretano presente em colchões, visando usar o material na fabricação de novos produtos

13/08/2020



Investimento em reciclagem

Gestora de resíduos europeia investe em maquinário para ampliar a oferta de reciclados obtidos a partir do plásticos flexíveis e rígidos.

11/08/2020



Momento pós-pandemia favorece o mercado de itens de lazer

Fabricante de gelcoat para acabamento de piscinas já percebe aumento de demanda por este item.

05/02/2021



Cresce o interesse em tecnologia digital

Estudo abordou os tipos de tecnologia digital que estão no radar da indústria de manufatura, e trouxe um panorama das áreas em que eles poderão ser usados.

06/08/2020



2º Webinar Plástico Industrial debaterá a indústria 4.0 no setor de plásticos

Evento acontece na próxima quarta-feira, dia 12/08/20, às 17h30

05/08/2020



Aditivo antimicrobiano para plásticos tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus

Disponível no Brasil desde 2016 e fornecida na forma líquida ou em grânulos, a substância foi avaliada e teve sua eficácia comprovada em testes laboratoriais que apontaram a redução de mais de 99,84% do coronavírus presente nas superfícies dos plásticos analisados.

05/08/2020



Vendas de equipamentos em alta

Fornecedora de máquinas injetoras notou aumento da demanda nos meses de junho e julho, apesar das dificuldades relacionadas à atual crise sanitária.

04/08/2020



Higienização do chão de fábrica, parâmetro do “novo normal”

Devido à atual crise sanitária, empresas do ramo de plásticos dedicam maior atenção à limpeza de seus parques fabris. Os cuidados incluem protocolos para todos departamentos.

03/08/2020



Filme plástico antiembaçante facilita a comunicação

Desenvolvimento surgiu da demanda por máscaras faciais de proteção para pessoas com deficiência auditiva e que fazem leitura labial.

31/07/2020



Vacinas contra Covid-19 serão envasadas em frascos plásticos

Empresa dos Estados Unidos contratou da alemã Zahoransky o fornecimento de linhas de fabricação no valor próximo de 25 milhões de euros. Elas vão executar a injeção, sopro, revestimento dos frascos, envase e gravação, de forma totalmente automatizada.

31/07/2020



Barreiras de proteção em PETG

Devido à sua alta transparência e resistência mecânica, o termoplástico PETG passou a ser usado na fabricação de paredes divisórias, mais uma oportunidade para empresas do ramo de plásticos.

30/07/2020



Lubrificantes internos líquidos: melhor desempenho para peças técnicas

Pesquisadores conseguiram incorporar microcápsulas contendo lubrificante em termoplásticos. Isso torna possível a produção de materiais autolubrificantes, apropriados para a produção de peças técnicas sujeitas a atrito ao longo de sua vida útil

29/07/2020



Programa gratuito de gestão de negócios

Ferramenta online permite acesso a treinamentos que abordam desde operações no chão de fábrica até administração empresarial, além de consultoria e rodadas de negócios.

28/07/2020



Software gratuito para cálculo da espessura de tubos de PEAD

Está disponível online uma calculadora que ajuda a determinar a espessura de parede apropriada para tubos de PEAD.

24/07/2020



Novas atividades em território norte-americano

Braskem anuncia a conclusão da construção e início do comissionamento da Delta, nova unidade de produção de PP, localizada em La Porte (EUA). A fábrica pretende reforçar a capacidade de abastecimento do mercado norte-americano e de exportação global.

24/07/2020



Reciclagem de tampas plásticas movimenta negócios e trabalhos sociais

Programa socioambiental dá sequência à coleta e comercialização de tampas de embalagens feitas em termoplásticos durante a atual crise sanitária visando ampliar parcerias.

23/07/2020



Fispal terá edição on-line

A edição presencial da Fispal Tecnologia 2020, que aconteceria de 7 a 10 outubro, foi cancelada após comunicado estadual sobre a restrição à realização de grandes eventos presenciais. Porém, uma edição on-line será feita por meio de uma plataforma digital.

23/07/2020



Robôs aprendem a montar por tentativa e erro

A programação flexível de robôs é complexa no caso das tarefas de montagem. Por isso um projeto de pesquisa denominado Rob-aKademI propõe o uso de aprendizagem de máquina para torná-la mais fácil e autônoma, mudando a forma como os equipamentos “aprendem”.

22/07/2020



Os efeitos da pandemia sobre o setor de injeção

O levantamento realizado junto às empresas que transformam termoplásticos por injeção incluiu este ano algumas questões relacionadas à forma como elas estão lidando com as mudanças impostas pelo surto de Covid-19.

22/07/2020



Nova linha de compostos de purga

A Shuman Plastics nomeou novo representante no Brasil para a comercialização da sua nova linha de compostos de purga.

21/07/2020



Eficiência energética no chão de fábrica

Multimedidores de grandezas elétricas para o monitoramento do consumo de energia de injetoras e equipamentos em tempo real passaram a ser comercializados no Brasil.

21/07/2020



Graduação em desenvolvimento de produtos plásticos

Processo seletivo para curso gratuito de graduação em Desenvolvimento de Produtos Plásticos da Fatec está com inscrições abertas até dia 22/07/2020.

