O Grupo alemão Heubach, em parceria com a SK Capital Partners, anunciou ter fechado um acordo para a aquisição da divisão de pigmentos da suíça Clariant, com unidade brasileira em Suzano (SP).

A operação, confirmada pela empresa de especialidades químicas, dará origem a um novo negócio que vai operar globalmente no setor de pigmentos sob a marca Heubach.

A transação foi avaliada em 805 milhões de francos suíços, o que equivale a cerca de R$ 4,5 bilhões, com uma cláusula de contraprestação no valor de 50 milhões de francos (R$ 283 milhões, aproximadamente) condicionada ao desempenho financeiro da empresa no ano de 2021.

Como parte do acordo, a Clariant manterá uma participação minoritária nos negócios, demonstrando compromisso com o sucesso do novo negócio.

A Heubach é um produtor global de pigmentos anticorrosivos orgânicos e inorgânicos com mais de 200 anos de experiência no desenvolvimento desses produtos, operando quatro unidades globais e empregando aproximadamente 1.000 funcionários. Desenvolveu posição de liderança em tecnologia por meio de seu departamento interno de pesquisa e desenvolvimento, mas também com as aquisições bem-sucedidas das divisões de pigmentos da Bayer, DuPont e ICI. 

A Clariant atua como fornecedora de pigmentos orgânicos, pigmentos e corantes, operando 13 unidades globais e empregando aproximadamente 1.900 pessoas. A transação sinaliza que a empresa passará a se concentrar no desenvolvimento de outras especialidades químicas, tais como aditivos e soluções para o segmento de cosméticos.

A combinação das unidades de negócios deve contribuir para o aprimoramento das linhas de especialidades, com as empresas compartilhando portfólios complementares, o que provavelmente resultará na expansão da linha de pigmentos.

 

A conclusão da transação está sujeita à aprovação de órgãos regulatórios e espera-se que ela ocorra no primeiro semestre de 2022.



 

Foto: Com a venda da divisão de pigmentos, a Clariant vai se concentrar em outros segmentos da química fina, tais como o desenvolvimento de modificadores de reologia para cosméticos (Clariant)


 

Conteúdo relacionado:

 

As cores dos plásticos em 2021

Investimento em laboratório resultará em melhores formulações


 

#Heubach  #Clariant  #pigmentosparaplásticos

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024