O Centro de Tecnologia de Plásticos (Aimplas), de Valência (Espanha), anunciou ter tido sucesso na produção de um filme plástico para a produção de embalagens a partir da borra de café. O projeto de pesquisa integra o WaysTUP!, uma iniciativa europeia que visa promover a conversão de resíduos biológicos urbanos em aditivos para fins alimentares, condimentos, proteína de insetos, bioetanol, biossolventes e bioplásticos para embalagens.

 

O filme plástico de base biológica foi produzido a partir de poli(hidroxialcanoato) (PHA) obtido do pó de café coletado pela Bio-Bean (Reino Unido) em restaurantes. A Aimplas inicialmente formulou o PHA para que pudesse ser processado por extrusão e depois fabricou o filme, que pode ser utilizado em diversos tipos de embalagens flexíveis.

 

O projeto WaysTUP! Tem por objetivo melhorar a percepção atual dos cidadãos e comunidades locais sobre a importância dos resíduos biológicos urbanos como um recurso. A ideia é promover a participação ativa da comunidade na coleta seletiva de biorresíduos para posterior valorização. Além disso, as administrações locais estão recebendo orientações sobre a adoção de novos modelos organizacionais em favor da recuperação desses resíduos, bem como recomendações de políticas baseadas em evidências para a tomada de decisões.

 

O projeto é financiado pelo programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia Horizonte 2020, reunindo um total de 26 centros de pesquisa, autoridades locais, empresas e redes de cidades participantes.



 

Fotos: Aimplas

 

Leia também:

 

Reciclagem avança em todo o Brasil

 

Reciclagem de resíduos eletrônicos em programa socioambiental


 

#bioplásticos

#recuperaçãoderesíduos

#sustentabilidade

 



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024