A alemã Arburg, que tem subsidiária brasileira em São Paulo (SP), iniciou um projeto de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação com a instituição espanhola Aimplas, tendo em vista o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para manufatura aditiva (impressão 3D).

A Arburg forneceu à AIMPLAS o equipamento de manufatura aditiva Freeformer 200-3X, com o objetivo de avaliar uma ampla gama de materiais para aplicações com elevados requisitos técnicos. O acordo consiste na cessão do equipamento por um ano, para que a equipe de pesquisa do centro tecnológico possa desenvolver seus testes e experimentos com foco em alguns dos desafios do setor médico.

 

Serão realizados testes utilizando uma ampla gama de materiais, levando em conta que o equipamento Freeformer 200-3X foi desenvolvido para executar a impressão 3D a partir de grânulos convencionais de materiais plásticos. No escopo do projeto serão usados polímeros certificados para uso em aplicações médicas (FDA), além de biopolímeros ou polilactídeos.

 

Desta forma será possível conferir às peças características funcionais como resistência à ruptura, biocompatibilidade, solubilidade ou estanqueidade, entre outras, permitindo o desenvolvimento de peças como órteses ou implantes absorvíveis para tratamento de fraturas ósseas.

O equipamento permite ainda que as propriedades das peças sejam alteradas seletivamente, com alterações que ficam gravadas como parte dos projetos para futura reprodução.

Equipes da Aimplas e da Arburg: colaboração para o desenvolvimento do setor médico.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

Imagens: Arburg/Aimplas

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Empresa catarinense lança impressora 3D industrial

 

Alta resistência. PVDF com fibra de carbono para impressão 3D.

 



Mais Notícias PI



Aditivo livre de PFAS foi lançado pela Avient

Tecnologia de barreira a substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAS) para fabricação de frascos por extrusão e sopro chega ao mercado.

29/09/2026


Recurso de aprendizagem de máquina foi integrado a software de automação

Plataforma passou a contar com recurso que permite aplicar rotinas de manutenção preditiva e controle da qualidade em operações industriais sem a necessidade de plataformas analíticas específicas.

14/09/2026


Plataforma desenvolvida pela Kuka facilita processos robotizados

A empresa criou recursos que melhoram a execução de processos do chão de fábrica e recebeu certificação em cibersegurança.

03/09/2026