O segmento de embalagens plásticas segue desempenhando um importante papel no fornecimento de alimentos e produtos diversos desde o início da pandemia de Covid-19. O desenvolvimento e a atualização de projetos nessa área estão cada vez mais direcionados para as necessidades de consumidores, as quais foram e continuam sendo influenciadas pelas mudanças impostas pela atual crise sanitária.

Saladas para pronto consumo agora são fornecidas em embalagens para consumo on the go

Em se tratando de embalagens para alimentos, além de propriedades que garantam a preservação deles como resistência mecânica e térmica, de modo a impedir a contaminação por microrganismos e/ou degradação pela ação de variantes de temperatura, por exemplo, outros fatores como design e reciclabilidade também passaram a requerer maior atenção na criação e produção de embalagens rígidas ou flexíveis.

 

A constante mudança de hábitos de consumo também influencia a decisão de compra de produtos, e faz com que o ramo de embalagens aumente seus esforços para oferecer itens adequados ao e-commerce de alimentos, área cujo leque de serviços já não abrange somente a entrega em domicílio, mas também encomendas por meio de aplicativos e retirada com hora marcada.

 

A produtora de alimentos La Vita, situada no município de Holambra (SP), passou a fornecer a sua linha de saladas prontas para consumo chamada Salada La Vita em bandejas feitas de poliéster amorfo (APET) que são seladas por filmes de PET desenvolvidos pela Terphane, empresa integrante do grupo norte-americano Tredegar, com escritório em São Paulo (SP).

 

As películas têm espessura de 25 µm, apresentam boa transparência e possuem propriedades de antiembaçamento, e o conjunto foi projetado para clientes adeptos do consumo “em movimento” ou “em trânsito” – do termo em inglês “on the go”, que diz respeito ao hábito de consumir produtos durante deslocamentos, prática que vinha se tornando cada vez mais comum em grandes centros urbanos antes do advento da pandemia.

 

José Ricardo Sorbile, gerente nacional de vendas da Terphane, comentou que os filmes podem manter a sua capacidade de selagem até temperaturas de aproximadamente 210 ºC. Além disso, as bandejas podem ser empilhadas ou expostas na posição vertical em prateleiras ou gôndolas, por exemplo, bem como submetidas à refrigeração. “A embalagem pode conter diversos compartimentos, igualmente selados, que possibilitam separar proteína, cereais e molho, mantendo o frescor de cada item e aumentando sua vida de prateleira”, concluiu.

 

Nick Kramer, diretor industrial da La Vita, disse que “após diversos testes, o filme se mostrou ideal para atender às necessidades de nosso produto, a salada fresca. Além de manter as propriedades dos alimentos inalteradas, sua capacidade de antiembaçamento permitiu melhorar a apresentação dos produtos no ponto de venda”.

 

Mais informações podem ser obtidas nos sites das companhias. Os guias da revista Plástico Industrial trazem dados sobre a oferta de equipamentos para processamento de filmes e embalagens plásticas de diversos tipos, bem como serviços para esta área. A seção de artigos técnicos contém trabalhos que abordam temas relacionados à fabricação de embalagens como, por exemplo, controle de características de barreira de filmes por análise de dados.

 

Foto: Terphane


 

Conteúdo relacionado:

Pesquisa no ramo de PET aponta aumento da demanda por embalagens para produtos antivirais

Leite envasado em garrafa transparente com material reciclado

 

#LaVita #Embalagens #OnTheGo #PlásticoIndustrial #Terphane #Covid-19

 



Mais Notícias PI



Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024