A Kuhne Anlagenbau GmbH (Alemanha) será uma das empresas expositoras na National Plastics Exhibition (NPE), maior feira de plásticos dos Estados Unidos, que acontece entre os dias 6 e 10 de maio de 2024 em Orlando, na Flórida.

 

Um dos destaques da companhia no evento será a sua linha de máquinas para extrusão de filmes plásticos retráteis orientados biaxialmente, pelo processo Triple-Bubble®, que além de extrusão, realiza a formação de ligações cruzadas (crosslinking) por radiação no material, visando torná-lo mais resistente, inclusive à perfuração. 

 

Conforme divulgado à imprensa, os filmes retráteis fabricados por este processo dispensam a co-extrusão de camadas de poliamida (PA) ou poli(tereftalato de etileno) (PET), por exemplo, para reforço de sua estrutura. Esse é um dos fatores que simplificam a sua reciclagem. Uma camada de 5% de EVOH é suficiente para assegurar o nível de elasticidade e resistência esperados.

 

A reticulação, ou formação de ligações cruzadas, é feita pela aplicação de feixe de elétrons, em um procedimento que atinge as camadas dos filmes à profundidade de 5 a 10 µm – a espessura deles varia de 20 µm a 50 µm –, de forma que não ocorre qualquer tipo de dano à camada de EVOH, cujo teor permite a reciclagem juntamente com o material-base. Assim, também é possível eliminar fases posteriores de trabalho.

 

Os filmes retráteis multicamada e com ligações cruzadas são recomendados para o acondicionamento de alimentos, entre outros tipos de aplicação. 

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: Kuhne Anlagenbau GmbH.

 

Leia também:

 

Embalagens de lubrificantes da Iconic agora têm 40% de resina PCR

 

Produtos para o setor de transformação do plástico

 

#NPE #Kuhne #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Futuro da moldagem por injeção será tema de evento online gratuito

Acontece em julho um webinar sobre moldagem por injeção, uma prévia de um simpósio presencial que será realizado em Campinas (SP) em setembro.

14/07/2026


Tecnologia integra injeção e revestimento em ciclo único

Processo demonstrado na Itália combina a sobreinjeção de termoplásticos e a aplicação de um filme de PU diretamente no molde. A tecnologia dispensa linhas posteriores de pintura e é indicada para a produção de peças automotivas com acabamento classe A.

14/07/2026


Acordo simplifica programação de robôs para indústrias

A ENCY Software e a Stäubli Robotics firmaram parceria para tornar a programação de robôs mais intuitiva, rápida e acessível.

14/07/2026