21/07/2020



Como a pandemia vai afetar o projeto de embalagens

Estudo divulgado recentemente aponta como os novos hábitos adquiridos durante a pandemia influenciarão o design de embalagens nos próximos tempos.

20/07/2020



E-commerce de plástico de engenharia

Plataforma on-line voltada para a comercialização de poliacetal (POM) vai atender micro, pequenos e médios fabricantes, oferecendo serviços e suporte técnico.

20/07/2020



Pesquisadoras desenvolvem bioplástico comestível

Projeto de doutorado de aluna da Unicamp (SP) resultou na produção de um bioplástico à base de amido e gelatina, que pode ser ingerido.

17/07/2020



Investimentos na fabricação de moldes

Ferramentaria brasileira iniciou a instalação de uma unidade fabril em São Paulo e pretende investir cerca de R$ 105 milhões em equipamentos voltados para a confecção de moldes.

17/07/2020



Cursos e eventos do setor de plásticos

Em virtude da pandemia de Covid-19, com o cancelamento de muitos eventos e cursos presenciais, priorizamos aqui os que serão realizados à distância, nos próximos meses.

21/07/2020



Películas plásticas com boa condutividade elétrica e transparência

Filmes plásticos condutores de eletricidade que apresentam boa transmitância de luminosidade e baixa refletância foram desenvolvidos a partir de um estudo realizado por pesquisadores nos Estados Unidos. Essas características foram obtidas graças à composição de camadas feitas em plástico e em materiais metálicos.

14/07/2020



Incentivo ao desenvolvimento de embalagens

Programa abre espaço para projetos de embalagens plásticas voltadas ao acondicionamento de alimentos, bebidas e demais produtos. A chamada para envio de propostas, com prazo até outubro, é direcionada a empresas, incluindo startups, e instituições de pesquisa e ensino.

13/07/2020



Termoplásticos antivirais feitos no Brasil

Polímeros capazes de dificultar a ação de vírus foram desenvolvidos por uma empresa brasileira e passaram a ser usados na fabricação de solas de calçados. Os materiais receberam certificação internacional e são indicados à confecção de outros produtos.

10/07/2020



Expansão fabril aumentará produção de catalisadores

Fabricante de especialidades químicas concluiu projeto de expansão de sua planta no interior do Estado de São Paulo, que aumentará a sua capacidade produtiva de peróxidos orgânicos para fortalecer seus negócios de catalisadores de polímeros.

10/07/2020



Monociclos elétricos, uma oportunidade para fabricantes de peças plásticas

O uso de veículos elétricos para transporte individual é uma maneira de evitar aglomerações de pessoas e inibir a disseminação do novo coronavírus. Projetos de veículos desse tipo incluem o uso de peças plásticas, o que lhes permite ser leves, resistentes e ter boa autonomia.

09/07/2020



Coalizão para a reciclagem de PP

Instituições e empresas dos Estados Unidos lançam movimento que visa aumentar os índices de reciclagem do polipropileno, material que ainda é pouco reaproveitado.

08/07/2020



Tubulações de polietileno corrugado ganham espaço no mercado de drenagem pluvial

Resistência, estanqueidade e facilidade de instalação são algumas vantagens do material, usado com cada vez mais frequência pelas prefeituras.

07/07/2020



Biopolímeros e ciência de materiais poliméricos em literatura

Livros abordam temas como materiais de base biológica, biocatálises, características de cadeias poliméricas e química de polímeros, bem como propriedades de materiais plásticos e polimerização sustentável. As obras podem ser adquiridas por meio de canais digitais e são comercializadas em versão impressa. Mais informações a seguir.

03/07/2020



Estudo ajudará empresas de médio porte a reduzir gastos com energia

Pesquisadores estudam uma forma de prever a carga real das indústrias com o uso de algoritmos inteligentes, criando assim as condições para um sistema de gerenciamento de flexibilidade energética.

02/07/2020



inpEV disponibiliza relatório de sustentabilidade gratuitamente

Estudo traz informações atualizadas sobre iniciativas nos ramos de logística reversa e reciclagem de embalagens e tampas plásticas. Aborda também ações que visam à conscientização acerca da higienização e descarte corretos de produtos pós-uso.

01/07/2020



Recicladores de plásticos planejam investir em descontaminação

Pesquisa realizada recentemente mostrou como as atividades no ramo de comercialização de resinas recicladas estão sendo impactadas pelas mudanças causadas pela pandemia da Covid-19. Também foi detectado um crescente interesse por equipamentos de descontaminação de resinas recicladas para torná-las adequadas ao uso para contato com alimentos.

30/06/2020



Growlers de PET: levando chope aos consumidores em isolamento

Novos hábitos poderão permanecer depois de passada a fase mais crítica da pandemia de Covid-19. O consumo de cerveja em garrafões (growlers) é um deles. E o material preferido para a fabricação desses frascos é o PET, que mais uma vez compete com o vidro levando algumas vantagens.

29/06/2020



Novos equipamentos para triagem de plásticos descartados

Linha é composta por máquinas equipadas com sensores capazes de detectar diferentes tipos de polímeros e que podem operar integrados a sistemas de processamento de dados. A série também contará com um braço robótico desenvolvido para processos de triagem de materiais.

