De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), o setor já reciclou mais de 38 mil toneladas de embalagens pós-consumo.
A entidade atribuiu essa marca ao programa “Mãos Pro Futuro”, do qual faz parte desde 2009. O programa é dedicado a trabalhos que envolvem a sustentabilidade, economia circular e inclusão social, além de outros temas.
Também foi divulgado pela ABIPLA que 198.733 toneladas de resíduos urbanos foram recicladas em 2024, e que deste montante, 38.598 toneladas ficaram sob a responsabilidade de empresas associadas à entidade, o que equivale a 19,4% do total de resíduos processados.
De janeiro a abril de 2025, conforme levantamento preliminar do programa “Mãos pro Futuro”, o volume total de materiais recicláveis comercializados no Brasil foi de 39.338 toneladas, com o plástico representando 28% desse montante. Ainda de acordo com o levantamento, o papel representou 49% do total, seguido pelo plástico, vidro (15%) e metais (8%), sendo 7% de aço e 1% de alumínio.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Freepik.
Você também pode gostar:
A transição de projetos de reciclagem PIR para PCR na indústria de transformação de plásticos
Uma barbearia montada com blocos de PP reciclado
#ABIPLA #MãosProFuturo #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A sanção da Lei 15.394/2026 corrige distorções tributárias e permite o uso de créditos de PIS/Cofins na compra de resíduos, equilibrando os custos entre a matéria-prima virgem e a reciclada.
28/04/2026
O SESI Lab e o Movimento Plástico Transforma inauguraram a oficina interativa “Caminhos do Plástico”, um espaço aberto ao público.
14/04/2026
Curso on-line lançado pela Rede pela Circularidade do Plástico e a universidade iWrc abordará a identificação, separação e reciclagem de plásticos.
07/04/2026