A ABB, que tem matriz na Suíça e subsidiária brasileira em São Paulo (SP), lançou recentemente o robô CRB 1100 SWIFTI, modelo equipado com braço que apresenta alcance de até 580 mm, com repetibilidade de posição de 10 mícrons, e que pode processar cargas com peso de até 4 kg.

ABB desenvolveu um novo robô que pode ser usado na área de plásticos

 

O autômato apresenta velocidade de trabalho de 5 metros por segundo e é indicado para o uso em aplicações típicas de parques fabris. Entre elas, operações que envolvam a manipulação de peças feitas em plástico em linhas de produção, trabalhos de acabamento como remoção de rebarbas e/ou polimento, além de montagem de conjuntos por aparafusamento e/ou colagem, por exemplo.

 

 

Ele também é dotado de sistema de segurança que detecta a aproximação de pessoas, o qual opera utilizando um escâner a laser cuja função é realizar a varredura da área em seu entorno, fazendo com que o braço robótico diminua sua velocidade de trabalho caso um colaborador adentre o espaço inspecionado. Esse sistema de segurança aciona a parada total do robô caso a aproximação não cesse.

 

Sua configuração consiste ainda em flange que permite o acoplamento de ferramentas, sistema de geração de vácuo, que permite a fixação de peças a ferramentas por sucção, sistema de controle de alimentação e luz de indicação visual, que atua em situações de alerta quando alguém ou algo se encontra na área de trabalho do robô.

 

“Isso ajuda as pessoas a operar e realizar suas tarefas livremente, o que minimiza a possível interrupção dos processos de produção causados por ter que parar o robô para permitir que os operadores entrem em uma célula para resolver problemas”, comentou Andie Zhang, gerente global de produto da área de robôs colaborativos da ABB.

 

Segundo informações da companhia, a configuração da área de trabalho do novo robô, bem como das distâncias consideradas seguras para a sua operação, pode ser feita por meio de aplicativos desenvolvidos pela empresa. Além disso, os clientes poderão contar com suporte técnico e acesso a tutoriais disponibilizados em ambientes digitais.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. A oferta de robôs e equipamentos de manipulação indicados para o ramo de plásticos, além de muitos outros produtos, pode ser conferida em nossos guias.

 

Fotos: Robô indicado para trabalhos no chão de fábrica, desenvolvido pela ABB, passou a ser comercializado recentemente.

 

Conteúdo relacionado:

Plataforma de IA industrial chega ao Brasil

Novo centro de inspeção robótica de peças plásticas em SP

 

#ABB #RobôColaborativo #Indústria40 #Automação #Plásticos



Mais Notícias PI



Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021


Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos

Parceria que visa à fabricação de peças para refrigeradores usando embalagens de EPS pretende reaproveitar 200 toneladas de material pós-consumo até o próximo ano.

30/11/2021


ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021