Reciclar peças plásticas de equipamentos da área da saúde que estão no fim de sua vida útil e usar as resinas recicladas na produção de novos componentes. Essa é uma das premissas de uma parceria formada entre a Solvay (Bélgica), com subsidiária em Brotas (SP), e a Mitsubishi Chemical Advanced Materials (Suíça), com representante em Atibaia (SP).

 

Peças de polissulfona presentes em equipamentos da área da saúde serão recicladas a partir de um acordo formado entre empresas

A conversão de peças fabricadas com resinas termoplásticas de polisulfona (PSU) da linha Udel, fornecida pela empresa belga, é o foco deste acordo. Além disso, a frente de trabalho proposta por ambas as partes envolverá a condução de pesquisas visando ao desenvolvimento de materiais poliméricos com propriedades melhoradas e amigáveis ao meio ambiente, caso sejam descartados incorretamente.

 

 

Isso inclui a criação de processos de logística reversa de plásticos e de programas alinhados aos conceitos de sustentabilidade. Conforme explicou Antonella Di Meo, gerente do departamento de sustentabilidade de produtos da Solvay, “queremos mostrar, de forma prática, que é possível reciclar peças plásticas da área médica, contribuindo, assim, com a cadeia de produção e fornecimento de polímeros”.

 

Outro ponto da parceria diz respeito à junção da expertise de cada empresa para a realização de procedimentos de purificação da matéria-prima obtida pela reciclagem das peças de PSU. A partir disso, de acordo com elas, poderão ser desenvolvidas estratégias para a ampliação de programas de reciclagem de polissulfona, e de outros polímeros.

 

Henning Bloech, diretor global de soluções sustentáveis ​​da Mitsubishi Chemical Advanced Materials, comentou que um dos pontos centrais da parceria é “devolver mais do que recebemos”.

 

 

Imagem: Solvay

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Parceria visa ao aumento do uso de resíduos plásticos recolhidos em praias na fabricação de produtos.

 

Técnica para superar as limitações da reciclagem de resíduos complexos

 

#Sustentabilidade #Reciclagem #PSU #PI

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024


Banco de dados reúne informações sobre plásticos recicláveis

Pesquisadores dos Estados Unidos criaram um banco de dados com informações sobre caracterização de polímeros que deve servir como base para estudos sobre a reciclagem de plásticos.

17/07/2024