Adalberto Rezende, da redação.

 

 

O uso de 32 mil blocos plásticos feitos de polietileno (PE) e polipropileno (PP) reciclado na construção de um aviário faz parte de um projeto realizado recentemente pela Fuplastic, com unidade em São Paulo (SP). Trata-se de um recinto denominado “ecoaviário” que foi construído no município paulista de Iperó, o qual ocupa uma área de 1.800 metros quadrados e pode acomodar 25.000 aves – a capacidade do aviário anterior era de 19.000 aves.

 

Em entrevista concedida à Plástico Industrial, Bruno Frederico, CEO da Fuplastic, comentou sobre algumas vantagens proporcionadas pela construção de aviários usando blocos feitos de plástico reciclado em relação aos seus equivalentes construídos com materiais convencionais: “A umidade tipicamente observada em paredes de aviários feitos de materiais de alvenaria pode trazer problemas à saúde de aves, por exemplo. No caso do aviário construído com blocos plásticos (foto ao lado), esse tipo de problema pode ser minimizado devido às propriedades dos materiais reciclados envolvidos”.

 

O entrevistado também salientou que a construção do atual aviário usando polímeros reciclados é um exemplo de como evitar que embalagens, utensílios domésticos, brinquedos, autopeças e móveis, por exemplo, sejam descartados incorretamente. Nas palavras do executivo, “este projeto ressignificou 16 toneladas de plástico retirados da natureza”. Esse tipo de aplicação pode trazer benefícios para áreas ligadas ao agronegócio como suinocultura, fruticultura e engenharia agrônoma, entre outras.

 

Ainda no que tange ao uso de blocos plásticos de PE e PP reciclado na construção de aviários e estabelecimentos para os setores mencionados acima, além de flutuadores para painéis fotovoltaicos, Bruno comentou que “estamos estudando a possibilidade de criação de produtos para essas e outras áreas, mas por enquanto o nosso foco é o desenvolvimento de projetos de aviários. Mesmo assim, estamos abertos a propostas”.

 

 

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: Fuplastic/Divulgação.

 

Mais conteúdo:

 

Capacitação de transformadores de plásticos para a fabricação de produtos médicos

 

Pesquisa aponta: Sul e Sudeste reciclaram mais plásticos pós-consumo em 2022

 

#Fuplastic #PlásticoIndustrial #Aviários #Agronegócio



Mais Notícias PI



Crescimento com cautela, a receita para a distribuição de resinas

Levantamento da Adirplast apontou um aumento de 5,7% em volume de vendas, com destaque para o bom desempenho dos plásticos de engenharia. Porém, incertezas geopolíticas e macroeconômicas impedem projeções mais otimistas.

10/02/2026


O "Big Bang" da indústria de plásticos em 2026

Uma nova realidade regulatória e tributária faz de 2026 o ano zero da lógica industrial para o setor de polímeros no Brasil. O planejamento estratégico vai demandar a compreensão dessa complexa estrutura.

12/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026