A alemã Herrmann, com subsidiária brasileira em Indaiatuba (SP), lançou recentemente um sistema de soldagem de peças plásticas por ultrassom desenvolvido para integrar as tarefas de união em linhas de produção automatizadas.

 

Denominada COMPACTLINE, a série de equipamentos é composta por unidades compactas que operam na frequência de 35 kHz e podem ser montadas em braços robóticos para que eles atuem de forma sincronizada com linhas de produção de peças técnicas. O sistema permite ainda o monitoramento constante e é recomendado para a soldagem multipontos de peças grandes, com aplicação típica na indústria automobilística.

 

Andreas Haug, gerente de vendas da Herrmann no Brasil, comentou que todas as máquinas e sistemas de soldagem da empresa são equipados com geradores de ultrassom totalmente digitais, com recursos para o monitoramento constante do processo, que pode ser visualizado no painel da máquina através de curvas gráficas. Os níveis de controle, porém, variam conforme o grau exigido pelo processo, podendo ir de sistemas inteligentes que integram linhas automatizadas, até máquinas conectadas a controladores lógicos programáveis (CLPs).

 

A Herrmann tem desenvolvido sistemas de soldagem por ultrassom nos últimos 60 anos, para os segmentos de peças injetadas, selagem de plásticos flexíveis, laminação de não-tecidos e, mais recentemente, para a soldagem de metais não-ferrosos, setor que vem crescendo sobretudo no ramo de componentes para veículos elétricos, baterias e para o mercado de eletroeletrônicos.

 

Andreas ressalta que a empresa deverá lançar na feira NPE, que acontece em maio de 2024, uma nova geração de máquinas ainda mais intuitivas e de operação mais simples, tendo em vista o perfil de usuários mais jovens que já começam a atuar na indústria. “Haverá mais facilidade na troca de ferramentas, as máquinas serão ainda mais ergonômicas, com displays de comando inspirados na aparência das telas de telefones celulares e munidas de melhores sistemas de cibersegurança”, exemplificou.

 

 

Imagem: Herrmann

 

 

 

Leia também:

 

Novas injetoras da Chen Hsong chegam ao mercado

 

Máquina portátil para soldagem de plásticos

 



Mais Notícias PI



Dow intensifica a reciclagem de embalagens para pet food

O Projeto Pegada Limpa, que promove a inserção de plásticos reciclados oriundos de embalagens de pet food na cadeia produtiva, já soma 35 toneladas de materiais reciclados. A matéria-prima está sendo usada na fabricação de embalagens secundárias.

22/10/2024


Starlinger recebe reparação por plágio na China

Decisão da justiça chinesa favoreceu a companhia austríaca desenvolvedora de equipamentos para produção de sacaria, extrusão e reciclagem de PET. Um dos seus modelos de máquina foi copiado e estava sendo comercializado ilegalmente.

22/10/2024


Cannon adquire fabricante austríaca de máquinas para PU

O grupo italiano especializado na fabricação de máquinas para moldagem de poliuretano ampliou a oferta de maquinário com a aquisição da Polytec EMC.

22/10/2024