A editora Alta Books publicou o livro “Segurança na Indústria 4.0: etapas de projeto para máquinas industriais”, de autoria de Alexandre Cavaliéri, Janaína Lemos e Carlos Mariottoni.

 

Tendo a cibersegurança como um dos principais tópicos, que é um tema de interesse da indústria de manufatura, incluindo o setor de transformação de plásticos, a obra traz conteúdo referente à norma ABNT NBR ISO 12100:2013 – Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto – Apreciação e redução de riscos, que determina diretrizes para o desenvolvimento de projetos que envolvam a construção de máquinas e equipamentos industriais com sistemas de segurança, em conformidade com a norma NR12.

 

O leitor também encontrará informações referentes a, por exemplo, boas práticas relacionadas às tecnologias facilitadoras da Indústria 4.0. Isso diz respeito ao desenvolvimento de sistemas de cibersegurança norteados pela norma ABNT NBR 14153:2013 – Segurança de máquinas – Partes de sistemas de comando relacionadas à segurança – Princípios gerais para projeto.

 

Ainda no que tange às boas práticas que visam ao estabelecimento de sistemas de proteção contra ataque de hackers, tendo em vista os riscos de apropriação indevida de dados de produção, informações sobre projetos e interrupção de operações realizadas em parques fabris, entre outros possíveis problemas, o livro possui seções em que são discutidas algumas aplicações de sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, abordando desde a etapa de definição de requisitos até a validação.

 

Nesse sentido, o conteúdo inclui diversos exemplos de documentos recomendados às empresas que desejam executar as etapas para a implantação de tecnologia pensada para a segurança digital de unidades fabris, e também para formalizar o desenvolvimento de projetos.

 

Escrito em português, o livro possui 224 páginas e pode ser adquirido em versão de brochura pelo site da Livraria Florence, pelo preço sugerido de R$ 59,90. A editora Alta Books pode ser contatada pelo seu site. Mais conteúdo sobre Indústria 4.0, cibersegurança e inteligência artificial você encontra na seção Literatura em nosso site.  

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________ 

 

Imagem: Alta Books, Livraria Florence.

 

Mais notícias:

 

Estudo aponta: aumentou o investimento em digitalização no setor de plásticos

 

Moldagem por injeção: instituto inicia projeto de IA

 

#AltaBooks #LivrariaFlorence #Cibersegurança #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Livro aborda o processamento de termoplásticos

Publicação trata da estrutura e as propriedades dos polímeros, e também de dois dos principais processos de transformação de termoplásticos: injeção e extrusão.

16/04/2024


Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023


Livro aborda a otimização de processos produtivos usando métodos científicos

Uso de criatividade lógica e do pensamento crítico para resolver problemas no dia a dia do chão de fábrica são temas tratados na obra.

26/09/2023