Tendo em vista a necessidade de fabricação urgente de ventiladores pulmonares para enfrentar  a Covid-19, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu a “Prática Recomenda ABNT PR 1003 - Ventiladores pulmonares para cuidados críticos: requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto e fabricação”. O lançamento do documento será feito em live na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, às 10 h, pelo canal da ABNT no YouTube (https://youtu.be/p4ozKv4UwTA).

 

O documento tem por objetivo reunir conhecimentos de especialistas para que o setor de saúde receba equipamentos eficientes para tratar os sintomas mais graves da doença, que são os problemas respiratórios, os quais demandam o auxílio de ventilação mecânica.

 

A demanda por ventiladores pulmonares aumentou expressivamente no mundo, e os fabricantes estão com dificuldades para atendê-la, pois enfrentam problemas no abastecimento de partes e peças para suprir a produção e montagem dos equipamentos.

 

Na Prática Recomendada, a ABNT estabelece os requisitos mínimos de segurança e desempenho e a classificação de ventiladores mecânicos, incluindo indicações de uso e limitações, além de abordar as normas internacionais aplicáveis e apresentar alguns requisitos regulatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A elaboração da nova Prática Recomendada foi coordenada pela Diretoria de Normalização da ABNT e contou com a colaboração do Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-26) e especialmente de suas Comissões de Estudo de Equipamentos Eletromédicos e de Aplicação de Sistemas de Qualidade para produtos para Saúde.  Além disso, contou com o apoio do  Ministério da Economia, Inmetro e Sebrae.

 

O documento também será disponibilizado gratuitamente. Para acessar e conhecer mais a Prática Recomendada ABNT PR 1003, clique aqui.

 

Conteúdo relacionado:

Normas ABNT disponíveis gratuitamente

Anvisa simplifica regularização de produtos para combate ao novo coronavírus

 

#plastico #normaabnt #plasticocontracoronavirus



Mais Notícias PI



Estudo analisa o impacto da Covid-19 sobre o balanço das empresas

Levantamento realizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) junto a 240 empresas de capital aberto mostra as consequências da pandemia de Covid-19 sobre o seu desempenho e recuperação da rentabilidade.

20/10/2020


Nova linha de produtos sustentáveis

Companhia lança linha de poliestirenos com até 30% de material reciclado pós-consumo, tendo como principal objetivo garantir a circularidade do material e reduzir os impactos do descarte inadequado.

08/10/2020


Demanda em alta e recorde de vendas de resina

Retomada das atividades no pós-pandemia aqueceu o mercado de resinas plásticas e a Braskem bateu recorde de vendas pela segunda vez consecutiva.

07/10/2020