A norte-americana Omnia Scientific, que faz parte do grupo Octex, desenvolveu um sistema de tomografia industrial computadorizada, que executa a inspeção de peças plásticas, detectando o volume de todas as estruturas internas praticamente em tempo real.

 

 

Dados referentes às estruturas são fornecidos com resolução entre 3,5 e 6 micra, oferecendo apoio ao desenvolvimento de produtos e processos ou ao controle da qualidade. Trata-se de um sistema não-destrutivo, especialmente útil nos casos de peças com reentrâncias e áreas nas quais as técnicas tradicionais de medição não são acessíveis.

 

Os dados gerados pelo tomógrafo podem ser usados na primeira inspeção, em análise de falhas, na comparação entre peças, na comparação entre peça final e projeto CAD, na análise de porosidades, análise de espessura de paredes, análise de contorno, na reconstrução da superfície e na engenharia reversa.

 

#plastico qualidade #medicaopecasplasticas #tomografiaindustrial



Mais Notícias PI



KUKA expande fronteiras da robótica industrial com foco em IA e simulação

Nova plataforma de software permite que células robóticas aprendam e executem tarefas complexas de manipulação e acabamento sem a necessidade de programação passo a passo.

17/04/2026


Visita liberada ao laboratório de fabricação da PUC-Campinas

Laboratório de fabricação digital que integra uma rede global do MIT será aberto ao público semanalmente.

17/04/2026


Crescimento à vista para o setor de plásticos

Alta de 2% do faturamento do setor de plásticos em 2026 será impulsionada pela demanda por embalagens para alimentos e bebidas, de acordo com uma projeção da Abiplast.

17/04/2026