Reciclar peças plásticas de equipamentos da área da saúde que estão no fim de sua vida útil e usar as resinas recicladas na produção de novos componentes. Essa é uma das premissas de uma parceria formada entre a Solvay (Bélgica), com subsidiária em Brotas (SP), e a Mitsubishi Chemical Advanced Materials (Suíça), com representante em Atibaia (SP).

 

Peças de polissulfona presentes em equipamentos da área da saúde serão recicladas a partir de um acordo formado entre empresas

A conversão de peças fabricadas com resinas termoplásticas de polisulfona (PSU) da linha Udel, fornecida pela empresa belga, é o foco deste acordo. Além disso, a frente de trabalho proposta por ambas as partes envolverá a condução de pesquisas visando ao desenvolvimento de materiais poliméricos com propriedades melhoradas e amigáveis ao meio ambiente, caso sejam descartados incorretamente.

 

 

Isso inclui a criação de processos de logística reversa de plásticos e de programas alinhados aos conceitos de sustentabilidade. Conforme explicou Antonella Di Meo, gerente do departamento de sustentabilidade de produtos da Solvay, “queremos mostrar, de forma prática, que é possível reciclar peças plásticas da área médica, contribuindo, assim, com a cadeia de produção e fornecimento de polímeros”.

 

Outro ponto da parceria diz respeito à junção da expertise de cada empresa para a realização de procedimentos de purificação da matéria-prima obtida pela reciclagem das peças de PSU. A partir disso, de acordo com elas, poderão ser desenvolvidas estratégias para a ampliação de programas de reciclagem de polissulfona, e de outros polímeros.

 

Henning Bloech, diretor global de soluções sustentáveis ​​da Mitsubishi Chemical Advanced Materials, comentou que um dos pontos centrais da parceria é “devolver mais do que recebemos”.

 

 

Imagem: Solvay

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Parceria visa ao aumento do uso de resíduos plásticos recolhidos em praias na fabricação de produtos.

 

Técnica para superar as limitações da reciclagem de resíduos complexos

 

#Sustentabilidade #Reciclagem #PSU #PI

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024