O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul (SP), passou a contar com uma unidade móvel voltada para o desenvolvimento de projetos colaborativos, a qual ocupa um espaço de aproximadamente 200 metros quadrados e que conta com equipamentos de prototipagem (impressão 3D), de corte a laser e máquinas de usinagem.

A unidade chamada Fab Lab Móvel Mauá integra a Rede Global de Fab Labs (Fab Foundation), com laboratórios e espaços dedicados à cultura maker – termo do inglês que pode ser usado para denominar trabalhos de criação, construção ou fabricação de produtos, que também é relacionado à manufatura aditiva (impressão 3D), por exemplo.

 

Conforme informações fornecidas à imprensa, a proposta é proporcionar um espaço que reúna ideias de diferentes setores ligados à indústria de manufatura e à academia, além de áreas como, por exemplo, automação industrial, Indústria 4.0, reciclagem e sustentabilidade.

 

Visando ao desenvolvimento de projetos que atendam à demanda de espaços urbanos, isso inclui a participação da comunidade local. Claudia Facca, professora de design e coordenadora do 1961 Design Studio, instituição responsável pela idealização e implementação do novo laboratório, comentou mais sobre este assunto: “No laboratório móvel poderão ser realizadas oficinas, treinamentos, apresentações e eventos com todo o suporte de técnicos, professores e monitores da Mauá”. 

 

O projeto conta com o apoio da prefeitura de São Caetano do Sul. Mais informações podem ser obtidas no site do IMT.

 

 

Imagem: IMT/Divulgação.

 

 

Leia também:

 

Processo com chapa dupla na fabricação de peças transparentes

 

Sistema imprime peças metálicas mais resistentes

 

Unipac adere ao Programa Pellet Zero

 

#IMT #FabLabMóvelMauá #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Injeção de plásticos assistida por gás

Wittmann desenvolve injetora que executa injeção assistida por gás e gera o próprio gás.

05/07/2024


Robô de 5 eixos para manipulação de produtos plásticos

Grupo francês desenvolveu um robô para automação de máquinas injetoras de até 900 toneladas de força.

05/07/2024


UCS realizará evento sobre materiais avançados em novembro

Eventos sobre tecnologia e novos materiais foram reorganizados tendo em vista a necessidade de reconstrução após as inundações que afetaram o Estado do Rio Grande do Sul.

04/07/2024