Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Construir habitações usando blocos modulares feitos de polipropileno (PP) reciclado é o objetivo da Fuplastic e da TETO Brasil. As empresas formaram uma parceria para promover o reaproveitamento de materiais plásticos por meio de um projeto que tem como objetivo a construção de moradias feitas com PP reciclado proveniente de resíduos coletados por empresas parceiras como cooperativas de reciclagem, além de outras.


Bruno Frederico, CEO da Fuplastic, que concedeu entrevista à Plástico Industrial, disse que o projeto envolve, em um primeiro momento, a construção de moradias populares, o que foi tema do evento “Cidade do Futuro 2024”, realizado recentemente em São Paulo (SP). Ele disse que entre as atrações do evento promovidas pela Fuplastic e a TETO Brasil estava uma casa com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, com área de 54 metros quadrados, feita com 4.900 blocos de PP reciclado (foto).

O executivo também comentou sobre o uso de PP reciclado proveniente de peças para veículos na construção de moradias, além de outros projetos voltados para a construção de lojas e aviários, entre outros tipos de edificações, que já estão em andamento. Segundo ele, a ideia é desenvolver soluções construtivas que aliem a destinação correta de resíduos plásticos, construção rápida e limpa, assim como incentivo às boas práticas em prol da sustentabilidade.


O CEO concluiu dizendo que o projeto de construção de moradias sustentáveis a partir de blocos de polipropileno reciclado já está em fase de validação. Ele explicou: “Um dos objetivos é tornar a utilização dos blocos modulares de PP reciclado um modelo construtivo da TETO Brasil, tendo também como pilar a construção de lojas, galpões e outros tipos de estabelecimento usando plástico reciclado e estruturas metálicas, por exemplo”.


Mais informações podem ser obtidas pelos sites da Fuplastic e da TETO Brasil. O desenvolvimento de plásticos sustentáveis tendo a otimização da topologia como estratégia é um dos temas abordados na seção Artigos técnicos, em nosso site

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: Fuplastic,TETO Brasil/Divulgação.

 

Leia também:

 

Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

 

Novo termoplástico reforçado terá origem 100% biológica

 

#Fuplastic #TETOBrasil #PlásticoIndustrial #Habitação



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024