Um estudo realizado por Plástico Industrial no segmento de transformação de plásticos por sopro para atualização do guia anual do setor mostrou que o segmento de embalagens continua a ser o principal contratante desses serviços, representando 56,17% da carteira de clientes das empresas que participaram da pesquisa.

Pesquisa no setor de sopro de plásticos apontou aumento do uso de resinas recicladas e de impressão 3D

 

Em seguida foi apontada a agroindústria, consumidora de 22,63% dos serviços, além de ramos classificados na categoria “Outros” como, por exemplo, de construção civil, de produtos químicos, fabricantes de reservatórios, as áreas industrial e hospitalar, e ainda segmentos como o agrícola, veterinário, de itens de jardinagem e sanitário, que juntos representam 7,30% do montante.

 

O ranking segue com a indústria automobilística, que é contratante de 6,86%, de brinquedos e artigos de lazer, 2,94%, utilidades domésticas, 2,42%, eletrodomésticos de linha branca, 1,12%, e de equipamentos de sinalização, 0,56%.

 

O levantamento também mostrou que a manufatura aditiva (impressão 3D) está presente na rotina de 36,36% das companhias que foram entrevistadas, as quais disseram possuir equipamento próprio. O mesmo percentual terceiriza essa atividade, o que totaliza 72,72% das participantes envolvidas de alguma forma com o uso da técnica.

 

Com relação ao porte das empresas participantes, 38,46% delas contam com até 50 colaboradores, percentual igual ao das que possuem times de 101 até 500 colaboradores. Já 19,23% delas disseram contar com equipes de até 100 colaboradores e 3,85% contam com até 1.000 profissionais.

 

Questionadas sobre o uso de resina reciclada, 66,66% das empresas que colaboraram com a pesquisa responderam que usam esse material para fabricar, por exemplo, bombonas, frascos para pet shop, condutores de sementes e de adubo, mangotes, embalagens para acondicionamento de produtos de higiene e limpeza, peças técnicas, componentes para construção civil, utensílios para jardinagem, capas, tambores e produtos para o agronegócio.

 

 

Imagem: Shutterstock

 

Conteúdo relacionado:

Guia de fornecedores de equipamentos ou insumos para manufatura aditiva

Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos


 

#GuiadeSopro #ResinasRecicladas #ManufaturaAditiva #Plástico



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024