A versatilidade dos polímeros permite não somente o seu uso em diversificadas aplicações. Ela também possibilita a criação de processos voltados ao reaproveitamento desses materiais na confecção de novos produtos.

 

Projeto de reciclagem de colchões para reaproveitamento de poliuretano

 

Um recente desenvolvimento no segmento de reciclagem, realizado pela Basf (Alemanha), com subsidiária brasileira em São Bernardo do Campo (SP), consiste no processamento químico de poliuretano (PU) presente na composição de colchões.

 

O processo tem como objetivo a extração de polióis – um dos monômeros tipicamente constantes da formulação de poliuretanos –, os quais serão destinados à fabricação de novas espumas que poderão ser aplicadas, em um primeiro momento, em colchões.

 

Este trabalho está sendo realizado em caráter experimental na fábrica da empresa situada no município alemão de Schwarzheide, no distrito de Brandemburgo.

 

Projetos desse tipo são bastante interessantes porque, embora os colchões sejam fáceis de recolher e de selecionar, no final do seu ciclo de vida acabam sendo incinerados ou descartados em aterros”, comentou Arno Volkmann, diretor técnico do projeto.

 

Shankara Keelapandal, que atua na gerência de produtos de isocianatos da companhia, também falou sobre desafios e benefícios latentes. “O objetivo é fornecer matéria-prima polimérica reciclada com uma qualidade comparável à das matérias-primas virgens. O projeto é tecnicamente complexo, mas o potencial de reduzir o volume de resíduos e preservar recursos faz com que ele valha a pena”.

 

A previsão é que os primeiros lotes de poliuretano reciclado sejam fornecidos a empresas parceiras envolvidas no projeto até o final de 2020.

 

Mais informações a respeito do projeto podem ser obtidas aqui. Dados atualizados sobre o segmento de poliuretano e respectivos aditivos podem ser consultados em nossos guias.

 

Foto: Materiais obtidos pela reciclagem de PU presente em colchões, um projeto da Basf

 

Conteúdo relacionado:

Recicladores de plásticos planejam investir em descontaminação

Um mapa da reciclagem de plásticos no Brasil

 

#Basf #Reciclagem #Poliuretano #Plásticos #Elastômeros



Mais Notícias PI



Polímeros biodegradáveis e de base biológica em aplicações de uso único

A Milliken se uniu à GO!PHA para impulsionar a adoção de PHA, polímero biodegradável de base biológica, em embalagens de uso único.

21/01/2022


Lançamento para o ramo do plástico inclui plataforma digital e serviços

Empresa divulgou pacote de recursos digitais para conectividade no chão de fábrica a ser comercializado no Brasil.

21/01/2022


Uma rede de produção para a impressão 3D

A EOS passou a gerir sua própria rede de parceiros em manufatura aditiva, que conecta empresas de diversos portes para produzir peças impressas em 3D em larga escala.

20/01/2022