Aumentar as frentes de trabalho na gestão de embalagens pós-consumo e de resíduos provenientes delas é uma das premissas do Centro de Ciência para o Desenvolvimento Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula), que integra o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

A entidade está à frente de programas voltados para a seleção de projetos sobre reciclagem de embalagens, o que abrange, por exemplo, a formação de parcerias com cooperativas, catadores de materiais, empresas do setor de bioplásticos e instituições de pesquisa e ensino, entre outros.


Sílvia Tondella Dantas, diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem do Ital, que forneceu informações à Plástico Industrial, comentou que os planos do centro incluem a criação de consórcios para o desenvolvimento de processos produtivos, tecnologias para a reciclagem de resíduos, ações fundamentadas na conscientização sobre o descarte correto de embalagens pós-uso/pós-consumo e incentivo à economia circular.


Outro tópico abordado por Sílvia é a implantação de sistemas de comunicação que possibilitem o compartilhamento de informações sobre estudos realizados na cadeia produtiva de embalagens. Segundo ela, “não adianta os centros de pesquisa trabalharem, as empresas trabalharem e os players da indústria de embalagens desenvolverem projetos de forma isolada se não for estabelecida uma cultura de economia circular. Também é fundamental que a informação esteja disponível para todos os envolvidos”.


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail silviatd@ital.sp.gov.br e pelo site do Ital.


 

 

Imagens: Ital, CCD Circula, Intermarketing Brasil; Freepik.

 

Mais notícias:

 

Unidades modulares de reciclagem química serão destaque no Recy-Plastech

 

Embalagens contendo cobre prolongam o tempo de prateleira de alimentos

 

WasteBank e Sygecom oferecem soluções para gerir e monetizar resíduos plásticos

 

#Ital #CCDCircula #Reciclagem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024