A Polimold desenvolveu um ferramental com multicavidades voltado à confecção de pré-formas de PET com duas camadas. O revestimento adicional, que tem a função de evitar que a radiação luminosa comprometa a qualidade de bebidas acondicionadas em frascos desse tipo, é confeccionado em duas etapas.

 

Primeiramente, o sistema de injeção produz as pré-formas aplicando uma camada que apresenta cor preta e, em seguida, o recobrimento final é executado após o deslocamento automático do ferramental, fazendo com que a placa que contém os canais pelos quais será conduzido o material se encaixe com os bicos de injeção. De acordo com André Barrant, Ednaldo Fonseca e Agenor Gualberto, coordenadores de vendas técnicas e diretor da área de sistemas de canais quentes da empresa, respectivamente, a construção da ferramenta é parte de um trabalho que consiste em desenvolver e validar projetos em parceria com clientes.

 

Segundo eles, também estão sendo desenvolvidos moldes para a fabricação de tampas a partir de polipropileno ou polietileno, com tempos de ciclo de 4,8 s, pertencentes a uma linha que recebe o nome de “Multicaps”. Alguns exemplos dessa iniciativa foram apresentados na última edição da Plástico Brasil, realizada em São Paulo (SP).

 

Já a Três-S passou a produzir sistemas de câmara quente para equipamentos que operam com faixas de temperatura de 200 a 700 °C. As séries são compostas por bicos confeccionados com materiais de alta resistência térmica e boa estabilidade dimensional, além de modelos voltados para o monitoramento de temperatura de processo que apresentam até 12 zonas de controle. Também são fornecidos rack integrado, manifolds de aço inox e itens voltados para operações com uma ou mais cavidades. Segundo Matheus Fratassi e Claudir Mori, projetista e gerente comercial da companhia, respectivamente, sistemas de segurança podem ser integrados aos equipamentos, o que inclui alarme sonoro e/ou visual, cabos e conectores para alta tensão, entre outros. Os usuários poderão solicitar serviços de assistência técnica in loco, assim como treinamento in company.

 

#camaraquente #molde #injecao #resinapet



Mais Notícias PI



Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021


Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos

Parceria que visa à fabricação de peças para refrigeradores usando embalagens de EPS pretende reaproveitar 200 toneladas de material pós-consumo até o próximo ano.

30/11/2021


ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021