25/06/2020



Como medir a transformação digital da sua empresa

A implementação de recursos digitais no ambiente industrial veio para ficar e cada um a faz no seu ritmo. Mas há meios de identificar em que ponto dessa jornada a sua empresa se encontra.

25/06/2020



Um mapa da reciclagem de plásticos no Brasil

Comparando dados dos últimos anos, um abrangente estudo apontou crescimento de 37% da atividade de reciclagem de plásticos no País entre 2016 e 2018, além de um índice de recuperação de material pós-consumo de 22%, um cenário muito diferente do divulgado pela WWF no ano passado.

23/06/2020



Máscara de PETG produzida sob medida

Fabricante de órteses desenvolve máscara facial em plástico transparente (PETG), fornecida sob medida ou em modelo padrão, voltada ao uso de profissionais da saúde em combate ao coronavírus.

23/06/2020



Webinar gratuito sobre o setor de plásticos e indústria 4.0 pós-pandemia acontece nesta quinta

Evento será realizado pela revista Plástico Industrial e promoverá uma discussão sobre o uso de recursos de gerenciamento remoto e inteligência artificial na indústria de plásticos, e como essas ferramentas digitais podem ajudar na transição para o “novo normal” no ambiente de produção.

23/06/2020



Nova edição de seminário sobre alta tecnologia está prevista para 2021

Programação do evento terá como tema central a engenharia de sistemas inteligentes para a indústria e contará com palestras sobre digitalização de parques fabris e processamento de dados provenientes do chão de fábrica. Serão abordados também a otimização do fornecimento de produtos e prestação de serviços. Organizadores pretendem realizar o seminário seguindo medidas de segurança contra o novo coronavírus.

23/07/2020



Fixação dupla para a soldagem de peças plásticas

Dispositivo metálico assegura estabilidade de processo e curtos tempos de ciclo na soldagem a laser de peças plásticas

19/06/2020



Curso on-line de embalagens plásticas acontece em junho e julho

A programação do evento será voltada para temas como o desenvolvimento de embalagens plásticas flexíveis, processos de fabricação de embalagens e propriedades de materiais poliméricos. Também estão previstas abordagens sobre tendências de consumo e economia circular.

17/06/2020



Brasil é destaque em estudo sobre o mercado de filmes agrícolas

A edição 2020 do relatório de mercado de filmes agrícolas da AMI International, agência de inteligência de mercado para o setor de plásticos, destaca o Brasil como importante mercado para filmes agrícolas.

16/06/2020



Superfícies plásticas poderão reduzir a sobrevida de vírus e bactérias

A empresa holandesa Parx Materials desenvolveu uma tecnologia baseada no uso de oligoelementos, que visa tornar as superfícies plásticas menos favoráveis à sobrevivência de vírus, fungos e bactérias.

11/06/2020



Ação para combater a perda de pellets da indústria de plásticos no meio ambiente

Abiplast se torna licenciadora do Programa Pellets Zero, no Brasil, e prevê certificação às empresas que cumprirem as diretrizes impostas para diminuir a quantidade de pellets, pós, flakes e partículas plásticas, provenientes de transformadoras e recicladoras, que podem chegar aos oceanos.

11/06/2020



Programa reunirá projetos de inovação de pequenas e médias empresas

Iniciativa visa promover parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras para o desenvolvimento de tecnologia e processos para diversas áreas da indústria. Os interessados poderão apresentar suas propostas em unidades credenciadas até o final do mês de setembro.

09/06/2020



Marco regulatório do saneamento: uma pauta que não pode esperar

Em análise no Senado, com previsão de entrada em votação na próxima semana, o marco regulatório do saneamento é decisivo para alavancar a retomada da economia e é também muito esperado pelo setor de tubos plásticos. A crise sanitária que ficou ainda mais visível com o surgimento da Covid-19 só faz reforçar a necessidade de destravar investimentos neste setor.

08/06/2020



Guia para segurança empresarial durante pandemia

Cartilha gratuita, elaborada pela Fiesp, aborda medidas de segurança empresarial que podem ser adotadas por gestores durante retomada de atividades durante ou após a pandemia.

05/06/2020



Universidade desenvolve sensor que detecta gases tóxicos no processamento de plásticos

Pesquisadores alemães trabalham na criação de um detector de gases potencialmente tóxicos que são liberados durante a reciclagem e o processamento de materiais plásticos. O sistema pode monitorar de forma contínua e precisa as instalações em ambiente fabril.

05/06/2020



Curso on-line de embalagens plásticas acontece este mês

Treinamento a ser realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos e pelo Centro de Tecnologia de Embalagem terá programação dividida em módulos sobre materiais plásticos usados na fabricação de embalagens rígidas e flexíveis, propriedades de barreira, aditivos e diversos outros temas relacionados a este ramo.

04/06/2020



PP para impressão 3D industrial

A introdução de um grade industrial de polipropileno no portfólio de materiais da HP contribui para elevar a manufatura aditiva ao patamar de aliada das rotinas da indústria, acelerando a sua transformação digital.

04/06/2020



Financiamento para pesquisa de materiais inovadores

Embrapii credencia 11 novas unidades de pesquisa em universidades federais com o aporte de R$ 30 milhões em projetos de inovação para indústria nacional, com destaque para a área de materiais poliméricos.

