A Liton Chemicals (Poá, SP) obteve a certificação de sustentabilidade e a etiqueta Ecolabel do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o seu composto líquido de PVC (plastisol) Litonflex BIO-60 , baseado em matéria-prima de origem vegetal (óleo de soja).

 

A certificação consistiu na análise do teor de carbono renovável na composição do produto, que foi considerado conforme para a obtenção do selo Ecolabel por conter um mínimo de 49% de materiais de fonte renovável.

 

Ricardo Carmelito (foto ao lado), diretor da Liton Chemicals, explicou que o processo de obtenção da certificação levou quatro meses, e que o plastisol não contém ftalatos e nem metais pesados, pois são usados na sua formulação subprodutos oriundos do beneficiamento da soja. “Por haver abundância desse insumo no mercado brasileiro, por vezes o seu custo é até mais em conta do que os materiais convencionais”, comentou.

 

A carta do USDA que certifica a origem renovável do produto foi emitida no início de agosto e torna o material elegível para compras governamentais nos Estados Unidos, abrindo mercado para os produtos da Liton, inclusive para aplicação em brinquedos certificados para o consumo por crianças abaixo de 36 meses.

 

Aplicado por processos como o slush molding (semelhante à rotomoldagem), imersão a quente e a frio, e por espalmagem, o plastisol da Liton tem hoje como principais mercados o segmento fitness (revestimentos de anilhas e alteres para prática de exercícios físicos), brindes, brinquedos e produção de couro sintético.

 

 

Fotos: Liton

 

 

Leia também:

 

Filme biodegradável pode preservar alimentos por mais tempo

 

Embalagens e bioplásticos associadas à vida saudável

 

 

#LitonChemicals

#plastisol

 

 



Mais Notícias PI



ERT Bioplásticos tem novo conselho administrativo

À equipe da greentech ERT Bioplásticos foram integrados executivos que atuaram em empresas como Braskem e Rico Investimentos.

18/06/2024


Certificações levam à fabricação de mais produtos compostáveis

Bioplásticos à base de calcário recebem certificação que permite a produção de embalagens rígidas e itens de uso único compostáveis.

21/05/2024


Fabricante sueca de bioplásticos vai expandir presença mundial

Um novo aporte de recursos financeiros vai custear a atuação da Gaia Biomaterials em novos mercados, incluindo as Américas.

09/04/2024