A Termotécnica (Joinville, SC) estabeleceu uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo que consiste no recolhimento e reciclagem do poliestireno expandido (EPS) usado na confecção de fantasias e decoração de carros alegóricos.

 

O trabalho de logística reversa é realizado durante seis meses do ano. Nos meses pré-Carnaval, quando os blocos de EPS são recortados e esculpidos para dar origem às alegorias, as aparas e sobras são recolhidas no galpão da LigaSP e destinadas à reciclagem. Após o desfile das escolas de samba, é a vez de os adereços em si terem o mesmo destino.

Para executar o trabalho, foi instalada no local uma máquina que retira o ar do EPS, diminuindo seu volume para simplificar a logística reversa até a usina de reciclagem da Termotécnica, em sua unidade fabril de Rio Claro (SP). Lá o material é recuperado e dá origem ao poliestireno (PS) que segue para ser utilizado em novas aplicações.

Este é o segundo ano da parceria entre a LigaSP e a Termotécnica. Das 34 agremiações associadas, 27 aderiram ao programa e têm encaminhado toneladas de EPS para reciclagem.

 

Foto: LigaSP

 

#ReciclagemnoCarnavaldeSP #ReciclagemdeEPS #Plásticos

 



Mais Notícias PI



Nanotubos de grafeno reduzem a pegada de carbono em plásticos condutores

Estudo fundamentado em normas ISO comprova que a substituição de cargas tradicionais por nanomateriais pode cortar emissões em até 26% no ciclo de vida dos produtos plásticos.

28/04/2026


Digitalização e biomateriais no combate à erosão em turbinas eólicas

Iniciativa utiliza biopolióis e aprendizagem de máquina para criar revestimentos de alta resistência, visando substituir polímeros de origem fóssil e reduzir custos de manutenção em aerogeradores.

28/04/2026


Nova lei amplia a competitividade do material reciclado

A sanção da Lei 15.394/2026 corrige distorções tributárias e permite o uso de créditos de PIS/Cofins na compra de resíduos, equilibrando os custos entre a matéria-prima virgem e a reciclada.

28/04/2026