Acontece no dia 31 de maio, no Instituto de Engenharia (São Paulo, SP), a 16ª edição do Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos, sob a organização da Markeplan.
Em sua nova edição, o evento traz para discussão as questões relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos de diferentes origens, incluindo legislação e políticas públicas que tratam do assunto.
A nova edição do seminário terá uma programação voltada para o cumprimento das metas de ESG (environmental, social and governance) de empresas e instituições, visando ao estabelecimento de um sistema que torna viável a prática dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), alinhando a proteção ao meio ambiente à continuidade das atividades econômicas.
Estabelecidos em 2012, os ODS integram um apelo universal da ONU para assegurar a erradicação da pobreza e a proteção do planeta. Dentre os 17 objetivos associados a indicadores de sustentabilidade, pelo menos quatro estão intimamente ligados à logística reversa de recicláveis técnicos (imagem ao lado).
A programação do seminário vai incluir discussões sobre inovações apresentadas na Feira K, evento realizado na Alemanha e que é referência mundial em tecnologia para o processamento e reciclagem de plásticos. Mais informações no site do evento: www.reciclagemevalorizacao.com.br
Mais Notícias PI
Foi lançado pelo Instituto Brasileiro do PVC um comitê que vai intensificar a disseminação de informações sobre a circularidade do poli(cloreto de vinila).
03/06/2025
A ABIPLA divulgou informações sobre o volume de resíduos reciclados em 2024 e no início de 2025.
03/06/2025
O projeto Takeback vai desde a logística reversa de tubos e conexões até a emissão de certificado de redução de CO₂ para empresas parceiras.
26/05/2025