Seis mil toneladas de plásticos foram recicladas no ano passado pela Ambiental, unidade de negócios em gestão de resíduos da JBS situada no município paulista de Lins. Também em 2024, a empresa percebeu que houve aumento de 12% da produção de resinas recicladas em comparação com 2023.
As resinas recicladas produzidas em 2024, que somaram 4,1 mil toneladas, foram destinadas à fabricação de produtos como, por exemplo, embalagens, sacos, bobinas, lonas, paletes, telhas e pisos. Conforme divulgado pela companhia, 80% do volume total dos materiais destinados à reciclagem são provenientes das operações das unidades de negócios da JBS.
Um dos produtos desenvolvidos a partir da reciclagem de resíduos é o “Big bag sustentável” (foto), cujo projeto tem como premissa atender à demanda do agronegócio, principalmente no que se refere ao descarte de big bags em fim de uso.
Os trabalhos de reciclagem realizados pela Ambiental consistem na triagem, lavagem e trituração dos resíduos, os quais, em seguida, são processados posteriormente por extrusão. A resina reciclada assim obtida passa a ser utilizada na fabricação de novos big bags.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: JBS/Divulgação.
Você também pode gostar:
Possibilidades de Reciclagem Mecânica de Embalagens com Múltiplas Camadas
Transformadores por sopro estão usando mais plástico reciclado
#Ambiental #JBS #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.
01/04/2025
Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.
21/03/2025
Pesquisadores do Stache Lab, da Universidade de Princeton (EUA), estudam a aplicação de luz de alta intensidade para promover a despolimerização de plásticos como PS e PVC contendo negro de fumo. O resultado do experimento tem sido a obtenção de monômeros que podem dar origem a novos polímeros.
21/03/2025