03/06/2020



Revestimento aumenta a vida útil de garrafas PET retornáveis

Projeto estuda a aplicação de um revestimento de barreira a gases para garrafas PET reutilizáveis que seja resistente à solução de soda cáustica usada na lavagem dos frascos.

02/06/2020



Vendas de resinas tendem a melhorar no segundo semestre

Levantamento realizado pela Adirplast mostrou que as vendas de termoplásticos de seus associados sofreram redução entre março e abril de 2020. Frente a esse e outros reflexos da pandemia da Covid-19, as empresas estão se preparando para enfrentar as dificuldades previstas para os próximos meses.

01/06/2020



Reconhecimento internacional na área de sustentabilidade

A produção do polietileno (PE) a partir de etanol, pela Braskem, foi reconhecida oficialmente pela CEPAL (ONU) como um dos trabalhos que mais contribuíram para o desenvolvimento do conceito de sustentabilidade no Brasil.

28/05/2020



Reciclagem de PET segue em frente, apesar da pandemia

A Abipet divulgou os resultados do 11º Censo da Reciclagem de PET no Brasil, com dados de desempenho do setor em 2019. O faturamento de R$ 3,6 bilhões em 2019 e um índice de reciclagem de embalagens descartadas de 55%, superior ao de muitos países desenvolvidos, são algumas das conclusões do estudo.

27/05/2020



Bolha plástica evita a contaminação de equipes médicas

Profissionais da área de robótica industrial e de fabricação de aparelhos hospitalares criaram um equipamento similar a um capacete de mergulho que pode ser usado no tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, evitando especialmente a contaminação dos profissionais de saúde. Os desenvolvedores aceitam propostas de parceria.

19/06/2020



Expansão de peças impressas em 3D

Pesquisadores do departamento de nanoengenharia da UC San Diego, nos Estados Unidos, desenvolveram uma resina para o processo de impressão 3D capaz de expandir até 40 vezes após a impressão da peça.

27/05/2020



Fabricante de brinquedos estabelece meta sustentável

Mattel anuncia objetivo de utilizar plásticos reciclados, recicláveis ou de base biológica em todos os seus produtos e embalagens até o ano de 2030.

26/05/2020



Transformadores de plásticos se alinham para combater a Covid-19 no Espírito Santo

Fabricantes de protetores faciais, de frascos para produtos desinfetantes e sacos plásticos para lixo estão se mobilizando em caráter de urgência para atender à demanda da cadeia de hospitais e farmácias capixabas que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

25/05/2020



Unificação do protocolo de comunicação entre máquinas para plásticos

Grupo de trabalho para o desenvolvimento de interfaces padronizadas em maquinário do setor de plásticos adota o protocolo OPC UA como padrão de transferência de dados e interoperabilidade entre máquinas e sistemas de automação.

22/05/2020



Embalagens de alimentos para pets no radar da reciclagem

Fornecedores de produtos para animais domésticos criaram um programa de coleta e reciclagem de embalagens plásticas flexíveis usadas para o acondicionamento de ração. Lojas instalaram pontos de descarte e o material a ser reciclado será usado na fabricação de novos produtos.

21/05/2020



Máscara antimicrobiana de TPE é desenvolvida no Brasil

Desenvolvedores de nanomateriais e brinquedos criaram uma máscara de proteção reutilizável usando materiais cuja composição pode inibir a ação de bactérias e fungos. Ela foi fabricada a partir de elastômeros termoplásticos e partículas de sílica e prata, e possui respiradores protegidos por filtros.

20/05/2020




Grafeno em larga escala: um novo ativo para o desenvolvimento da indústria

O Brasil já dispõe de uma rede de instituições dedicadas à pesquisa sobre o grafeno, material de última geração que já vem sendo explorado comercialmente por nações mais industrializadas. O mais recente membro dessa cadeia é o Laboratório de Grafeno de Caxias do Sul (UCSGraphene), inaugurado no mês passado.

14/10/2021



Simpósio internacional de tecnologia no setor de plásticos terá nova data

Evento que reúne especialistas brasileiros e estrangeiros foi postergado devido à pandemia.

19/05/2020



Mercado de reciclados em risco

Na semana passada a Associação Europeia de Recicladores de Plásticos lançou um alerta: a falta de demanda por reciclados e a queda de preços da resina virgem poderão tornar inviável o negócio. Um apelo semelhante pode ser lançado no Brasil, onde o setor conta com 1.100 empresas e mantém em torno de 840 mil postos de trabalho.

19/05/2020



Senai oferece consultoria on-line gratuita para fabricantes de equipamentos de proteção

Instituição abriu inscrições para empresas interessadas em receber mentoria e treinamento voltados à fabricação de EPIs e obtenção de linhas de crédito. O programa será realizado por canais digitais e tem vagas limitadas.

18/05/2020



Máscaras ultrafinas de grafeno estão em desenvolvimento no Brasil

Especialistas em nanomateriais buscam parcerias com fornecedores de grafeno para a produção de películas flexíveis resistentes à ação de vírus e bactérias. Também há interesse em consórcios com empresas e instituições de pesquisa e ensino do ramo de plásticos.

14/10/2021



ABNT orienta projeto e fabricação de ventiladores pulmonares

Documento oficial vai estabelecer requisitos de segurança e desempenho, indicação de uso e limitações, além de apresentar aspectos regulatórios da Anvisa. Apresentação acontece em live na próxima segunda-feira, dia 18.

