Promovida pela Plastics Industry Association (PLASTICS), a instituição norte-americana que reúne representantes de toda a cadeia de plásticos, a NPE pode ser considerada, junto com a feira alemã K, um dos principais eventos mundiais do mercado de plásticos, seja pelo número de expositores ou pelo volume de informação e conhecimento tecnológico normalmente apresentado no evento.

 

A feira, que está completando 80 anos, acontece a cada três anos e teve sua última edição realizada em 2018. A edição seguinte estava originalmente agendada para 2021, porém foi adiada para 2024 devido à pandemia de Covid-19.

 

Este ano o evento ocupará cerca de 102 mil metros quadrados, reunindo 2 mil empresas expositoras, dentre as quais 360 vão estar pela primeira vez na feira, o que sinaliza uma importante renovação no mercado. A visitação deverá atingir 55 mil profissionais do setor.

 

 

O apelo para a sustentabilidade este ano se traduzirá em uma ação que visa destinar 100% dos resíduos plásticos produzidos na feira para um centro de reciclagem instalado no próprio centro de convenções em que ocorre o evento, o Orange County Convention Center, onde o público poderá conferir as mais recentes tecnologias de reciclagem e os expositores poderão doar suas sobras de materiais ao término do evento, reduzindo a pegada de carbono de sua participação. A iniciativa é patrocinada pela Conair, pela Commercial Plastics Recycling e pela Weima.

 

 

Divisão em áreas de interesse

 

A NPE 2024 será organizada nas chamadas zonas tecnológicas (technology zones), onde os visitantes poderão explorar produtos e serviços por segmento. Serão elas:

 

Sopro – a Bottle Zone está sendo anunciada como a maior área da feira, reunindo as atrações relacionadas a novas tecnologias de barreira para frascos soprados, maquinário de sopro e uso dos bioplásticos em garrafas.

 

Reciclagem e sustentabilidade – A Recycling and Sustainability Zone promete ser o epicentro das ações voltadas para a sustentabilidade, com a apresentação de tendências e novas tecnologias voltadas para a redução da emissão de gases de efeito estufa, aumento do uso de reciclados e materiais renováveis.

 

Materiais – A Materials Science Zone será dedicada à ciência dos materiais, reuinindo iniciativas pioneiras na química e na engenharia de materiais com foco na discussão e demonstração de como aditivos, corantes, resinas e demais polímeros estão transformando a indústria.

 

Manufatura avançada – Na Advanced Manufacturing Zone estarão reunidos fornecedores de sistemas e soluções relacionados a processos e materiais, com objetivos que vão desde o aprimoramento das resinas para a área médica até os materiais voltados para o aumento da segurança no setor automotivo.

 

Moldes – A Moldmaking Zone promete reunir empresas líderes do setor de ferramentaria demonstrando as suas capacidades na fabricação de moldes. Incluirá desde projetistas, desenvolvedores até engenheiros e pesquisadores do segmento.

 

Embalagens - A Packaging Zone deverá apontar o estado da arte em termos de materiais, maquinário, automação, impressão e demais tarefas associadas à fabricação de embalagens rígidas e flexíveis.

 

 

 

Para os visitantes internacionais

 

Os visitantes internacionais terão acesso ao International Business Lounge, um espaço patrocinado pela Syensqo, que contará com recursos como internet, serviços de tradução e demais comodidades.

 

A nova edição da feira contará também com os “Seminários Latinoamericanos”, com uma programação de palestras a serem ministradas em espanhol sobre tecnologia de processamento (moldes, digitalização, eficiência energética e inovação) e sobre sustentabilidade e economia circular (legislação, aditivos, tendências tecnológicas em reciclagem e inovações).

 

Mais notícias sobre as empresas expositoras da feira NPE serão publicadas em nosso site nas semanas que antecedem o evento e também durante a sua realização. Acompanhe em nossas redes sociais ou assinando a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial. Inscreva-se aqui.



 

Imagens: NPE/PLASTICS

 

 

 

Leia também:

 

 

Feira Tube em Dusseldorf. Bom momento para o mercado de tubos plásticos

 

 

Aberto o credenciamento para a Fispal

 

 

Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

 

 

#NPE2024

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024


Inscrições abertas para bolsas de estudo com foco na indústria

Concurso de bolsas de estudo do programa Inova Talentos abrange áreas como engenharia de materiais e engenharia mecânica.

09/04/2024