A Termotécnica (Joinville, SC) estabeleceu uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo que consiste no recolhimento e reciclagem do poliestireno expandido (EPS) usado na confecção de fantasias e decoração de carros alegóricos.

 

O trabalho de logística reversa é realizado durante seis meses do ano. Nos meses pré-Carnaval, quando os blocos de EPS são recortados e esculpidos para dar origem às alegorias, as aparas e sobras são recolhidas no galpão da LigaSP e destinadas à reciclagem. Após o desfile das escolas de samba, é a vez de os adereços em si terem o mesmo destino.

Para executar o trabalho, foi instalada no local uma máquina que retira o ar do EPS, diminuindo seu volume para simplificar a logística reversa até a usina de reciclagem da Termotécnica, em sua unidade fabril de Rio Claro (SP). Lá o material é recuperado e dá origem ao poliestireno (PS) que segue para ser utilizado em novas aplicações.

Este é o segundo ano da parceria entre a LigaSP e a Termotécnica. Das 34 agremiações associadas, 27 aderiram ao programa e têm encaminhado toneladas de EPS para reciclagem.

 

Foto: LigaSP

 

#ReciclagemnoCarnavaldeSP #ReciclagemdeEPS #Plásticos

 



Mais Notícias PI



Cresce o interesse em tecnologia digital

Estudo abordou os tipos de tecnologia digital que estão no radar da indústria de manufatura, e trouxe um panorama das áreas em que eles poderão ser usados.

06/08/2020


2º Webinar Plástico Industrial debaterá a indústria 4.0 no setor de plásticos

Evento acontece na próxima quarta-feira, dia 12/08/20, às 17h30

05/08/2020


Aditivo antimicrobiano para plásticos tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus

Disponível no Brasil desde 2016 e fornecida na forma líquida ou em grânulos, a substância foi avaliada e teve sua eficácia comprovada em testes laboratoriais que apontaram a redução de mais de 99,84% do coronavírus presente nas superfícies dos plásticos analisados.

05/08/2020