A Plastivida (São Paulo, SP), em parceria com a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR), desenvolveu um programa voltado para a reciclagem de poliestireno expandido (EPS) que recebeu o nome de Recicle+EPS.

Ponto de coleta de poliestireno expandido em Florianópolis, Santa Catarina.

 

Esse trabalho teve início no dia 23 de março, em Santa Catarina, e o seu lançamento será oficializado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis durante as comemorações do aniversário desse município.

 

A iniciativa envolverá a ampliação de pontos de coleta de poliestireno expandido, que até o momento somam onze locais credenciados pelas entidades responsáveis pelo projeto, além do estabelecimento de um termo de cooperação técnica que visa ampliar a reciclagem de EPS por meio de ações conjuntas com os munícipes, bem como estabelecimentos comerciais, empresas e instituições, por exemplo.

 

 

Entre os objetivos do programa está a consolidação de modelos de reciclagem de polímeros em âmbito regional e nacional, abrangendo ainda setores como o da educação e áreas ligadas à preservação do meio ambiente. Ele também tem como meta aumentar a conscientização sobre o descarte correto de materiais e sobre como essa atitude pode contribuir para a geração de renda para cooperativas e entidades que atuam no ramo de reciclagem.

 

Segundo Ivam Michaltchuk, coordenador do Comitê de EPS da Plastivida, a expansão do programa de reciclagem na cidade de Florianópolis poderá possibilitar a coleta e o processamento mensal de aproximadamente 10 toneladas de poliestireno expandido. E de acordo com Fábio Braga, secretário municipal de meio ambiente, o volume obtido servirá como matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela Santa Luzia, situada na cidade de Braço do Norte (SC).

 

“É importante aumentar o conhecimento sobre a reciclabilidade do EPS e sobre a importância da coleta seletiva. Trata-se de uma ação que vai além da preservação do meio ambiente, promovendo a transformação da relação entre a cidade, seus moradores e o EPS, e tornando Florianópolis uma capital modelo no Brasil no que tange às boas práticas de uso e destinação desse material”, comentou Miguel Bahiense, presidente da Plastivida.

 

Uma lista com o endereço dos pontos de coleta de EPS instalados em Florianópolis pode ser vista a seguir.

 

 

Mais informações podem ser obtidas no site da Plastivida. A oferta de resinas recicladas e de bioplásticos pode ser conferida em nossos guias, entre os quais também está o de equipamentos e aditivos para reciclagem de plásticos.


 

Foto: Ponto de coleta de EPS que faz parte de um novo programa de reciclagem desenvolvido pela Plastivida.

 

Conteúdo relacionado:

Programa vai promover a reciclagem e revalorização de resíduos plásticos

Fabricantes de máquinas se unem em prol da economia circular para os plásticos

 

#Plastivida #Comcap #ACMR #SantaLuzia #Reciclagem #Plásticos



Mais Notícias PI



Dispositivo identifica fibras de carpetes em frações de segundos

Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.

27/01/2026


Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026


Geopolítica e plásticos: como decisões globais estão redefinindo o chão de fábrica

O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.

20/01/2026