De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), o setor já reciclou mais de 38 mil toneladas de embalagens pós-consumo.

A entidade atribuiu essa marca ao programa “Mãos Pro Futuro”, do qual faz parte desde 2009. O programa é dedicado a trabalhos que envolvem a sustentabilidade, economia circular e inclusão social, além de outros temas. 


Também foi divulgado pela ABIPLA que 198.733 toneladas de resíduos urbanos foram recicladas em 2024, e que deste montante, 38.598 toneladas ficaram sob a responsabilidade de empresas associadas à entidade, o que equivale a 19,4% do total de resíduos processados.


De janeiro a abril de 2025, conforme levantamento preliminar do programa “Mãos pro Futuro”, o volume total de materiais recicláveis comercializados no Brasil foi de 39.338 toneladas, com o plástico representando 28% desse montante. Ainda de acordo com o levantamento, o papel representou 49% do total, seguido pelo plástico, vidro (15%) e metais (8%), sendo 7% de aço e 1% de alumínio. 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Freepik.

 

Você também pode gostar:

 

A transição de projetos de reciclagem PIR para PCR na indústria de transformação de plásticos

 

Uma barbearia montada com blocos de PP reciclado

 

#ABIPLA #MãosProFuturo #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026


Cursos sobre embalagens acontecem nos próximos meses

Design para reciclagem e redução de custos no desenvolvimento de embalagens serão temas abordados pela Associação Brasileira da Embalagem em cursos on-line.

27/01/2026