Adalberto Rezende, da redação.
A Maximu’s Embalagens Especiais aumentou a produção de filmes e plástico bolha fabricados com polietileno de baixa densidade (PEBD) reciclado, e também intensificou o uso de PEBD expandido reciclado na produção de placas que são transformadas em calços. As resinas recicladas são obtidas a partir do reaproveitamento de sobras de processos produtivos.
A empresa, com sede em Ribeirão Pires (SP) e filial em Varginha (MG), também está investindo em treinamento em extrusão voltado para a produção de resinas recicladas, resultado de um acordo com a unidade SENAI de Mauá (SP), bem como está em busca de parcerias com cooperativas de reciclagem que atuam no município de Ribeirão Pires.
Linha de produção da Maximu’s Embalagens Especiais no Grande ABC. Imagem: Isabela Tosi.
Marcio Grazino, CEO, e Erick Souza, diretor comercial da Maximu’s Embalagens Especiais, conversaram com a reportagem da Plástico Industrial durante uma visita à fábrica situada no Grande ABC. Os executivos comentaram sobre os recentes avanços obtidos a partir da inauguração de uma unidade fabril no início de 2025, a qual permitiu que a empresa centralizasse a fabricação de placas de polietileno de baixa densidade expandido na planta mencionada.
A intensificação dos trabalhos que envolvem a produção de resinas recicladas, conforme foi explicado por Marcio e Erick, foi consolidada por meio de capacitação da equipe da empresa e pela aquisição de novas máquinas fornecidas por empresas chinesas. Também foi mencionado que as estratégias da companhia abrangem a aproximação com instituições de pesquisa e ensino para o desenvolvimento de produtos e digitalização do parque fabril, por exemplo.
Erick Souza e Marcio Grazino estão à frente das estratégias da empresa. Imagem: Isabela Tosi.
No que se refere à utilização de polietileno de baixa densidade (PEBD) reciclado na fabricação de embalagens, atualmente o percentual de resina reciclada presente nos filmes/plástico bolha varia de 30% a 60%, seguindo para percentuais maiores conforme aumenta-se a espessura dos filmes. O mesmo se aplica à fabricação de calços feitos de PEBD expandido, o que vai depender do tipo de aplicação.
Desafios das atuais demandas por reciclados
A triagem de materiais reciclados e o manuseio correto são alguns dos atuais desafios da Maximu’s Embalagens Especiais quando o assunto é, nas palavras de Marcio Grazino, “obter resíduos sem contaminações que possam ser convertidos em resinas recicladas com boa qualidade”.
O executivo comentou que este é um dos motivos que levaram a empresa a buscar parcerias com cooperativas de reciclagem. “Por isso também fechamos a parceria com o SENAI de Mauá que vai ministrar treinamento em extrusão aqui na fábrica, com início previsto para agosto de 2025. Queremos aumentar a especialização da nossa equipe em extrusão de polietileno de baixa densidade reciclado e também estamos de portas abertas para universidades e escolas técnicas”, concluiu Marcio.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Continue acessando reportagens sobre o setor dos plásticos:
Os desafios da indústria de plásticos em cena na K
ADS Tigre investe na produção de tubos de PEAD reciclado para coleta da água da chuva
Pesquisa mostra aumento do uso de células robotizadas na fabricação por injeção
#MaximusEmbalagensEspeciais #SENAI #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A fabricante austríaca de equipamentos para reciclagem anunciou a criação de sua subsidiária dedicada ao mercado latino-americano, que terá sede na capital paulista.
22/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025
A empresa desenvolveu maquinário e ferramental dedicados ao trabalho com PVC reciclado, em resposta à demanda europeia e mundial.
08/07/2025