O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul (SP), passou a contar com uma unidade móvel voltada para o desenvolvimento de projetos colaborativos, a qual ocupa um espaço de aproximadamente 200 metros quadrados e que conta com equipamentos de prototipagem (impressão 3D), de corte a laser e máquinas de usinagem.
A unidade chamada Fab Lab Móvel Mauá integra a Rede Global de Fab Labs (Fab Foundation), com laboratórios e espaços dedicados à cultura maker – termo do inglês que pode ser usado para denominar trabalhos de criação, construção ou fabricação de produtos, que também é relacionado à manufatura aditiva (impressão 3D), por exemplo.
Conforme informações fornecidas à imprensa, a proposta é proporcionar um espaço que reúna ideias de diferentes setores ligados à indústria de manufatura e à academia, além de áreas como, por exemplo, automação industrial, Indústria 4.0, reciclagem e sustentabilidade.
Visando ao desenvolvimento de projetos que atendam à demanda de espaços urbanos, isso inclui a participação da comunidade local. Claudia Facca, professora de design e coordenadora do 1961 Design Studio, instituição responsável pela idealização e implementação do novo laboratório, comentou mais sobre este assunto: “No laboratório móvel poderão ser realizadas oficinas, treinamentos, apresentações e eventos com todo o suporte de técnicos, professores e monitores da Mauá”.
O projeto conta com o apoio da prefeitura de São Caetano do Sul. Mais informações podem ser obtidas no site do IMT.
Imagem: IMT/Divulgação.
Leia também:
Processo com chapa dupla na fabricação de peças transparentes
Sistema imprime peças metálicas mais resistentes
Unipac adere ao Programa Pellet Zero
#IMT #FabLabMóvelMauá #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A empresa integrou seis modelos de autômatos ao seu portfólio, os quais podem ser utilizados na fabricação de embalagens e soldagem de plásticos.
01/07/2025
Robôs lineares e cartesianos para a automação de parques fabris estão disponíveis para comercialização.
24/06/2025
A Rockwell tem realizado a implantação de sistemas de inteligência artificial em indústrias de diferentes segmentos e portes, destacando ações que podem torná-la mais viável, inclusive para pequenas empresas.
30/05/2025