A Alpla, fabricante global de embalagens de origem austríaca, anunciou ter adquirido participação majoritária na Clean Bottle, empresa brasileira do setor de reciclagem de poliolefinas, que tem unidades em diferentes cidades brasileiras. A planta contemplada na negociação está localizada em São José dos Pinhais (PR) e tem uma capacidade de produção anual de 15 mil toneladas de polietileno de alta densidade reciclado (rPEAD).

 

A aquisição representa a entrada da Alpla no segmento de reciclagem na América do Sul. Em comunicado de imprensa, o grupo afirma que este investimento estratégico vai contribuir para que a empresa atinja suas próprias metas globais de reciclagem. A joint venture foi contratualmente acordada pelas partes e a sua aprovação pela legislação antitruste ainda está pendente.

 

Presente no Brasil com unidades produtivas em Itapevi (SP), Louveira (SP), São Paulo (SP), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Rio de Janeiro (RJ), a Alpla já usa cerca de 32% de material reciclado pós-consumo (PCR) na produção de embalagens de PEAD no Brasil, e a tendência é que este percentual aumente. "O Brasil é o início de nossas atividades de reciclagem na América do Sul e, portanto, a escolha do parceiro é de fundamental importância. A Clean Bottle é um fabricante estabelecido e, como um fornecedor de longa data, compartilha nossos padrões de qualidade", comentou Christoph Schneider, Diretor Geral Regional da Alpla para a América do Sul.

 

Economia circular

 

A planta de reciclagem da Clean Bottle possui uma infraestrutura moderna, tratamento de água da chuva e atende a altos padrões de qualidade. Cerca de 120 pessoas são empregadas no local de 15 mil metros quadrados. O acordo também inclui o centro de coleta do Clean Plastic Group em Curitiba (PR), que será expandido no futuro.

 

De acordo com o comunicado, os fundadores da empresa, Leandro Tanaka, Adriano Tanaka e Jadir Voltoline Junior, também contribuirão com sua experiência para a gestão da joint venture. “Há mais de 35 anos nos vemos como um elo na economia circular, agregando valor aos plásticos usados. Com essa visão, nos estabelecemos como um parceiro forte para a indústria de embalagens e a sociedade. Junto com a AlplaRecycling, estamos agora dando o próximo passo e queremos crescer juntos”, comentou Leandro Tanaka, diretor geral da Clean Bottle.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: AlplaRecycling / Clean Bottle

 

 

Leia também:

 

Transformadores por sopro estão usando mais plástico reciclado

 

Piovan fortalece presença no mercado chinês

 

 

#Alpla

#CleanBottle

 

 



Mais Notícias PI



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


Óleo de cozinha convertido em PP dá origem a embalagens de margarina

Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.

21/10/2025