A alemã Arburg, que tem subsidiária brasileira em São Paulo (SP), iniciou um projeto de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação com a instituição espanhola Aimplas, tendo em vista o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para manufatura aditiva (impressão 3D).

A Arburg forneceu à AIMPLAS o equipamento de manufatura aditiva Freeformer 200-3X, com o objetivo de avaliar uma ampla gama de materiais para aplicações com elevados requisitos técnicos. O acordo consiste na cessão do equipamento por um ano, para que a equipe de pesquisa do centro tecnológico possa desenvolver seus testes e experimentos com foco em alguns dos desafios do setor médico.

 

Serão realizados testes utilizando uma ampla gama de materiais, levando em conta que o equipamento Freeformer 200-3X foi desenvolvido para executar a impressão 3D a partir de grânulos convencionais de materiais plásticos. No escopo do projeto serão usados polímeros certificados para uso em aplicações médicas (FDA), além de biopolímeros ou polilactídeos.

 

Desta forma será possível conferir às peças características funcionais como resistência à ruptura, biocompatibilidade, solubilidade ou estanqueidade, entre outras, permitindo o desenvolvimento de peças como órteses ou implantes absorvíveis para tratamento de fraturas ósseas.

O equipamento permite ainda que as propriedades das peças sejam alteradas seletivamente, com alterações que ficam gravadas como parte dos projetos para futura reprodução.

Equipes da Aimplas e da Arburg: colaboração para o desenvolvimento do setor médico.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

Imagens: Arburg/Aimplas

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Empresa catarinense lança impressora 3D industrial

 

Alta resistência. PVDF com fibra de carbono para impressão 3D.

 



Mais Notícias PI



Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025


Plataforma simplifica programação de robôs industriais

A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.

25/11/2025


LEGO anuncia o uso de impressão em 3D na fabricação de coleção temática

Entre as pecinhas tradicionalmente injetadas, a LEGO incluiu em seu conjunto de final de ano “Expresso de Férias” um trem em miniatura impresso em 3D. A técnica permitiu acrescentar movimento a componentes internos do bloco.

25/11/2025