Uma pesquisa realizada junto a empresas que executam a transformação de resinas termoplásticas por injeção para atualização do guia anual sobre o setor mostrou que elas têm muito interesse na modernização de seus parques fabris e no estabelecimento de parcerias que promovam o seu desenvolvimento tecnológico.

 

Pesquisa aponta grande interesse em investir em tecnologia apontado por empresas do ramo do plástico

A atualização de linhas de produção, por exemplo, já está em curso para aproximadamente 50,72% das entrevistadas, que já utilizam prototipagem rápida (impressão 3D) no desenvolvimento de produtos, ao passo que 26% disseram que possuem robôs manipuladores e 14,49% implantaram células robotizadas, que são usadas em operações como in mold labeling, para sobreinjeção de insertos, extração de peças plásticas, soldagem, montagem e embalagem de peças.


 

Outras tecnologias associadas ao conceito de indústria 4.0 também já estão em uso em suas unidades industriais. Segundo as participantes, isso inclui Internet das Coisas (IoT), recursos de computação em nuvem, sistemas MES integrados com ERP, análise de big data e sistemas de cibersegurança no ambiente de produção.


 

Além disso, mais de 50% das empresas que colaboraram com a pesquisa planejam investir nesse tipo de tecnologia nos próximos anos. A maioria delas tem interesse em estabelecer parcerias com instituições de pesquisa e ensino como parte dos futuros investimentos.





O perfil das empresas

 

As empresas participantes da pesquisa informaram ter 26,30% da sua carteira de clientes composta por diversos segmentos classificados na categoria “Outros” como, por exemplo, de automação industrial, construção civil, fabricantes de produtos para cuidados pessoais, de produtos para pets e de peças para veículos, bem como o ramo metalmecânico e de equipamentos ópticos.


 

A indústria automobilística vem em segundo lugar, representando 18,25% da clientela, enquanto a de embalagens vem em terceiro, com 16,52%. Esse ranking segue com o ramo agroindustrial, 9,27%, de utilidades domésticas, 6,94%, eletroeletrônicos, 5,13%, brinquedos e artigos para lazer, 5,02%, e fornecedores de eletrodomésticos de linha branca, 4,66%.


 

As áreas médica e odontológica também foram apontadas pelas empresas entrevistadas, representando, juntas, 4,20% da sua carteira de clientes, ao passo que fabricantes de equipamentos para sinalização equivalem a 2,11% e a área elétrica a 1,60%. 


 

Aproveitamento total da matéria-prima

 

O levantamento feito por Plástico Industrial também constatou que o volume de resinas termoplásticas processado mensalmente pelas companhias participantes é de, em média, 2.431 toneladas.

 

Elas também informaram que o volume médio de sobras de processo computado atualmente em seus parques fabris é de 28,90 toneladas, o que leva ao baixíssimo índice de 1,2% de material excedente, o qual certamente é convertido novamente em  matéria-prima para a fabricação de novos itens, tendo em vista que 98,55% das entrevistadas informaram que contam com moinhos em suas linhas de produção. 



 

Imagem: Pixabay


 

 

Confira mais guias:

 

Guia de fornecedores de máquinas injetoras de diferentes categorias

 

Bioplásticos - relação de empresas fornecedoras e dados adicionais sobre o setor


 

#Injeção #Pesquisa #Indústria40 #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024