Um estudo realizado por Plástico Industrial no segmento de transformação de plásticos por sopro para atualização do guia anual do setor mostrou que o segmento de embalagens continua a ser o principal contratante desses serviços, representando 56,17% da carteira de clientes das empresas que participaram da pesquisa.

Pesquisa no setor de sopro de plásticos apontou aumento do uso de resinas recicladas e de impressão 3D

 

Em seguida foi apontada a agroindústria, consumidora de 22,63% dos serviços, além de ramos classificados na categoria “Outros” como, por exemplo, de construção civil, de produtos químicos, fabricantes de reservatórios, as áreas industrial e hospitalar, e ainda segmentos como o agrícola, veterinário, de itens de jardinagem e sanitário, que juntos representam 7,30% do montante.

 

O ranking segue com a indústria automobilística, que é contratante de 6,86%, de brinquedos e artigos de lazer, 2,94%, utilidades domésticas, 2,42%, eletrodomésticos de linha branca, 1,12%, e de equipamentos de sinalização, 0,56%.

 

O levantamento também mostrou que a manufatura aditiva (impressão 3D) está presente na rotina de 36,36% das companhias que foram entrevistadas, as quais disseram possuir equipamento próprio. O mesmo percentual terceiriza essa atividade, o que totaliza 72,72% das participantes envolvidas de alguma forma com o uso da técnica.

 

Com relação ao porte das empresas participantes, 38,46% delas contam com até 50 colaboradores, percentual igual ao das que possuem times de 101 até 500 colaboradores. Já 19,23% delas disseram contar com equipes de até 100 colaboradores e 3,85% contam com até 1.000 profissionais.

 

Questionadas sobre o uso de resina reciclada, 66,66% das empresas que colaboraram com a pesquisa responderam que usam esse material para fabricar, por exemplo, bombonas, frascos para pet shop, condutores de sementes e de adubo, mangotes, embalagens para acondicionamento de produtos de higiene e limpeza, peças técnicas, componentes para construção civil, utensílios para jardinagem, capas, tambores e produtos para o agronegócio.

 

 

Imagem: Shutterstock

 

Conteúdo relacionado:

Guia de fornecedores de equipamentos ou insumos para manufatura aditiva

Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos


 

#GuiadeSopro #ResinasRecicladas #ManufaturaAditiva #Plástico



Mais Notícias PI



Menos produtos descontinuados na indústria

Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) apurou uma menor taxa de “descontinuação” de linhas de produtos na indústria, um sinal de recuperação das atividades.

26/05/2022


Impressora 3D é divulgada em feira

Equipamento conta com câmara ativamente aquecida e pode processar materiais como PA e PC.

24/05/2022


Mais aproveitamento na reciclagem de fios e cabos 

Empresa do ABC paulista desenvolveu maquinário que separa o material polimérico dos metais presentes em fios e cabos, garantindo, em alguns casos, 99,9% de pureza para o cobre obtido.

26/05/2022