A desenvolvedora suíça de embalagens Amcor, com subsidiária em São Paulo (SP), divulgou uma linha de garrafas transparentes para leite fresco feitas com poli(tereftalato de etileno) (PET) contendo 20% de resina reciclada pós-consumo, lançada recentemente na Argentina.

 

O recipiente de 1 litro, com design personalizado, apoia o posicionamento da marca argentina de leite La Serenisima – com unidade nacional em Barueri (SP) – como um produto natural, ao mesmo tempo em que oferece vida útil e benefícios de sustentabilidade. A Amcor identificou que a embalagem precisaria atender às novas tendências do mercado e o desejo crescente dos consumidores por sistemas mais sustentáveis. 

 

Um dos desafios técnicos importantes no desenvolvimento foi limitar a exposição à luz para evitar danos ao produto, o que foi resolvido pela Amcor por meio do uso de um aditivo que fornece barreira à luz enquanto mantém os índices de transparência da garrafa, a qual inclui um acabamento com tampa de rosca com 38 mm de diâmetro, feita com polietileno de alta densidade (PEAD).

 

Segundo informações da companhia suíça, esta inovação com 20% de material pós-consumo (PCR) ofereceu a oportunidade de cumprir parte de sua promessa de desenvolver todas as embalagens com intuito de serem recicláveis ou reutilizáveis, até o ano de 2025, aumentando o uso de PCR e colaborando com o aumento das taxas de reciclagem. Isso incentiva a coleta de resíduos plásticos pós-consumo e reduz a pegada de carbono dos produtos. Só no ano passado, a empresa utilizou mais de 83.000 toneladas de PCR e, com inovações como essas, espera ampliar esse progresso para ter, pelo menos, 10% de PCR no portfólio de embalagens em quatro anos.

 

(Foto: Amcor)

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