A Kuhne Anlagenbau GmbH (Alemanha) será uma das empresas expositoras na National Plastics Exhibition (NPE), maior feira de plásticos dos Estados Unidos, que acontece entre os dias 6 e 10 de maio de 2024 em Orlando, na Flórida.

Um dos destaques da companhia no evento será a sua linha de máquinas para extrusão de filmes plásticos retráteis orientados biaxialmente, pelo processo Triple-Bubble®, que além de extrusão, realiza a formação de ligações cruzadas (crosslinking) por radiação no material, visando torná-lo mais resistente, inclusive à perfuração.
Conforme divulgado à imprensa, os filmes retráteis fabricados por este processo dispensam a co-extrusão de camadas de poliamida (PA) ou poli(tereftalato de etileno) (PET), por exemplo, para reforço de sua estrutura. Esse é um dos fatores que simplificam a sua reciclagem. Uma camada de 5% de EVOH é suficiente para assegurar o nível de elasticidade e resistência esperados.

A reticulação, ou formação de ligações cruzadas, é feita pela aplicação de feixe de elétrons, em um procedimento que atinge as camadas dos filmes à profundidade de 5 a 10 µm – a espessura deles varia de 20 µm a 50 µm –, de forma que não ocorre qualquer tipo de dano à camada de EVOH, cujo teor permite a reciclagem juntamente com o material-base. Assim, também é possível eliminar fases posteriores de trabalho.
Os filmes retráteis multicamada e com ligações cruzadas são recomendados para o acondicionamento de alimentos, entre outros tipos de aplicação.
________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________
Imagem: Kuhne Anlagenbau GmbH.
Leia também:
Embalagens de lubrificantes da Iconic agora têm 40% de resina PCR
Produtos para o setor de transformação do plástico
#NPE #Kuhne #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.
20/01/2026
O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.
20/01/2026
O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.
12/12/2025