De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), o setor já reciclou mais de 38 mil toneladas de embalagens pós-consumo.

A entidade atribuiu essa marca ao programa “Mãos Pro Futuro”, do qual faz parte desde 2009. O programa é dedicado a trabalhos que envolvem a sustentabilidade, economia circular e inclusão social, além de outros temas. 


Também foi divulgado pela ABIPLA que 198.733 toneladas de resíduos urbanos foram recicladas em 2024, e que deste montante, 38.598 toneladas ficaram sob a responsabilidade de empresas associadas à entidade, o que equivale a 19,4% do total de resíduos processados.


De janeiro a abril de 2025, conforme levantamento preliminar do programa “Mãos pro Futuro”, o volume total de materiais recicláveis comercializados no Brasil foi de 39.338 toneladas, com o plástico representando 28% desse montante. Ainda de acordo com o levantamento, o papel representou 49% do total, seguido pelo plástico, vidro (15%) e metais (8%), sendo 7% de aço e 1% de alumínio. 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Freepik.

 

Você também pode gostar:

 

A transição de projetos de reciclagem PIR para PCR na indústria de transformação de plásticos

 

Uma barbearia montada com blocos de PP reciclado

 

#ABIPLA #MãosProFuturo #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Dispositivo identifica fibras de carpetes em frações de segundos

Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.

27/01/2026


Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026


Geopolítica e plásticos: como decisões globais estão redefinindo o chão de fábrica

O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.

20/01/2026