O Centro de Tecnologia de Plásticos (Aimplas), de Valência (Espanha), anunciou ter tido sucesso na produção de um filme plástico para a produção de embalagens a partir da borra de café. O projeto de pesquisa integra o WaysTUP!, uma iniciativa europeia que visa promover a conversão de resíduos biológicos urbanos em aditivos para fins alimentares, condimentos, proteína de insetos, bioetanol, biossolventes e bioplásticos para embalagens.

 

O filme plástico de base biológica foi produzido a partir de poli(hidroxialcanoato) (PHA) obtido do pó de café coletado pela Bio-Bean (Reino Unido) em restaurantes. A Aimplas inicialmente formulou o PHA para que pudesse ser processado por extrusão e depois fabricou o filme, que pode ser utilizado em diversos tipos de embalagens flexíveis.

 

O projeto WaysTUP! Tem por objetivo melhorar a percepção atual dos cidadãos e comunidades locais sobre a importância dos resíduos biológicos urbanos como um recurso. A ideia é promover a participação ativa da comunidade na coleta seletiva de biorresíduos para posterior valorização. Além disso, as administrações locais estão recebendo orientações sobre a adoção de novos modelos organizacionais em favor da recuperação desses resíduos, bem como recomendações de políticas baseadas em evidências para a tomada de decisões.

 

O projeto é financiado pelo programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia Horizonte 2020, reunindo um total de 26 centros de pesquisa, autoridades locais, empresas e redes de cidades participantes.



 

Fotos: Aimplas

 

Leia também:

 

Reciclagem avança em todo o Brasil

 

Reciclagem de resíduos eletrônicos em programa socioambiental


 

#bioplásticos

#recuperaçãoderesíduos

#sustentabilidade

 



Mais Notícias PI



Comitê de sustentabilidade é formado pelo IBPVC

Foi lançado pelo Instituto Brasileiro do PVC um comitê que vai intensificar a disseminação de informações sobre a circularidade do poli(cloreto de vinila).

03/06/2025


Amanco Wavin lança projeto para inclusão de PVC reciclado em suas linhas de produção

O projeto Takeback vai desde a logística reversa de tubos e conexões até a emissão de certificado de redução de CO₂ para empresas parceiras.

26/05/2025


Uma solução compostável para os sachês individuais

Novos sachês compostáveis para molhos, condimentos e produtos em doses individuais devem chegar ao mercado em breve. A solução reforça a total adequação dos polímeros compostáveis para embalagens de uso único. 

20/05/2025