Um consórcio formado entre a Braskem e a Universidade de São Paulo (USP) – do qual também participam o Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (ou Centro de pesquisa para inovação em gases de efeito estufa) (RCGI) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – vai promover pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias que poderão contribuir para o reaproveitamento de dióxido de carbono (CO2) gerado em operações realizadas na indústria petroquímica.

 

Conforme foi informado à imprensa, este projeto tem o desenvolvimento e a produção de soluções químicas como um de seus pilares. Trata-se de um programa que vai reunir equipes de diferentes áreas ligadas ao setor de plásticos, as quais participarão de trabalhos em que serão aplicados conhecimentos multidisciplinares.

 

Um dos objetivos, no que tange à obtenção de novas soluções químicas, é reutilizar o CO2 na produção de, por exemplo, olefinas e álcoois, entre outros. Além disso, os estudos serão direcionados para a criação e/ou aperfeiçoamento de processos produtivos visando à redução de emissões de gases, eficiência energética, diminuição e eliminação de desperdício de matérias-primas. Isso inclui o desenvolvimento de tecnologias para a conversão do CO2 por meio de catálise e eletrocatálise.

 

 

A contribuição das partes envolvidas

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a reunião da expertise de cada uma das partes envolvidas no projeto será fundamental para que os trabalhos avancem tanto em escala laboratorial quanto industrial.

 

Assim, a Braskem atuará compartilhando, por exemplo, o seu conhecimento sobre processos produtivos na indústria de transformação de resinas termoplásticas, ao passo que as equipes da USP e da UFSCar participarão da coordenação e do desenvolvimento dos estudos.

 

Gus Hutras, que é responsável pela área global de tecnologia de processos da Braskem, comentou mais sobre o consórcio: “Por meio desse novo projeto, a companhia expande a sua atuação junto com a área acadêmica e colabora com o fomento de novas pesquisas nacionais vinculadas a grandes instituições de ensino do Brasil. Esperamos que isso proporcione benefícios para a indústria”.
  

 

Imagem: Freepik. 

 

 

Leia também:

 

PET mais distante da rota petroquímica

 

Segundo trimestre é marcado por quedas no desempenho das petroquímicas

 

Poliuretano será obtido a partir de biomassa

 

#Braskem #Usp #UFSCar #RCGI #PI



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024