A engenharia de moldes para injeção de materiais plásticos é uma das especialidades representadas pela equipe brasileira na WorldSkills 2019, maior competição de educação profissional do mundo, que esse ano foi realizada na Rússia.
Vitor Galdino, estudante da rede Senai de São Paulo (SP), foi medalhista de prata na competição de engenharia de moldes para polímeros – categoria que avalia a criação de moldes usando sistemas de usinagem assistida por computador (CAD/CAM) –, o que contribuiu para que a delegação brasileira conquistasse 13 medalhas das 56 em disputa. Os competidores são estudantes de cursos <inserir link da seção> técnicos e jovens profissionais com até 25 anos de idade. Nas provas, realizadas durante quatro dias, os participantes deveriam completar os desafios propostos pela organização dentro de padrões internacionais de qualidade.
A equipe do Brasil ficou em 3° lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas das equipes da China (primeira colocada) e da anfitriã (segunda colocada). Desde 2007 se mantém entre os cinco melhores do mundo na competição.
#engenhariademoldes #worldskills2019 #moldeinjeçao #plastic
Mais Notícias PI
A 10a edição da ABM Week acontece em setembro de 2026 em São Paulo (SP), com uma programação sobre temas de interesse da indústria de transformação de plásticos, como a fabricação de moldes. Confira alguns tópicos que serão abordados nos três dias do evento.
18/08/2026
Com moldes de alumínio e controle eletrônico de processo, sistema automático de bancada possibilita o processamento de termoplásticos de engenharia para demandas de baixo e médio volume. O modelo foi testado e está em uso em uma fornecedora norte-americana de kits para foguetes.
18/08/2026
Encontro híbrido reunirá especialistas e lideranças para abordar tendências globais, transformação digital e o futuro da indústria de máquinas.
11/08/2026