A StartUs Insights, consultoria sediada em Viena (Áustria), elaborou um relatório de tendências para o setor de embalagens com base em sua plataforma de Big Data e inteligência artificial (IA), que cobre cerca de 4,7 milhões de start ups, com capacidade para mapear empresas emergentes em nível global.

 

A pesquisa mais recente é um mapa de inovações no setor de embalagens que cobre aspectos como uso de materiais biodegradáveis, impressão digital, automação, embalagens ativas, customizadas, recicláveis, baseadas no uso de nanotecnologia e de impressão 3D.

 

De acordo com o estudo, as start ups têm inovado ao tornar as embalagens mais conectadas e interativas por meio de tecnologias como o uso de QR Code, identificação por radiofrequência (RFID), realidade aumentada (RA) e sensores baseados em internet das coisas (IoT) para detectar o vencimento de produtos perecíveis. O uso de robôs do tipo pick and place assistidos por inteligência artificial também foi identificado como tendência, enquanto a impressão 3D surgiu como forma de customizar as embalagens.

 

A sondagem indica ainda que o engajamento dos consumidores tem encorajado as empresas a adotar embalagens circulares que implicam o uso de materiais reciclados ou biodegradáveis. Um “mapa de calor” abrangendo os cinco continentes aponta em quais regiões há maior potencial de surgimento de inovações no setor.

 

Uma prévia do relatório pode ser acessada no site da StartUs: www.startus-insights.com

 

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________


 


 

Leia também:


 


 

Aberto o credenciamento para a Fispal

 

 

Rótulos de PET-G entram na cadeia de reciclagem



Mais Notícias PI



Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Embalagem de EPS atende e-commerce de bebidas

A Termotécnica desenvolveu uma embalagem de poliestireno expandido para o acondicionamento de garrafas com altura e diâmetro pequenos.

11/06/2024


Embalagens especiais fabricadas com sobras de plástico

Empresa da Região do Grande ABC investe no reaproveitamento de sobras de plástico para fabricar novas embalagens.

03/06/2024