A Soma Solution, com unidades em diversos estados brasileiros, passou a comercializar os sistemas de visão fabricados pela chinesa Hikrobot, fornecedora global desse tipo de produto e também de robôs móveis.
Os sistemas de visão, quando instalados em máquinas típicas do ambiente de manufatura, tais como injetoras, extrusoras e sopradoras, evitam a ocorrência de produtos imperfeitos ou contendo contaminantes, além de acidentes na esteira e a reprovação de lotes inteiros.
Com a chegada da Hikrobot, a Soma promete impulsionar a oferta de tecnologia para a indústria em todo o Brasil, com a distribuição sendo feita por suas unidades no Paraná (Toledo, Maringá e Curitiba); em Santa Catarina (Chapecó e Joinville); no Rio Grande do Sul (São Leopoldo); e em São Paulo (Valinhos). O grupo conta ainda com um parque científico e tecnológico, em Chapecó (SC), onde são feitos testes e demonstrações.
A Hikrobot acumula quase 600 patentes autorizadas e 38 direitos autorais de software, possui escritórios em todo o mundo e acrescentará uma linha de 30 produtos ao portfólio da Soma, que já comercializa equipamentos par a marcação, codificação e inspeção industrial de produtos.
Entre as versatilidades da linha de produtos da Hikrobot está a possibilidade de venda apenas do software para leitura dos produtos. "A solução se torna mais barata e o cliente, neste caso, utiliza a câmera do seu computador para fazer o trabalho que o sistema faria", comentou Gilberto Dick (foto), diretor de operações da Soma Solution: "O sistema de visão consegue identificar o defeito em uma peça e parar a produção no mesmo momento. São realmente os olhos da indústria".
O executivo acrescentou que os novos produtos podem ser aplicados na indústria em geral, mas principalmente nos setores automotivo, farmacêutico e alimentício. “A durabilidade é alta e a inteligência artificial (IA) disponível permite aplicações em toda a indústria 4.0", destacou.
Foto: Soma/Hikrobot
Leia também:
IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário
Centro de capacitação em cibersegurança industrial agora em SP
#SomaSolution
#Hikrobot
Mais Notícias PI
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025
Novo levantamento apontou que os transformadores de plásticos por injeção investiram mais em células robotizadas para produção no chão de fábrica. Elas são utilizadas na execução de tarefas como, por exemplo, sobre-injeção de materiais e insertos, além de soldagem por ultrassom.
14/07/2025
A empresa desenvolveu maquinário e ferramental dedicados ao trabalho com PVC reciclado, em resposta à demanda europeia e mundial.
08/07/2025