A Basf, com unidade produtiva situada em São Bernardo do Campo (SP) e matriz na Alemanha, desenvolveu uma linha de aditivos pensados para formulações de plásticos reciclados que serão usados na fabricação de novos produtos. Eles contribuem para que os polímeros apresentem boas propriedades mecânicas, bem como para a obtenção de peças acabadas com boa aparência e sem odores indesejados.

Novos aditivos para plásticos reciclados serão comercializados no Brasil

B-Cycle é o nome da nova série de aditivos, os quais também podem ser adicionados a cadeias poliméricas de materiais compostos e blendas termoplásticas, por exemplo. Esses agentes também são indicados para aplicações em polímeros que requeiram boa resistência à degradação térmica que eventualmente possa ocorrer durante o seu processamento. Podem ser usados na produção de embalagens flexíveis ou na confecção de plásticos rígidos como autopeças e utensílios domésticos.

 

Outra novidade é que essa linha passou a integrar o mix de produtos fornecidos pela empresa por meio de sua plataforma digital chamada shop@BASF. “Com base na necessidade de nossos clientes, organizamos um portfólio com toda a nossa expertise de décadas na área de aditivação, para colaborar efetivamente com a economia circular”, comentou Tatiana Kalman, vice-presidente sênior do departamento de Químicos de Performance da Basf para as Américas.

 

Fabricio Soto, que é diretor do mesmo departamento, disse que o objetivo é apoiar o segmento de reciclagem de plásticos, e falou mais sobre este assunto. “As soluções do portfólio B-Cycle estarão disponíveis para toda a cadeia na América do Sul. A proposta é que nossos clientes tenham fácil acesso ao portfólio, conteúdo técnico e consultoria por meio de nossa plataforma digital”, afirmou, acrescentando: “E que isso proporcione a fabricação de produtos cada vez mais sustentáveis em todos os níveis de produção”.

 

Um vídeo sobre a nova linha de aditivos para plásticos reciclados pode ser assistido a seguir.

 

 

Segundo informações da companhia, a criação da nova linha de aditivos é parte de um trabalho que envolve outras ações voltadas para o ramo de plásticos, tendo como uma de suas premissas a ampliação da gama de materiais poliméricos que atendam aos requisitos de fabricação de novos produtos a partir de resinas recicladas, assim como a condução de programas conforme os atuais conceitos de sustentabilidade.

 

Um exemplo é a parceria firmada recentemente com a fornecedora de polímeros e elastômeros Trinseo, com centro de operações nos Estados Unidos. A iniciativa terá como um de seus pilares a colaboração para o desenvolvimento de matérias-primas a partir de plásticos reciclados.

 

Em comunicado à imprensa, a Basf informou que esse consórcio incluirá esforços de ambas as partes para a produção de poliestireno (PS) usando materiais desse tipo, e também para a criação de modelos de negócios nessa área.

 

“Ao criar sinergia em toda a cadeia de valor, a colaboração é um passo importante para ajudar nossos clientes a alcançar seus objetivos de sustentabilidade, bem como o desenvolvimento de uma economia verdadeiramente circular”, comentou Nicolas Joly, vice-presidente do departamento de Plásticos e Matérias-primas da Trinseo.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui e em nossos guias, que trazem dados sobre a oferta de aditivos e cargas para plásticos fornecidos no Brasil, assim como bioplásticos, máquinas para produção de embalagens flexíveis e diversos produtos para este ramo.


 

Fotos: Basf

 

Conteúdo relacionado:

Mais de dois milhões de esponjas são coletadas em programa de reciclagem

Companhia investe na reciclagem química de espumas de PU

 

#Basf #Trinseo #Aditivos #Reciclagem #EconomiaCircular #Plásticos

 



Mais Notícias PI



Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos

Parceria que visa à fabricação de peças para refrigeradores usando embalagens de EPS pretende reaproveitar 200 toneladas de material pós-consumo até o próximo ano.

30/11/2021


ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021


Nova paleta de cores para plásticos inspirada no Brasil

Catálogo de cores para o mercado brasileiro de plásticos foi elaborado a partir de estudo que contou com a colaboração de fornecedores de masterbatches e fabricantes de peças plásticas. As paletas são indicadas para utensílios domésticos, brinquedos e diversos itens.

26/11/2021