15/05/2020



Licenças de software gratuitas

Empresa oferece três meses de acesso gratuito à tecnologia de desenvolvimento de projetos e de simulação para iniciativas dedicadas ao combate à pandemia.

14/05/2020



Biofilmes poliméricos ativos aumentam a validade de alimentos

Pesquisadores desenvolveram películas com espessura de 10 até 500 nm que podem ser aplicadas por pulverização na superfície de alimentos para protegê-los da ação de bactérias, vírus e de intempéries. A cura dos biofilmes pode ser feita sob temperatura ambiente ou com auxílio de equipamentos de secagem e ventilação. Já a sua remoção ocorre por lavagem com água corrente.

14/05/2020



Compósitos bactericidas, fungicidas e antivirais

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) formam força-tarefa para desenvolver materiais com propriedades que possam auxiliar no combate à Covid-19.

12/05/2020



Ferramentarias em compasso de espera

As ferramentarias do setor de plásticos foram das primeiras empresas a se organizarem em ações para a fabricação e doação de máscaras de proteção para auxiliar no combate à Covid-19. Agora enfrentam o desafio de se manterem ativas e vislumbrar um caminho para a retomada das suas atividades.

12/05/2020



Aditivos compatibilizantes para plásticos reciclados

Linha de tampas é fabricada a partir de plásticos multicamadas reciclados e aditivos compatibilizantes, cujos desenvolvedores buscam parceiros na área de plásticos

12/05/2020



Óculos de poliamida 12 serão doados para hospitais

Polímero tem propriedades que permitem a fabricação de EPIs com boa resistência mecânica, transparência e leveza, indicados aos profissionais da saúde.

08/05/2020



Cartilha para retomada das atividades pós-quarentena

Material gratuito elaborado pela Abiplast reúne práticas e orientações para que as indústrias de plástico se estruturem de modo que o reinício das atividades ocorra de forma segura.

08/05/2020



Embalagens com futuro

Plataforma lançada por sete empresas austríacas promoverá a reciclagem de embalagens e a difusão do conceito de economia circular, com possibilidade de formar alianças com iniciativas similares no mundo todo.

06/05/2020



Resina biodegradável é desenvolvida no Brasil

Produto pode ser usado tanto como material-base quanto componente de formulações poliméricas na fabricação de artigos descartáveis como embalagens flexíveis e sacolas plásticas

05/05/2020



Empresas do setor de extrusão em foco

Pesquisa realizada antes da pandemia da Covid-19 detectava empresas interessadas na modernização de suas instalações, procurando se aproximar do conceito de indústria 4.0

04/05/2020



Interplast adiada para novembro

A pedido dos expositores, a organização do evento adiou a sua realização para o mês de novembro. A edição de outubro de Plástico Industrial trará a cobertura prévia.

30/04/2020



Humanos e robôs, um caminho para a retomada

Implementação de linhas produtivas que integrem pessoas e autômatos é uma medida que pode contribuir para manter a produtividade e preservação de empregos na indústria de plásticos

30/04/2020



Um novo dispositivo padronizado para a fabricação de moldes

Unidade de resfriamento compacta aumenta a eficiência na desmoldagem de núcleos rotativos

28/04/2020



Webinar gratuito sobre impressão 3D vs Covid-19

Programação abordará a fabricação de itens críticos para equipamentos hospitalares, EPIs e peças para instrumentos de testes para detecção da doença

28/04/2020



Fabricação sob medida de cadeiras de rodas e próteses para animais

Linha de produtos feitos com material polimérico por impressão 3D possibilita o bem-estar de cães que apresentam deficiência física

28/04/2020



Embalagens com DNA podem ajudar a combater a falsificação de álcool em gel

Combinando engenharia de materiais e tecnologia da informação, empresa transforma embalagens em instrumentos para garantir a autenticidade de produtos.

28/04/2020



Treinamento para soldadores de tubos plásticos

Curso e programas de certificação para o segmento de soldagem de tubulações de PEAD são oferecidos por instituição de ensino e órgãos normativos

27/04/2020



Compostos eletricamente condutores na fabricação de produtos mais seguros

A Princeton-Lemitar está trazendo para o mercado brasileiro a linha de compostos eletricamente condutores da finlandesa Premix, com potencial para melhorar o desempenho de itens do setor de eletroeletrônicos e de mineração.

24/04/2020



Software e hardware para conectar máquinas e redes distintas

Equipamento compatibiliza a transmissão de dados entre protocolos dissimilares e permite a realização de diagnósticos em tempo real

23/04/2020



Pesquisa sobre os impactos da Covid-19 nos negócios

A Italian Trade Agency (ITA), agência de fomento e atração de investimentos do governo italiano, está realizando uma pesquisa para detectar o impacto da crise nos mais de 70 países em que está presente, inclusive no Brasil.

22/04/2020



Doação de utensílios plásticos para programas sociais

Iniciativa visa contribuir com o combate à pandemia da Covid-19 pelo fornecimento de talheres e recipientes de uso único à população carente

22/04/2020



Acordo visa por em prática conceitos de economia circular

Implantação de centrais de triagem e conscientização das empresas para uso de materiais reciclados são algumas das ações que serão incentivadas.

