O Centro de Tecnologia de Plásticos (Aimplas), de Valência (Espanha), anunciou ter tido sucesso na produção de um filme plástico para a produção de embalagens a partir da borra de café. O projeto de pesquisa integra o WaysTUP!, uma iniciativa europeia que visa promover a conversão de resíduos biológicos urbanos em aditivos para fins alimentares, condimentos, proteína de insetos, bioetanol, biossolventes e bioplásticos para embalagens.

 

O filme plástico de base biológica foi produzido a partir de poli(hidroxialcanoato) (PHA) obtido do pó de café coletado pela Bio-Bean (Reino Unido) em restaurantes. A Aimplas inicialmente formulou o PHA para que pudesse ser processado por extrusão e depois fabricou o filme, que pode ser utilizado em diversos tipos de embalagens flexíveis.

 

O projeto WaysTUP! Tem por objetivo melhorar a percepção atual dos cidadãos e comunidades locais sobre a importância dos resíduos biológicos urbanos como um recurso. A ideia é promover a participação ativa da comunidade na coleta seletiva de biorresíduos para posterior valorização. Além disso, as administrações locais estão recebendo orientações sobre a adoção de novos modelos organizacionais em favor da recuperação desses resíduos, bem como recomendações de políticas baseadas em evidências para a tomada de decisões.

 

O projeto é financiado pelo programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia Horizonte 2020, reunindo um total de 26 centros de pesquisa, autoridades locais, empresas e redes de cidades participantes.



 

Fotos: Aimplas

 

Leia também:

 

Reciclagem avança em todo o Brasil

 

Reciclagem de resíduos eletrônicos em programa socioambiental


 

#bioplásticos

#recuperaçãoderesíduos

#sustentabilidade

 



Mais Notícias PI



Limpeza com solventes é incorporada à reciclagem mecânica

Remoção de contaminantes é o ponto forte do processo de reciclagem apresentado pela Lindner durante a feira K , em parceria com a Procter & Gamble.

11/11/2025


Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025