A Liton Chemicals (Poá, SP) obteve a certificação de sustentabilidade e a etiqueta Ecolabel do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o seu composto líquido de PVC (plastisol) Litonflex BIO-60 , baseado em matéria-prima de origem vegetal (óleo de soja).
A certificação consistiu na análise do teor de carbono renovável na composição do prod
uto, que foi considerado conforme para a obtenção do selo Ecolabel por conter um mínimo de 49% de materiais de fonte renovável.
Ricardo Carmelito (foto ao lado), diretor da Liton Chemicals, explicou que o processo de obtenção da certificação levou quatro meses, e que o plastisol não contém ftalatos e nem metais pesados, pois são usados na sua formulação subprodutos oriundos do beneficiamento da soja. “Por haver abundância desse insumo no mercado brasileiro, por vezes o seu custo é até mais em conta do que os materiais convencionais”, comentou.
A carta do
USDA que certifica a origem renovável do produto foi emitida no início de agosto e torna o material elegível para compras governamentais nos Estados Unidos, abrindo mercado para os produtos da Liton, inclusive para aplicação em brinquedos certificados para o consumo por crianças abaixo de 36 meses.
Aplicado por processos como o slush molding (semelhante à rotomoldagem), imersão a quente e a frio, e por espalmagem, o plastisol da Liton tem hoje como principais mercados o segmento fitness (revestimentos de anilhas e alteres para prática de exercícios físicos), brindes, brinquedos e produção de couro sintético.
Fotos: Liton
Leia também:
Filme biodegradável pode preservar alimentos por mais tempo
Embalagens e bioplásticos associadas à vida saudável
#LitonChemicals
#plastisol
Mais Notícias PI
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026