O instituto alemão de pesquisa Ceresana analisou pela terceira vez o mercado mundial para os elastômeros termoplásticos (TPEs), em um estudo estimando que as receitas globais geradas com a produção desses materiais devem atingir a cifra de quase US $ 21 bilhões até 2027.

Maleáveis e flexíveis, mas ao mesmo tempo remoldáveis e recicláveis, os elastômeros termoplásticos (TPE) combinam as vantagens da borracha vulcanizável e do plástico. Podem ainda ser facilmente coloridos e permitem combinações de componentes rígidos e macios. Sua versatilidade e facilidade de processamento os tornam adequados a aplicações nos setores de transporte, na indústria da construção civil, produtos industriais, calçados e artigos esportivos, bem como outros bens de consumo.

Cerca de 36% de todos os TPEs em todo o mundo são processados pela indústria automobilística. As possíveis aplicações do TPE nesta área variam de revestimentos de tecido, selantes e coberturas a componentes embutidos e amortecedores. Os TPEs também têm uma demanda crescente na construção e em outras indústrias, como engenharia mecânica, tecnologia médica e engenharia elétrica e eletrônica. Produtos de uso diário como revestimentos de cabos, membranas, cabos de toque suave para ferramentas ou escovas de dente, bem como em muitos brinquedos e eletrodomésticos são outros usos importantes do material.

 

Mercado crescente

A demanda por TPE está fortemente concentrada nas nações economicamente mais fortes: China, Estados Unidos, Japão e Alemanha respondem atualmente por mais de 60% do consumo global. A produção de TPE é dominada por fabricantes na Ásia, onde ocorre mais de 57% da produção global. A América do Norte vem em segundo lugar, seguida pela Europa Ocidental.

 

As participações de mercado dos vários tipos de TPE variam consideravelmente, principalmente devido aos diferentes tamanhos das indústrias clientes. Oo estudo apontou que a classe de TPEs mais comumente usada é o grupo de copolímeros em bloco de estireno (SBC), que representa cerca de 47% do consumo global. Seu uso varia de aditivos em adesivos até modificadores para asfalto na construção de estradas. As poliolefinas termoplásticas (TPO) constituem o segundo maior mercado. Sua principal área de aplicação é a indústria de transporte. Outro tipo importante de TPE são os poliuretanos termoplásticos (TPU), que são usados, por exemplo, em painéis e invólucros de habitação.

 

A pesquisa resumida

O capítulo 1 da pesquisa da Ceresana oferece uma apresentação e análise diferenciadas do mercado global de TPE - incluindo previsões até 2027: o desenvolvimento de receitas, demanda e produção é apresentado para cada região do mundo. O mercado de TPE é dividido em diferentes tipos: copolímeros em bloco de estireno (SBC), poliolefinas termoplásticas (TPO), poliuretanos termoplásticos (TPU), termoplásticos vulcanizáveis (TPV) e outros elastômeros termoplásticos.
As diferentes áreas de aplicação dos elastômeros termoplásticos também são examinadas em detalhes, incluindo fatores que influenciam a sua utilização em diferentes setores analisados separadamente.

O capítulo 2 oferece uma análise aprofundada dos 16 países mais importantes para o mercado de TPE: demanda, exportações, importações, produção e receitas. Os países também são analisados em termos das diferentes áreas de aplicação e tipo de produto.

O capítulo 3 fornece uma lista de fabricantes, incluindo os 59 produtores mundiais mais importantes, dentre os quais estão China Petroleum & Chemical Corp. (Sinopec Corp.), Exxon Mobil Corporation, Versalis SpA, BASF SE, Dynasol Group, DuPont De Nemours, Inc., Compagnie de Saint-Gobain SA, LyondellBasell Industries, Mitsubishi Chemical Corporation e Sumitomo Chemical Co., Ltd.

 

 

Conteúdo relacionado:

Máscara antimicrobiana em TPE é desenvolvida no Brasil

Materiais do interior dos veículos passam a ser mais relevantes

 

 

#TPE #Ceresana



Mais Notícias PI



Compensação ambiental para embalagens de margarina

Por meio de certificação, a linha de margarina Qualy, do grupo BRF, fará a compensação ambiental de todas as embalagens e potes de PP utilizados para acondicionar seu produto.

24/09/2021


EPS e sustentabilidade: o que precisamos saber?

Fatores importantes sobre a reciclagem do poliestireno expandido (EPS) e as possíveis aplicações desse material, também conhecido como “isopor”, na construção civil e em outros segmentos.

24/09/2021


Programa de reciclagem de copos plásticos no Sul

Será lançada nesta quinta-feira uma campanha socioambiental que abrange descarte correto e reciclagem de copos plásticos.

23/09/2021