A European Bioplastics (EUBP), a associação europeia que representa os interesses da indústria de bioplásticos e toda a sua cadeia de valor, anunciou o seu apoio ao Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (Packaging and Packaging Waste Regulation, PPWR) da União Europeia, cuja adoção representa a etapa final no procedimento legislativo antes de sua entrada em vigor, em 2026.
O PPWR dá ênfase significativa às embalagens sustentáveis, com os plásticos de origem biológica emergindo como um importante facilitador das metas de economia circular e neutralidade climática da UE.
“Os plásticos de base biológica desempenharão um papel fundamental na redução da dependência de materiais de origem fóssil, ao mesmo tempo em que reduzem as emissões de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida, utilizando o carbono absorvido durante o crescimento das plantas, e podem ser perfeitamente integrados aos fluxos de reciclagem existentes, apoiando o desenvolvimento de uma economia circular para embalagens”, afirmou Hasso von Pogrell, diretor executivo da EUBP.
As embalagens compostáveis certificadas de acordo com os padrões europeus (por exemplo, EN 13432) oferecem benefícios para aplicações específicas como embalagens de alimentos, onde melhoram o gerenciamento de resíduos orgânicos e reduzem a contaminação em fluxos de reciclagem.
A EUBP informou que está comprometida em promover soluções de embalagens sustentáveis por meio do desenvolvimento e promoção de materiais de origem biológica, biodegradáveis e compostáveis, e planeja contribuir para as próximas etapas do PPWR, especialmente no que se refere ao desenvolvimento da legislação secundária específica.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Freepik
Leia também:
Mais Notícias PI
A reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo movimentou R$ 4 bilhões no País em 2024, conforme mostrou um levantamento atualizado do Movimento Plástico Transforma.
13/02/2026
A fabricante de compostos e masterbatches Sāco AEI Polymers foi classificada como uma das melhores empresas avaliadas globalmente em desempenho de sustentabilidade.
13/02/2026
A fabricante japonesa de produtos eletrônicos se uniu a mais treze empresas para lançar um projeto que visa substituir os plásticos virgens de origem fóssil utilizados na fabricação de seus produtos. Entre os parceiros está a desenvolvedora de resinas sustentáveis. Chimei.
13/02/2026