A fabricante de resinas Borealis, com escritório central em Viena (Áustrai) e subsidiária brasileira em Santo André (SP), confirmou a aquisição da Plastics AD (Bulgária), uma empresa de reciclagem mecânica avançada de plásticos (foto ao lado) que transforma resíduos pós-consumo em materiais poliolefínicos de alta qualidade, adequados para diversas aplicações.

A aquisição amplia a capacidade de produção de materiais reciclados da Borealis, adicionando mais de 20.000 toneladas de capacidade anual e fortalecendo sua adaptação à crescente demanda por opções mais sustentáveis de matéria-prima.

 

A transação havia sido anunciada em novembro de 2023 e estava sujeita à aprovação de entidades regulatórias europeias. Sua conclusão está dentro do escopo do programa EverMinds de aceleração de ações voltadas para a circularidade e da Estratégia 2030 da Borealis. São ações dedicadas à implementação de estratégias de economia circular.

 

 

Outra iniciativa recente da empresa neste sentido foi o investimento de 4,5 milhões de euros nos fornos de craqueamento da sua unidade de olefinas em Porvoo, na Finlândia (foto ao lado), visando aumentar a fração de matérias-primas recicladas ae renováveis utilizadas na sua produção de olefínicos, ou seja polietileno (PE) e polipropileno (PP).

 

O cracker de Porvoo faz parte de um complexo petroquímico altamente integrado, que tem capacidade nominal de 430 kt de etileno e 263 kt de propileno por ano, e “quebra” termicamente matérias-primas como nafta, propano, butano e gás liquefeito de petróleo (GLP) em moléculas menores, precursoras das macromoléculas que dão origem às resinas termoplásticas.

 

Com o investimento, três dos dez fornos de craqueamento da unidade de olefinas serão modificados para permitir uma produção anual total de 120 kt de produtos químicos básicos baseados em matérias-primas recicladas e renováveis. A conclusão está prevista para 2025 e se segue à atualização do cracker de Stenungsund, na Suécia, feita no ano passado.

 

 

Imagens: Borealis

 

 

 

Leia também:

 

 

Aumentou em 40% o uso de plásticos reciclados na indústria automotiva

 

 

Calculadora avalia a pegada de carbono dos materiais da Avient

 

 

 

#Borealis

#resinasrecicladas



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024