A norte-americana Omnia Scientific, que faz parte do grupo Octex, desenvolveu um sistema de tomografia industrial computadorizada, que executa a inspeção de peças plásticas, detectando o volume de todas as estruturas internas praticamente em tempo real.

Dados referentes às estruturas são fornecidos com resolução entre 3,5 e 6 micra, oferecendo apoio ao desenvolvimento de produtos e processos ou ao controle da qualidade. Trata-se de um sistema não-destrutivo, especialmente útil nos casos de peças com reentrâncias e áreas nas quais as técnicas tradicionais de medição não são acessíveis.
Os dados gerados pelo tomógrafo podem ser usados na primeira inspeção, em análise de falhas, na comparação entre peças, na comparação entre peça final e projeto CAD, na análise de porosidades, análise de espessura de paredes, análise de contorno, na reconstrução da superfície e na engenharia reversa.
#plastico qualidade #medicaopecasplasticas #tomografiaindustrial
Mais Notícias PI
A fabricante chinesa lançou no Brasil uma linha de máquinas verticais com mesa rotativa, e também linhas que combinam o fechamento vertical com injeção horizontal.
28/07/2026
O insumo desenvolvido pela Polymaker apresenta resistência ao impacto duas vezes superior à do PLA convencional e suporta até 150 °C em ambientes sem carga, mantendo os parâmetros operacionais de impressão do PLA padrão.
28/07/2026
Prazo final para as inscrições de projetos que vão concorrer no evento foi divulgado pelo Think Plastic Brazil.
28/07/2026