Mais conhecida como impressão 3D, a manufatura aditiva já é um processo consolidado, mas que registra avanços tecnológicos constantes, seja nos processos envolvidos ou nos materiais que podem ser trabalhados. E a cada dia se estabelecem também novas conexões entre essa técnica e as necessidades de indústrias voltadas para o desenvolvimento e fabricação de itens plásticos.Impressão 3D multimaterial

 

Com o objetivo de esclarecer essas possibilidades de integração, a revista Plástico Industrial vai promover um webinar com três especialistas no assunto, reunindo em um mesmo painel a visão de quem procura desmistificar a manufatura aditiva como processo industrial, quem está ligado à produção e aumento da oferta de materiais para o processo no Brasil e quem já utiliza com sucesso a impressão 3D em sua rotina industrial.

 

Denominado “A manufatura aditiva como aliada da indústria de plásticos ”, e com moderação da jornalista Hellen Souza, editora da revista, o 5º webinar Plástico Industrial contará com a participação dos profissionais:

 

 


 

O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 14/10/20, às 17h30 e as inscrições podem ser feitas aqui.

 

Confira os eventos anteriores na playlist PI webinar no Canal da Aranda Eventos no Youtube.

 

Foto: Impressão 3D multimaterial em alta velocidade (Wyss Institute)

 

Conteúdo relacionado:

Manufatura aditiva mais perto da indústria

A impressão 3D como serviço

Manufatura aditiva competindo com injetoras

 

#WebinarPI    #arandaeventosyoutube



Mais Notícias PI



Projeto Domino. Mais eficácia na injeção de multicomponentes.

Ao processar multicomponentes em um único molde fechado, o projeto Domino demonstrou ser possível simplificar a sobremoldagem de peças, dispensando a movimentação e indexação de mesas e moldes.

24/02/2026


Manufatura aditiva: por que a articulação em rede é uma boa opção para o Brasil?

A qualidade de peças fabricadas por manufatura aditiva é um desafio organizacional e sistêmico, exigindo integração entre ciência dos materiais, engenharia, normalização e gestão da qualidade.

13/02/2026


Poliimida será processável por impressão 3D

Novo estudo procura soluções para a manufatura aditiva da poiimida, um material de excelentes características técnicas, mas de difícil processamento.

04/12/2025