A norte-americana Avient, com unidade brasileira em Itupeva (SP), desenvolveu uma calculadora da pegada de carbono de produtos (PCF, de produc carbon footprint), um recurso tem como proposta ajudar empresas usuárias dos seus compostos e aditivos a criar e cumprir compromissos de sustentabilidade, compreender o impacto ambiental dos produtos que fabricam e atuar no complexo cenário da redução das emissões de carbono.

 

A calculadora segue o padrão ISO 14067:2018, reconhecido mundialmente para calcular a pegada de carbono de produtos, e obteve certificação adicional da TÜV Rheinland, que garante a para conformidade com a norma ISO 14067, relativa à emissão de gases de efeito estufa.

 

A PCF é uma métrica que representa o total de emissões de gases de efeito estufa expressas em dióxido de carbono equivalente (CO2e) produzido ao longo do ciclo de vida de um produto, separadas em três escopos: as de escopo 1 são emissões diretas pertencentes ou controladas por uma empresa, enquanto as emissões indiretas, de escopo 2 e 3, resultam das atividades da empresa, mas decorrem de fontes que não são de sua propriedade ou controladas pela empresa.

 

Conhecer o PCF das matérias-primas é fundamental para identificar oportunidades de redução de emissões, aumento da remoção de carbono e promoção de melhorias no desenvolvimento geral de produtos e eficiência de processos.

 

Embora muitas empresas possam medir e gerir as emissões de âmbito 1 e 2, a complexidade da obtenção de dados específicos relativos às emissões de âmbito 3 para matérias-primas pode representar um desafio para aquelas com metas de carbono zero.

 

“Compreender e gerenciar a pegada de carbono é crucial, pois o mundo hoje prioriza a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade”, comentou Walter Ripple, vice-presidente de sustentabilidade da Avient. “A calculadora PCF permite que as empresas avaliem o impacto ambiental de seus produtos com base no uso dos produtos da Avient e identifiquem oportunidades para reduzir esse impacto por meio da seleção de materiais ou mudanças de projeto. Esta abordagem é um elemento-chave para ajudar as empresas a abordar toda a sua pegada de carbono e alcançar metas de sustentabilidade”, complementou.

 

Nos últimos três anos, a Avient tem investido no desenvolvimento de materiais mais sustentáveis, introduzindo mais de 40 novas linhas de produtos para incorporar mais conteúdo reciclado, materiais bioderivados, soluções de redução de peso e tecnologias de economia de energia. Este esforço inclui o elastômero termoplástico (TPE) neutro em carbono reSound™ Ultra-Low Carbon Footprint TPE, lançado em 2022.


 

Mais informações podem ser solicitadas na página da calculadora de PCF da empresa.


 

Saiba mais sobre sustentabilidade na indústria de plásticos acessando o hub de conteúdo Sustentabilidade no portal da Plástico Industrial.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________


Imagem: Avient


 

Leia também:


 

Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2

 

Método determina a necessidade de readitivação dos plásticos reciclados


 

#Avient

#PCF



Mais Notícias PI



A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024