20/04/2020



Grades de PVB desenvolvidos no Brasil

Versões de grânulos de polivinil butiral podem ser adicionados a formulações de resinas para melhorar suas propriedades

20/04/2020



Atendimento a demandas emergenciais de produtos plásticos

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) está organizando entre os seus associados o fornecimento de produtos plásticos para uso em atividades relacionadas ao combate à propagação da Covid-19.

17/04/2020



Instituições de engenharia em combate ao coronavírus

No período em que aulas presenciais não são recomendadas, instituições de ensino voltam seus recursos e destinam seus espaços a ações que possam contribuir com o combate à proliferação da Covid-19.

16/04/2020



Projeto de embalagens de poliamida para e-commerce

Parceria visa ao desenvolvimento de bags capazes de atender à demanda de fornecedores de alimentos e bebidas que comercializam produtos por meio de sistemas de entrega

16/04/2020



Premiação do setor de embalagens tem prazo de inscrições prorrogado

Devido ao impacto global gerado pela pandemia, a Dow anunciou que vai postergar a data de inscrições de seu evento

15/04/2020



Ex-tarifário favorece a importação de máquinas para o setor de plásticos

Duas resoluções publicadas no Diário Oficial da União no início deste mês reduzem a zero a alíquota de importação para diversos tipos de máquinas, incluindo injetoras e sopradoras.

13/04/2020



Diretriz alemã define o que são os plásticos de grau médico

A VDI 2017 é um conjunto de orientações sobre o que se entende por plásticos destinados à área médica.

14/04/2020



Proteção de parques fabris

Instalação de portas isolantes flexíveis é uma opção para quem não pode parar a produção

08/04/2020



Decisão judicial suspende a proibição do uso de descartáveis plásticos

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu uma liminar que anula a lei municipal que proibia o uso de descartáveis plásticos na cidade de São Paulo.

07/04/2020



Mais normas gratuitas, agora para pequenos negócios

ABNT e Sebrae disponibilizam 49 normas técnicas gratuitamente, pelo período de seis meses

07/04/2020



Serviços gratuitos para usuários de robôs

Pacotes incluem monitoramento remoto em tempo real e armazenamento de dados em nuvem

06/04/2020



Impressão de hastes para coleta de amostras

Rede do colaboração produz zaragatoas poliméricas para testes de Covid-19

03/04/2020



Respiradores terão dutos impressos em 3D

Empresas e instituições usam conhecimento e criatividade para fabricar peças poliméricas e fazer adaptações em equipamentos de mergulho que podem ser usados como respiradores em emergências

03/04/2020



Site do ITA disponibiliza guia de fabricação de máscaras do tipo escudo

Guia traz orientações normativas e técnicas para fabricação de EPIs

02/04/2020



Combate ao contágio: a ajuda que vem da indústria

Ferramentarias, empresas de transformação, de impressão 3D e fornecedores de resina se mobilizam para fabricar os itens necessários ao combate à pandemia de Covid-19

02/04/2020



Projeto busca colaboração da indústria

Grupo de voluntários criou na Bahia o CoronaVidas, uma extensa rede de colaboração para produzir e distribuir máscaras e respiradores. O desafio agora é estabelecer parcerias com a indústria metal-mecânica e de manufatura de plásticos, para produção em larga escala.

02/04/2020



Programa de incentivo à produção de EPIs e EPCs

Chamada pública para incentivar a produção de equipamentos de proteção poderá ter reflexos positivos na demanda por transformados plásticos.

02/04/2020



Cervejaria doa álcool em gel em garrafas PET

Companhia doará meio milhão de garrafas PET, de 237 mL, com álcool em gel a hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

01/04/2020



Mercado europeu de reciclagem sente efeitos da Covid-19

Medidas de contenção da pandemia já têm efeitos mensuráveis sobre o mercado de reciclagem de plásticos.

31/03/2020



Crédito adicional para o setor de plásticos

Iniciativa disponibilizará R$ 1 bilhão para a compra de resinas no próximo mês, favorecendo empresas que fornecem produtos plásticos visando ao combate da Covid-19

30/03/2020



Estudar pela Web é preciso

Novas opções de workshops e cursos on-line voltados para diversas áreas do ramo de plásticos serão disponibilizadas este mês

09/04/2020



Monitoramento remoto agora disponível para dispositivos de IoT

Ferramenta popular entre profissionais de tecnologia da informação agora está disponível para dispositivos IoT na indústria.

27/03/2020



Para a indústria de plásticos, parar não é uma opção

Os efeitos da pandemia de Covid-19 estão mudando a rotina das empresas do setor de plásticos, que estão adaptando suas atividades para continuar atendendo à demanda de seus clientes.

26/03/2020



Webinar sobre gestão de indústrias de plástico durante a crise da Covid-19

Entidade promoverá um webinar com orientações para as indústrias do setor de plásticos se organizarem para enfrentar a crise econômica derivada da pandemia do coronavirus

25/03/2020



Normas ABNT disponíveis gratuitamente

A Associação Brasileira de Normas Técnicas tornou disponíveis gratuitamente em seu site as normas técnicas relacionadas à fabricação e importação de produtos essenciais ao combate à Covid-19.

