A Telemecanique Sensors, de origem francesa e com diversos distribuidores no Brasil, divulgou informações sobre a série de sensores ultrassônicos XXW Wide Beam Ultrasonic Sensor, que conta com dispositivos que fazem a detecção da movimentação de maquinário industrial, seja de partes móveis de máquinas e/ou de robôs colaborativos, por exemplo.

Linha de sensores de aproximação pode ser utilizada em parques fabris do ramo de plásticos

 

A linha de sensores também pode ser usada em espaços fabris preparados para o trânsito de carros para movimentação de moldes, empilhadeiras e de pontes rolantes, de forma a supervisionar a distância entre os ativos.  

 

De acordo com informações da companhia, os sensores operam emitindo uma onda sonora de alta frequência. Cada um dos dispositivos faz o cálculo do tempo de retorno da onda ultrassônica refletida pelo objeto sob supervisão e a converte em sinal elétrico analógico ou digital. O equipamento calcula a distância entre os objetos e informa a distância entre eles em metros.

 

Além disso, os sensores podem ser ajustados para executarem a detecção de superfícies transparentes, bem como de áreas sob condições de névoa e/ou material particulado. Eles possuem carcaça plástica com propriedades anti-UV e podem operar sob temperatura de -40 até 70 °C. 

 

Ronaldo de Sena, especialista em sensores da empresa, comentou mais sobre as características técnicas dos sensores: “a largura do feixe de detecção está muito maior e assim ele cobre áreas maiores, o que é uma vantagem e tanto. Além disso, quando as condições exigem múltiplos sensores instalados próximos uns aos outros, o recurso de ‘sincronização’ permite que cada equipamento tenha uma detecção confiável do objeto correspondente ao risco zero de crosstalk (interferência indesejada que um canal de transmissão causa em outro)”.

 

Mais informações sobre os dispositivos podem ser obtidas no site da companhia.

 

 

Imagem: Telemecanique Sensors

 

 

Mais produtos para o ramo de plásticos:

 

Guia de fornecedores de máquinas injetoras 

 

Fornecedores de robôs manipuladores

 

#DispositivosdeDetecção #Sensores #PI


 



Mais Notícias PI



Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024



Injeção de plásticos assistida por gás

Wittmann desenvolve injetora que executa injeção assistida por gás e gera o próprio gás.

05/07/2024