Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Um consórcio formado pela KPMG, com matriz na Holanda e escritório em São Paulo (SP), e a MAP Intelligence (Manaus, AM) vai promover consultoria para a implementação de inteligência artificial em parques fabris, abrangendo o uso de sistemas virtuais autônomos no monitoramento em tempo real de equipamentos industriais e de processos como, por exemplo, transformação de resinas plásticas por injeção ou extrusão.

 

A parceria tem como objetivo fornecer serviços que incluirão estudos sobre processos produtivos executados no chão de fábrica, visando à sua otimização, bem como a análise de parâmetros, supervisão de etapas da fabricação e emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias, entre outros.

O diretor-executivo da MAP Intelligence, Manuel Cardoso, que forneceu informações à Plástico Industrial, deu alguns exemplos de como o consórcio vai funcionar: “inicialmente, a KPMG fará um levantamento do processo atualmente realizado pela empresa contratante. Em seguida, serão feitas análises sobre, por exemplo, indicadores de desempenho produtivo (KPIs), usando como ferramenta a inteligência artificial. A partir daí, serão identificadas as oportunidades de melhoria de processos, assim como poderá ser realizado um planejamento para se chegar a este objetivo”.

 

De acordo com Manuel, os clientes poderão consultar as empresas que estão à frente do consórcio sobre a disponibilidade de treinamentos voltados para o uso de inteligência artificial em linhas de produção, e também poderão solicitar às partes envolvidas a realização de diagnósticos no que tange à proximidade com os conceitos da Indústria 4.0.

 

A consultoria estará disponível para empresas da área de resinas recicladas, fornecedores de equipamentos para o chão de fábrica, além de outros ramos da cadeia de manufatura e instituições de pesquisa e ensino.

 

O contato com as empresas que estão à frente do consórcio pode ser feito pelo e-mail contato@mapintelligence.com.br e pelo telefone (11) 3940-1500.

 

 

Imagem: Freepik.

 

Conteúdo relacionado:

 

Digitalização e sustentabilidade na fabricação de moldes

 

Senai oferece avaliação gratuita de cibersegurança para a indústria

 

Projeto vai aproximar indústria e desenvolvedores de tecnologia

 

#KPMG #MAPIntelligence #IA #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024


Automação de baixo custo é o foco da nova unidade da Igus no Brasil

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Sumitomo-Demag inaugura centro de treinamento e tem nova agenda de cursos

Operação, programação e manutenção de injetoras elétricas fazem parte da grade de cursos que a fabricante de injetoras oferecerá nos próximos meses.

02/07/2024