25/03/2020



Removedor de rótulos simplifica a reciclagem de garrafas plásticas

Equipamento conta com lâminas que apresentam alta resistência

23/03/2020



Anvisa simplifica regularização de produtos para combate ao novo coronavírus

Resolução da agência tornará mais ágil a fabricação de dispositivos médicos

20/03/2020



Projeto gratuito de abridor de portas que dispensa o uso das mãos

Especialistas acreditam que o Covid-19 pode sobreviver em superfícies por um longo período de tempo, inclusive em maçanetas de portas, as quais podem ser adaptadas para abertura sem uso das mãos.

20/03/2020



Impressão 3D pode ser aliada na luta contra o Covid-19

Válvulas para respiradores impressas em 3D ajudam a salvar vidas na Itália

20/03/2020



Plástico não é tão vilão assim

Uso de itens plásticos descartáveis faz parte de plano para mitigar pandemia de Covid-19

19/03/2020



Filme antibacteriano para ambiente hospitalar

Material polimérico ecológico com propriedades antimicrobianas e antifúngicas para uso em múltiplas superfícies

18/03/2020



Antec 2020 será on-line

A programação do evento poderá ser acompanhada ao vivo

18/03/2020



Webinar sobre análise de polímeros

Serão abordados princípios teóricos e boas práticas na execução de testes

17/03/2020



Impressão 3D multimaterial em alta velocidade

Nova técnica de impressão (MM3D) pode utilizar múltiplos materiais alternando-os até 50 vezes por segundo

12/03/2020



Escalada do coronavírus repercute no mercado de embalagens sopradas

Atendendo uma demanda vinte vezes maior que o normal, a Companhia Nacional de Álcool tem adaptado seus recursos produtivos para evitar a escassez de álcool em gel no mercado.

18/03/2020



PP reciclado em alta

Maior procura pelo material estimula ações na área da reciclagem

10/03/2020



Agente de purga feito no Brasil

Produto é recomendado para limpeza em áreas de difícil acesso

04/03/2020



Bicicleta elétrica de polímero

E-bike da Stajvelo utiliza compósito termoplástico (reforçado de 30 a 60% com fibras longas de vidro) em sua estrutura

27/02/2020



Plásticos e tecnologia médica

Fabricante de máquinas realiza conferência sobre engenharia médica. Os plásticos estão cada vez mais presentes nesta área.

05/03/2020



Reciclagem de EPS no carnaval paulistano

Alegorias feitas de poliestireno expandido serão transformadas em matéria-prima

21/02/2020



Bioplásticos se decompõem em tempo recorde

Testes realizados na Holanda constataram que um vaso para plantas moldado em PLA se desintegrou em apenas 11 dias, sob condições ideais de tratamento de resíduos.

21/02/2020



Plásticos e indústria 4.0

Novo instituto alemão será referência em digitalização de processos na indústria de plásticos. Cooperação e parcerias com instituições de outros países serão bem-vindas.

19/02/2020



Cooperação para treinamento em indústria 4.0

Eventos serão realizados no Brasil e na Alemanha

17/02/2020



Colorimetria será tema de evento

Aplicações na área do plástico e problemas na medição de cor estão entre os assuntos que serão abordados

17/02/2020



TPE para impressão por FDM

Elastômeros termoplásticos agora podem ser impressos em 3D

13/02/2020



De subproduto a matéria-prima

Parceria promove o uso de palha de café em peças plásticas automotivas

12/02/2020



Produção local do monômero GMAA

Unigel anuncia a entrada em operação de uma unidade produtora de ácido metacrílico glacial (GMAA), que substituirá importações.

10/02/2020



Evento sobre embalagens plásticas em SP

As tendências e os desafios desse segmento farão parte de painéis apresentados por especialistas

07/02/2020



Conferência sobre tubos plásticos na Alemanha

O evento terá como destaque as atuais demandas desse mercado e será um demonstrativo de suas tendências

06/02/2020



Manufatura aditiva mais perto da indústria

Parceria entre Inmetro e Farcco visa estabelecer bases para o desenvolvimento e implantação do processo no ambiente industrial

05/02/2020



Indústria do PVC em debate

Conferência anual discutirá avanços técnicos no setor

06/02/2020



Parceria estratégica em poliuretanos para indústria automotiva

"Automotive Alliance" visa atuar no desenvolvimento de projetos envolvendo o uso de poliuretano para a indústria automotiva

04/02/2020



Programa de incentivo a projetos abre inscrições

Iniciativa consistirá na seleção de empresas e na prestação de serviços de consultoria e monitoramento de seus trabalhos

04/02/2020



Impressora para o segmento industrial

Novo modelo processa materiais de engenharia como a poliamida

03/02/2020



Melhorias para a poliamida e poliolefinas recicladas

Modificadores de cadeia ajustam a viscosidade da poliamida e simplificam a sua reciclagem

03/02/2020



Mudanças no segmento de poliamida

Aquisição da divisão da PA 6.6 da Solvay pela BASF deve repercutir na oferta do material.

03/02/2020



Rastreabilidade na indústria do plástico

Plataforma de armazenamento de informações e de comunicação promoverá o rastreio de matéria-prima

31/01/2020



Nova direção da Unipar valoriza relação com transformadores

Interface direta com transformadores de PVC será feita pelo laboratório técnico instalado na unidade de Santo André (SP).

