A Unipac anunciou estar firmemente comprometida com o Programa Pellet Zero - OCS (PPZ-OCS®), uma adaptação do programa internacional Operation Clean Sweep (OCS), criado para enfrentar o problema crescente da poluição plástica. A iniciativa tem como objetivo a prevenção de perdas de pellets de resinas plásticas nas indústrias de transformação e reciclagem de materiais plásticos, bem como em petroquímicas, distribuidores e agentes de logística.

 

A empresa aderiu voluntariamente ao programa em agosto deste ano, envolvendo suas unidades de Pompeia (matriz) e Paulínia, ambas no Estado de São Paulo. “Nossa adesão ao Programa Pellet Zero está alinhada com nosso compromisso de atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente. Adotamos práticas adequadas e diversas ações que não apenas atendem às demandas do mercado, mas também contribuem positivamente com o ecossistema do qual fazemos parte”, explicou Gabriel Gonçalves, Presidente da Unipac.


A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) é licenciadora do programa em nível nacional desde 2014, sensibilizando e mobilizando a indústria de plásticos para adotar medidas preventivas de contenção de pellets, uma vez que esses materiais representam uma fonte significativa de poluição nos ecossistemas aquáticos.

 

Aderir ao Programa PPZ-OCS® vai implicar o cumprimento de cinco etapas pela Unipac.

 

· Passo 1 - Compromisso: esta etapa marca o compromisso firme e voluntário da Unipac em aplicar boas práticas para prevenir a dispersão de pellets no meio ambiente;

· Passo 2 - Diagnóstico: por meio de uma análise abrangente, são identificados os pontos críticos em que ocorre perda de pellets durante as operações;

· Passo 3 - Plano de trabalho: com base nos resultados do diagnóstico, um plano detalhado é desenvolvido;

· Passo 4 - Implementação do plano de trabalho: as estratégias delineadas são postas em prática, estabelecendo um processo contínuo de qualidade;

· Passo 5 – PPZ-OCS Blue: esta é a fase de consolidação, em que a Unipac demonstra plena aderência às práticas de contenção de pellets, buscando a certificação PPZ-OCS Blue.

 

A cada passo implementado a empresa recebe uma estrela como forma de reconhecimento e incentivo à continuidade da implantação do programa em sua totalidade. A Unipac, busca a sua segunda estrela do programa e tem como objetivo, receber o selo PPZ-OCS Blue®.

 

 

Empresas interessadas em aderir ao PPZ-OCS® podem obter informações e baixar os manuais do programa aqui.


 

Imagens: Unipac


 

Leia também:

 

UBQ amplia a oferta de materiais obtidos a partir de resíduos sólidos mistos

 

Braskem e USP serão parceiras em projeto de reaproveitamento de CO2



Mais Notícias PI



O plástico é indispensável para 6 em cada 10 brasileiros, mostra pesquisa.

O Sindiplast encomendou uma pesquisa à Nexus onde foi apontado que 61% dos entrevistados consideram impossível evitar o uso de embalagens plásticas.

09/09/2025


Termotécnica registra recorde de reciclagem de EPS

Relatório de sustentabilidade da empresa apontou que o volume de embalagens de poliestireno expandido (EPS) recicladas já ultrapassa os 51 milhões de quilos.

09/09/2025


Destinação correta de resíduos vai exigir investimentos de R$ 31,1 bi

Estudo divulgado esta semana na II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento aponta os custos de uma iniciativa nacional para o gerenciamento eficiente de resíduos sólidos.

26/08/2025