A Sikora, fabricante alemã de sistemas de medição dimensional e inspeção de tubos, que tem subsidiária brasileira em Jundiaí (SP), anunciou uma parceria com a fabricante de sistemas gravimétricos de pesagem e dosagem ConPro, visando à integração entre os dois tipos de dispositivo.

 

A integração será possível por uma nova interface desenvolvida por especialistas de ambas as empresas, baseada em padrões de comunicação industrial que permitirão a comunicação entre o dispositivo de medição dimensional da Sikora e o sistema gravimétrico ConPro.

 

Durante a produção, parâmetros como diâmetro, distribuição de espessura de parede em 360° e ovalidade são continuamente medidos e avaliados pelo sistema de medição da Sikora. Com a integração, dados como o peso por metro poderão ser ajustados em tempo real com o sistema gravimétrico, permitindo um controle preciso da espessura mínima da parede, tendo em vista a economia de material e a conformidade com a especificação do produto.

 

A integração gráfica dos dados de gravimetria vindos do dosador da ConPro na interface do usuário do Sikora Ecocontrol 6000 permitirão a operação simples e intuitiva, visto que ambos os sistemas funcionam em tempo real, com possibilidade de correção imediata aos desvios de processo.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: Sikora

 

 

 

Notícias relacionadas:

 

Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

 

Matrizes para extrusão de filmes tubulares

 



Mais Notícias PI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-Trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

05/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025