O Grupo ICL, com matriz em Israel e uma extensa rede de representantes no Brasil, a Plastic Bank, com sede no Canadá e subsidiária no Brasil, e a Packem (Curitiba, PR) firmaram um acordo que tem como premissa a fabricação de 468.100 big bags utilizando poli(tereftalato de etileno) (PET) reciclado.
As resinas recicladas que serão usadas na fabricação dos big bags terão origem em garrafas PET recolhidas por cerca de 300 catadores associados que atuam em municípios paranaenses. O trabalho é parte de um projeto que já conta com 19 pontos de coleta credenciados pela Plastic Bank, o qual poderá ser estendido para outras regiões do País.
A Packem ficará à frente dos trabalhos que envolvem o processamento do poli(tereftalato de etileno) (PET) reciclado, que será realizado em sua planta industrial situada na cidade catarinense de Aurora. As garrafas PET poderão ser trocadas por bonificações digitais e o material proveniente delas será rastreado através de redes digitais (block chain).
“O projeto servirá como modelo para novas ideias sustentáveis e será apoiado por nossos clientes, que ao comprarem um produto da ICL estarão apoiando ações sustentáveis integradas, e se tornando nossos parceiros nessas ações. A expectativa do Grupo ICL é ampliar projetos desse tipo. Além disso, o projeto atenderá a vários ODS’s - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, comentou Márcio Lopes, gerente corporativo de meio ambiente e sustentabilidade da ICL na América do Sul.
________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Imagens: ICL/Divulgação.
Acesse mais notícias sobre reciclagem:
Resiban e eureciclo intensificam comercialização de plásticos reciclados
ADS Tigre investe na produção de tubos de PEAD reciclado para coleta da água da chuva
#ICL #PlasticBank #Packem #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Novo levantamento apontou que os transformadores de plásticos por injeção investiram mais em células robotizadas para produção no chão de fábrica. Elas são utilizadas na execução de tarefas como, por exemplo, sobre-injeção de materiais e insertos, além de soldagem por ultrassom.
14/07/2025
A empresa desenvolveu maquinário e ferramental dedicados ao trabalho com PVC reciclado, em resposta à demanda europeia e mundial.
08/07/2025
Uma embalagem chamada “O1NE” foi desenvolvida em parceria pelo Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor.
08/07/2025