A fabricante de aditivos para polímeros Adeka (Japão), que tem subsidiária brasileira em Barueri (SP), desenvolveu um antioxidante à base de fosfito que tem potencial para melhorar propriedades mecânicas de produtos rotomoldados.

 

O ADK STAB PEP-36 foi concebido especialmente para processos de transformação que requerem altas temperaturas de trabalho ou longos tempos de residência, como ocorre com a rotomoldagem, e pode ser adicionado em diversos tipos de polímeros, incluindo polietileno (PE), polipropileno (PP), poliamidas ( PA), policarbonato (PC) e poli(tereftalato de butileno (PBT). Pode ser utilizado também em processos de sopro de PEAD e injeção de PA e PBT, assim como em formulações para fabricação de filmes agrícolas e para mulching, sujeitos a intempéries.

 

O composto atua como um agente de alta eficácia e durabilidade, em comparação a antioxidantes tradicionais, possibilitando a produção de peças rotomoldadas com menor degradação térmica e, portanto, melhores propriedades mecânicas ao final do processo.

 

O gráfico ao lado foi elaborado com base em testes com a dosagem de apenas 0,05% do aditivo em polietileno de média densidade (PEMD) para rotomoldagem, à temperatura de 270ºC por 10 minutos. Ele mostra o índice de amarelamento do material aditivado com diferentes tipos de antioxidante, destacando a ação do PEP-36.

 

O produto é fornecido na forma de pó e é comercializado em sacos de 20 kg pela Piramidal, distribuidora Adeka no Brasil.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail adeka@adeka.com.br.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Adeka

 

 

 

Leia também:

 

Um aditivo seguro para polimerização de plásticos para contato com alimentos

 

Clariant lança aditivos livres de PFAS para processamento de filmes

 



Mais Notícias PI



Decreto dos plásticos. Afinko lança pacote de serviços para apoiar transformadores e recicladores na adequação.

Com a extensão das metas de logística reversa e conteúdo reciclado para pequenas e médias empresas a partir de julho, laboratório paulista lança pacote de serviços de ensaios e consultoria técnica para apoiar transformadores, recicladores e proprietários de marcas a comprovar a rastreabilidade e garantir conformidade com as novas regras.

11/06/2026


Injetora de bancada, um elo entre o protótipo e a escala industrial

Com recursos equivalentes aos de máquinas de grande porte, a injetora automática da APSX ocupa menos espaço fabril e prioriza a precisão dimensional das peças moldadas.

09/06/2026


Curso on-line terá o PVC como tema

O Instituto Brasileiro do PVC lançou o curso Tecnologia do PVC em formato on-line, com aulas semanais a partir de agosto.

09/06/2026