A norte-americana Dow escolheu a cidade de Jundiaí (SP) para sediar o seu novo centro de inovação para a América Latina, o recém-inaugurado Latin America Inspiration Center, que  concentra, em um único lugar, uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento, que envolve o núcleo tecnológico de inovação sustentável e colaborativa da empresa. Veja o vídeo sobre o centro neste link.

 

Laboratório do Latin America Inspiration Center, centro de inovação da Dow em Jundiaí. Fonte: Dow

 

Os mais de 9.200 m² do centro contam com equipamentos de última geração, além de laboratórios de avaliação sensorial e de análise de performance de materiais, laboratórios dedicados, espaços de colaboração para processos de design thinking, salas multiuso e espaços para treinamentos presenciais ou digitais.

 

Indústria da embalagem

As instalações do novo centro estão preparadas para impulsionar a inovação sustentável da indústria da embalagem, com foco nas tecnologias do segmento de alimentos e bebidas.

 

Os laboratórios da área de Embalagem & Especialidades Plásticas (P&SP) possuem equipamentos para testes físicos de desempenho mecânico (como, por exemplo, impacto, tração, rasgamento e perfuração), para aferição de medidas de propriedades físico-químicas e ópticas de filmes, quantificação de aditivos via cromatografia (GC-MS e HPLC), caracterização de polímeros e embalagens (composição, degradação, contaminação) via espectroscopia infravermelha, análise térmica (DSC e TGA) e reológica, bem como para visualização e caracterização de multicamadas em embalagens via microscopia.

 

Além disso, o centro abriga o Pack Studios, espaço de pesquisa colaborativa e desenvolvimento de projetos em conjunto com clientes e parceiros da área de Embalagem & Especialidades Plásticas (P&SP), os quais buscam, principalmente, novas soluções para a indústria que impactem positivamente o mercado e o meio ambiente.

 

Entre os destaques de maquinário, segundo a norte-americana, está uma extrusora de nove camadas (capaz de produzir embalagens 100% preparadas para a reciclagem), equipamento para reciclagem mecânica, produção de filmes, moldagem por injeção e por sopro, túnel de encolhimento, termoformadora, entre outros. O ambiente conta ainda com uma ferramenta de transmissão ao vivo, permitindo que clientes e colaboradores acompanhem a prototipagem, a produção e os testes de maneira remota.

 

Integração e colaboração

Na América Latina, a Dow pretende desenvolver inovações em ciência dos materiais por meio de três pilares estratégicos: “Inovação Sustentável”, “Aceleração Digital” e “Ecossistema Inovador”. De acordo com a empresa, na prática isso significa auxiliar seus clientes e a cadeia de valor dos segmentos em que atua a desenvolver soluções mais sustentáveis com foco na proteção do clima, em uma economia circular e no manuseio de materiais mais seguros para as pessoas e para o planeta; usar a conectividade e a digitalização para promover rápidas aprendizagens e respostas às mudanças no mercado; e dispor de um time diversificado de especialistas que garantam a inovação com segurança e agilidade.

 

(Foto: Laboratório do Latin America Inspiration Center, centro de inovação da Dow em Jundiaí. Fonte: Dow)

#laboratorio #novocentrodepesquisa #inovacao #embalagens


 

Conteúdo relacionado:

Mercado em alta para filmes de PP

Embalagem monomaterial aumenta o tempo de prateleira de frangos



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024