Adalberto Rezende, da redação.

 

 

O uso de 32 mil blocos plásticos feitos de polietileno (PE) e polipropileno (PP) reciclado na construção de um aviário faz parte de um projeto realizado recentemente pela Fuplastic, com unidade em São Paulo (SP). Trata-se de um recinto denominado “ecoaviário” que foi construído no município paulista de Iperó, o qual ocupa uma área de 1.800 metros quadrados e pode acomodar 25.000 aves – a capacidade do aviário anterior era de 19.000 aves.

 

Em entrevista concedida à Plástico Industrial, Bruno Frederico, CEO da Fuplastic, comentou sobre algumas vantagens proporcionadas pela construção de aviários usando blocos feitos de plástico reciclado em relação aos seus equivalentes construídos com materiais convencionais: “A umidade tipicamente observada em paredes de aviários feitos de materiais de alvenaria pode trazer problemas à saúde de aves, por exemplo. No caso do aviário construído com blocos plásticos (foto ao lado), esse tipo de problema pode ser minimizado devido às propriedades dos materiais reciclados envolvidos”.

 

O entrevistado também salientou que a construção do atual aviário usando polímeros reciclados é um exemplo de como evitar que embalagens, utensílios domésticos, brinquedos, autopeças e móveis, por exemplo, sejam descartados incorretamente. Nas palavras do executivo, “este projeto ressignificou 16 toneladas de plástico retirados da natureza”. Esse tipo de aplicação pode trazer benefícios para áreas ligadas ao agronegócio como suinocultura, fruticultura e engenharia agrônoma, entre outras.

 

Ainda no que tange ao uso de blocos plásticos de PE e PP reciclado na construção de aviários e estabelecimentos para os setores mencionados acima, além de flutuadores para painéis fotovoltaicos, Bruno comentou que “estamos estudando a possibilidade de criação de produtos para essas e outras áreas, mas por enquanto o nosso foco é o desenvolvimento de projetos de aviários. Mesmo assim, estamos abertos a propostas”.

 

 

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: Fuplastic/Divulgação.

 

Mais conteúdo:

 

Capacitação de transformadores de plásticos para a fabricação de produtos médicos

 

Pesquisa aponta: Sul e Sudeste reciclaram mais plásticos pós-consumo em 2022

 

#Fuplastic #PlásticoIndustrial #Aviários #Agronegócio



Mais Notícias PI



Reciclar 50 toneladas de plásticos na Ásia é meta de empresas parceiras

A Acer e a Plastic Bank se uniram para coletar e destinar à reciclagem resíduos plásticos descartados incorretamente no litoral do Sudeste asiático.

16/05/2024


Curso híbrido terá embalagens plásticas como tema

Treinamento será realizado simultaneamente em ambiente digital e presencial no Instituto de Tecnologia de Alimentos.

14/05/2024


Inundações no RS. Perdas ainda não mensuráveis para as indústrias.

Ainda é difícil avaliar os danos causados pelas cheias à indústria de transformação, mas é certo que a reconstrução será lenta e exigirá muita cooperação.

14/05/2024