Seis mil toneladas de plásticos foram recicladas no ano passado pela Ambiental, unidade de negócios em gestão de resíduos da JBS situada no município paulista de Lins. Também em 2024, a empresa percebeu que houve aumento de 12% da produção de resinas recicladas em comparação com 2023.

 

As resinas recicladas produzidas em 2024, que somaram 4,1 mil toneladas, foram destinadas à fabricação de produtos como, por exemplo, embalagens, sacos, bobinas, lonas, paletes, telhas e pisos. Conforme divulgado pela companhia, 80% do volume total dos materiais destinados à reciclagem são provenientes das operações das unidades de negócios da JBS. 

 

Um dos produtos desenvolvidos a partir da reciclagem de resíduos é o “Big bag sustentável” (foto), cujo projeto tem como premissa atender à demanda do agronegócio, principalmente no que se refere ao descarte de big bags em fim de uso.

 

Os trabalhos de reciclagem realizados pela Ambiental consistem na triagem, lavagem e trituração dos resíduos, os quais, em seguida, são processados posteriormente por extrusão. A resina reciclada assim obtida passa a ser utilizada na fabricação de novos big bags

 

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Imagem: JBS/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Possibilidades de Reciclagem Mecânica de Embalagens com Múltiplas Camadas

 

Transformadores por sopro estão usando mais plástico reciclado

 

#Ambiental #JBS #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Mais soluções avançadas em materiais compósitos no ar

Boeing e Syensqo renovam acordo para fornecimento de compósitos em apoio a programas comerciais e de defesa.

16/03/2026


Processo simplifica conversão de óleo de pirólise em matéria-prima de grau cracker

Parceria da Clariant com a Borealis e o instituto SINTEF resultou na remoção de contaminantes de óleo de pirólise, convertendo quimicamente resíduos de difícil reciclagem em materiais de alta pureza com propriedades equivalentes às de poliolefinas virgens.

16/03/2026


Neste inaugura unidade de reciclagem química de plásticos

Com aporte de 111 milhões de euros, a nova unidade da empresa finlandesa vai ter capacidade de 150 mil toneladas anuais. A companhia defende a revisão das regras da União Europeia para garantir que o refino químico seja contabilizado nas metas globais de conteúdo reciclado.

16/03/2026