O Centro de Tecnologia de Plásticos (Aimplas), de Valência (Espanha), anunciou ter tido sucesso na produção de um filme plástico para a produção de embalagens a partir da borra de café. O projeto de pesquisa integra o WaysTUP!, uma iniciativa europeia que visa promover a conversão de resíduos biológicos urbanos em aditivos para fins alimentares, condimentos, proteína de insetos, bioetanol, biossolventes e bioplásticos para embalagens.

 

O filme plástico de base biológica foi produzido a partir de poli(hidroxialcanoato) (PHA) obtido do pó de café coletado pela Bio-Bean (Reino Unido) em restaurantes. A Aimplas inicialmente formulou o PHA para que pudesse ser processado por extrusão e depois fabricou o filme, que pode ser utilizado em diversos tipos de embalagens flexíveis.

 

O projeto WaysTUP! Tem por objetivo melhorar a percepção atual dos cidadãos e comunidades locais sobre a importância dos resíduos biológicos urbanos como um recurso. A ideia é promover a participação ativa da comunidade na coleta seletiva de biorresíduos para posterior valorização. Além disso, as administrações locais estão recebendo orientações sobre a adoção de novos modelos organizacionais em favor da recuperação desses resíduos, bem como recomendações de políticas baseadas em evidências para a tomada de decisões.

 

O projeto é financiado pelo programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia Horizonte 2020, reunindo um total de 26 centros de pesquisa, autoridades locais, empresas e redes de cidades participantes.



 

Fotos: Aimplas

 

Leia também:

 

Reciclagem avança em todo o Brasil

 

Reciclagem de resíduos eletrônicos em programa socioambiental


 

#bioplásticos

#recuperaçãoderesíduos

#sustentabilidade

 



Mais Notícias PI



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.

09/12/2025


Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025