A ColorFabb (Holanda) lançou recentemente o LW-PLA, um filamento de poli(ácido láctico) desenvolvido com tecnologia de espumação ativa para produção de peças mais leves do que as impressas com PLA comum.

 

A expansão do material começa quando o filamento é submetido a uma temperatura por volta de 230 °C, quando se inicia a formação de bolhas que aumentam o seu volume em quase três vezes. As principais variáveis de entrada para controlar a expansão do material são velocidade, temperatura e fluxo. Isso permite que os usuários variem a densidade do material em diferentes partes do modelo impresso.


De acordo com informações fornecidas pela empresa, por conta da propriedade de expansão do material, os equipamentos podem diminuir o fluxo mantendo a precisão dimensional e proporcionar uma redução de peso de até 65%, em comparação ao PLA comum. Essa expansão acarreta ainda a economia de material, uma vez que, devido ao aumento do volume, utiliza-se menos massa.

 

Disponível na cor preta ou natural, o material possui Tg em 55 °C, boas propriedades de acabamento de superfície fosca e pode ser lixado para obter um acabamento mais suave. Sua densidade pode variar de 1,210 a 1,430 g/cm³ (quando não ativado), reduzindo para 0,403 a 0,476 g/cm³ (quando ativado).


Aparência de cobre

Outro material fornecido pela holandesa é o bronzeFill, um filamento à base de PLA/PHA carregado com partículas finas de bronze que proporcionam aparência e peso diferenciados em relação às peças impressas com polímeros sem cargas metálicas.

 

A característica marcante desse material surge na fase de acabamento das peças impressas. Quando lixado, a fim de se obter um acabamento mais uniforme na superfície, o componente obtém altos índices de brilho devido à presença das partículas metálicas. Segundo a ColorFabb, o lixamento (utilizando progressivamente lixas com gramatura 120-180, 240-320 e finalizando com 600 ou superior) e o polimento das peças (com pano macio e produto específico para cobre) fazem com que o bronze presente no polímero brilhe.


Por conta da presença do metal, o material possui densidade de 3,9 g/cm³, ou seja, mais de três vezes a densidade de filamentos comuns de PLA/PHA, o que torna os projetos mais pesados e mais próximos de produtos fabricados em metal. Porém, características como Tg (55 °C) e temperatura de impressão (190-220 °C) se mantêm iguais às do polímero base.

 

Cores sob demanda

Além do LW-PLA e do bronzeFill, a holandesa passou a dispor do serviço “Color on Demand”, que oferece aos clientes a possibilidade de encomendar filamentos, também de PLA, com cores personalizadas e em baixos volumes.

 

Graças a um novo processo de coloração implementado pela empresa, os pedidos de filamentos em cores pertencentes ao seu sistema RAL (sistema universal de cores usado em diversas indústrias) com mais de 100 opções, serão vendidos em carretéis a partir de 750 g. Já as cores personalizadas, após validação on-line com a empresa, podem ser fornecidas a partir de 2,2 kg em um único carretel.

 

#filamento #impressao3D #pla #colorondemand #cobre



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024