30/01/2020



Conectividade reduz custos de manutenção

Sistemas de conectividade e de comunicação remota para máquinas

30/01/2020



Sensor colorimétrico de oxigênio

Sensor para embalagens de alimentos detecta a presença de oxigênio dentro de recipientes

30/01/2020



Sensores na alimentação de resina

Alimentador incorpora sensores para conexão com equipamentos de moldagem

21/01/2020



Manufatura aditiva competindo com injetoras

Riqueza de detalhes e rapidez na fabricação fazem equipameto da EOS competir com injetoras

16/12/2019



Cultura “faça você mesmo”

Laboratório oferece infraestrutura tecnológica e diversas salas a fim de promover soluções a desafios técnicos

16/12/2019



Câmera termográfica para inspeção de máquinas

Equipamento desenvolvido para inspeção de máquinas instaladas no chão de fábrica pode ser conectado a ambientes virtuais

16/12/2019



Desenvolvedora de aditivos busca parcerias

Fornecedora de aditivos procura parceiros em diversas áreas da indústria de plásticos para o desenvolvimento de produtos

11/12/2019





Curso em Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos

Escola voltada ao setor de plásticos oferece novo curso

26/11/2019



Workshop para discutir inovação

Desenvolvimento de projetos de alto risco e orientados para o cliente será tema de atividade promovida pela UFSCar

21/11/2019



Consultoria para digitalização de parques fabris

Tecnologia e serviços que podem ser implementados na área dos plásticos

22/11/2019



Transformação digital no setor de plásticos

Plataforma em nuvem integra dados de máquinas de diferentes fabricantes, compila e gera relatórios para tomada de decisão

22/11/2019



Mais PP reciclado para a indústria automotiva

Companhia que integra a Aliança pelo Fim do Lixo Plástico anuncia duplicação da capacidade de PP reciclado destinado aplicações técnicas da mobilidade.

22/11/2019



PET reciclado ganha espaço em embalagens

Marcas como Natura e Unilever já estão usando o PET-PCR da GlobalPET em suas embalagens de cosméticos. Em breve, o setor de alimentos vai compor a maior parte da clientela da empresa.

22/11/2019



Programas de inovação

Abertura de linhas de crédito e recebimento de projetos estão entre as iniciativas

08/11/2019



Três vezes maior do mundo

Maior impressora 3D por FDM conquista três recordes mundiais

08/11/2019



Plástico infinitamente reciclável

Novo polímero pode ser desmontado a nível molecular e remontado repetidas vezes mantendo suas propriedades

07/11/2019



Filme biodegradável em prol da agricultura

Microrganismos presentes no solo metabolizam biopolímero e promove aumento de até 50% na produtividade de tomates

07/11/2019



Engenharia de moldes é destaque na WorldSkills 2019

Estudantes brasileiros da área industrial se destacam em competição internacional

07/11/2019



Hidrogel resistente ao congelamento

Nova metodologia substitui água presente no material por glicerol, que inibe a formação de gelo

07/11/2019



Simulação de processos e produtos

Sistemas digitais aplicados em projetos de moldes

07/11/2019



Polímeros em eletrônicos flexíveis

Pesquisa abre caminho para a produção de eletrônicos leves e flexíveis

07/11/2019



Empresa brasileira participa de consórcio europeu voltado à bioprodução e biociência

Projeto visa o desenvolvimento de novas soluções sustentáveis e economicamente viáveis para a indústria

07/11/2019



Injetoras e equipamentos de automação chegam ao Brasil

Parceria entre empresas visa centralizar a comercialização de modelos distintos que podem operar conjuntamente

06/11/2019



Câmera termográfica para o chão de fábrica

Dispositivos auxiliam monitoramento do processo

06/11/2019



Tendências no setor de plásticos norteiam desenvolvimento de maquinário

Principais conceitos e tecnologias exibidas pela Arburg na K

06/11/2019



Caça aos microplásticos

Metodologia padronizada para detectar microplásticos em estações de tratamento de águas residuais urbanas e industriais

06/11/2019



Filamentos com espumação ativa, brilho metálico e personalização

Novos desenvolvimentos para impressão 3D por FDM

06/11/2019




Revestimentos à base de carbono para ferramental

Fina camada do produto promove uma melhor desmoldagem de peças plásticas

06/11/2019



Frentes de sustentabilidade na indústria de plásticos

Novas soluções poliméricas visando a economia circular

06/11/2019



Aditivo anti-UV protege estações radiobase 5G

Uso de polímero melhora o desempenho de estações radiobase

05/11/2019



Consórcio europeu pesquisa aditivos inteligentes

Institutos e associações desenvolveram método para reciclagem de materiais compósitos

05/11/2019



Película polimérica muda de grau de opacidade

Tecnologia aplica corrente elétrica em filme multicamada que permite, ou não, a passagem de luz

05/11/2019



Cyberataque na indústria será tema de evento

A segurança de redes digitais que conectam máquinas do chão de fábrica e que armazenam dados de processos é uma preocupação crescente

05/11/2019



Formulações de poliuretano concebidas por inteligência artificial

Agilidade no desenvolvimento de produtos e clientes mais satisfeitos

07/11/2019