A Soluflex (São Paulo, SP) desenvolveu uma linha de masterbatches para aditivação de materiais reciclados baseada em polivinil butiral (PVB), normalmente utilizado na fabricação de vidros laminados
.
Cláudio Rogério Pinto, diretor da empresa, explicou que o material, quando usado como base para a produção de masterbatches, permite a incorporação de um alto teor de cargas, atuando também como compatibilizante entre essas cargas e a resina reciclada a ser aditivada.
O diretor explicou que em testes foi possível incorporar até 75% de carga no PVB branco ou preto, e mais agentes de acoplamento e modificador. Isso permite reduzir a taxa de adição de master, que pode cair de 4% para cerca de 1,5%.
Como masterbatch, o PVB pode ser incorporado ao PE, PP, PA e PS, entre outros plásticos. Mas a Soluflex comercializa também o material reciclado, na forma de flakes (foto ao lado), grânulos ou micronizado, sendo esta última forma destinada ao mercado de rotomoldagem.
A origem do PVB pode ser pós-industrial – resultante de aparas do corte de vidros – , ou pós-consumo, caso em que costuma conter contaminantes que demandam uma etapa de descontaminação na reciclagem. É natural também que ocorra a perda de propriedades do PVB reciclado, embora ele possa ser aditivado com plastificante. “O material não terá a mesma translucidez, mas ainda assim é adequado para uso em aplicações não sujeitas a normas, a exemplo de mobiliário”, informou Cláudio.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________________
Imagem: Soluflex
Notícias relacionadas:
Divulgada a programação do próximo RecyPlastech
A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas
Mais Notícias PI
Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.
27/01/2026
Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.
20/01/2026
O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.
20/01/2026