A Termotécnica (Joinville, SC) estabeleceu uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo que consiste no recolhimento e reciclagem do poliestireno expandido (EPS) usado na confecção de fantasias e decoração de carros alegóricos.

 

O trabalho de logística reversa é realizado durante seis meses do ano. Nos meses pré-Carnaval, quando os blocos de EPS são recortados e esculpidos para dar origem às alegorias, as aparas e sobras são recolhidas no galpão da LigaSP e destinadas à reciclagem. Após o desfile das escolas de samba, é a vez de os adereços em si terem o mesmo destino.

Para executar o trabalho, foi instalada no local uma máquina que retira o ar do EPS, diminuindo seu volume para simplificar a logística reversa até a usina de reciclagem da Termotécnica, em sua unidade fabril de Rio Claro (SP). Lá o material é recuperado e dá origem ao poliestireno (PS) que segue para ser utilizado em novas aplicações.

Este é o segundo ano da parceria entre a LigaSP e a Termotécnica. Das 34 agremiações associadas, 27 aderiram ao programa e têm encaminhado toneladas de EPS para reciclagem.

 

Foto: LigaSP

 

#ReciclagemnoCarnavaldeSP #ReciclagemdeEPS #Plásticos

 



Mais Notícias PI



Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022


Empresa supera sua meta de uso de material reciclado

A SC Johnson superou sua meta de uso de 15% de plástico reciclado em suas embalagens quatro anos antes do previsto e, agora, quase dobra a aposta para usar 25% até 2025.

12/01/2022


Alta da produção de resinas recicladas nos últimos anos

Mais de um milhão de toneladas de resinas recicladas foram produzidas em 2020 no Brasil, de acordo com levantamento da MaxiQuim. Também foi percebido aumento do consumo de resíduos plásticos entre 2019 e 2020.

07/12/2021