Hellen Souza, da redação

 

A empresa sueca Graphmatech AB, desenvolvedora de compostos poliméricos contendo grafeno em sua formulação, anunciou o desenvolvimento de recipientes soprados com polietileno de alta densidade (PEAD) contendo grafeno, em parceria com a suíça ST Blowmolding. O desenvolvimento abre caminho para novas aplicações em larga escala utilizando o grafeno como modificador para os compostos poliméricos.

 

As propriedades excepcionais que o grafeno pode conferir aos polímeros em termos de resistência mecânica o tornam um excelente aditivo para a moldagem dos revestimentos interiores (em inglês chamados de liners) de vasos de pressão do tipo IV, que estão sendo usados no armazenamento confiável para o gás hidrogênio, uma solução energética que está ganhando proporções exponenciais, especialmente na Europa, como substituta de combustíveis de origem fóssil. No Brasil também  já começam a surgir projetos de fábricas de geradores de hidrogênio, a exemplo da que foi anunciada recentemente em Belo Horizonte (MG).

 

A produção bem-sucedida dos revestimentos para vasos de pressão se baseou no uso do composto AROS MB HDPE – EX, da Graphmatech que está disponível em sacos de 1 kg e 5 kg na loja virtual da empresa. Ele foi aplicado ao PEAD e submetido a testes de processo nas máquinas da ST BlowMolding, que projeta e fornece modelos para extrusão-sopro dedicados à fabricação de itens técnicos e de responsabilidade destinados a setores como o automobilístico e de embalagens especiais.

 

Já a Graphmatech desenvolve materiais patenteados de última geração com foco nos negócios voltados para a transição para a economia verde. A empresa já é conhecida por seus polímeros direcionados para a chamada “economia de hidrogênio”, além de versões  condutoras para impressão 3D e aditivos de grafeno para baterias. Foi fundada como uma ramificação da Uppsala University em 2017, contando com uma equipe de pesquisa e desenvolvimento bastante diversificada, com funcionários de oito nacionalidades.


 


 

Foto: Graphmatech


 

Conteúdo relacionado:


Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno

 

Novos polímeros com grafeno, mais resistentes e sustentáveis


 


 

#grafeno

#higrogênioverde

#indústriadohidrogênio

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024