A Kuhne Anlagenbau GmbH (Alemanha) será uma das empresas expositoras na National Plastics Exhibition (NPE), maior feira de plásticos dos Estados Unidos, que acontece entre os dias 6 e 10 de maio de 2024 em Orlando, na Flórida.

 

Um dos destaques da companhia no evento será a sua linha de máquinas para extrusão de filmes plásticos retráteis orientados biaxialmente, pelo processo Triple-Bubble®, que além de extrusão, realiza a formação de ligações cruzadas (crosslinking) por radiação no material, visando torná-lo mais resistente, inclusive à perfuração. 

 

Conforme divulgado à imprensa, os filmes retráteis fabricados por este processo dispensam a co-extrusão de camadas de poliamida (PA) ou poli(tereftalato de etileno) (PET), por exemplo, para reforço de sua estrutura. Esse é um dos fatores que simplificam a sua reciclagem. Uma camada de 5% de EVOH é suficiente para assegurar o nível de elasticidade e resistência esperados.

 

A reticulação, ou formação de ligações cruzadas, é feita pela aplicação de feixe de elétrons, em um procedimento que atinge as camadas dos filmes à profundidade de 5 a 10 µm – a espessura deles varia de 20 µm a 50 µm –, de forma que não ocorre qualquer tipo de dano à camada de EVOH, cujo teor permite a reciclagem juntamente com o material-base. Assim, também é possível eliminar fases posteriores de trabalho.

 

Os filmes retráteis multicamada e com ligações cruzadas são recomendados para o acondicionamento de alimentos, entre outros tipos de aplicação. 

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: Kuhne Anlagenbau GmbH.

 

Leia também:

 

Embalagens de lubrificantes da Iconic agora têm 40% de resina PCR

 

Produtos para o setor de transformação do plástico

 

#NPE #Kuhne #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024