De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), o setor já reciclou mais de 38 mil toneladas de embalagens pós-consumo.
A entidade atribuiu essa marca ao programa “Mãos Pro Futuro”, do qual faz parte desde 2009. O programa é dedicado a trabalhos que envolvem a sustentabilidade, economia circular e inclusão social, além de outros temas.
Também foi divulgado pela ABIPLA que 198.733 toneladas de resíduos urbanos foram recicladas em 2024, e que deste montante, 38.598 toneladas ficaram sob a responsabilidade de empresas associadas à entidade, o que equivale a 19,4% do total de resíduos processados.
De janeiro a abril de 2025, conforme levantamento preliminar do programa “Mãos pro Futuro”, o volume total de materiais recicláveis comercializados no Brasil foi de 39.338 toneladas, com o plástico representando 28% desse montante. Ainda de acordo com o levantamento, o papel representou 49% do total, seguido pelo plástico, vidro (15%) e metais (8%), sendo 7% de aço e 1% de alumínio.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Freepik.
Você também pode gostar:
A transição de projetos de reciclagem PIR para PCR na indústria de transformação de plásticos
Uma barbearia montada com blocos de PP reciclado
#ABIPLA #MãosProFuturo #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.
27/01/2026
Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.
20/01/2026
O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.
20/01/2026