A alemã Arburg, que tem subsidiária brasileira em São Paulo (SP), iniciou um projeto de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação com a instituição espanhola Aimplas, tendo em vista o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para manufatura aditiva (impressão 3D).

A Arburg forneceu à AIMPLAS o equipamento de manufatura aditiva Freeformer 200-3X, com o objetivo de avaliar uma ampla gama de materiais para aplicações com elevados requisitos técnicos. O acordo consiste na cessão do equipamento por um ano, para que a equipe de pesquisa do centro tecnológico possa desenvolver seus testes e experimentos com foco em alguns dos desafios do setor médico.

 

Serão realizados testes utilizando uma ampla gama de materiais, levando em conta que o equipamento Freeformer 200-3X foi desenvolvido para executar a impressão 3D a partir de grânulos convencionais de materiais plásticos. No escopo do projeto serão usados polímeros certificados para uso em aplicações médicas (FDA), além de biopolímeros ou polilactídeos.

 

Desta forma será possível conferir às peças características funcionais como resistência à ruptura, biocompatibilidade, solubilidade ou estanqueidade, entre outras, permitindo o desenvolvimento de peças como órteses ou implantes absorvíveis para tratamento de fraturas ósseas.

O equipamento permite ainda que as propriedades das peças sejam alteradas seletivamente, com alterações que ficam gravadas como parte dos projetos para futura reprodução.

Equipes da Aimplas e da Arburg: colaboração para o desenvolvimento do setor médico.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

Imagens: Arburg/Aimplas

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Empresa catarinense lança impressora 3D industrial

 

Alta resistência. PVDF com fibra de carbono para impressão 3D.

 



Mais Notícias PI



Estudo faz projeções para o mercado de impressão 3D nos próximos dez anos

A Consultoria IDTechEX realizou um estudo de tendências para o setor de manufatura aditiva (impressão 3D) no período que vai de 2024 a 2034, abordando o provável desenvolvimento tecnológico e perspectivas de mercado.

05/03/2025


Indústria deve retomar as aquisições de impressoras 3D

Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.

22/10/2024


Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D

Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.

22/10/2024