Adalberto Rezende, da redação.
Um consórcio formado pela KPMG, com matriz na Holanda e escritório em São Paulo (SP), e a MAP Intelligence (Manaus, AM) vai promover consultoria para a implementação de inteligência artificial em parques fabris, abrangendo o uso de sistemas virtuais autônomos no monitoramento em tempo real de equipamentos industriais e de processos como, por exemplo, transformação de resinas plásticas por injeção ou extrusão.
A parceria tem como objetivo fornecer serviços que incluirão estudos sobre processos produtivos executados no chão de fábrica, visando à sua otimização, bem como a análise de parâmetros, supervisão de etapas da fabricação e emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias, entre outros.
O diretor-executivo da MAP Intelligence, Manuel Cardoso, que forneceu informações à Plástico Industrial, deu alguns exemplos de como o consórcio vai funcionar: “inicialmente, a KPMG fará um levantamento do processo atualmente realizado pela empresa contratante. Em seguida, serão feitas análises sobre, por exemplo, indicadores de desempenho produtivo (KPIs), usando como ferramenta a inteligência artificial. A partir daí, serão identificadas as oportunidades de melhoria de processos, assim como poderá ser realizado um planejamento para se chegar a este objetivo”.
De acordo com Manuel, os clientes poderão consultar as empresas que estão à frente do consórcio sobre a disponibilidade de treinamentos voltados para o uso de inteligência artificial em linhas de produção, e também poderão solicitar às partes envolvidas a realização de diagnósticos no que tange à proximidade com os conceitos da Indústria 4.0.
A consultoria estará disponível para empresas da área de resinas recicladas, fornecedores de equipamentos para o chão de fábrica, além de outros ramos da cadeia de manufatura e instituições de pesquisa e ensino.
O contato com as empresas que estão à frente do consórcio pode ser feito pelo e-mail contato@mapintelligence.com.br e pelo telefone (11) 3940-1500.
Imagem: Freepik.
Conteúdo relacionado:
Digitalização e sustentabilidade na fabricação de moldes
Senai oferece avaliação gratuita de cibersegurança para a indústria
Projeto vai aproximar indústria e desenvolvedores de tecnologia
#KPMG #MAPIntelligence #IA #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025
Representante exclusiva da chinesa Juheshun na América Latina, a Altero está expandindo sua rede de fornecimento de poliamidas e copolímeros. As estratégias abrangem o aumento da comercialização de produtos na área de embalagens e a formação de parcerias com empresas do setor de plásticos.
07/04/2025